NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


No G20 voos comerciais do Santos Dumont serão desviados para o Galeão

RJ foi divido em áreas de maior e menor restrição para o espaço aéreo

Oussama El Ghaouri | Publicada em 14/11/2024 20:49

Os voos comerciais do aeroporto Santos Dumont serão desviados para o Galeão durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro na semana que vem. A informação vai divulgada nesta quinta-feira pela FAB, a Força Aérea Brasileira.

O evento vai acontecer no MAM, o Museu de Arte Moderna da cidade. E a logística da região em torno do Santos Dumont durante o evento foi o motivo para a medida tomada pelo Governo Federal e o Estado do Rio de Janeiro.

O comandante de Operações Aeroespaciais da FAB, Raimundo Nogueira Lopes Neto detalhou que a decisão foi para garantir o conforto dos passageiros.

O comandante também explicou que o terminal do Rio de Janeiro foi divido em áreas de maior e menor restrição para acessar o espaço aéreo.

A Branca, mais abrangente e menos restritiva, amarela e vermelha, a menor e mais restritiva, em cima do MAM, onde só entram aviões do evento e autorizados pela FAB.

Além da área de supressão, usada apenas para emergências. Foi o que explicou O comandante Nogueira.

A Cúpula do G20 vai reunir as lideranças de 19 países mais a União Africana e a União Europeia, além de representantes de organizações internacionais no Rio de Janeiro. 

DEFESA AÉREA & NAVAL


Coordenação e precisão: O planejamento das missões na CRUZEX 2024

Um olhar detalhado nas fases cruciais do planejamento das missões.

Luiz Padilha | Publicada em 14/11/2024 15:27

Antes da decolagem das dezenas de aeronaves para as missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO), os esquadrões participantes da CRUZEX 2024 realizam um planejamento criterioso e altamente detalhado das operações que serão executadas contra o “inimigo” no cenário de treinamento do exercício.

“Inicialmente, fazemos uma preparação que envolve tanto as unidades aéreas da FAB quanto as das demais nações integrantes da CRUZEX 2024. Dessa forma, o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) mantém uma interação muito estreita com os vários esquadrões envolvidos,” comentou o Major Aviador Vitor Bombonato, Oficial de Operações do 1º GDA.

Esse planejamento abrange os líderes das formações das esquadrilhas dos diversos aviões que atuarão no cenário simulado de conflito e inclui o detalhamento de rotas de voo, altitudes, tarefas de cada aeronave e diversos outros dados críticos para a missão.

“Após essa etapa que acontece de forma conjunta com as demais unidades aéreas, iniciamos a preparação específica entre os pilotos de F-39E Gripen que participarão da missão. Nessa fase, trabalhamos de forma integrada com os Elementos de Suporte à Missão (Mission Support Element, MSE) do 1º GDA, profissionais indispensáveis nesse planejamento”, acrescentou o Major Aviador Raphael Kersul, piloto de F-39E Gripen do 1º GDA.

Dependendo da missão e de sua complexidade, o envolvimento pode incluir até quatro caças F-39E Gripen.

“Mesmo fora de sede, aqui na Base Aérea de Natal, dispomos de todos os recursos necessários, como estações portáteis de planejamento, para o carregamento completo dos dados da missão e, em seguida, para a transferência correta na aeronave”, finalizou o Major Aviador Kersul.

CNN BRASIL


Salas de decisão, zona vermelha e aeronaves de plantão: confira o esquema de segurança da FAB para o G20


Gabriel Garcia | Publicada em 15/11/2024 03:20

Com salas de decisão, zonas amarelas e vermelhas e atuação 24 horas de aeronaves de plantão, a Força Aérea Brasileira (FAB) montou um intenso esquema de segurança para monitorar o espaço aéreo do Rio de Janeiro durante as reuniões da cúpula do G20.

O plano de segurança foi apresentado em conversa com jornalistas na tarde desta quinta-feira (14), conduzida pelo tenente-brigadeiro Nogueira no Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em Brasília.

Segundo o brigadeiro, o plano de segurança foi apresentado e aprovado por todas as delegações que participam do G20. Grandes potências como Estados Unidos e China fizeram pedidos específicos e também aprovaram a proposta.

