NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Oito A-29 Super Tucano da Fumaça e um KC-390 cruzam a densa Amazônia e chegam à Colômbia


Por Juliano Gianotto | Publicada em 12/07/2023 14:01

Após 6 anos desde a sua última passagem em terras colombianas, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) chega à cidade de Rionegro, em Antioquia, para sua participação na décima-primeira edição da Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR).

A feira, uma das principais da América do Sul, ocorre de 12 a 16 de julho, no Aeroporto Internacional José María Córdova, principal terminal de Medellín, e é organizado em conjunto pela Força Aérea Colombiana e pela Aeronáutica Civil do país.

Saindo de sua sede na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça passou por Salvador e Brasília, antes de dar início ao Circuito Santos Dumont 150 Anos, série de demonstrações que contemplaram as cidades de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, Ariquemes, em Rondônia, Rio Branco, no Acre, Porto Velho, também em Rondônia, Manaus, no Amazonas e por fim Boa Vista, em Roraima.

Nesta etapa, a Esquadrilha da Fumaça recebeu apoio de uma aeronave C-105A Amazonas (FAB2807), do 1º/15º Grupo de Aviação – Esquadrão “Onça”, que deu suporte e transportou materiais e os demais integrantes da Esquadrilha.

Após a última demonstração em Boa Vista, no último domingo (9), a Esquadrilha da Fumaça embarcou para maior trajeto de todo o circuito. Na última terça-feira (11), 8 aeronaves A-29 Super Tucano partiram rumo à Colômbia, realizando uma escala técnica em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, antes de seguir para Rionegro. As aeronaves utilizaram tanques extras externos para aumentar a autonomia de voo.

Para a etapa, uma aeronave Embraer KC-390 Millennium (FAB2854) do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) cruzou a densa floresta em pouco mais de 1.900 quilômetros, e duas horas e quarenta de voo, transportando materiais e os demais militares como pilotos e Anjos da Guarda.

Demonstrações na Colômbia

A Fumaça inicia sua campanha de demonstrações na F-AIR já se apresentando nesta quarta-feira (12), às 15h40. As apresentações seguem nos dias 14 e 15 (sexta-feira e sábado), às 16h00 locais.

Nestas ocasiões, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça poderão mostrar novamente as capacidades do A-29 diante dos voos a pouco mais de 2.200 metros do nível do mar. Neste patamar, o ar rarefeito interfere no rendimento das aeronaves, algo provado pelos A-29 durante a última participação em 2017.

Vale destacar que o Esquadrão se preparou para a realizar demonstrações em condições semelhantes às encontradas na F-AIR. Em junho passado, as aeronaves realizaram voos de treinamento sobre a cidade de Monte Verde, sul de Minas Gerais. O local possui as condições de relevo e altitude semelhantes à da Colômbia e prepararam os militares para as acrobacias.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o evento deve contar com a presença do grupo acrobático ‘Arpía 51‘, equipados com equipado helicópteros AH-60L Arpía, da Esquadrilha Acrobática T-27 Tucano, do F-16 Viper Demo Team, da equipe militar de paraquedismo ‘Águila de Gule‘, da Força Aérea Colombiana e da equipe de paraquedismo ‘Wings of Blue‘, da Força Aérea dos Estados Unidos.

Esta é a primeira demonstração internacional da Esquadrilha da Fumaça no ano de 2023. A última missão fora do país ocorreu no ano passado, por ocasião da Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), ocorrida no Chile.

PORTAL DEFESANET


Operação Agata Conjunta Sul apresenta seus resultados no combate aos crimes transfronteiriços


Ricardo Fan | Publicada em 12/07/2023 14:45

Porto Alegre (RS) – Em dez dias de Operação Conjunta Ágata Sul, mais de 5 toneladas de drogas e 43 toneladas de produtos agropecuários ilegais foram retirados de circulação. Entre os materiais apreendidos, também estão 12 veículos e seis embarcações, além de redes de pesca, armas e munições. O prejuízo total ao crime organizado é estimado em aproximadamente 10 milhões de reais.

Em torno de 4 mil militares e agentes federais e estaduais desenvolvem diversas ações de combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais em toda a fronteira terrestre e marítima da região Sul do país. Além de reprimir a ocorrência de ilícitos transfronteiriços, como tráfico de drogas, de armas, de pessoas, descaminho e crimes ambientais, a Operação Conjunta Ágata Fronteira Sul reforça a presença do Estado na Faixa de Fronteira. A intenção é promover ainda a conscientização quanto às consequências da prática desses crimes, que são associados ao aumento da violência tanto nas cidades fronteiriças quanto nos grandes centros urbanos do país.

Missão constitucional

A Constituição Federal do Brasil estabelece que a faixa de até 150 km de largura ao longo das fronteiras terrestres é considerada fundamental para a defesa do território nacional, sob responsabilidade das Forças Armadas. A atuação ocorre por meio de ações preventivas e repressivas, no combate a delitos transfronteiriços e ambientais na Faixa de Fronteira, incluídas suas águas interiores e a costa marítima.

