NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


AFA espera 68 mil pessoas para o Portões Abertos neste domingo em Pirassununga; programação

Evento tradicional tem atividades aéreas e em solo, exposição de aviões especiais e atrações para toda a família das 8h às 17h30. Distribuição de ingressos foi encerrada na sexta-feira (13)

Por G1 São Carlos E Araraquara | Publicada em 14/09/2019 14:42

A Academia da Força Aérea (AFA) espera receber 68 mil pessoas neste domingo (15) para o tradicional Portões Abertos, que ocorre em Pirassununga (SP).

O evento terá diversas atividades aéreas e em solo, como exposição de aeronaves, exibição da Esquadrilha da Fumaça, atrações para crianças e praça de alimentação.

A distribuição dos ingressos gratuitos foi feita em quatro lotes, desde 6 de agosto, e encerrada na última sexta-feira (13), às 14h.

Para evitar que o evento cause congestionamento, a AFA pede que os visitantes cheguem o mais cedo possível.

Programação
8h – Chegada da Scoda.
8h20 – Exposição de Pegasus.
8h55 - Chegada do Águia.
9h – Chegada do KC-390.
9h11 – Apresentação da Esquadrilha Apolo.
9h27 – Esquadrilha Cometa.
9h43 – Comitê Brasileiro de Acrobacia (CBA) com Guilherme Censoni.
9h55 – Aeromodelos Aero.
10h10 – Exposição do Pegasus.
10h35 – Esquadrilha Ceu.
10h40 – Apresentação de drones.
10h40 – Esquadrilha da Fumaça.
11h50 – Aeroclube Pirassununga.
12h02 – Passagem do Falcão com Souza Melo.
12h13 – Exposição do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).
12h27 – Esquadrilha Ceu.
12h48 – Apresentação do piloto Ferrari com a aeronave RV-8 PP-XCW.
13h09 – Apresentação do piloto Vinicius Oliveira com a aeronave PR-ZVK.
13h25 – Apresentação do Acro 1 com a aeronave PP-KDZ
13h41 – Exposição de aeromodelos.
13h52 – Esquadrilha Fox.
14h13 – Apresentação do Acro 2.
14h29 – Saída da Esquadrilha Ceu.
14h34 – Comitê Brasileiro de Acrobacia (CBA) com Guilherme Censoni.
14h55 – Saíde da Scoda.
15h02 – Panorâmico com o Pegasus.
15h05 – Apresentação dos Falcões.
15h45 – Apresentação do F-5.
15h56 – Apresentação de drones.
16h - Esquadrilha da Fumaça.
17h01 – Saída do Acro 1.

17h07 – Saída do Acro 2.

17h13 – Saída do Comitê Brasileiro de Acrobacia (CBA).

17h19 – Saída do Águia.

JORNAL DA BAND - TV


Militares auxiliam no transporte de órgãos e pacientes

Militares das Forças Armadas atuam na segurança nas fronteiras, levam atendimento médico à população e transportam órgãos para salvar vidas. Nesta semana, a série especial missão Brasil mostrou as dificuldades desse trabalho em áreas isoladas do País.

Publicada em 14/09/2019 21:03

OUTRAS MÍDIAS


MEON - Inscrições para Vestibular 2020 do ITA terminam neste domingo; veja datas

Primeira fase acontecerá no dia 1º de dezembro

Gabriela Mancilha | Publicada em 14/09/2019 09:33

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)recebe as inscrições para o Vestibular 2020 somente até este domingo (15) em São José dos Campos. São oferecidas 120 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 140. O vestibular será dividido em duas fases e a primeira está prevista para o dia 1º de dezembro.

A prova da 1ª fase será composta de 15 questões objetivas de Matemática, 15 questões objetivas de Física, 15 questões objetivas de Química, 15 questões objetivas de Português e 10 questões objetivas de Inglês.

Já a segunda fase contará com 10 questões dissertativas de Matemática, 10 questões dissertativas de Física, 10 questões dissertativas de Química, e a produção de uma redação com até 28 linhas.

São 25 vagas destinadas a quem tem interesse de seguir carreira militar, sendo cinco (20%) dessas destinadas a autodeclarados negros. As outras 95 vagas são para não-optantes à carreira militar – sendo 19 (20%) para cota racial.

O instituto tem um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Em 2019, 10.788 pessoas se inscreveram, o que corresponde a uma concorrência de 98 por vaga – 67% dos candidatos vieram de escolas particulares.

