NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 197/2023 - 15/07/2023
COLUNA - Exposição celebra 150 anos de Santos Dumont
Por Amaury Jr | Publicada em 14/07/2023 10:00
O Farol Santander São Paulo inaugura nesta sexta-feira (14) a exposição inédita "Santos Dumont - o poeta Inventor", em homenagem aos 150 anos de nascimento do inventor e aeronauta brasileiro, conhecido por muitos como o "pai da aviação".
Com curadoria de Ceres Storchi, a mostra apresenta sua trajetória na conquista do voo, sua vida em família no Brasil e suas pesquisas em Paris, tudo isso por meio de itens históricos, objetos pessoais, desenhos de projetos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas, interatividade e versões dos aviões 14 Bis e Demoiselle em tamanho real. Em exibição até 15 de outubro, a mostra apresenta nos pavimentos 24 e 23 do Farol Santander o mundo de Alberto Santos Dumont.
Além das galerias, o famoso Hall do edifício no centro da capital paulista também será ocupado com uma grande atração. Trata-se de um modelo do 14 Bis, o biplano com o qual fez o primeiro voo homologado do mundo. A réplica, construída por Alan José Calassa, em 2005, é apresentada em tamanho real inclinado acima da cabeça dos visitantes, como se estivesse voando no Parque de Bagatelle. O exemplar do 14 Bis pesa 150kg, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura na extremidade das asas.
SERVIÇO:
Santos Dumont - o poeta inventor
Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro (estação São Bento - linha 1, azul do metrô)
Ingressos: Farol Santander (vendas também na bilheteria local)
AVENTURAS NA HISTÓRIA - Santos Dumont x Irmãos Wright: O debate pelo pioneirismo da aviação
Afinal, Alberto Santos Dumont é um nome esquecido fora do Brasil?
Fábio Previdelli | Publicada em 15/07/2023
Alberto Santos Dumont queria que todas as pessoas tivessem um dirigível Balladeuse para serem livres iguais os pássaros e viajarem para qualquer lugar quando tivessem vontade. O mineiro, nascido em Palmira, em 1873, sonhava com balões grandes e flexíveis transportando pessoas entre Paris, Rio de Janeiro, Nova York e qualquer outro canto do mundo.
"Ele enxergava as aeronaves como carruagens da paz conectando culturas diferentes para que os povos se conhecessem, reduzindo, dessa forma, possíveis hostilidades", descreve Paul Hoffman em Asas da Loucura: A Extraordinária vida de Santos Dumont, que ganha nova edição publicada agora pela Editora Record.
Santos Dumont, que completaria 150 anos no próximo dia 20 de julho, contrariou todas as decisões e no dia 19 de outubro de 1901 circum-navegou a Torre Eiffel e levou à loucura uma multidão que se aglomerava nas pontes do rio Sena.
"Quando os nomes daqueles que ocuparam posições de destaque no mundo forem esquecidos", declarou o The Times naquele ano, "um nome permanecerá em nossa memória, o de Santos Dumont".
Infelizmente [nos dias atuais], ele não é muito conhecido fora do Brasil", explica Hoffman em entrevista exclusiva à equipe do site do Aventuras. Mas por que Santos Dumont foi 'esquecido'?
Os voos de Dumont
Em seu livro, Hoffman descreve que os balões a gás eram normalmente vistos no céu de Paris no final do século 19. No entanto, não eram máquinas voadoras, pois, a falta de um motor faziam deles apenas grandes globos flutuantes à mercê do vento.
Mas tudo mudou na virada do século, quando o inventor brasileiro revolucionou o mundo da aeronáutica e instalou um motor de automóvel e um propulsor em um balão. Pelo voo já citado com seu dirigível Nº 6, Santos Dumont foi congratulado como o Prêmio Deutsch.
"Os cientistas que observaram o voo do apartamento de Gustave Eiffel no alto da torre tinham a certeza de que ele não conseguiria realizá-lo. Temiam que um vento imprevisível o impelisse contra o para-raios da torre. Outros estavam convencidos de que o balão explodiria. Quando Santos Dumont contrariou todas as previsões, Júlio Verne e H. G. Wells enviaram-lhe telegramas de congratulações", descreve o biógrafo.
Naquela época, mais de duzentos homens, alguns inventores e grandes engenheiros de seu tempo, já haviam perdido a vida em acidentes aéreos antes da façanha de Dumont. Com a falta de referências, o único jeito de conseguir voar era justamente arriscar a própria vida. O brasileiro sabia disso.