Operação Conjunta Ágata Sul

Este ano, de forma inédita, a Operação Ágata Conjunta Sul é realizada simultaneamente com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai, de forma que as mesmas ações realizadas no Brasil ocorrem na região de fronteira dos países vizinhos. Todo o controle da Operação Ágata Conjunta Sul é realizado diretamente do Centro de Coordenação de Operações (CCOP) do Comando Militar do Sul (CMS), em Porto Alegre (RS), onde está montado o Comando Conjunto Sul, responsável por receber e coordenar todas as ações da operação em tempo real.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO RIO - Através de simulação, Santos Dumont visita as Unidades de Controle Aéreo Brasileiras

Força Aérea Brasileira celebra 150 anos de Santos Dumont com vídeo que simula visita do Pai da Aviação às unidades

Por Larissa Ventura | Publicada em 12/07/2023 14:07

No dia 20 de junho, Santos Dumont, o brasileiro internacionalmente conhecido por inventar o avião, completaria 150 anos. Em comemoração ao aniversário do Pai da Aviação, a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou o curta-metragem “Uma viagem inesperada”, que simula uma visita do inventor às instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização responsável pelo gerenciamento do tráfego de aeronaves, civis e militares, em todo o país.

O vídeo começa com o inusitado pouso de Dumont, com o seu 14 bis, em 2023, no aeroporto que leva o seu nome, no Rio de Janeiro. Em seguida, ele se dirige ao complexo de unidades da FAB que fica ao lado do aeródromo. No local, estão as órganizações do DECEA, responsáveis por todos os serviços relacionados à aviação brasileira, desde o planejamento das rotas aéreas, passando pelos serviços de cartografia e meteorologia aeronáutica, até o controle das aeronaves em voo e nos procedimentos de pousos e decolagens.

Após conhecer as avançadas instalações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), Dumont se despede do Rio de Janeiro e dos tempos atuais em uma aeronave da FAB, o moderno Legacy 500, do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A unidade é responsável pela inspeção dos equipamentos de navegação aérea em todos os aeroportos do Brasil.

Antes de partir, uma das mais importantes figuras históricas do país se emociona ao pensar nas nobres funções de sua invenção, o avião, como a conexão entre pessoas de diferentes partes do mundo, o transporte de órgãos para transplante, o serviço de busca e salvamento e os atendimentos a comunidades remotas em todo o território nacional, realizados pela FAB. O vídeo está disponível no site do DECEA e para download por meio deste link.

O curta é apenas uma das ações em comemoração ao aniversário de Santos Dumont, que se estenderão ao longo de todo o mês de julho, incluindo apresentações da Esquadrilha da Fumaça e inauguração de sala histórica na Casa de Santos Dumont, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Serviço: 

Curta-metragem: Uma Viagem Inesperada
Produção: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB).

RADIO AGORA VALE FM - Domingo Aéreo


Redação | Publicada em 12/07/2023 14:35

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizará o Domingo Aéreo, este ano, em homenagem aos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação e Herói Nacional, Santos Dumont. - Aeroporto Internacional de São José dos Campos Professor Urbano Ernesto Stumpf

O evento é uma oportunidade da população conhecer e prestigiar os trabalhos realizados pelos militares da Força Aérea Brasileira, reunindo entretenimento, conhecimento e solidariedade em um único dia.


Neste ano o evento contará com: show aéreo, exposição de aeronaves, exposição tecnológica, apresentações artísticas, aeromodelismo e, ainda, uma programação voltada para o público infantil com espaço kids.

ATENÇÃO:
* A entrega é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso pelo site sympla.

* 2º LOTE: Será aberto no dia 15/07, sábado às 8h. O primeiro lote já foi encerrado!

* Criança até 12 anos é isenta de inscrição para o evento.

* Doando um quilo de alimento não perecível na entrada do evento você concorrerá ao sorteio de um voo panorâmico.

ÁREA MILITAR - Assembleia Legislativa do Ceará realiza homenagem ao Pai da Aviação - Área Militar


Redação | Publicada em 12/07/2023 13:19

Na segunda-feira (10/07), a Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza (GUARNAE-FZ) participou de uma Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), em homenagem ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. O evento foi presidido pelo Deputado Fernando Hugo, autor da proposta, e contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho; do Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão do Exército, Cristiano Pinto Sampaio, dentre outras autoridades militares e civis.

Na ocasião, foram entregues diplomas de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira às seguintes personalidades e instituições: 10ª Região Militar do Exército Brasileiro; Grupo M. Dias Branco; Associação dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica em Fortaleza (ASSAF B25); Joaquim Antônio Caracas Nogueira, idealizador do Museu EPCAR-73/AFA-76, localizado em Guaramiranga (CE); Coronel Aviador Veterano Francisco Laelio de Oliveira Bedê, estudioso e autor de diversos livros sobre Santos Dumont.

Em seu discurso, o Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Lauro ressaltou a importância de celebrar a data. “Homenagear os 150 anos do nascimento de Santos Dumont é uma ocasião importante para recordar o trabalho e o legado desse grande brasileiro. A nossa intenção é de motivar cada cidadão brasileiro, principalmente nossas gerações mais jovens, a acreditar em seu potencial, a criar e a buscar soluções para o desenvolvimento de nossa nação. Parafraseando o grande homenageado do dia, ‘Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender’”, destacou.

Um dos agraciados na Sessão Solene, o engenheiro e empresário Joaquim Caracas, aluno nº 73/196 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), grande entusiasta da Força Aérea Brasileira, dissertou sobre a emoção de ser homenageado. “Como ex-aluno da EPCAR, tive a oportunidade de participar do Centenário de Santos Dumont, em 1973, no Museu Casa de Cabangu, onde ele nasceu. Aquele momento foi marcante e despertou em mim um profundo respeito e admiração por esse visionário pioneiro. É de suma importância celebrar o legado de Dumont e o Museu EPCAR de Guaramiranga tem a honra de desempenhar esse papel, preservando a memória de Santos Dumont e compartilhando sua história com as gerações presentes e futuras”, disse.