NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Duas cidades do interior paulista terão a Esquadrilha da Fumaça neste fim de semana


Juliano Gianotto | Publicada em 14/06/2024 15:18

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) fará duas apresentações neste fim de semana. Uma no sábado (15), às 16h, no aeródromo em Rio Claro (SP) e a outra no domingo (16), às 11h30, na Esplanada da Igreja São José, na cidade de Tambaú (SP).

No mês de junho, a agenda da Esquadrilha da Fumaça segue repleta de demonstrações aéreas. Neste final de semana, a cidade de Rio Claro contará com a demonstração dos A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) para celebrar o aniversário da cidade. Em Tambaú, depois de 26 anos, a população da cidade volta a receber a FAB no término da tradicional Marcha da Fé.

A Força Aérea segue operando em diversas frentes para apoiar o Rio Grande do Sul, e a Esquadrilha da Fumaça continua suas demonstrações, incentivando o apoio à região.

“É sempre satisfatório poder representar a Força Aérea com a Esquadrilha da Fumaça nas cidades próximas à Pirassununga (SP), onde estamos sediados, na Academia da Força Aérea (AFA) e também, mesmo que de longe, poder proporcionar uma mensagem de apoio aos irmãos do Rio Grande do Sul. Sem dúvida será um fim de semana marcante para nós estarmos presentes na celebração dos 197 anos de Rio Claro e na Marcha da Fé em Tambaú, assim como para o público que comparecer nas apresentações”, afirma o Capitão Aviador Helton dos Santos Furlan, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

15 de junho
Rio Claro (SP)
Horário: 16h00
Local:
Aeroclube de Rio Claro, Av. Pres. Kennedy, 601 – Jardim Quitandinha, Rio Claro–SP

16 de junho
Tambaú (SP)
Horário: 11h30
Local: Esplanada da Igreja São José – Av. Angelina Lepri Biasoli, 800, Tambaú–SP

PORTAL AEROFLAP


FAB emite alerta para conscientizar sobre o perigo de balões


Andre Ribeiro | Publicada em 14/06/2024 13:50

Tradicionalmente no Brasil, no período de maio a julho, há um aumento de ocorrências de balões no espaço aéreo, o que aumenta os riscos à vida de terceiros.

Na última segunda-feira (10), a Força Aérea Brasileira emitiu uma nota em seu site oficial para conscientizar a população, utilizando dados disponibilizados pelo CENIPA, sobre os perigos diretamente envolvidos nessa prática.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba são líderes no ranking de reportes de balões de ar quente não tripulados neste período. Somente neste ano, já foram somados os registros de 186 avistamentos.

De acordo com as fontes fornecidas pela FAB, o CENIPA declara que foram registrados 23 reportes no Aeroporto Santos Dumont, 21 reportes no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, e 14 reportes no Aeroporto de Bacacheri em Curitiba.

A nota também alerta que o perigo pode aumentar ainda mais sob condições de mal tempo, pois a visibilidade diminui e um desvio necessário se torna impossível. O impacto de uma colisão com um balão pode atingir 250 toneladas, dependendo de sua massa e da velocidade da aeronave. Por exemplo, um balão de 15 quilos, considerado pequeno, ao colidir com um avião voando a aproximadamente 300 km/h, gera um impacto de três toneladas e meia.

“O Departamento de Controle do Espaço Aéreo está atento para a questão envolvendo os balões não tripulados. São adotados procedimentos quando um balão é avistado. A primeira ação tomada pelos controladores de tráfego aéreo ao receber esses reportes é notificar todos os operadores na vizinhança do avistamento do balão. Os pilotos também são alertados quanto a esse tipo de ocorrência por meio do ATIS, uma mensagem periódica gravada que informa sobre as condições do aeroporto e suas proximidades” declara o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, o Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Por fim, a nota reafirma a importância da conscientização geral da população sobre o assunto e encoraja a denúncia por meio do número 190, da Polícia Militar.