NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Setecentos e um passageiros já foram trazidos de Israel pela FAB - ontem, 14/10/2023


Da Redação | Publicada em 14/10/2023

Setecentos e um passageiros já foram trazidos de Israel pela FAB - ontem, 14/10/2023. Quarto voo chegou na madrugada deste sábado.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Quinto avião da FAB sai de Israel com 16 pets e 215 brasileiros

Com a chegada desse grupo, a ação soma 916 brasileiros e 24 animais de estimação resgatados desde o início da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas

Da Redação | Publicada em 14/10/2023 13:33 | Atualizado em 14/10/2023 13:49

O quinto avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que busca brasileiros em Israel, após o início da guerra há uma semana, decolou de Tel Aviv neste sábado (14/10). O voo traz 215 passageiros e 16 pets. A previsão de pouso no Rio de Janeiro é para a madrugada deste domingo (15/10).

Até o momento, 701 brasileiros que estavam em Israel já foram trazidos de volta ao Brasil. Com a chegada desse grupo, a ação vai somar 916 brasileiros e 24 animais de estimação já resgatados da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, desde o início da Operação Voltando em Paz.

Outra aeronave irá decolar para Israel às 17h deste sábado. A previsão é que o avião volte ao Brasil na terça-feira (17/10), trazendo mais brasileiros. As missões continuarão até que todos os 2,7 mil brasileiros que pediram para regressar ao país sejam repatriados. A previsão é de que haja cerca de 15 voos no total.

Com 207 passageiros, dois cachorros e dois gatos, o quarto voo chegou ao Brasil na madrugada deste sábado (14/10). O desembarque também ocorreu no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

PORTAL G1


Quinto voo de repatriação de brasileiros decola de Israel; 215 passageiros embarcaram

Avião da FAB saiu de Tel Aviv e pousará no Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (15). Até o momento, 701 brasileiros que estavam em Israel foram trazidos ao Brasil. Governo negocia com Egito e Israel para tentar retirar brasileiros da Faixa de Gaza.

Da Redação | Publicada em 14/10/2023 13:01

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv, Israel, por volta das 12h (horário de Brasília) deste sábado (14), no quinto voo de repatriação de brasileiros que pediram ajuda para deixar o Oriente Médio.

De acordo com a FAB, 215 passageiros embarcaram na aeronave, modelo KC-30. Nove bebês de colo e 16 animais de estimação estão no grupo. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para a madrugada deste domingo (15). A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal.

A guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel entrou no oitavo dia neste sábado e já deixou 3,5 mil mortos entre israelenses e palestinos. Até o momento, todos os brasileiros repatriados nos quatro voos anteriores estavam em Israel. Esses aviões da FAB trouxeram ao Brasil, até o momento, 701 pessoas. Mais de 2,7 mil brasileiros que estão no país do Oriente Médio solicitaram ajuda para deixar o local.

Segundo o Itamaraty, os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Como resposta a um ataque-surpresa realizado pelo Hamas, o Exército de Israel tem realizado bombardeios em territórios palestinos, sobretudo, na Faixa de Gaza, que é controlada pelo grupo terrorista.

Brasileiros na Faixa de Gaza

O governo do Brasil está em constante negociação com autoridades do Egito e de Israel para tentar retirar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Até a última atualização desta reportagem, um grupo de brasileiros, com cerca de 30 pessoas, estava ao sul da Faixa. Antes, parte desse grupo estava abrigada em uma escola católica de Gaza, no norte da Faixa, mas, diante do agravamento da situação no local – com a intensificação de bombardeios e a possibilidade de invasão de militares israelenses por terra – houve o deslocamento em direção ao Egito.

Os brasileiros aguardam autorização para atravessar a fronteira e entrar em território egípcio. Lá, a expectativa é de que sejam embarcados em voo da FAB para deixar a zona de conflito. Um avião da Presidência da República foi cedido para essa operação. No entanto, ainda não há previsão de quando a travessia da Faixa de Gaza para o Egito será autorizada.

Mais um voo da FAB com repatriados da guerra em Israel chega ao Rio

Avião trouxe 207 pessoas

Da Redação | Publicada em 14/10/2023 11:45

Mais um voo da FAB com repatriados da guerra em Israel chega ao Rio. Avião trouxe 207 pessoas.

Quinto voo de brasileiros resgatados de Israel chega ao Rio de Janeiro

Avião da Força Aérea Brasileira com 215 brasileiros pousou no início da madrugada. O Itamaraty informou que um sexto voo de repatriação está planejado para segunda-feira (16).

Da Redação | Publicada em 15/10/2023 01:49

O 5º voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel chegou ao Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (15), com 215 passageiros.

A aeronave KC-30 decolou de Tel Aviv, Israel, por volta das 12h (horário de Brasília) de sábado (14) e pousou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro à 1h45 de domingo, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). O voo também incluiu 16 animais de estimação dos brasileiros.

O resgate faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal. Com os passageiros mais recentes, sobe para 916 o número de pessoas repatriadas por conta da guerra. Todos estavam em Israel. No total, mais de 2,7 mil brasileiros pediram ajuda para deixar o Oriente Médio. Brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário da Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizado neste link.

Como resposta a um ataque-surpresa realizado pelo Hamas no dia 7 de outubro, o Exército de Israel tem realizado bombardeios em territórios palestinos, sobretudo, na Faixa de Gaza, que é controlada pelo grupo terrorista. A guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel já deixou 3,5 mil mortos entre israelenses e palestinos.

Brasileiros na Faixa de Gaza

O governo do Brasil também negocia a retirada de brasileiros que estão na Faixa de Gaza por meio da fronteira com o Egito. Os brasileiros aguardam autorização para atravessar a fronteira e entrar em território egípcio. Lá, a expectativa é de que sejam embarcados em voo da FAB para deixar a zona de conflito. Um avião da Presidência da República foi cedido para essa operação. No entanto, ainda não há previsão de quando a travessia da Faixa de Gaza para o Egito será autorizada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou neste sábado com os presidentes do Egito e da Autoridade Palestina.

Em nota sobre a conversa com o Egito, o governo afirmou que os dois presidentes concordaram com a urgência de permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza e que, como presidente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil vai manter a atuação contra um desastre humanitário ainda maior. Em relação à nota com a Autoridade Palestina, o Planalto afirmou que Lula lembrou o reconhecimento brasileiro do Estado Palestino, expressou preocupação com civis da região e condenou os ataques terroristas do Hamas contra civis em Israel.

AGÊNCIA BRASIL


Quinta aeronave da FAB parte de Israel com 215 brasileiros

Com este grupo, foram resgatadas 916 pessoas da área de conflito

Alex Rodrigues | Publicada em 14/10/2023 14:28

O quinto avião que o governo brasileiro mobilizou para resgatar brasileiros retidos no Oriente Médio pelo confronto militar entre Israel e o grupo Hamas partiu de Tel Aviv, em Israel, às 11h55 deste sábado (14).

A aeronave, um KC-30 pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Aeroporto Ben Gurion com 215 passageiros com destino ao Brasil - entre eles, nove bebês -, além da tripulação militar e 16 animais de estimação.

A previsão da FAB é que a aeronave pouse no Aeroporto do Galeão no início da madrugada deste domingo (15). Com isso, o total de brasileiros repatriados por meio da Operação Voltando em Paz, do governo federal, chegará a 916 pessoas. O Ministério das Relações Exteriores estima que serão necessários ao menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram a ajuda do corpo diplomático para deixar a região do conflito. “Todos os que quiserem sair, sairão”, garantiu o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, em nota do Itamaraty.

Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais por meio do formulário que a embaixada brasileira em Tel Aviv disponibilizou na internet, mas conforme o diretor do Departamento Consular do Itamaraty, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, explicou na última quarta-feira (11), nem todos manifestaram intenção de deixar a região neste primeiro momento. Além disso, alguns deles preencheram o formulário mais de uma vez, de forma que o Itamaraty ainda não sabe ao certo quantos, de fato, são os brasileiros na região.