Serão duas “salas de decisão”, com plantonistas e autoridades prontas para tomarem decisões. Uma será em Brasília, no Comando de Operações Aeroespaciais e a outra no Rio, que contará com integrantes da Polícia Federal, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, do ministério de Relações Exteriores e outras forças de segurança.

Aeronaves não autorizadas não poderão se aproximar das áreas próximas ao evento, que acontece no Museu do Amanhã.

Foram estabelecidas duas zonas de segurança: a zona amarela, que cobre uma área de 37,5 km ao redor do evento, e a zona vermelha, com um perímetro mais restrito de 7,5 km ao redor do local principal.

Na zona amarela, apenas aeronaves autorizadas pelas salas de decisão poderão transitar. Já na zona vermelha, o acesso será restrito a aeronaves envolvidas diretamente no evento, com poucas exceções, todas sujeitas à autorização específica das salas de decisão.

Aeronaves da FAB estarão de prontidão 24 horas por dia durante os dias do evento, preparadas para adotar medidas de controle, como o tiro de aviso e o tiro de detenção, caso necessário.

O tiro de aviso é uma ação preventiva para alertar aeronaves sobre irregularidades, enquanto o tiro de detenção visa forçar o cumprimento de uma ordem ou cessar uma ameaça.

Além disso, um decreto foi publicado nesta quarta-feira, conferindo à FAB autonomia e poder de decisão para tomar as ações que considerar apropriadas para o controle do espaço aéreo, incluindo o abate de aeronaves, se a situação exigir.

Segundo o brigadeiro Nogueira, esse plano desenvolvido pela FAB é parecido com o utilizado em outros eventos grandes, como as olimpíadas de 2016 e a cúpula dos BRICS em 2019.

Como noticiado pela CNN, por questões de logística, o aeroporto Santos Dumont, o segundo maior do Rio, estará fechado nos dias 18 e 19 de novembro, data das reuniões da cúpula do G20.

As operações comerciais programadas para o terminal serão redirecionadas para o Aeroporto do Galeão.

G20 no Brasil

O G20 é o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana, que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.

Segundo o governo federal, além das delegações dos 21 membros da cúpula, outras 56 delegações devem participar do evento. Entre os confirmados, há 40 chefes de Estado e governo ou dirigentes máximos de organizações internacionais.

Joe Biden (Estados Unidos), Xi Jinping (China), Olaf Scholz (Alemanha), Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido) e Javier Milei (Argentina) estão na lista de confirmados.

 

 

 

PORTAL AEROIN


CRUZEX 2024: Observadores internacionais acompanham simulação de guerra aérea em Natal


Juliano Gianotto | Publicada em 14/11/2024 11:38

O maior exercício de guerra aérea simulada da América Latina, a CRUZEX 2024, realizado na Base Aérea de Natal (BANT) de 3 a 15 de novembro, contou com a participação de 16 países, entre eles representantes como Observadores, que puderam acompanhar todo o treinamento e planejamento operacional dos participantes com meios aéreos. Ao todo, 24 observadores de 8 países participaram do exercício: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.

Neste treinamento, o objetivo dos Observadores foi conhecer as manobras executadas, para que, no futuro, as Forças Aéreas desses países possam participar com meios aéreos. Eles também podem integrar as atividades de treinamento cibernético, como é o caso do Equador e do Canadá.

O Canadá enviou observadores especializados em coordenação de operações de voo e gestão de equipes em solo, com o objetivo de trocar experiências que possam ser aplicadas em seu próprio contexto. Já a França e a Alemanha focaram em acompanhar as táticas de combate e as respostas rápidas adotadas em situações de conflito simulado.

De acordo com o coordenador da Célula de Observadores, Coronel Aviador Gustavo Furlan Aquino, o objetivo da presença desses militares é justamente conhecer a CRUZEX e levar um retorno às suas respectivas Forças Aéreas, uma vez que eles podem participar de briefings e debriefings nos quais são discutidas as táticas e os resultados das ações diárias, compreendendo o planejamento e a execução de missões em ambiente simulado de conflito.

“Realmente, o nosso objetivo foi mostrar o grau de complexidade do exercício e do profissionalismo que desenvolvemos aqui. Normalmente, um país não começa participando já com meios aéreos. Geralmente, manda-se um observador em uma edição anterior, que vai avaliar os custos operacionais e os benefícios que poderão ter para, a par destas questões, decidir-se por participar da próxima edição“, explica.

