NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 073/2025 - 14/03/2025
Comando Conjunto da FAB e do Exército destrói dragas utilizadas no garimpo ilegal
Ação foi realizada na Terra Indígena Yanomami em Roraima e empregou explosivos para destruir as estruturas utilizadas pelos garimpeiros
Luiz Fara Monteiro | Publicada em 13/03/2025 18:27
O Comando Conjunto Catrimani II, das Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo do estado de Roraima, conduziu uma operação na última semana com o objetivo de desarticular estruturas vinculadas ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY).
A ação foi integrada por militares do Exército Brasileiro (EB), que foram transportados por uma aeronave H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB). As equipes partiram de Boa Vista (RR) em direção a locais onde foram identificadas dragas usadas pelo garimpo ilegal.
Após o deslocamento aéreo, os militares desembarcaram e iniciaram as buscas na região para encontrar trilhas de acesso às dragas. Foram localizados um motor, uma antena de internet via satélite, uma bateria de caminhão, um painel solar e equipamento de mergulho.
Ao chegar às dragas, foram empregados 50 quilos de explosivos para a destruição de cada uma e mais seis quilos no motor encontrado. Em seguida, os militares se deslocaram para uma área de segurança e executaram as detonações.
Comando Conjunto Catrimani II
A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na Terra Indígena Yanomami.
Forças Armadas Realizam Exercício de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento na Base Aérea de Santa Maria
Luiz Camões | Publicada em 13/03/2025 13:57
Entre os dias 10 e 24 de março de 2025, a Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, sedia o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025). O treinamento reúne aproximadamente 350 militares das três Forças Armadas do Brasil, com o objetivo de aprimorar a capacidade de monitoramento e análise em diversos domínios operacionais.
Objetivos e Importância do Exercício13
O EXOP IVR 2025 visa capacitar os militares em operações de reconhecimento aeroespacial, patrulha marítima, defesa cibernética e controle aéreo avançado. O treinamento busca explorar os limites tecnológicos dos sensores embarcados, fortalecer a interoperabilidade entre as Forças e contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar brasileira.
Workshop do DECEA fortalece a implementação de Torres de Controle Digitais na América Latina
Juliano Gianotto Juliano Gianotto | Publicada em 13/03/2025 13:34
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizado no Rio de Janeiro, é a sede do Taller Torres de Controle Digitais/Remotas. O evento, que acontece no período de 10 a 14 de março, é promovido em colaboração com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e a Agência Europeia para a Segurança Operacional da Aviação (EASA), e organizado pela Comissão de Estudos Relativos a Navegação Aérea Internacional (CERNAI).
O workshop tem como objetivo fortalecer as capacidades dos Estados no desenvolvimento de regulamentações demandadas na implementação de uma torre de controle digital/remota, abordando princípios fundamentais, normas internacionais e melhores práticas para a gestão dessas tecnologias emergentes na prestação de serviços de tráfego aéreo.
O evento é direcionado aos especialistas designados pelos prestadores de serviços de navegação aérea dos Estados membros do Sistema Regional de Cooperação para Vigilância da Segurança Operacional (SRVSOP). Além de representantes do Brasil, o workshop conta com a participação de membros de diversos países Sul-Americanos, como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai; e da América Central, como Cuba e Panamá.
Também estão presentes no Taller Torres de Controle Digitais/Remotas representantes da indústria, através das empresas FREQUENTIS, ATC Systems, INDRA, ALG e SAAB. A diversidade dos participantes agrega nas discussões uma diferente perspectiva pela expertise dessas empresas acerca do tema sobre implementação de torres de controle digitais/remotas.
A cerimônia de abertura, realizada nesta segunda-feira (10/03), contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha; do Chefe do Subdepartamento Técnico e Presidente do GREPECAS, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; do representante da OACI, Roberto Sosa; e do representante do SRVSOP, Fernando Zeledón. Na ocasião, o Coronel Jorge Avila, representante da CERNAI, apresentou a agenda de atividades do workshop, que inclui uma visita técnica às instalações da primeira Torre de Controle Digital/Remota da América Latina instalada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC).
TV PARAGUAÇU - Paraguaçuenses ficaram encantados com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Acrobacias de tirar o fôlego deixaram os paraguaçuenses admirados.
Redação | Publicada em 13/03/2025 11:54
Paraguaçu Paulista celebrou seus 100 anos de história nesta quarta-feira, dia 12, e recebeu a Esquadrilha da Fumaça, em uma apresentação no Centro de Convergência que atraiu um grande público e deixou os paraguaçuenses encantados.
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do "Esquadrão de Demonstração Aérea" (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), cujo objetivo é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.
A aeronave usada pela Esquadrilha da Fumaça é o Embraer A-29 Super Tucano, um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do Brasil atualmente.
O Embraer A-29 Super Tucano tem comprimento de 11,30 m, altura de 3,97 m e peso máximo de decolagem de 5.400 kg, atingindo a velocidade máxima nivelada de 590 quilômetros por hora (km/h).
A apresentação conta com a participação de sete pilotos em sete aeronaves. Um oitavo piloto fica no chão fazendo a locução. Em média, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias, que variam de acordo com a meteorologia e o local da apresentação.
A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Paraguaçu Paulista foi em 2010. Nesta quarta, as acrobacias de tirar o fôlego deixaram os paraguaçuenses encantados e admirados com a coragem, segurança e experiência dos pilotos, que deram um verdadeiro show no ar.
MEON - FAB abre inscrições para Curso Preparatório de Cadetes do Ar
São 150 vagas para homens e mulheres
Redação | Publicada em 13/03/2025 17:16
A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar de 2026 (CPCAR/2026). Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de março, no site oficial. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.?
O curso, oferecido na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), disponibiliza 150 vagas para candidatos de ambos os sexos.
Para se inscrever, é necessário atender aos requisitos estabelecidos no edital, como ter entre 14 e 18 anos até 31 de dezembro de 2026 e possuir o Ensino Fundamental completo até a data da Concentração Final do Exame.?
O processo seletivo inclui provas escritas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação, que ocorrerão no dia 22 de junho de 2025. Além disso, os candidatos passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para aqueles que optarem pelas vagas reservadas a candidatos negros) e validação documental.
Os candidatos aprovados em todas as etapas e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar à EPCAR no dia 10 de janeiro de 2026 para a habilitação à matrícula. O curso tem duração de três anos e, ao final, os alunos receberão os certificados de conclusão do Ensino Médio e do CPCAR. Além disso, poderão concorrer às vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).
Para mais informações, os interessados devem consultar o edital disponível no site da FAB.
EDIÇÕES ANTERIORES
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025
111 de 21/04/2025
110 de 20/04/2025
109 de 19/04/2025
108 de 18/04/2025
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025
105 de 15/04/2025