NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Portões abertos da FAB terá voos panorâmicos e exposições em Boa Vista

Tradicional evento ocorre no próximo domingo (20) na sede da FAB em Boa Vista.

Por G1 Rr | Publicada em 14/10/2019 18:29

A Força Aérea Brasileira, por meio da Ala 7, realiza no próximo domingo (20) mais o evento Portões Abertos 2019, em Boa Vista.

O evento terá entrada gratuita e será de 10h às 16h na sede da FAB na capital, localizada na rua Waldemar Bastos de Oliveira, 2990, bairro Aeroporto, zona Norte.

Durante o tradicional evento haverá sorteios de voos panorâmicos, exposição de aeronaves, equipamentos militares, apresentações da Banda de Música, de cães de guerra e outras atrações.

Para concorrer ao voo panorâmico é necessário a doação de uma alimento não perecível. Serão sorteados cerca de 30 voos, divididos no período da manhã e tarde.

Haverá ainda prestação de serviços da Defensoria Pública de Roraima, Liga de Combate ao Câncer e Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR).

Serviço

O QUE: Portões Abertos 2019

QUANDO: domingo (20), das 10h às 16h

ONDE: Ala 7, antiga Base Aérea, Waldemar Bastos de Oliveira, 2990, bairro Aeroporto

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DE NOTÍCIAS (PORTUGAL) - 827 milhões. Tribunal de Contas deu luz verde à compra dos aviões KC-390

Força Aérea vai operar cinco aeronaves militares novas do construtor brasileiro Embraer, adquiridas por 827 milhões de euros.

Manuel Carlos Freire Com Lusa | Publicada em 14/10/2019 19:03

O Tribunal de Contas deu parecer positivo ao contrato de compra dos KC-390 por 827 milhões de euros, soube o DN.

A decisão judicial de sexta-feira era o último passo que faltava para o negócio avançar em definitivo, depois de o contrato ter sido assinado em agosto passado pelo primeiro-ministro.

As aeronaves vão substituir os velhinhos Hércules C-130, que operam a partir da base aérea do Montijo.

O negócio inclui ainda a aquisição de um simulador de voo e a manutenção e sustentação logística das aeronaves e a aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros que autorizou a despesa, de 29 de julho passado.

O primeiro destes aviões de carga e transporte será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

Portugal é o primeiro país europeu a adquirir os KC-390, que são produzidos maioritariamente no Brasil, com componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, divulgou na altura o Ministério da Defesa Nacional.

FATO AMAZÔNICO - Aleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB - Fato Amazônico


Publicada em 14/10/2019 19:07

Comemorado em 23 de outubro, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) será celebrado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em uma Sessão Especial, proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos). A homenagem será realizada no próximo dia 21, às 10h, no Plenário Ruy Araújo.

A data também é uma homenagem ao primeiro voo do 14 Bis, realizado pelo aviador Alberto Santos Dumont no dia 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, que marcou o início da aviação no mundo.

Para o autor da propositura, essa homenagem da Assembleia Legislativa, como representante da sociedade amazonense, reconhece o valor da Força Aérea Brasileira.

“É uma homenagem justa e merecida aos homens e mulheres que dedicam as vidas à aviação brasileira, transportando, vigiando, protegendo e cortando os céus do nosso país”, justificou o deputado João Luiz, autor da propositura.

A solenidade contará com a presença de representantes da guarnição de Aeronáutica de Manaus e das demais Forças Armadas.

AEROMAGAZINE - FAB participa de exercício internacional sobre vigilância espacial

Brasil espera que experiência auxilie na criação de um sistema de vigilância espacial no país

Publicada em 14/10/2019 16:00

A FAB participou de um dos principais exercícios mundiais sobre segurança espacial, quando o major aviador Rafael de Almeida Duque, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), integrou o Global Sentinel 2019.

O exercício ocorreu na cidade de Suffolk, nos Estados Unidos, sendo uma atividade multinacional para promoção da segurança espacial, cooperação entre os países e troca de dados sobre vigilância espacial com o intuito de aumentar a consciência situacional espacial (Space Situational Awareness, em inglês).

O tema de vigilância espacial tem sido cada vez mais importante no contexto geopolítico global, tendo dos Estados Unidos inclusive anunciado a criação de uma agência dedicada ao tema. O Global Sentinel 2019 contou com a participação dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia do Sul, Espanha e Inglaterra, que juntos revisaram e implementaram processos e táticas, bem como, estabeleceram uma doutrina combinada para operações de vigilância espacial.

De acordo com a FAB, a atividade de Monitoramento Espacial está prevista no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, o que levou o Brasil ter interesse em participar como observador no exercício multinacional. A expectativa é que o acesso aos padrões internacionais, incluindo modelos de doutrina e procedimentos possam auxiliar na criação e a operação de uma unidade de vigilância espacial no Centro de Operações Espaciais brasileiro.