Os observadores também puderam acompanhar todo o planejamento e execução das Missões Aéreas Compostas (COMAO). “O feedback dessa parte foi muito positivo. O General da África do Sul, um dos observadores, ficou bastante impressionado com a nossa padronização durante o debriefing e o shot validation“, relatou o coordenador da Célula de Observadores.

Embora não participem diretamente das operações de voo ou das manobras de combate simulado, os observadores têm autorização para assistir aos voos e às atividades táticas à distância segura, o que lhes permite uma visão abrangente das etapas envolvidas no treinamento.

A CRUZEX é vista como uma oportunidade única para esses observadores. Países como a África do Sul e o Equador puderam aproveitar as estratégias e métodos vistos no exercício para fortalecer suas próprias capacidades de defesa. A Suécia, por exemplo, acompanha com especial interesse os cenários de combate ar-ar e as táticas de evasão, áreas em que o país deseja expandir seu conhecimento estratégico para potencializar sua defesa aérea.

Ainda nesse sentido, os observadores puderam ser instruídos quanto às capacidades do KC-390 Millennium da FAB e participar de um COMAO com todas as delegações. Além disso, visitaram a linha de voo, especialmente do F-39 Gripen, uma vez que muitos tinham dúvidas sobre a aeronave.

O diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, reforçou que a presença dos observadores amplia o alcance do treinamento e contribui para o desenvolvimento de uma rede internacional de defesa integrada. “Ter esses países aqui representou um passo importante na construção de um espaço aéreo mais seguro e bem coordenado. Com essa colaboração, podemos desenvolver uma cultura de defesa mais colaborativa e ágil, essencial para enfrentar ameaças contemporâneas que exigem uma resposta conjunta“, ressaltou.

Ao final do exercício, cada país observador terá a chance de apresentar suas impressões, pontuar aspectos positivos e sugerir melhorias. Essa troca de conhecimento permite que todos os envolvidos ampliem suas visões e possam adotar práticas mais eficientes em futuros treinamentos e operações.

O AEROIN esteve presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores.

Zona de Identificação de Defesa Aérea é criada para o G20 no Rio de Janeiro


Carlos Martins | Publicada em 14/11/2024 21:10

Nos dias 18 e 19 de novembro o Brasil sediará a cúpula do G20, evento que reunirá as lideranças dos 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia, e representantes de organizações internacionais na cidade do Rio de Janeiro (RJ). As reuniões serão conduzidas no Museu de Arte Moderna (MAM).

Para garantir a segurança durante a Reunião da Cúpula dos Líderes do G20, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), emitiu a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) 28/24 que define restrições e procedimentos específicos para o período do G20. O documento publicado é baseado em experiências bem-sucedidas utilizando um conceito e uma estrutura militar em um evento civil.

A AIC segue o planejamento semelhante ao utilizado na Cúpula do BRICS 2019, Copa América de 2019, Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014, Copa das Confederações de Futebol FIFA Brasil 2013 e Jornada Mundial da Juventude Católica Rio 2013. O DECEA irá atuar ativamente durante evento, desempenhando um papel fundamental no contexto da coordenação das operações aéreas.

Já o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é responsável por planejar, coordenar, executar e controlar as ações de Força Aérea necessárias para manter o controle e a defesa aeroespaciais na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) criada para contribuir com a segurança da Operação G20.

O espaço aéreo terá regras especiais durante o período da Cúpula do G20, com restrições para sobrevoo na cidade do Rio de Janeiro. Serão ativadas quatro áreas de restrição: Branca (reservada), Amarela (restrita) e Vermelha (proibida), com diferentes procedimentos para cada uma delas. Além dessas, há também a área de Supressão, que compreende o perímetro de hospedagem das delegações presentes no evento. As áreas também contribuem para a efetiva pronta resposta da Defesa Aeroespacial diante de uma ameaça.

As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas para a Área Branca serão classificadas como suspeitas e estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Serão consideradas hostis as aeronaves não identificadas e aquelas que, mesmo autorizadas a voar na Área Branca, modificarem suas rotas sem autorização ingressando nas Áreas Amarela, Vermelha e de Supressão.

