NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Dois esquadrões da FAB estão realizando Exercício Técnico Pista Crítica em São Gabriel da Cachoeira-AM


Murilo Basseto | Publicada em 15/10/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, localizado em Manaus/AM, e o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) – Esquadrão Tracajá, localizado em Belém/PA, estão realizando, nesta semana, o Exercício Técnico Pista Crítica, na localidade de São Gabriel da Cachoeira/AM.

O objetivo do exercício é simular operações em pistas curtas e danificadas, focando em pouso, decolagem e manutenção rápida de aeronaves em cenários de guerra e emergência. O treinamento garante a prontidão da FAB para atuar em condições adversas, tanto em missões de combate quanto humanitárias.

Treinamentos em pistas não pavimentadas ou semi-preparadas também são de essencial importância aos Esquadrões que operam na região amazônica, a fim de que o apoio aos Pelotões de Fronteira e comunidades de difícil acesso seja efetuado de forma eficaz e segura.

São Gabriel da Cachoeira é um município localizado na fronteira com a Colômbia e Venezuela, no extremo noroeste do Brasil. Ocupa uma área de pouco mais de 109.181 km², sendo o terceiro maior município brasileiro em extensão territorial, porém, sua população, segundo o Censo do IBGE de 2022, é de pouco menos de 52 mil habitantes.

Base Aérea de Boa Vista realiza evento “Portões Abertos 2024” com entrada gratuita neste domingo


Juliano Gianotto | Publicada em 16/10/2024 06:23

No próximo domingo (20), a Base Aérea de Boa Vista (BABV) abrirá suas portas para a população, oferecendo uma oportunidade única de conhecer de perto as atividades da Aeronáutica. O evento “Portões Abertos 2024” acontecerá das 7h às 13h, na sede da base, localizada na Rua Valdemar Bastos de Oliveira, no bairro Aeroporto.

Com entrada gratuita, o público poderá desfrutar de uma programação variada que inclui demonstrações aéreas, apresentações de cães de guerra, passeios em veículos de combate e sorteio de brindes. Para participar dos sorteios, os visitantes deverão doar alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições sociais de Boa Vista.

Um dos destaques deste ano é a parceria com a empresa Voare, que proporcionará voos panorâmicos para os sorteados. Os números para o sorteio serão distribuídos no local durante o evento.

Além das atividades voltadas ao mundo militar, o “Portões Abertos 2024” contará com uma exposição de equipamentos das Forças de Segurança, atrações musicais ao vivo e uma praça de alimentação, oferecendo diversas opções de refeições e lanches.

A Base Aérea de Boa Vista é sede do 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (1º/3º GAV), conhecido como Esquadrão Escorpião. Essa unidade da Força Aérea Brasileira opera aeronaves de caça A-29 Super Tucano, utilizadas para missões de ataque leve e defesa aérea.

Além disso, a base conta com uma aeronave C-98 (Cessna 208 Caravan), destinada a funções administrativas e missões de apoio, ampliando sua capacidade de operação e suporte em diversas áreas.

Serviço

Local: Base Aérea de Boa Vista – Rua Valdemar Bastos de Oliveira, 2990, bairro Aeroporto
Data: Domingo (20)
Horário: Das 7h às 13h
Entrada: Gratuita, com a contribuição opcional de 1kg de alimento não perecível

PORTAL DEFESANET


Exercício multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) reúne 16 países e maisde 50 aeronaves


Ricardo Fan | Publicada em 15/10/2024

Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. Esta edição reúne 16 países e cerca de 50 aeronaves.
Participam com esquadrões de voo em território brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; com pessoal para realizar tarefas espaciais e cibernéticas: Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru; e como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.

O exercício organizado pela FAB permite que os militares treinem o combate aéreo em operações combinadas. Dessa forma, diferentes nações atuam em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes. Trata-se de uma operação aérea multinacional comandada pela FAB desde 2002.

Conforme o Diretor da CRUZEX 2024, que também é o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, o objetivo do exercício é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as nações participantes, compartilhando uma experiência comum nos cenários de Composite Air Operations (COMAO) e Missões de Guerra Convencional, incluindo Espaço e Operações Cibernéticas. “A realização de mais uma edição do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina visa a fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores. É uma oportunidade, tanto para os militares da FAB como dos outros 15 países participantes, de agregar conhecimentos possibilitando experiências em cenários de ação conjunta”, ressalta o Oficial-General.

