NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


BANDNEWS FM


Professor da UFPR lidera pesquisadores em expedição na Antártica

Equipe de pesquisadores brasileiros coordenada por professor da UFPR segue para expedição na Antártica

Band News Curitiba - Juliana Goss | Publicada em 10/01/2020 07:46

Uma equipe de pesquisadores brasileiros embarca amanhã (10) rumo à Antártica para realizar uma expedição de 20 dias. O grupo é coordenado por um professor do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná. Os pesquisadores vão coletar amostras de água e de sedimentos marinhos que, depois de analisados, devem revelar como a região vem sofrendo alterações por conta do aquecimento global. A região da Península Antártica, onde o estudo será desenvolvido, é considerada uma das poucas áreas relativamente preservadas do planeta e que tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas.

De acordo com o professor que coordena o projeto, César de Castro Martins, o objetivo principal da pesquisa é trabalhar com o ciclo do carbono.

Na Antártica o reflexo do aquecimento global é sentido pelo derretimento do gelo marinho. O trabalho da equipe de pesquisadores pretende avaliar a modificação do ambiente aquático e a mudança do ciclo de vida de alguns organismos que vivem na região.

O professor explica ainda como o estudo na Antártica vai contribuir com as pesquisas que já são feitas na costa paranaense. Observar como o ambiente que não conta com a presença dos seres humanos tem reagido às mudanças climáticas também vai ajudar a prever os efeitos do aquecimento global no Litoral paranaense. 

A preparação para a viagem começou no mês de setembro do ano passado. Os pesquisadores embarcam nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira e depois seguem para o extremo do planeta. O projeto é desenvolvido a partir de uma parceria da UFPR, com as universidades federais de São Paulo, da Bahia, de Santa Catarina e de Sergipe.  

PORTAL DEFESANET


FAB realiza testes com primeiro protótipo IFF Nacional

Objetivo é prover a capacidade de classificação segura amigo-inimigo às plataforma militares das Forças Armadas, incluindo embarcações da Marinha do Brasil e baterias Anti-Aéreas do Exército Brasileiro

Major Moreira, Tenente Fraga E Major Monteiro | Publicada em 10/01/2020 10:35

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) enviou à SAAB AB, em Linköping, na Suécia, entre 16 de 20 de dezembro de 2019, membros da equipe de desenvolvimento do Projeto IFFM4BR, o qual visa prover a capacidade de classificação segura amigo-inimigo às plataforma militares das Forças Armadas, incluindo embarcações da Marinha do Brasil e baterias Anti-Aéreas do Exército Brasileiro. A primeira plataforma que será capaz de operar o Sistema IFF Nacional será, todavia, a aeronave Gripen E/F, em desenvolvimento pela sueca SAAB.

IFF, do inglês Identification Friend or Foe (Identificação Amigo ou Inimigo), é um sistema de comando e controle que utiliza os radares secundários (interrogadores) e os transponders das aeronaves para prover uma classificação segura dos aliados no Teatro Operacional. É um sistema essencial para reduzir as chances de fratricídio entre agentes das mesmas forças, especialmente no uso de armamentos do tipo BVR, do inglês Beyond Visual Range (Além do Alcance Visual).

Na SAAB, a equipe do IAE teve a oportunidade de testar o primeiro protótipo do projeto no RIG aviônico do Gripen, ou seja, nos mesmos equipamentos que integram a aeronave. O RIG Aviônico é uma ferramenta capaz de permitir aos engenheiros uma interação controlada com os sistemas reais embarcados na aeronave, possibilitando a análise do comportamento do protótipo brasileiro em ambiente idêntico ao de operação.

O protótipo testado na Suécia foi integralmente desenvolvido no IAE (São José dos Campos, SP), utilizando-se de tecnologia de ponta em comunicação segura. Os resultados apresentados pelo equipamento brasileiro foram muito acima do esperado e impressionaram os engenheiros da SAAB pela maturidade tecnológica apresentada. O IAE estabelece-se como primeira instituição pública brasileira a desenvolver um equipamento aviônico, o qual deverá passar por uma rigorosa campanha ensaios para receber um certificado de produto aeronáutico pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

OUTRAS MÍDIAS


ALAGOAS 24 HORAS - Marinha do Brasil realiza Operação Aspirantex-2020


Publicada em 10/01/2020 13:39

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 9 de janeiro a 19 de fevereiro, a Operação ASPIRANTEX-2020, a qual incluirá a 3ª Fase da Operação Amazônia Azul-Mar Limpo é Vida! A missão será realizada na área compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Pará, sendo visitados os portos de Vitória-ES, Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, CabedeloPB, Natal-RN, Fortaleza-CE e Belém-PA.

A Operação terá fases de mar e de porto. Na fase de mar, diversos exercícios, de caráter estritamente militar, serão executados. As atividades são concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, com ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) a fim de contribuir para a orientação dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval na escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, assim como, familiarizá-los com a vida no mar. Já na fase de porto, os navios estarão abertos à visitação pública.

O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), Contra-Almirante Gilberto Santos Kerr, será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável por executar as atividades relacionadas a Aspirantex, que contará com a participação dos seguintes meios navais, aeronavais e Organizações Militares: Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, Navio Doca Multipropósito Bahia, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Fragata União, Fragata Constituição, Fragata Liberal, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, 1º e 3ºBatalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Grupamento de Mergulhadores de Combate, Submarino Tupi, além das aeronaves “Super Cougar” (UH-15), Seahawk” (SH-16), “Super Lynx” (AH-11B), “Esquilo” (UH-12), “Skyhawk” (AF-1), Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), e, pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB), “Bandeirante Patrulha” (P-95) e “Orion” (P-3AM).

A Aspirantex 2020 também envolverá ações de apoio logístico aos Comandos Distritais dos portos visitados, e, caso necessário, o apoio aos Coordenadores Operacionais Regionais na execução de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo no decorrer da 3ª Fase da Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida

Ao todo, participam da Operação cerca de 2900 militares, incluindo 244 Aspirantes, distribuídos pelos diversos navios participantes. Vale ressaltar que nos dias 17,18 19 e 25 e 26 de janeiro, durante a estadia dos navios nos portos visitados, haverá visitação pública, no período de 14 a 18 horas.

Fonte: Marinha do Brasil