Durante o período de ativação das áreas, que compreende da 00h do dia 17/11 às 23h59 de 20/11, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estarão sujeitas à intervenção, persuasão e destruição previstas nas MPEA.

Para o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, estas restrições ocorrem em função da necessidade de prover segurança durante o evento. “Essa coordenação visa garantir que as operações ocorram com segurança e eficiência, minimizando riscos e garantindo a pronta resposta para o bom andamento do evento. A segurança de todos os envolvidos e a preocupação constante em reduzir os impactos operacionais para os usuários do espaço aéreo nortearam a localização, o tamanho e os níveis de acesso das referidas áreas”, afirmou.

Mesmo com as restrições na circulação aérea e o tráfego aéreo decorrente do fluxo de delegações, autoridades e Chefes de Estado, turistas e profissionais da imprensa do mundo todo, as ações da Força Aérea foram planejadas para causar mínimo impacto às ações da aviação civil e à rotina do passageiro.

Sala Master

As ações de coordenação do tráfego aéreo são realizadas a partir da Sala Master, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro.

A Sala Master reúne, em sistema de plantão 24 horas, militares das Forças Armadas, representantes de órgãos federais, estaduais, municipais e entidades do setor de aviação para coordenar ações relativas ao espaço aéreo e aos aeroportos, por meio do gerenciamento de informações e do processo de tomada de decisão colaborativa, visando garantir a segurança dos chefes de estado e de governo presentes no evento.

As atualizações sobre o controle do espaço aéreo durante o G20 estão disponíveis no site do DECEA. Para mais informações, acesse o Guia Prático.

Infantaria da Aeronáutica

Em terra, militares da Infantaria da Aeronáutica estão prontos para manter a segurança das bases aéreas e demais instalações da FAB e, ainda, atuar como batedores em comboios de autoridades, bem como na segurança das áreas dos aeroportos do Galeão e de Santos Dumont. No caso de aeronaves que tenham sido interceptadas pela defesa aérea e forçadas a pousar, grupos com treinamento especial farão a abordagem em solo, se necessário.

Pela Comunicação Social da Aeronáutica

EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Voo da FAB com 237 repatriados do Líbano chega ao Brasil

Operação Raízes do Cedro já resgatou 2.309 pessoas

Sâmia Mendes | Publicada em 14/11/2024 11:03

Chegou ao Brasil, na madrugada desta quinta-feira, 14, mais um voo da operação Raízes do Cedro, que trouxe 237 passageiros e cinco pets. Esse é o 11º voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano, com a conclusão de mais uma etapa da operação.

Desde 5 de outubro, quando teve início a missão, 2.309 pessoas e 29 animais de estimação foram resgatados. Assim que deixam a aeronave, os brasileiros e familiares recebem acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Força Nacional, do SUS, da Polícia Federal e da Receita Federal.

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e seus familiares próximos para verificar a necessidade de um novo voo de repatriação.

PORTAL DEFESANET


Países Observadores participam da CRUZEX 2024

Acompanhamento estratégico e cooperação internacional marcam edição

Ricardo Fan | Publicada em 14/11/2024 08:45

O maior exercício de guerra aérea simulada da América Latina, a CRUZEX 2024, realizada na Base Aérea de Natal (BANT) de 3 a 15 de novembro, contou com a participação de 16 países, entre eles representantes como Observadores, que puderam acompanhar todo o treinamento e planejamento operacional dos participantes com meios aéreos. Ao todo, 24 observadores de 8 países participaram do Exercício: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.

Neste treinamento, o objetivo dos Observadores foi conhecer as manobras executadas para que, no futuro, as Forças Aéreas desses países possam participar com meios aéreos. Eles podem, ainda, integrar as atividades de treinamento cibernético, como é o caso do Equador e do Canadá.

Este último enviou observadores especializados em coordenação de operações de voo e gestão de equipes em solo, com o objetivo de trocar experiências que possam ser aplicadas em seu próprio contexto. Já a França e a Alemanha focaram em acompanhar as táticas de combate e as respostas rápidas adotadas em situações de conflito simulado.

