NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no país, faz voo de estreia

Azul recebeu o 1º Embraer E195-E2 em setembro

Vinícius Casagrande | Publicada em 16/10/2019 13:35

A Azul realizou na manhã de hoje o primeiro voo do mundo com passageiros do Embraer E195-E2, o maior avião comercial já fabricado no Brasil. A aeronave faz parte da segunda geração dos jatos comerciais da Embraer.

A rota escolhida para o voo inaugural do novo avião foi entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Brasília (DF). O primeiro voo contou apenas com a presença de convidados. O novo avião começa a fazer voos regulares com passageiros a partir do final do mês.

Com a conclusão do acordo entre a Embraer e a Boeing, prevista para o início do próximo ano, o avião passará a fazer parte do portfólio de produtos da Boeing. A divisão de aviação comercial da fabricante brasileira foi vendida para a norte-americana em um negócio avaliado em US$ 5,26 bilhões. A Boeing terá 80% de participação e a Embraer ficará com os outros 20%.

Avião deve ser apresentado a autoridades

Em Brasília, o E195-E2 deve ser apresentado a autoridades do governo brasileiro. A partir das 17h deve acontecer uma cerimônia com o presidente da Azul, John Rodgerson, e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A presença do presidente Jair Bolsonaro no evento chegou a ser anunciada pela Azul, mas no mesmo horário constava na agenda do presidente uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O presidente da Azul afirmou que escolheu fazer o primeiro voo para Brasília para apresentar aos membros do governo a nova aeronave, já que a Azul é a única companhia aérea brasileira a voar com aviões da Embraer. "Queremos apresentar esse avião ao governo porque somos a companhia aérea que mais investe no Brasil, comprando aeronaves feitas no Brasil e gerando empregos" disse.

"Essa aeronave tem muitos valores que acreditamos que são os mesmos valores do governo", afirmou, em referência à pintura do avião que tem diversas palavras pintadas na fuselagem, como inovação, segurança, integridade e consideração.

Segundo o presidente da Azul, a chegada da nova geração de jatos comerciais da Embraer na frota da empresa vai ajudar no crescimento da companhia nos próximos anos. "Vamos continuar crescendo. Temos muitas oportunidades e precisamos acreditar no país. O brasileiro voa muito pouco e vamos mudar isso. A Azul já está em 105 cidades e daqui a cinco anos queremos estar em 150 cidades. Vamos ter mais de 50 dessas aeronaves voando no país inteiro", afirmou.

Modelo é o maior avião comercial feito pela Embraer

Com capacidade para até 146 passageiros, o novo Embraer E195-E2 é o maior avião comercial já produzido no Brasil. A Azul, no entanto, utiliza o avião com dez assentos a menos de sua capacidade máxima por conta das primeiras fileiras, que contam com mais espaço.

Em relação à primeira versão do E195, o novo modelo ficou três metros mais comprido, recebeu novos motores mais econômicos e modificações aerodinâmicas. Essas mudanças fizeram com que o avião tivesse uma redução de 25,4% no custo por assento.

Mais espaço para bagagem e telas mais modernas

Maior, o avião também ficou mais confortável para os passageiros. O novo E195-E2 da Azul tem novas poltronas, telas maiores, nova iluminação e mais espaço para a bagagem de mão devido à instalação de bagageiros maiores. "Agora, todo passageiro pode colocar sua mala no bagageiro interno", afirmou o presidente da Azul durante a entrega do primeiro avião.

Todas as poltronas do avião da Azul contam com tela individual de entretenimento, que permite assistir filmes e TV ao vivo. Além de um pouco maior, a tela agora é touchscreen e conta com uma melhor definição das imagens. O monitor ainda tem uma saída USB que permite carregar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, durante o voo.

O aumento da capacidade, porém, não alterou uma das principais características dos jatos comerciais da Embraer. A configuração segue com apenas duas poltronas lado a lado, sem o assento do meio comum nos aviões da Boeing e da Airbus. Isso permite mais conforto a todos os passageiros.

A Azul tem uma encomenda total de 51 aviões Embraer E195-E2 e deve ser a maior operadora do modelo no mundo. A companhia aérea deve receber mais cinco aeronaves do modelo até o final do ano. Os novos aviões deverão substituir gradativamente os jatos da primeira geração da frota da Azul.