Cinco anos depois, ele se tornou a primeira pessoa a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, ao voar com o Oiseau de Proie, popularmente conhecido como 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906. Semanas depois, uma multidão o acompanhou em seu voo com o Oiseau de Proie III. O Aeroclube da França homologou os voos como os primeiros feitos por um aparelho mais pesado que o ar. Mas aí surgiram os Irmãos Wright.
Disputa de ideologias
Se para os brasileiros Santos Dumont é considerado o pai da aviação, a Fédération Aéronautique Internationale (FAI), que governa e regulariza os esportes aéreos no mundo, consideram os Irmãos Wright, Wilbur e Orville, como os primeiros a realizar um voo controlado, em um veículo motorizado e num aparelho mais pesado que o ar, por suas façanhas feitas em 17 de dezembro de 1903. Ou seja, cerca de três anos antes do 14-Bis.
Importante ressaltar, porém, que a FAI considera o 14-Bis — que teve uma decolagem autopropulsada — como a primeira atividade esportiva da aviação. A ocasião, inclusive, foi acompanhada de perto por civis e jornalistas.
Ao Aventuras, Paul Hoffman aponta que a discussão sobre o pioneirismo da aviação não acontece fora do Brasil. "Os Irmãos Wright são universalmente considerados os inventores do voo moderno".
No entanto, ele explica que os norte-americanos tinham um propósito diferente do uso da tecnologia. Enquanto Santos Dumont tinha a visão romantizada de unir as pessoas, os Wright pretendiam construir aeronaves com intuito financeiro. O biógrafo explica, aliás, que quando, em um primeiro momento, o governo dos Estados Unidos se recusou a dar dinheiro para financiá-los, eles não tiveram escrúpulos ao se aproximarem de militares de outros países. Os Wrights não eram gananciosos, embora, como muitos inventores, esperassem lucrar com sua invenção", afirma.
"Santos Dumont era um santo porque desenvolvia dirigíveis e aviões para fins pacíficos e não comerciais. Ele podia se dar ao luxo de ser caridoso porque era rico de forma independente. Santos Dumont conseguiu algo que os Wrights nunca conseguiram: voar em um dirigível (um balão cilíndrico motorizado) em 1901 diante da maior multidão já reunida no mundo até hoje", finaliza o autor de Asas da Loucura: A Extraordinária vida de Santos Dumont.
Força Aérea Brasileira realiza, na próxima semana, cerimônia alusiva ao sesquicentenário de Santos Dumont
Carlos Ferreira | Publicada em 14/07/2023 19:10
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza na quinta-feira (20), a cerimônia militar alusiva ao sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica. Realizado na capital federal, o evento intitulado “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos” ocorre na Base Aérea de Brasília, a partir das 10h30.
A solenidade contará com desfile de tropa, sobrevoo de diferentes aeronaves militares e participação da Esquadrilha da Fumaça. Será realizada, ainda, a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a personalidades agraciadas. O reconhecimento é entregue a civis e militares com qualidades, valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica.
Em homenagem aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem realizado eventos diversos em todas as regiões do País. Ao longo do ano de 2023, serão promovidas mais de 300 ações, entre cerimônias militares, sessões solenes, concertos da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB), exposições e apresentações da Esquadrilha da Fumaça.
Importância da data – O sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho, rememora a vida, as obras e os valores do homem que deu asas à humanidade. Herói da engenhosidade, ele realizou o voo do aparelho mais pesado do que o ar em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14 Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França e mais de mil espectadores.
Esquadrões de Tranporte da FAB realizam treinamentos no Amazonas
Reunião da Aviação de Transporte da FAB foi sediada em Manaus e reuniu diversas aeronaves e militares da aviação de transporte
Da Redação | Publicada em 14/07/2023 09:10
Aeronaves e esquadrões da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira realizaram entre os dias 9 e 11 de julho, em Manaus, no Amazonas, a Reunião da Aviação de Transporte (RAT 2023).
No dia 11, uma solenidade militar encerrou a edição da RAT e celebrou os 40 anos do esquadrão Cobra, que cobre a região norte do Brasil. No evento de encerramento também houve a entrega de premiações a militares que se destacaram em suas atividades operacionais. A cerimônia também foi marcada por rasantes de alguns aviões de transporte da força aérea.