”De acordo com o Coordenador da Célula de Observadores, Coronel Aviador Gustavo Furlan Aquino, o objetivo da presença desses militares é justamente conhecer a CRUZEX e levar um retorno às suas respectivas Forças Aéreas, uma vez que eles podem participar de briefings e debriefings nos quais são discutidas as táticas e os resultados das ações diárias, compreendendo o planejamento e a execução de missões em ambiente simulado de conflito. “Realmente, o nosso objetivo foi mostrar o grau de complexidade do Exercício e do profissionalismo que desenvolvemos aqui. Normalmente, um país não começa participando já com meios aéreos. Geralmente, manda-se um Observador em uma edição anterior, que vai avaliar os custos operacionais e os benefícios que poderão ter para que, a par destas questões, decida-se por participar da próxima edição”, explica.  

Os observadores também puderam acompanhar todo o planejamento e execução das Missões Aéreas Compostas (COMAO). “O feedback dessa parte foi muito positivo. O General da África do Sul, um dos Observadores, ficou bastante impressionado com a nossa padronização durante o debriefing e o shot validation”, relatou o Coordenador da Célula de Observadores.

Embora não participem diretamente das operações de voo ou das manobras de combate simulado, os Observadores têm autorização para assistir aos voos e às atividades táticas à distância segura, o que lhes permite uma visão abrangente das etapas envolvidas no treinamento.

A CRUZEX é vista como uma oportunidade única para esses Observadores. Países como a África do Sul e o Equador puderam aproveitar as estratégias e métodos vistos no Exercício para fortalecer suas próprias capacidades de defesa. A Suécia, por exemplo, acompanha com especial interesse os cenários de combate ar-ar e as táticas de evasão, áreas em que o país deseja expandir seu conhecimento estratégico para potencializar sua defesa aérea.

Ainda neste sentido, os Observadores puderam ser instruídos quanto às capacidades do KC-390 Millennium da FAB e participar de um COMAO com todas as delegações. Além disso, visitaram a linha de voo, especialmente do F-39 Gripen, uma vez que muitos tinham dúvidas sobre a aeronave.

O Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, reforçou que a presença dos observadores amplia o alcance do treinamento e contribui para o desenvolvimento de uma rede internacional de defesa integrada. “Ter esses países aqui representou um passo importante na construção de um espaço aéreo mais seguro e bem coordenado. Com essa colaboração, podemos desenvolver uma cultura de defesa mais colaborativa e ágil, essencial para enfrentar ameaças contemporâneas que exigem uma resposta conjunta”, ressaltou.

Ao final do exercício, cada país observador terá a chance de apresentar suas impressões, pontuar aspectos positivos e sugerir melhorias. Essa troca de conhecimento permite que todos os envolvidos ampliem suas visões e possam adotar práticas mais eficientes em futuros treinamentos e operações.

DEFESA EM FOCO


FAB fortalece parceria com EDGE Group em visita a Abu Dhabi


Marcelo Barros | Publicada em 14/11/2024 19:00

A Força Aérea Brasileira (FAB), representada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, visitou a sede da EDGE Group em Abu Dhabi, fortalecendo a aliança estratégica entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos no setor de defesa. Durante a visita, foram apresentadas inovações em munições guiadas e sistemas autônomos que poderão beneficiar futuras colaborações.

Tecnologias e Subsidiárias Apresentadas pela EDGE

Durante a visita, o EDGE Group ofereceu uma visão detalhada das tecnologias desenvolvidas por suas principais subsidiárias, incluindo HALCON, ALTARIQ, CARACAL e ADASI. Essas empresas são referências em munições guiadas de precisão, sistemas autônomos e outras tecnologias de ponta voltadas ao setor de defesa. No Parque Industrial TAWAZUN, o Comandante e sua equipe puderam conhecer os sistemas desenvolvidos e seus potenciais usos para fortalecer as capacidades de defesa.

As soluções apresentadas são diretamente aplicáveis às operações da FAB, especialmente em relação ao uso de munições guiadas de alta precisão e sistemas não tripulados, que podem otimizar missões estratégicas e de reconhecimento. Esse encontro ressaltou as oportunidades de cooperação tecnológica, mostrando o EDGE Group como um parceiro inovador e confiável no desenvolvimento de soluções avançadas que podem apoiar tanto a defesa nacional quanto a integração da FAB com tecnologias de ponta.

Importância da Parceria Estratégica entre FAB e EDGE Group

A colaboração entre a FAB e o EDGE Group representa uma parceria estratégica entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, com benefícios que transcendem a inovação tecnológica, impactando positivamente a segurança e a defesa da América Latina. O EDGE Group, líder em soluções avançadas de defesa, oferece ao Brasil um acesso único a tecnologias inovadoras que podem aprimorar as capacidades de segurança do país.