Dinâmica do treinamento

A CRUZEX introduzirá um novo elemento em suas operações em 2024: o domínio cibernético. Reconhecido como o exercício militar mais significativo da região, nesta edição, o CRUZEX apresentará o CRUZEX CYBER, um exercício cibernético simulado que expandirá os domínios de treinamento ao integrar operações cibernéticas com operações aéreas. Com o objetivo de aumentar a consciência situacional diante dos desafios de conflitos modernos, o CRUZEX CYBER empregará um formato Capture The Flag (CTF) para testar e melhorar a segurança de sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais.

Durante os 13 dias de exercício, o foco será o treinamento e a prontidão dos Esquadrões de Voo. Além disso, haverá missões de treinamento como varredura; escolta; inteligência, vigilância e reconhecimento; ataque; patrulha aérea de combate, reabastecimento em voo, entre outros.

Aeronaves

Dos países participantes com aeronaves, o Brasil estará presente com os caças F-39 Gripen, F-5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil (MB); a Argentina, com IA-63 Pampa e KC-130H; o Chile com o KC-135 e F-16; a Colômbia com KC-767; os Estados Unidos com F-15 e KC-46 (767); Paraguai com AT-27 e C-212; Peru com KT-1P e KC-130; e Portugal com KC-390.

Histórico do CRUZEX

A CRUZEX I foi realizada em 2002 a partir de Canoas (RS) e reuniu três países: Brasil, Argentina e França. O Chile participou como observador. A CRUZEX II ocorreu a partir de Natal (RN) dois anos depois, em 2004, e reuniu quatro países: Argentina, Brasil, França e Venezuela. África do Sul, Peru e Uruguai foram observadores.

Em 2006, a CRUZEX III foi realizada a partir de Anápolis (GO) e contou com a participação de sete países: Argentina, Brasil, Chile, França, Peru, Uruguai e Venezuela.

A CRUZEX IV foi realizada em 2008, a partir de Natal (RN) e participaram cinco países: Brasil, Chile, França, Uruguai e Venezuela. Como observadores estiveram presentes outros sete países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Grã-Bretanha, Peru e Paraguai.

Em 2010 a CRUZEX V, realizada em Natal (RN), reuniu cinco países participantes (Brasil, Argentina, Chile, França e Estados Unidos) e outros seis como observadores (Bolívia, Equador, Canadá, Inglaterra, Colômbia e Paraguai).

Em 2012 o exercício foi dedicado exclusivamente à área de Comando e Controle (CRUZEX C2) e também ocorreu em Natal (RN), quando reuniu 12 países: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Peru, Suécia, Uruguai e Venezuela. Portugal participou como observador.

Em 2013 aconteceu a CRUZEX VI, com participações do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Estiveram presentes as aeronaves do Brasil (F-5EM/FM, F-2000 Mirage, R/A-1 Falcão, A-29 Super Tucano, K/C- 130H Hércules, E-99, SC-105 Amazonas, H-1H Iroquois, H-60 BlackHawk, H-34 Super Puma e AH-2 Sabre). Outros países: Caças F-16 Fighting Falcon e A-37 Dragonfly. Os treinamentos aconteceram na Base Aérea de Natal (RN) e na Base Aérea de Recife (PE).

A mais recente edição ocorreu há seis anos, em 2018, em Natal (RN). A CRUZEX VII reuniu aeronaves e militares do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai participaram com militares e aeronaves; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela.

Data importante: 4 de novembro

Ao longo dos 13 dias de treinamento, jornalistas e spotters poderão acompanhar os voos, as decolagens e os pousos das aeronaves. Profissionais de imprensa, que desejem participar do exercício, podem se inscrever por meio do site oficial (www.cruzex.fab.mil.br), na aba Área de Imprensa, em “Registrar”.
Para facilitar, segue link para o formulário, disponível para preenchimento até o dia 21 de outubro: https://cruzex.fab.mil.br/?page_id=1679

Está agendado, exclusivamente, para o dia 4 de novembro o Media Day. Neste dia também ocorrerá o Media Flight, no qual está previsto a presença de profissionais a bordo das aeronaves da FAB KC-390 Millennium e C-105 Amazonas. Importante salientar que, em razão das restrições de segurança de voo, o número de vagas nas aeronaves é limitado, e os profissionais selecionados serão informados posteriormente pela comunicação da Cruzex 2024.

Grupo oficial de WhatsApp

Com o objetivo de facilitar o envio das informações de interesse jornalístico, de modo que veículos nacionais e internacionais sejam alcançados de forma ágil e precisa, está disponível para acesso o grupo oficial de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GTZ8N9aoSbpCRb3hjtymq4

Para demais informações acesse o site: https://cruzex.fab.mil.br/
Telefone para contato: +55 (61) 99655-5988

SERVIÇO

Evento: Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) – Maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira (FAB)
Quando: 3 a 15 de novembro             Local: Base Aérea de Natal (BANT)

 

 

 

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Natal vai receber treinamento da FAB com mais de 50 aeronaves em novembro


Por Redação Tribuna Do Norte | Publicada em 15/10/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim, o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. Esta edição reúne 16 países e cerca de 50 aeronaves. Participam com esquadrões de voo em território brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; com pessoal para realizar tarefas espaciais e cibernéticas: Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru; e como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.