“Verificamos o fenômeno de duplo, até triplo registro. Algumas pessoas estão se inscrevendo mais de duas vezes, em alguns casos. Estamos revendo esta lista, fazendo um pente-fino”, comentou Gomides Filho, frisando que os cidadãos já repatriados estão entre os que responderam o formulário. Esta madrugada, horas antes da quinta aeronave brasileira partir de Tel Aviv, pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o quarto avião empregado na Operação Voltando em Paz, com 207 passageiros a bordo.

Uma sexta aeronave destacada para resgatar os brasileiros, um VC-2 da Presidência da República com capacidade para 40 pessoas, está em Roma, na Itália, onde a tripulação aguarda a autorização para seguir viagem até o Egito, onde o Ministério das Relações Exteriores tentará embarcar o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza, território palestino sob forte ataque das forças militares israelenses.

BANDNEWS FM


Chega ao Rio de Janeiro 5º voo da FAB com brasileiros vindos de Israel

Ao todo, 916 pessoas já foram trazidas ao Brasil nesta primeira fase da operação Voltando em Paz, do governo Federal

Da Redação | Publicada em 15/10/2023 03:49

O quinto avião da FAB com brasileiros repatriados vindos de Israel pousou na madrugada deste domingo (15) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. A aeronave KC-30 retirou mais 215 brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. Ao todo, 916 pessoas foram resgatadas nessa primeira fase da operação Voltando em Paz, do governo Federal. A aeronave que saiu de Tel Aviv no sábado (14) também trouxe 16 animais de estimação. 

Contando com estes, 24 pets foram repatriados juntos com os cidadãos brasileiros. Mais de 2,7 mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil. As prioridades, segundo o governo, são para pessoas sem passagem de volta compradas, residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv.

CNN BRASIL


Sétimo voo da FAB decola do Rio de Janeiro neste sábado (14)


Da Redação | Publicada em 14/10/2023 15:03

O sétimo voo da FAB (Força Aérea Brasileira) decola da base do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h tarde deste sábado (14). O destino inicial é Roma, na Itália. Depois, a aeronave segue para Israel para buscar os brasileiros.

Guerra de Israel: Quinto avião da FAB com brasileiros resgatados pousa no Rio de Janeiro

Aeronave trouxe 215 passageiros e 16 animais de estimação; operação repatriou mais de 900 pessoas até o momento

Tiago Tortella | Publicada em 15/10/2023 01:50

O quinto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros resgatados de Israel após os ataques do Hamas pousou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (15). A bordo da aeronave, modelo KC-30, estavam 215 pessoas, além de 16 animais de estimação. Até o momento, a Operação Voltando em Paz, do governo federal, trouxe mais de 900 brasileiros de volta ao país.

Veja quantos passageiros cada voo de repatriação trouxe:

- Primeiro voo: 211 passageiros, pousou na quarta-feira (11);

- Segundo voo: 214 passageiros e 4 pets (1 cachorro e 3 gatos), pousou na quinta-feira (12);

- Terceiro voo: 69 passageiros, pousou na sexta-feira (13);

- Quarto voo: 207 passageiros e 4 pets (2 cachorros e 2 gatos), pousou no sábado (14);

- Quinto voo: 215 passageiros e 16 pets, pousou no domingo (15).

Há uma aeronave modelo VC-2, disponibilizada pela Presidência da República, aguarda autorização para ir ao Egito resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Um outro avião KC-30 decolou com destino inicial Roma, na Itália, neste sábado (14), sendo o sétimo veículo empregado na operação de repatriação de brasileiros. A previsão é que ele volte para o Brasil na madrugada da terça-feira (17).

Brasileiros aguardam autorização para sair da Faixa de Gaza

Os 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e desejam ser repatriados estão na fronteira do enclave com o Egito, segundo confirmou Pedro Teixeira, da CNN, com uma integrante do grupo. Os brasileiros conseguiram embarcar no ônibus fretado pelo governo brasileiro na manhã deste sábado (14) e foram em um primeiro momento à cidade de Khan Yunis, distante cerca de 10 km de Rafah.