O exercício teve como propósito aprimorar táticas e técnicas do emprego da aviação militar. Além de aviões: KC-390, C-130, C-105, C-95, C-97 e C-98, participaram da RAT 2023 aproximadamente 250 militares.
Ao todo, 13 esquadrões compõe a aviação de transporte da força aérea, que no mês passado celebrou 92 anos de sua criação. Tais unidades aéreas estão espalhadas pelo Brasil, nas cidades de Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Entre as operações desta específica e importante aviação estão: Reabastecimento em Voo, Busca e Salvamento,Busca e Salvamento em Combate Evacuação Aeromédica, Transporte Aéreo Logístico, Combate a Incêndio em Voo, Tranporte Especial, dentre outras missões.
A frota da aviação de transporte engloba o KC-30, KC-390 Millennium, C-130 Hercules, C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-99 e UH-100 Phenom.
IFI promove XV Seminário de Metrologia Aeroespacial
O evento teve a participação de especialistas civis e militares ligados à área de confiabilidade metrológica
Por Ricardo Fan | Publicada em 14/07/2023
O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), promoveu, entre os dias 4 e 6 de julho, o XV Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA). O evento, voltado para especialistas civis e militares ligados à área de confiabilidade metrológica, foi acompanhado por mais de 150 pessoas e contou com a presença de palestrantes das mais diversas organizações de ensino e pesquisa de todo o país.
Paralelamente ao evento, empresas do setor montaram estandes e ministraram palestras sobre o atual estágio do segmento metrológico nacional, estimulando e tornando viável o contato das organizações governamentais e privadas do Brasil com o estado da arte da ciência da medição.
“A finalidade prioritária do SEMETRA foi a troca de informações e técnicas entre os diversos elos que compõem o Sistema de Metrologia Aeroespacial [SISMETRA], bem como a disseminação de conhecimentos metrológicos atualizados e relevantes”, explicou o Chefe da CMA, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira. “O seminário foi ainda muito importante para os laboratórios se atualizarem sobre a área de metrologia, para as empresas divulgarem novas tecnologias e equipamentos e para a atualização de informações no setor acadêmico”, complementou.
Programação
O evento foi aberto pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que destacou a importância da metrologia na obtenção de resultados mais palpáveis e confiáveis.
Ao longo dos três dias de atividades, os participantes também puderam acompanhar apresentações de instituições como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), Hospital Santa Casa de São Paulo, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e Agência Espacial Brasileira (AEB), além do DCTA e do IFI.
FAB fará homenagem a Santos Dumont no Fla-Flu de domingo
Torcedores que estiverem presentes no Maracanã poderão acompanhar o sobrevoo de caças e apresentação da Banda Sinfônica da Base Aérea do Galeão
Da Redação | Publicada em 14/07/2023 14:48
Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) farão uma apresentação, neste domingo (16), durante o clássico entre Fluminense e Flamengo no Maracanã, como forma de celebrar os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como o Pai da Aviação.
Os torcedores que estiverem presentes no estádio poderão acompanhar o sobrevoo de caças da FAB e uma apresentação da Banda Sinfônica da Base Aérea do Galeão. Na entrada dos jogadores em campo, os mascotes Fabinho e Santos Dumont também estarão presentes.
Nesta terça-feira (11), dois caças realizaram um treinamento para a apresentação entre o bairros da Tijuca e adjacências. A situação inusitada assustou os moradores e repercutiu nas redes. "Que rasante foi esse aqui na minha janela?"; "Estava no trânsito e do nada dois caças sobrevoando muito baixo ali a Tijuca, tomei um susto".
Uma moradora questionou a altura que os caças sobrevoaram uma área residencial: "Foi ensurdecedor. Coitado do meu doguinho, ficou desesperado. Com dor de cabeça até agora. Por que que raios dois caças passaram tão baixo em área residencial da região da Grande Tijuca, Maracanã e Vila Isabel? Assustou o povo", criticou.
Homenagem
O inventor e patrono da Aeronáutica brasileira foi um dos primeiros torcedores do Fluminense, sendo o 11º sócio do clube. No início do século 20, a aviação era reconhecida como um esporte. Em 1905, o Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu ao pai da aviação um diploma, por ser uma das personalidades que haviam prestado relevantes serviços à área desportiva.
A FAB informou que, ao longo do ano de 2023, estão sendo promovidos mais de 300 eventos, incluindo cerimônias militares, sessões solenes, concertos da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB), exposições e apresentações da Esquadrilha da Fumaça em homenagem ao sesquicentenário do nascimento de Santos Dumont.
Santos-Dumont: exposição em SP tem réplicas de 14 Bis e Demoiselle em tamanho real;
Mostra está em cartaz no Farol Santander, no centro da cidade de São Paulo
Da Redação | Publicada em 14/07/2023 08:10
Aberta nesta sexta-feira, 14 de julho, a exposição Santos-Dumont - O Poeta Inventor comemora os 150 anos do brasileiro conhecido como "o pai da aviação". Uma das grandes atrações da mostra, que tem curadoria de Ceres Storchi, é a réplica em tamanho real do modelo 14 Bis, o biplano com o qual Dumont fez o primeiro voo homologado do mundo, em 23 de outubro de 1906, em Bagatelle, no centro de Paris. Veja o serviço completo da exposição abaixo.
A réplica está instalada no hall do prédio histórico que abriga a sede do Farol Santander, no centro de São Paulo, e fica suspensa, inclinada acima da cabeça dos visitantes, como se estivesse voando. A reprodução construída por Alan José Calassa, em 2005, pesa 15 quilos, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura na extremidade das asas.
Onde
Santos-Dumont - O Poeta Inventor
De 14/07 a 15/10
Farol Santander
R. João Brícola, 24 - Centro
3ª a dom., 9h/20h
Como chegar
A melhor opção para chegar ao Farol Santander - o prédio fica em uma região de calçadão - é a Estação São Bento, na linha 1, azul do metrô.
Orquestra da FAB se apresenta em São Paulo e Campos do Jordão neste fim de semana
Apresentação na Sala São Paulo no sábado será transmitida ao vivo pelo canal da FAB no Youtube
Por Thiago Vinholes | Publicada em 14/07/2023 15:21
A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) tem duas apresentações marcadas no Estado de São Paulo neste fim de semana. No sábado (15), o espetáculo estará na Sala São Paulo, às 21h, e no domingo (16), às 15h, no Parque Capivari em Campos do Jordão.
As apresentações da OSFAB estão no programa de eventos da Aeronáutica para celebrar os 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont. Os ingressos para o concerto em São Paulo estão esgotados, mas a peça será transmitida ao vivo pelo canal da FAB no Youtube.
Em Campos do Jordão, a apresentação será aberta ao público. A Orquestra da FAB será uma das atrações da 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
De acordo com a FAB, a banda militar executará obras eruditas e populares, incluindo composições de Helen Jane Long, Heitor Villa-Lobos, George Gershwin, Sérgio Bittencourt, Ary Barroso, M. Camargo Guarnieri, Henri Deutsch De La Meurthe, Charles Dumont, Cyro Pereira, Tom Jobim, Giuseppe Verdi, Wolfgang Amadeus Mozart e Alberto Nepomuceno.
Serviço:
Evento: Concerto OSFAB
Local: Sala São Paulo, São Paulo (SP)
Data e horário: sábado (15/07), às 21h
Evento: Concerto OSFAB
Local: Parque Capivari, Campos do Jordão (SP)
Data e horário: domingo (16/07), às 15h
Concertos vão homenager Santos Dumont neste fim de semana em São Paulo
Da Redação | Publicada em 14/07/2023 17:49
A Força Aérea Brasileira (FAB) promove neste mês uma série de eventos para celebrar os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. A Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB) se apresenta neste fim de semana em São Paulo. Os concertos serão realizados no sábado (15/07) às 21h, na Sala São Paulo, e no domingo (16/07) às 15h, no Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP).
A orquestra é regida pelo maestro Paulo Rezende, Tenente da Força Aérea Brasileira e é composta por 70 músicos. O repertório transita entre os mais diversos gêneros, da valsa ao samba e bossa nova, incluindo uma seleção de obras de grandes compositores, como Heitor Villa-Lobos, George Gershiw, Ary Barroso, Mozart Camargo, Edith Piaf, entre outros.
A orquestra integrará a programação da 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Já na capital paulista, os convites já estão esgotados. No entanto, a apresentação será transmitida ao vivo, pelo canal da FAB no Youtube, pelo link https://m.youtube.com/live/TinHRdB7C_c?feature=share
Esquadrilha da Fumaça Celebra os 150 Anos de Santos Dumont com Espetáculos Aéreos
O Esquadrão de Demonstração Aérea realizou acrobacias incríveis em Porto Velho e Manaus, em comemoração ao aniversário de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação
Marcelo Barros | Publicada em 14/07/2023 18:00
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tem um papel importante na celebração do 150º aniversário de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Durante o mês de julho, a equipe realizou uma série de apresentações aéreas impressionantes que encantaram o público.