Inscrições: até 15 de agosto (domingo)

1ª fase: 1º de dezembro 

2ª fase: 12 e 13 de dezembro 

DEFESATV - Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica participa da cerimônia de 30 anos do caça AMX, na Itália


Por Redação Defesatv | Publicada em 15/09/2019 07:00

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, participou, nos dias 12 e 13 de setembro, na Itália, das comemorações alusivas aos 30 anos da entrada em operação do projeto binacional ítalo-brasileiro AMX, designado na Força Aérea Brasileira como A-1.

Na quinta-feira (12), o Tenente-Brigadeiro Amaral foi recebido na Base Aérea de Istrana e passou em revista à Guarda de Honra. Em seguida, foi recepcionado pelo Prefeito da cidade de Treviso, Mário Conte, para o lançamento do livro comemorativo aos 30 anos de operação da aeronave AMX.

“Agradeço, em nome do Comandante da Aeronáutica, a recepção aqui na Itália. O Projeto AMX foi um marco na colaboração entre os países e proporcionou o desenvolvimento de suas Forças Aéreas, bem como das indústrias brasileira e italiana, sendo uma das razões para a Embraer ter se tornado a terceira maior fabricante de aviões do mundo”, disse o Oficial-General brasileiro.

Na sexta-feira (13), o Comandante da Aeronáutica Militar Italiana (AMI), Tenente-Brigadeiro Alberto Rosso, acompanhou o Chefe do EMAER em uma solenidade militar. No mesmo local, foram montadas exposições estáticas de aeronaves e foi realizada a apresentação da Frecce Tricolori, o Esquadrão de Demonstração Aérea italiano. As atrações foram abertas ao público e contaram com a presença da comunidade local.

O  Tenente-Brigadeiro Rosso agradeceu a presença do Chefe do EMAER e, também, a cooperação entre a Força Aérea Brasileira e a Italiana. “O AMX escreveu uma história de sucesso na Força Aérea Italiana por ter voado, apenas em combates, no Afeganistão, Líbia e Kuwait, mais de 18.000 horas”, ressaltou.

Aeronave

O caça A-1 modernizado é operado por duas Unidades Aéreas na FAB: Esquadrão Poker (1º/10º GAV) e Esquadrão Centauro (3º/10º GAV), ambos sediados na Ala 4, em Santa Maria (RS). As aeronaves são capazes de realizar missões de Ataque, Reconhecimento Aéreo e Apoio Aéreo Aproximado, dentre outras.

PODER AÉREO - Gripen E: Gripen desdobrado na FAB

Aquisição de equipamentos para apoio de aeronaves em locais distantes

Publicada em 15/09/2019 07:27

O Gripen E possui uma excepcional capacidade de operar a partir de pistas remotas com o mínimo de auxílio. Esta capacidade foi herdada das versões anteriores do caça (na foto acima um JAS Gripen operando a partir de uma rodovia sueca) e dos projetos de aeronaves que o antecederam, como o Viggen e o Draken. Em outras palavras, os suecos possuem longa experiência neste ramo e desenvolveram equipamentos específicos para este tipo de operação.

O Brasil, por outro lado, é um país de grandes dimensões e pouca infraestrutura. Nem sempre contamos com instalações adequadas para a operação de aeronaves sofisticadas. É muito bem-vindo possuir caças que exijam o mínimo de apoio em solo, além de equipamentos de apoio que sejam facilmente transportáveis.

Diante disto perguntamos ao brigadeiro do ar Valter Borges Malta (presidente da COPAC) se o pacote de aquisição das aeronaves incluía tais equipamentos. O oficial respondeu que o pacote não se restringe à aquisição dos caças propriamente ditos, mas também inclui todo o equipamento necessário para a operação das aeronaves, inclusive operações desdobradas.

Como é de conhecimento geral, a unidade aérea que receberá e hospedará o Gripen será a Ala 2, sediada em Anápolis, no estado de Goiás, distante poucos quilômetros da capital Brasília. O brigadeiro Malta fez questão de ressaltar a importância dos deslocamentos dos caças para que a Força Aérea Brasileira cumpra a sua missão. Ou seja, a FAB pretende sim empregar o Gripen em bases de desdobramento, aeródromos civis, o que inclui pistas remotas e curtas.

Rodovias – Por outro lado, o uso dessas aeronaves a partir de trechos de rodovias, operações que são treinadas com frequência na Suécia, é um problema um pouco mais complexo no caso brasileiro. Ainda que esse tipo de treinamento seja feito com alguma frequência por esquadrões da FAB, a disseminação dessas operações ao longo do território nacional, utilizando o novo caça, depende de questões como o projeto de pavimento rodoviário, características geométricas do traçado, entre outras. E essas questões fogem do controle do Comando da Aeronáutica

Veja também nos posts abaixo exemplos de operação do Gripen C a partir de trechos de rodovias