NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Quinto voo da FAB decola do Líbano com destino ao Brasil com 220 pessoas

Desde início da operação, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano pelo governo brasileiro. Operação teve início após acirramento da disputa entre Israel e Hezbollah.

Redação | Publicada em 13/10/2024 12:19

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o quinto voo destinado à operação de repatriação de brasileiros no Líbano decolou às 12h deste domingo (13) do aeroporto de Beirute com destino ao Brasil, transportando 220 pessoas e dois animais de estimação.

Desde o início da operação, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano pelo governo brasileiro.

Os passageiros são brasileiros, estrangeiros parentes de primeiro grau dos cidadãos e estrangeiros que foram transportados pela FAB a pedido dos governos dos seus respectivos países.

Segundo o governo, a composição da lista de passageiros prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros que não residem no Líbano.

 

O avião da FAB deixou o Brasil no sábado (12) com destino ao Líbano, logo depois de trazer ao país os 211 passageiros do quarto voo da operação de repatriação.

Veja abaixo quantas pessoas foram repatriadas em cada voo da FAB:

Primeiro voo: 229 pessoas;

Segundo voo: 227 pessoas.

Terceiro voo: 217 pessoas;

Quarto voo: 211 pessoas.

Assim como aconteceu nos voos anteriores, está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).

A operação

A operação foi deflagrada com o acirramento do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano.

A comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 21 mil pessoas e é a maior entre os países da região, à frente de países como Israel (14 mil), Emirados Árabes Unidos (9,6 mil) e Jordânia (3 mil).

Pelas estimativas do governo brasileiro, com base nos formulários preenchidos pela população no Líbano, cerca de 3 mil pessoas devem deixar Beirute e seguir em direção ao Brasil.

Diante disso, a FAB calcula ser possível repatriar, em média, cerca de 500 pessoas por semana, de acordo com as condições de segurança no Líbano. Isto é, o número pode aumentar ou diminuir conforme os bombardeios se intensifiquem ou fiquem mais brandos.

Mesmo assim, o Ministério das Relações Exteriores tem orientado as pessoas que também tentem deixar o Líbano por meios próprios caso tenham condição.

“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação”, informou o Itamaraty em comunicado

Segundo o governo, quando as pessoas desembarcam no Brasil, recebem apoio de equipes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, além de funcionários da Polícia Federal e da Receita Federal.

PORTAL AEROIN


Avião laboratório da Força Aérea Brasileira voa até o Paraguai para aferir aeroportos locais


Carlos Ferreira | Publicada em 13/10/2024 10:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Paraguaia anunciaram a realização de trabalhos de inspeção e validação em voo de sua aeronave laboratorial Embraer Legacy 500 no Paraguai entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024. As atividades são parte de um esforço contínuo para garantir a eficiência e a eficácia das operações no país vizinho.

De acordo com informações do Governo do Paraguai, o cronograma incluiu a passagem pela infraestrutura de vários aeroportos paraguaios. No primeiro e segundo dias, as operações tiveram lugar no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, que atende Assunção, capital do país. Nos dias 9 e 10 de outubro, as atividades se deslocaram para o Aeroporto Internacional Guarani, na região do Alto Paraná. A movimentação culminou no dia 11 de outubro, com a realização de atividades no Aeródromo “Hernandarias / Itaipú”, em Ciudad Hernandarias, também no Departamento Alto Paraná. Estes trabalhos são essenciais para a manutenção da operacionalidade dos aeroportos, já que a aeronave laboratório contribui para aferir os sistemas de aproximação e pouso por instrumentos, bem como para calibrá-los. A colaboração com as autoridades paraguaias, representadas pela DINAC (Dirección Nacional de Aeronáutica Civil), ressalta o compromisso de ambas as nações em garantir a segurança e a excelência operacional nas operações aéreas.

PORTAL PODER AÉREO


IMAGENS: Caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira chegam a Natal-RN para o exercício Cruzex 2024


Redação | Publicada em 13/10/2024 14:37

Segundo o Blog Spotter Brasil-RN, desde o sábado, 12 de outubro, esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a chegar à Base Aérea de Natal para o início do Exercício Cruzex 2024, uma das principais operações de treinamento militar da América Latina. No sábado, três caças F-5EM e um F-5FM do 1º/1º Grupo de Aviação Caça pousaram na base.

No domingo, 13 de outubro, o movimento continuou com a chegada de quatro F-5EM do Esquadrão Pampa e cinco caças F-39 Gripen do Esquadrão Jaguar, com as aeronaves de número 4102, 4103, 4106, 4107 e 4108. Além disso, um avião de transporte C-105 Amazonas do Esquadrão Arara também chegou à base.

VÍDEO: Chegada dos caças F-39 Gripen a Natal-RN

O Exercício Cruzex 2024 reúne forças aéreas de diferentes países e tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as nações participantes em missões de combate aéreo, defesa e apoio logístico, fortalecendo a capacidade de atuação conjunta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL AEROFLAP


FAB exibe aeronaves H-55 e T-25 em shopping de Guaratinguetá (SP) para comemorar o Dia do Aviador


Juliano Gianotto | Publicada em 13/10/2024 09:50

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), em parceria com o Buriti Shopping Guará, promoveu, entre os dias 03 e 06/10, a exposição Entre Céu e Nuvens, como parte das celebrações alusivas ao Mês da Asa, que comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A cerimônia de abertura contou com a presença do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, e com a participação da Banda de Música, que abrilhantou o evento com uma apresentação que incluiu o Hino dos Aviadores, além de canções nacionais e internacionais.

Com o objetivo de não apenas informar, mas também despertar o interesse das novas gerações pela aviação e pela carreira militar, a exposição apresentou uma variedade de equipamentos, projetos e atividades relacionadas às especialidades atualmente existentes na EEAR.

Entre os estandes, destacaram-se o da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo, onde os visitantes puderam acompanhar, de forma interativa e em tempo real, o serviço da torre de controle do Aeroporto de Guarulhos (SP), e o da especialidade de Enfermagem, que exibiu uma representação de um Hospital de Campanha (HCAMP).

Além disso, a mostra contou com a exposição das aeronaves T-25 Universal e H-55 Esquilo, além de uma réplica da aeronave Demoiselle, considerada uma das criações mais notáveis do pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont.

“A exposição da EEAR foi incrível, muito enriquecedora e proporcionou uma experiência maravilhosa. Em alguns momentos, parecia que estávamos em um cenário típico de filmes de guerra, cercados por toda essa atmosfera de aviação militar. Foi, sem dúvida, um grande incentivo para as futuras gerações”, destacou Anne Lauria Azevedo Rosa, moradora de Guaratinguetá e visitante do evento.