São 10 brasileiros que estavam abrigados em uma escola aguardando transporte que se juntam a outros 12 que já haviam recebido resgate para o sul da região. Eles devem embarcar na aeronave VC-2, disponibilizada pela Presidência da República. Outros nove que também estavam na escola na região norte informaram que não desejam ser repatriados e disseram que preferem seguir em Gaza.

PORTAL AEROIN


Quase mil: Quinto voo de repatriados deixa Israel com 215 brasileiros e 16 pets


Juliano Gianotto | Publicada em 14/10/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) está em plena atividade com a Operação Voltando em Paz, uma iniciativa que visa trazer brasileiros que desejam deixar a zona de conflito no Oriente Médio. Diariamente, uma aeronave parte de Tel Aviv, Israel, rumo ao Brasil, proporcionando um retorno seguro e tranquilo para os compatriotas.

No último sábado, 14 de outubro, o KC-30 FAB-2902 decolou às 11h55 (horário de Brasília, 17h55 no horário local) do Aeroporto Ben Gurion, transportando 215 passageiros com destino ao Aeroporto Internacional de Galeão, no Rio de Janeiro, com previsão de chegada para as 01h45 da madrugada do domingo, 15.

Entre os passageiros, destacam-se nove bebês de colo e 16 animais de estimação. Sete dos animais de estimação viajaram na cabine de passageiros, enquanto nove foram acomodados no porão da aeronave. Com a inclusão desta quinta aeronave, o número total de passageiros e animais de estimação resgatados ou em processo de deslocamento para o Brasil já atinge impressionantes 916 e 24, respectivamente, desde o início da Operação Voltando em Paz. . A previsão do Itamaraty é de que haja um total de 15 voos.

Base Aérea de Santa Maria (RS) recebe hoje o público na Expoaer, com a Esquadrilha da Fumaça


Murilo Basseto | Publicada em 14/10/2023

A Prefeitura de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, informa que o céu do “coração do Rio Grande” será palco de uma apresentação que não é vista no local há mais de seis anos. Isso porque a Base Aérea de Santa Maria (BASM), com o apoio da Prefeitura, promove a Expoaer 2023 neste sábado, 14 de outubro, tradicional evento aeronáutico que, nesta edição, terá a presença do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Os portões da BASM estarão abertos das 10h às 18h, para que a comunidade local e visitantes de toda a região possam conhecer mais sobre a Força Aérea Brasileira (FAB) e apreciar as acrobacias, manobras e “rabiscos” no céu. A entrada é gratuita, mas o evento é solidário. A contribuição sugerida é de 1 kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao projeto Mesa Brasil do SESC.

A programação inclui diversas atrações, apresentações e demonstrações ao longo do dia. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto as aeronaves – em especial o KC-390, cargueiro multimissão de fabricação nacional introduzido na FAB no final de 2019 – e viaturas de combate, prestigiar as apresentações de cães adestrados e as demonstrações aéreas.

Também será possível conferir as formas de ingresso na carreira militar e conhecer mais sobre as Organizações Militares. Haverá, ainda, uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. O evento ocorre também em alusão aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o “Pai da Aviação”.

A última edição da Expoaer ocorreu em 2019. Já a Esquadrilha da Fumaça se apresentou pela última vez nos céus de Santa Maria em 2017. A Expoaer é uma realização da Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Santa Maria, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 3ª Divisão do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, e Serviço Social do Comércio.

EXPOAER BASE AÉREA DE SANTA MARIA 2023

• Quando: 14 de outubro (sábado), das 10h às 18h
• Onde: Base Aérea de Santa Maria (BR-287, km 240)
• Evento com lotação limitada (chegue cedo e evite filas)
• Estacionamento gratuito para carros e motos (conforme disponibilidade de vagas)
• Entrada franca, mas o evento é solidário. Doe 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados às Instituições cadastradas junto ao Mesa Brasil do SESC.