Em Porto Velho, no estado de Rondônia, a ação do dia 7 de julho foi possível graças à parceria entre o Estado de Rondônia, a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo dessa colaboração foi promover uma maior integração com a sociedade, celebrando o legado inigualável de Santos Dumont através do espetáculo da aviação acrobática.
A união simbolizada pela Esquadrilha da Fumaça
Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, Comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), disse que as acrobacias aéreas são uma demonstração de habilidade e agilidade dos pilotos, atraindo espectadores de todas as gerações. “A presença da Esquadrilha da Fumaça é um símbolo dessa união e representa o compromisso de todas as partes envolvidas em promover um evento memorável que aproxime e enalteça a população de Porto Velho”, disse o Comandante da BAPV.
Manaus celebra o legado de Santos Dumont
No dia seguinte, 8 de julho, a capital do Amazonas, Manaus, foi palco da apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea no complexo turístico da Ponta Negra. Esse espetáculo também fazia parte das celebrações do 150º aniversário de Santos Dumont e proporcionou 40 minutos de acrobacias aéreas que deixaram o público presente em êxtase.
A apresentação foi operacionalizada por meio da parceria entre a Guarnição de Aeronáutica de Manaus e a Prefeitura Municipal. O Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), e o Prefeito da Cidade de Manaus, David Pereira de Almeida, estiveram presentes durante toda a apresentação.
O significado das celebrações
“A apresentação foi um momento de muita alegria porque demandou muito planejamento. E isso não teria sido possível sem o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus e das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus”, pontuou o Oficial-General. Esses eventos não foram apenas demonstrações acrobáticas, mas também uma maneira de homenagear o legado de Santos Dumont, cujo espírito inovador continua a inspirar a aviação brasileira até hoje.
SHOPPING GUARARAPES - Confira a exposição da Força Aérea Brasileira (FAB)
Da Redação | Publicada em 14/07/2023 09:04
No período de 20 a 22 de julho, o Guara recebe a exposição da Força Aérea Brasileira (FAB), no corredor da Riachuelo, das 09h às 21h. A exposição é uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A mostra contará com peças do acervo do Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), além de equipamentos e informativos pertinentes à atuação da FAB no Recife (PE) e na Região Nordeste. A exibição é parte das celebrações da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) alusivas ao Sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho deste ano. Além da exposição, nos dias 21 e 22, às 19h, haverá a apresentação da banda da Força Aérea Brasileira, na Praça de Alimentação, apresentando um repertório repleto de música popular brasileira e regional. Participe!
EXPOSIÇÃO DA FORÇA AÉREA BRSILEIRA (FAB)
PERÍODO: 20 A 22/07
LOCAL: Corredor da Riachuelo
HORÁRIO: 09H às 21h
APRESENTAÇÃO DA BANDA DA BASE AÉREA DE RECIFE
DIAS: 21 e 22/07
LOCAL: Praça de Alimentação
HORÁRIO: 19h
TV JAGUARI - Família organiza passeio para conhecer Esquadrilha da Fumaça e realizar sonho de cosmopolense
Surpresa foi para Ocimar Francisco da Silva, que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Da Redação | Publicada em 14/07/2023 15:34
Ao identificar uma doença, acontece uma mudança brusca na rotina, uma preocupação a mais se desenvolve, junto à ela, uma nova perspectiva é encontrada. Ocimar Francisco da Silva, de 50 anos de idade, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. O principal sintoma é a fraqueza muscular. Medicação e terapia podem retardar a ELA e reduzir o desconforto, mas não há cura.
Diagnóstico
Kelli Cristina Francisco da Silva, irmã de Ocimar, conta um pouco da trajetória do irmão e explica como surgiu a ideia do passeio. “Um homem muito trabalhador, guerreiro, honesto e as melhores qualidades desse mundo são pra ele. No ano de 2022, ele foi diagnosticado com uma doença que nunca tínhamos ouvido falar, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Doença degenerativa que ataca os neurônios motores e o paciente vai perdendo gradativamente todos os movimentos.