O presidente da Azul sinalizou hoje que a empresa pode anunciar no início do próximo ano a compra de mais 24 aviões Embraer E195-E2. Com isso, a frota da Azul teria um total de 75 aviões do modelo. "Ainda estamos analisando, mas as chances são grandes", disse.

Segundo Rodgerson, as novas aeronaves devem ser usadas para abrir rotas. "Muitos voos que não eram viáveis com o E1 podem dar certo com o E2. Não voamos para o Acre e agora será viável", afirmou.

O presidente da Azul afirmou que a empresa deve crescer principalmente nos hubs de Viracopos, Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e Recife (PE).

PORTAL G1


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deve receber mais de 90 mil visitantes em Brasília

Evento ocorre entre 21 e 27 de outubro, no Parque da Cidade. Visitantes poderão conhecer iniciativas científicas brasileiras.

Brenda Ortiz | Publicada em 17/10/2019 05:21

Começa na próxima segunda-feira (21) a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). O evento, que ocorre em mais de 1,5 mil municípios em todo o país, terá atividades no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A entrada é gratuita.

Até o dia 27 de outubro, o espaço se torna a Avenida da Ciência – Mundo MCTIC. A exposição reúne todas as entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em um espaço interativo, com o objetivo de mostrar a ciência que é feita no Brasil.

Com mais de 180 expositores e 21 mil metros quadrados de área, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia-a-dia da ciência, por meio de reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas, estúdios de rádio e TV, entre outras atrações.

Haverá ainda oficinas de construção de foguetes e de robótica. Para participar, os visitantes devem levar duas garrafas PET vazias de 2L e de 500 ml, respectivamente.

O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável". O evento conta com milhares de atividades por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.

O objetivo é debater o potencial para o uso sustentável da biodiversidade brasileira, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas ao tema.

A escolha do tema se baseia na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável a nível global.

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no DF

Data: 21 a 27 de outubro

Horário: das 9h às 20h de segunda a sábado; das 10h às 20h no domingo

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Entrada gratuita

Confira a programação completa no site

JORNAL DO BRASIL


Sétima edição dos Jogos Mundiais Militares começa na próxima sexta Evento tem a promoção da paz como sua principal bandeira


Jornal Do Brasil | Publicada em 16/10/2019 19:27

Os Jogos Mundiais Militares, cuja 7ª edição começa na próxima sexta (18) em Wuhan (China), foram organizados pela primeira vez por ocasião da celebração dos 50 anos do término da 2ª Guerra Mundial.

Desde sua primeira edição, em Roma (Itália), o evento tem como sua principal bandeira a promoção da paz. Para alcançar este objetivo reúne componentes de diferentes forças armadas, que muitas vezes são divididos por barreiras ideológicas e políticas, para se unirem em nome da amizade, diz o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que tem papel importante na organização dos jogos.

Brasil nos Jogos

O Brasil esteve presente em todas as edições do Jogos Mundiais Militares. Se, em 1995, o país ocupou uma modesta 36ª posição no quadro de medalhas, atualmente pode ser considerado uma das grandes forças da competição.

Esta mudança de patamar aconteceu em 2011, quando a delegação brasileira garantiu a primeira posição do quadro de medalhas com 114 conquistas (45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes). Nesta oportunidade a sede foi a cidade do Rio de Janeiro.

Os Jogos de 2011 receberam 4.218 atletas representando 111 países. Os 10 dias do evento contaram com disputas em 20 modalidades, sendo que 6 delas eram tipicamente militares.

Quatro anos depois o Brasil voltou a ter uma campanha de destaque. Conquistou o total de 84 medalhas (34 ouros, 26 pratas e 24 bronzes) e garantiu a segunda posição no quadro de medalhas. Este histórico recente cria muita expectativa em relação à campanha brasileira nos Jogos de Wuhan.

Expectativa para Wuhan 2019

Para a edição 2019 dos Jogos Mundiais Militares foi estabelecida como meta a manutenção do Brasil entre as três maiores potências desportivas militares entre todas as nações que integram o CISM. O evento também é visto, pelo Ministério da Defesa, como “uma importante etapa na preparação de nossos atletas militares para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020”.

Na cerimônia na qual se despediu da delegação brasileira que representará o Brasil na China, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que os Jogos Mundiais Militares são “uma contribuição que as Forças Armadas dão ao desporto no Brasil".

Nos Jogos de Wuhan, o Brasil será representado por 350 atletas das três forças e de forças auxiliares, como policiais militares e bombeiros.(Agência Brasil)