ATRAÇÕES

• Demonstração da Esquadrilha da Fumaça, às 16h30
• Exposição de aeronaves
• Aeromodelismo
• Exposição de veículos militares
• Cães de guerra
• Tendas institucionais
• Brinquedos infantis
• Arrecadação de alimentos não perecíveis
• Distribuição de água quente e erva-mate
• Praça de alimentação
• Banda de Música da BASM
• Ação de vacinação (vacinas de rotina, Covid e Influenza)
• Espaço de acolhimento para PCD

ACESSOS

• Veículos, motocicletas e pedestres: acesso pela Rua Brigadeiro Miguel Lampert (rua do Aeroporto Municipal).

• Pedestres, táxi ou app de transporte (embarque/desembarque): acesso pelo portão principal da BASM (BR-287).

• Transporte coletivo: acesso pelo portão principal da BASM (BR-287) para embarque/desembarque de pedestres. Haverá linhas de ônibus exclusivas para o evento.

• PCD, gestantes e idosos com cartão de identificação: acesso pelo portão principal da BASM.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Sétimo voo para repatriar brasileiros em Israel decola às 17h, do Rio

O retorno da aeronave da FAB está previsto para terça-feira (17/10), às 2h30, no Galeão. Até agora, 701 pessoas e 8 pets foram resgatados

Carlos Rydlewski | Publicada em 14/10/2023 12:47

A Operação Voltando em Paz, do governo federal, realizará o sétimo voo de repatriação de brasileiros de Israel. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolará da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), às 17h (horário de Brasília) deste sábado (14/10). O destino inicial é Roma, na Itália. A previsão de pouso, no retorno ao Brasil, é às 2h30 (horário local) de terça-feira (17/10).

Desde o início da Operação Voltando em Paz, já foram finalizadas quatro missões de repatriação de brasileiros em Israel com a aeronave KC-30 da FAB, sendo dois pousos no Rio de Janeiro e um em Brasília, além de uma outra missão realizada com a aeronave KC-390 Millennium.

As viagens tem como objetivo repatriar os brasileiros que estão em áreas de conflito em Israel, após o ataque do grupo islâmico Hamas. Até agora, 701 pessoas e oito pets (cinco gatos e três cães) foram resgatadas da região (veja abaixo a lista dos voos). Os passageiros que terão como destino final o Galeão desembarcarão no Terminal 2. Os demais serão encaminhados para o Salão Nobre do Aeroporto Internacional do Galeão, na Avenida 20 de Janeiro, sem número.

Aeronaves que já pousaram no Brasil:

KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros
KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 pets (1 cão e 3 gatos)
KC-390 Millennium: 69 passageiros
KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 pets (2 cães e 2 gatos)

Aeronaves que pousam no Brasil nos próximos dias:

KC-30 (Airbus A330 200): previsão de pouso para 2h30 de domingo (15/10)

Aeronave ainda sem previsão de pouso no Brasil: VC-2: está em Roma e aguarda autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros na Faixa de Gaza.

JOVEM PAN NEWS


Avião da FAB com 215 brasileiros decola de Tel Aviv rumo ao Rio de Janeiro


Da Redação | Publicada em 14/10/2023 13:29

m avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com mais 215 brasileiros decolou de Tel Aviv (ISR) rumo ao Rio de Janeiro neste sábado (14). Confira detalhes com a reportagem da Jovem Pan News direto de Brasília.

Aviões da FAB resgatam brasileiros em Israel | LINHA DE FRENTE


Da Redação | Publicada em 14/10/2023

Desde segunda (09), voos em aviões da FAB e até uma das aeronaves presidenciais foram usados para repatriar brasileiros que estavam em Israel em uma operação que já é considerada bem sucedida. Até o momento mais de 700 brasileiros voltaram ao país. Alessandro Negão, Rodrigo Reis e Luis Kawaguti debatem.

Operação Repatriação: 7º voo da FAB decola do Galeão rumo a Israel


Da Redação | Publicada em 14/10/2023 16:07

O 7º voo da FAB decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, neste sábado (14) em direção a Israel. A operação de repatriação de brasileiros já trouxe mais de 700 pessoas refugiadas do conflito no Oriente Médio.