Com 2 meses do diagnóstico da doença, tivemos que viver o luto pela morte da minha cunhada ‘Fabiana Bolos’. Meu irmão ficou viúvo no meio de toda situação que estava enfrentando. Com isso, a evolução da doença tem avançado demais. Hoje, ele já não movimenta mais os braços e mãos, não anda e a fala está bem comprometida”, explica.
Esquadrilha da Fumaça
Com tudo que o irmão estava vivendo, Kelli teve a ideia de realizar um sonho que Ocimar cultivava: conhecer a Esquadrilha da Fumaça. A família gostou da ideia da irmã.
“Meu irmão sempre teve vontade de conhecer a Esquadrilha da Fumaça e nunca teve oportunidade. Em uma conversa com um primo que também tinha essa vontade e queria muito um boné personalizado, o Ocimar lembrou de um amigo que mora em Pirassununga e que poderia realizar a compra desse boné para presentear nosso primo. E tudo começou aí, o amigo do meu irmão contou a história do Ocimar para um dos sargentos e o desejo de conhecer o angar da Esquadrilha da Fumaça e as aeronaves que ficam lá. O sargento Kelmer fez questão que meu irmão fosse lá conhecer”.
A família conseguiu lotar um ônibus para a viagem; irmãos, primos, netos e até vizinhos foram para o passeio. Kelli conta que o convite se espalhou entre os grupos da família, amigos e vizinhos e não poderia ter sido melhor. “Quando chegamos lá, já estavam esperando por nós. Fomos recebidos na entrada pelos sargentos e tenentes. Meu irmão ficou muito emocionado e curtiu muito o passeio. Assistimos a um filme contando a história da Esquadrilha da Fumaça, conhecemos o hangar e o museu. Ele até recebeu presentes!”, finaliza.
‘Vakinha’
Como Ocimar vem perdendo totalmente os movimentos do corpo, ele precisa de um notebook com implantação de um software especial e uma câmera que faz a leitura ocular. Para ajudar na compra do equipamento, sua irmã criou uma vaquinha online para conseguirem adquirir o computador. “Criei uma ‘vakinha’ para ajudar na compra de um notebook apropriado com a instalação de um software, com uma câmera que irá fazer a leitura ocular e, através dos olhos dele, iremos poder nos comunicar novamente. Quem puder nos ajudar nessa ‘vakinha’, ficaremos eternamente agradecidos”, finaliza.
Para ajudar na ‘vakinha’, é só entrar em contato pelo instagram @kelli_cristina20 ou utilizar a chave pix:
CPF 173.601.948-14, Ocimar Francisco da Silva
SÃO CARLOS EM REDE - Vídeo: Dirigível fabricado em São Carlos participará de homenagem aos 150 anos de Santos Dumont em SP
Renato Chimirri | Publicada em 15/07/2023 05:16
O Dirigível ADB 33 da AirShip do Brasil participará de um evento da (FAB) Força Aérea Brasileira em comemoração aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont, o Pai da Aviação.
A homenagem acontecerá em São Paulo e será no dia 20 de julho. Nesta oportunidade, o dirigível decolará do Campo de Marte e sobrevoará a capital paulista.
Segundo o portal da AirShip do Brasil, dirigíveis são aeronaves que utilizam sustentação aerostática, ou seja, são inflados com um gás mais leve que o ar para flutuar. Seguem rigorosos requisitos de segurança impostos por órgãos certificadores em seu projeto e fabricação, assim como aeronaves convencionais. Eles podem ser empregados em diversos ramos, apresentando os pontos principais de: Grande autonomia de tempo em ar (pode flutuar sem uso de motor). Pouca infraestrutura necessária para pouso e decolagem. Grande visibilidade para marcas.
COLUNA 14B - Cabangu
Por Gilberto Freire | Publicada em 14/07/2023
Neste domingo, haverá uma bela programação no Museu Cabangu, “Um voo de lazer pelo Museu”, com várias atrações culturais. Na mesma semana o ponto alto das comemorações de 15 anos do Inventor Alberto Santos Dumont é a entrega da Medalha Cabangu, com expectativa da vinda do governador Romeu Zema.
O governador Romeu Zema é top, mas começo a acreditar na possibilidade que ele não venha para as comemorações do aniversário de 150 anos de Alberto Santos Dumont. Eu espero estar errado. Por mais que o governador confirme sua presença a Cabangu, por diversas vezes na última hora ele acabou se esquivando em participar de eventos na cidade. Então vamos aguardar, espero que eu esteja errado quanto as minhas suspeitas.
EDIÇÕES ANTERIORES
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025