O exercício organizado pela FAB permite que os militares treinem o combate aéreo em operações combinadas. Dessa forma, diferentes nações atuam em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes. Trata-se de uma operação aérea multinacional comandada pela FAB desde 2002.

Conforme o Diretor da CRUZEX 2024, que também é o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, o objetivo do exercício é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as nações participantes, compartilhando uma experiência comum nos cenários de Composite Air Operations (COMAO) e Missões de Guerra Convencional, incluindo Espaço e Operações Cibernéticas. “A realização de mais uma edição do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina visa a fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores.

É uma oportunidade, tanto para os militares da FAB como dos outros 15 países participantes, de agregar conhecimentos possibilitando experiências em cenários de ação conjunta”, ressalta o Oficial-General.

Dinâmica do treinamento
A CRUZEX introduzirá um novo elemento em suas operações em 2024: o domínio cibernético. Reconhecido como o exercício militar mais significativo da região, nesta edição, o CRUZEX apresentará o CRUZEX CYBER, um exercício cibernético simulado que expandirá os domínios de treinamento ao integrar operações cibernéticas com operações aéreas. Com o objetivo de aumentar a consciência situacional diante dos desafios de conflitos modernos, o CRUZEX CYBER empregará um formato Capture The Flag (CTF) para testar e melhorar a segurança de sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais.

Durante os 13 dias de exercício, o foco será o treinamento e a prontidão dos Esquadrões de Voo. Além disso, haverá missões de treinamento como varredura; escolta; inteligência, vigilância e reconhecimento; ataque; patrulha aérea de combate, reabastecimento em voo, entre outros.

Aeronaves
Dos países participantes com aeronaves, o Brasil estará presente com os caças F-39 Gripen, F5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil (MB); a Argentina, com IA-63 Pampa e KC-130H; o Chile com o KC-135 e F-16; a Colômbia com KC-767; os Estados Unidos com F-15 e KC-46 (767); Paraguai com AT-27 e C-212; Peru com KT-1P e KC-130; e Portugal com KC390.

Histórico do CRUZEX
A CRUZEX I foi realizada em 2002 a partir de Canoas (RS) e reuniu três países: Brasil, Argentina e França. O Chile participou como observador.

A CRUZEX II ocorreu a partir de Natal (RN) dois anos depois, em 2004, e reuniu quatro países: Argentina, Brasil, França e Venezuela. África do Sul, Peru e Uruguai foram observadores.

Em 2006, a CRUZEX III foi realizada a partir de Anápolis (GO) e contou com a participação de sete países: Argentina, Brasil, Chile, França, Peru, Uruguai e Venezuela.

A CRUZEX IV foi realizada em 2008, a partir de Natal (RN) e participaram cinco países: Brasil, Chile, França, Uruguai e Venezuela. Como observadores estiveram presentes outros sete países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Grã-Bretanha, Peru e Paraguai.

Em 2010 a CRUZEX V, realizada em Natal (RN), reuniu cinco países participantes (Brasil,
Argentina, Chile, França e Estados Unidos) e outros seis como observadores (Bolívia, Equador,
Canadá, Inglaterra, Colômbia e Paraguai).

Em 2012 o exercício foi dedicado exclusivamente à área de Comando e Controle (CRUZEX C2) e também ocorreu em Natal (RN), quando reuniu 12 países: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Peru, Suécia, Uruguai e Venezuela. Portugal participou como observador.

Em 2013 aconteceu a CRUZEX VI, com participações do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Estiveram presentes as aeronaves do Brasil (F5EM/FM, F-2000 Mirage, R/A-1 Falcão, A-29 Super Tucano, K/C- 130H Hércules, E-99, SC-105 Amazonas, H-1H Iroquois, H-60 BlackHawk, H-34 Super Puma e AH-2 Sabre). Outros países: Caças F-16 Fighting Falcon e A-37 Dragonfly. Os treinamentos aconteceram na Base Aérea de Natal (RN) e na Base Aérea de Recife (PE).

A mais recente edição ocorreu há seis anos, em 2018, em Natal (RN). A CRUZEX VII reuniu aeronaves e militares do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai participaram com militares e aeronaves; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela.