NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


JA 2ª EDIÇÃO - Esquadrilha da fumaça encanta moradores em Aparecida de Goiânia


Da Redação | Publicada em 09/09/2022 18:17

Evento também contou com apresentações musicais.

PORTAL R7


Técnicos da FAB completam treinamento para manutenção do caça Gripen

Curso na Suécia tem como objetivo capacitar os oficiais para fazer a manutenção das aeronaves no país e para treinar outros profissionais no Brasil.

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 09/09/2022 12:11

Nove técnicos e dois engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) finalizaram o treinamento de 12 semanas na Saab, na Suécia. O curso tem como objetivo capacitar os oficiais para fazer a manutenção das aeronaves no país e para treinar outros técnicos no Brasil.

Dividido em três módulos, os treinamentos começaram com conhecimentos teóricos sobre a funcionalidade dos sistemas da aeronave e a localização dos principais componentes em cada sistema. O segundo módulo incluiu aulas sobre como prover energia elétrica, refrigeração e pressão hidráulica à aeronave.

No último módulo, os oficiais aprenderam a utilizar o sistema de gerenciamento de frota, que faz a gestão da programação de manutenção das aeronaves para garantir a sua disponibilidade.

“Esse curso é uma etapa muito importante no processo de implantação do Gripen porque possibilita que nossos técnicos aprendam a trabalhar com a aeronave para fazer desde os atendimentos em linha de voo até a manutenção no hangar e grandes inspeções. É uma honra e um orgulho ter participado desse processo. O próximo passo agora é a preparação desse mesmo curso para os técnicos que estão no Brasil”, disse o sargento Carlos Afonso Barbosa Wilkerson, há 23 anos servindo a FAB.

A alta tecnologia que envolve o Gripen se estende também para os sistemas de manutenção e suporte logístico, permitindo simplicidade e baixo custo na manutenção, bem como menores tempos da aeronave em rotinas de solo. Assim, a capacitação é fundamental para a implantação da operação no Brasil a fim de manter as aeronaves em pleno funcionamento.

“Foi possível aprender os processos de manutenção e como a Saab trabalha. Tudo isso vai tornar muito mais fácil a implantação das atividades no Brasil. O Gripen é um sistema avançado, mas a interação homem-máquina é facilitada também para os técnicos pelos recursos disponíveis. Temos condições, por exemplo, de simular em ambiente virtual as atividades de manutenção antes de ir para a aeronave, garantindo maior confiabilidade quando for executar o serviço”, comenta o sargento Gabriel da Silva Santiago.

Antes de voltar ao Brasil, o grupo visitou o esquadrão F7 da Força Aérea Sueca, em Såtenäs, para que pudessem acompanhar, em tempo real, o Gripen sendo preparado para missões, pilotados por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) em treinamento. Um segundo grupo de técnicos da FAB deve chegar à Suécia em agosto para dar continuidade aos treinamentos.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Forças Armadas prosseguem comemorações do Bicentenário até 2023


Ministério Da Defesa | Publicada em 09/09/2022 16:56

Avivar o patriotismo! Esse é o propósito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que já ocorrem em todo o País e têm agenda prevista até dezembro de 2023. Os eventos programados pelas Forças Armadas resgatam a história e prestam tributo aos heróis brasileiros que contribuíram ativamente para a preservação da soberania nacional.

O Ministério da Defesa, por meio da Marinha do Brasil (MB), do Exército do Brasil (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), promove mais de 200 eventos, que abrangem mostras culturais, lançamentos de obras literárias, apresentações musicais, seminários e competições esportivas.

Fazem parte das atividades o lançamento do Submarino Tonelero, a integração do submarino Angostura, a transferência do submarino Humaitá ao setor operativo e mostra de armamento, em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro (RJ). Destaque, também, para o concerto “200 Anos da Independência”, com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, também em dezembro, em Florianópolis (SC).

a Esquadrilha da Fumaça, da FAB, irá se apresentará no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de setembro. Em outubro, as Bandas de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar e da Polícia Militar de Barbacena, em conjunto com alunos das escolas, farão exibição em Barbacena (MG).

O Ministério da Defesa faz parte da Comissão Interministerial do Bicentenário da Independência. No site oficial da Pasta, é possível acessar a programação completa das principais atividades planejadas pelas Forças Armadas.

PORTAL AEROIN


Após muita fumaça colorida, Esquadrilha encerra circuito em Aparecida de Goiânia


Juliano Gianotto | Publicada em 09/09/2022 08:50

Após surpreender milhares de expectadores nas comemorações do tradicional “7 de Setembro”, realizando passagens em Brasília, no Distrito Federal, com fumaça colorida, nas cores verde, amarelo e azul, e uma demonstração inédita no Rio de Janeiro, a Esquadrilha da Fumaça encerra, nesta sexta-feira (9), o Circuito Bicentenário da Independência, com apresentação na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás.