Com o crescente interesse da FAB em soluções autônomas e guiadas, a parceria se alinha aos objetivos estratégicos do Brasil no fortalecimento de sua posição na América Latina. O Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou que o EDGE Group representa um avanço para a FAB na busca por tecnologias que possam reforçar a autonomia operacional e modernizar as forças de defesa.

Impacto da Visita e Perspectivas de Cooperação para o Futuro

A visita do Comandante da Aeronáutica ao EDGE Group é um passo importante para a expansão de futuras parcerias e projetos conjuntos, com potencial de gerar novos acordos bilaterais. Essa interação entre a FAB e o EDGE reflete um compromisso mútuo de desenvolver tecnologias que fortaleçam a defesa e a inovação, com impacto positivo para ambos os países.

O encontro criou expectativas para que a cooperação tecnológica se expanda para áreas como desenvolvimento de munições, drones de alta precisão e sistemas de monitoramento, elementos que poderão fortalecer a presença brasileira no cenário global de defesa. A visita reforça o alinhamento estratégico do Brasil com parceiros internacionais e a busca constante por inovação que sustente a segurança nacional e a excelência das Forças Armadas.

OUTRAS MÍDIAS


MUNDO GEO - DECEA recebe Certificação ISO 9001-2015 do Sistema de Gestão da Qualidade


Da Redação | Publicada em 14/11/2024 11:13

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu, no dia 8 de novembro passado, o Certificado de Conformidade ISO 9001-2015, do Sistema de Gestão da Qualidade Multisite (SGQM), durante a cerimônia realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado do Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, realizou a entrega do Certificado NBR ISO 9001: 2015 ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi

Em seu discurso, o Oficial-General destacou que a certificação demonstra a capacidade das Organizações de cumprir rigorosos requisitos de qualidade, melhorar a produtividade, otimizar recursos e tomar decisões baseadas em indicadores de desempenho confiáveis.

“Mais uma vez eu agradeço o trabalho da equipe do IFI que entendeu as necessidades do DECEA e nos concedeu esse Certificado de Conformidade ISO 9001-2015 – Multisite”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

O Diretor-Geral do DCTA ressaltou o papel fundamental do Departamento na promoção da qualidade e excelência nos processos de certificações emitidas pelo IFI.

“A concessão dessa certificação reafirma o compromisso do DECEA com a qualidade e a busca pela excelência operacional da prestação de serviços essenciais da aviação, além de reforçar o papel do IFI de garantidor da conformidade e confiabilidade da nossa indústria aeroespacial de defesa”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Certificado de Conformidade ISO 9001-2015 – Multisite

A ISO 9001 é o nome da norma internacional que certifica a excelência de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma Organização, tornando-se um selo internacional que atesta que a Instituição adota boas práticas de gestão a nível internacional.

No âmbito do DECEA, as organizações que já possuem as certificações emitidas pelo IFI são o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ).

Recentemente, o DECEA obteve uma nova certificação, classificada como Multisite, que marca um importante avanço para o Departamento dado o vulto da certificação. O escopo dessa certificação abrange a prestação de informações meteorológicas METAR e SPECI, disponibilizadas pelas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) em 29 aeroportos internacionais brasileiros.

Iniciado em 2019, o processo de certificação envolveu 36 sites do DECEA distribuídos em todas as regiões do país. Durante esse período, foram realizadas cerca de 38 auditorias, exigindo um esforço conjunto significativo das equipes do IFI e do DECEA.

Segundo o Chefe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão do IFI, Major Aviador Elkeaer Sezalpino Mioto, a certificação obtida reafirma o compromisso do DECEA com a qualidade e a busca contínua pela excelência na prestação de serviços essenciais à aviação.

“A adesão aos padrões ISO 9001:2015 permite ao DECEA não apenas fortalecer sua cultura de qualidade, mas também aprimorar sua capacidade de atender às demandas da Força Aérea, da aviação civil e às recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional, garantindo conformidade com os mais altos padrões internacionais”, disse o Oficial.

Com informações e imagens do DECEA.

O DECEA está confirmado como expositor na feira DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).