Na última quinta-feira (8), os aviões A-29 Super Tucano e a aeronave de apoio chegaram à Base Aérea de Anápolis, onde ficarão baseados, antes da demonstração em Aparecida, que ocorre às 16h locais, na Cidade Administrativa Maguito Vilela. A apresentação comemora, além do Bicentenário da Independência, os 100 anos do município. 

O Capitão Aviador Furlan, ala esquerda – #3 da Esquadrilha da Fumaça, falou sobre a demonstração na cidade. “Para nós é uma satisfação imensa participar da comemoração do centenário de Aparecida. Estamos retornando com as apresentações que estavam paradas por conta da pandemia, então é muito bom”, comentou.

O Secretário do Centenário, Rosildo Manoel da Silva, define a apresentação como um presente para Aparecida. “Esse é um evento importante para a cidade e para o Brasil, tanto pelo nosso centenário quanto para a semana da Pátria, comemorada essa semana”, comentou o secretário.

No total, a contar com a demonstração de hoje, a Esquadrão passou por 8 estados, mais o Distrito Federal, realizando 10 apresentações.

Próximas demonstrações

Além disso, a cidade do Rio de Janeiro também receberá novamente a Esquadrilha da Fumaça, desta vez com duas demonstrações, que serão realizadas nos dias 24 e 25 de setembro, por ocasião dos Portões Abertos do Museu Aeroespacial – MUSAL, no Campo dos Afonsos. Informações oficiais serão divulgadas em breve pela equipe na agenda oficial.

Com Fumaça e aviões VIP, Base Aérea de Brasília tem evento aberto ao público


Carlos Ferreira | Publicada em 09/09/2022 20:42

O tradicional evento de Portões Abertos da Base Aérea de Brasília está confirmado para o próximo dia 18 de setembro de 2022, a partir das 9h da manhã. Aberto ao público e com entrada gratuita, o encontro é parte das iniciativas da Força Aérea Brasileira (FAB) para estreitar os laços com as comunidades.

Ao longo do dia, haverá exposição de aeronaves da FAB, de diversos modelos, incluindo parte da frota do Primeiro Grupo de Transporte Especial (GTE), responsável pelo transporte do Presidente da República e outros VIPs do alto escalão dos Poderes. Em edições anteriores, o próprio Airbus A319ACJ presidencial esteve presente.

Outra atração confirmada é a Esquadrilha da Fumaça, que promete uma apresentação completa sobre o aeroporto. Lembrando que no Dia da Independência o Esquadrão fez apenas algumas passagens sobre a Esplanada dos Ministérios, mas não realizou sua demonstração e manobras, devido a um compromisso no Rio de Janeiro.

Para participar do evento, que é grátis, a Força Aérea recomenda seguir algumas recomendações, como indicado no hotsite criado especialmente para a ocasião: https://www.portoesabertosbabr.com.br/

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Poker e Centauro concluem campanha de emprego de bomba laser


João Paulo Moralez | Publicada em 09/09/2022 16:09

Sediados na Base Aérea de Santa Maria (RS), o 1º/10º GAV “Esquadrão Poker” e o 3º/10º GAV “Esquadrão Centauro” realizaram, de 25 a 29 de julho, uma campanha de emprego de bombas guiadas a laser.

Equipados com pods designadores laser Rafael Litening III, os AMX utilizaram as bombas convencionais BAFG-230 (248kg) montadas em kits de guiamento laser Rafael Lizard II.

Os caças atacaram alvos preparados no estande de tiro em Saicã (RS) nas modalidades de bombardeiro nivelado e TOSS. Nesse último, o piloto comanda uma manobra vertical, sendo a bomba “catapultada” pela força G e orientada até o impacto contra o alvo. Dessa maneira, o ataque é feito à maior distância reduzindo a exposição do caça às defesas inimigas. “O lançamento de bombas pelo método Continually Computed Release Point TOSS à baixa altura é bem apropriado para cenários modernos de alta ameaça. O A-1M, associado ao uso dos sistemas de guerra eletrônica como o Missile Approach Warning System (MAWS, que alerta sobre mísseis disparados contra o caça) e do Active Electronic Counter-Meassure (AECM interferidor ativo de contramedidas eletrônicas) amplia consideravelmente as suas chances de sobrevivência empregando por CCRP (quando se tem o ponto de impacto desejado do alvo) TOSS em missões de ataque em cenários em que a presença de defesas antiaéreas de longo alcance seja significativa. Assim, na guerra aérea moderna, é fundamental que o piloto treine a modalidade e entenda as suas peculiaridades de aplicação”, explica o Tenente-Coronel Eduardo Snidarsis de Vasconcellos, comandante do 3º/10º GAV “Esquadrão Centauro”.

Os esquadrões também treinaram o tiro terrestre com os canhões de 30mm com o lançamento de flare.

“Os Exercícios Técnicos realizados no estande de tiro de Saicã tem por objetivo o adestramento de táticas, técnicas e procedimentos de emprego ar-solo utilizando armamento real ou de treinamento. Dessa forma, os esquadrões que operam o caça-bombardeiro A-1M avaliam a eficácia das tripulações, dos mantenedores e do sistema de armas em si.

Assim, a Força Aérea Brasileira mantém as capacidades necessárias para a manutenção da soberania nacional”, explica o Tenente-Coronel Marcio Rassy Teixeira, comandante do 1º/10º GAV “Esquadrão Poker”.

Os caças AMX são os únicos a deter, na FAB, a capacidade de emprego de armamentos ar-solo guiados e dos sensores de reconhecimento tático e de designação de alvos Rafael Reccelite II e Litening III,respectivamente. Com a modernização, essas aeronaves receberam tecnologia do estado da arte, algumas inéditas na aviação de caça da FAB, como o MAWS e o NAV-Flir (sistema termal para navegação em condições meteorológicas adversas).

O A-1M conta, ainda, com radar multimodo e novo interferidor ativo para contramedidas eletrônicas.

Aliado à capacidade de penetração a baixa altura em território inimigo com grande alcance e sobrevivência em ambiente hostil, o A-1M representa importante vetor estratégico e dissuasório para o Brasil.

REVISTA AERO MAGAZINE


Esquadrilha da Fumaça realizou manobra inédita no Rio de Janeiro

Manobra inédita da Esquadrilha da Fumaça no Rio de Janeiro envolveu oito aviões e realizou show com fumaça colorida

Da Redação | Publicada em 09/09/2022 09:15

A Esquadrilha da Fumaça realizou uma nova manobra durante a demonstração na cidade do Rio de Janeiro, no último dia 7 de setembro, quando comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil.

A nova manobra consiste no voo de três A-29 Super Tucanos nivelados e com outros três aviões voando acima, em voo invertido, com outros dois aviões realizando voltas em torno das seis aeronaves. A manobra é comum em alguns times europeus, como o italiano Frecce Tricolori.

Outro ponto de destaque foi o uso de fumaça colorida, utilizada tanto na apresentação no Rio de Janeiro quanto em Brasília. A FAB evita o uso de fumaça colorida pela exigência de maior manutenção no avião após a apresentação, incluindo a limpeza da fuselagem que fica impregnada com o pigmento colorido.

A acrobacia feita no Rio de Janeiro lembra outra típica manobra do time brasileiro, o chamado DNA, que consiste no voo de um avião nivelado e outro de dorso acima, com um terceiro realizando manobras ao redor. A manobra lembra visualmente a fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos, o famoso DNA.

A apresentação no Rio de Janeiro também contou com mais uma aeronave, com oito A-29 Super Tucano tendo se apresentado. O padrão é o uso de sete aviões, que compõe as apresentações desde os tempos do T-27 Tucano.

A Esquadrilha da Fumaça finalizou o Circuito Bicentenário, com apresentações especiais em dez cidades brasileiras, que receberam o time acrobático entre o final de agosto e a segunda semana de setembro. A expectativa é que a agenda de demonstrações para o final de setembro e outubro seja anunciada em breve nas redes oficiais da Esquadrilha da Fumaça.

 

 

 

 

PORTAL AEROFLAP


Maior avião da FAB, KC-30 é destaque no desfile do bicentenário da independência em Brasília


Gabriel Benevides | Publicada em 09/09/2022 15:32

Na última quarta-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o bicentenário da Independência do Brasil com um desfile aéreo com boa parte da sua frota operacional, dando destaque para o seu maior avião: o Airbus A330-200 (FAB 2901), oriundo da Azul.

Na FAB, o A330 já tem nome: KC-30. No entanto, o indicativo K é para aviões de reabastecimento em voo, o que o modelo ainda não é. Contudo, este avião será operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT) baseado no Galeão (RJ) e será designado para o transporte de tropas e reabastecimento em voo de aeronaves multimissão, transporte de cargas e suprimentos e UTI aérea.

Curiosamente, apesar de ter incorporado a frota da FAB, o KC-30 ainda necessita de uma conversão para poder realizar o abastecimento em voo (REVO), para isso, será necessário um contrato separado, que está sendo negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha.

Além do 2901, a FAB também contará com outro KC-30 também negociado com a Azul Linhas Aéreas. Ambos são aviões que pertenceram à finada Avianca Brasil: o 2901 foi o PR-OCJ, e o 2902 foi o PR-OCK.

O A330 da FAB faz parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A.

A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. 

Historicamente, a FAB utiliza o C-130 Hercules para o emprego de reabastecimento em voo, inclusive o Embraer KC-390 Millennium também pode realizar este tipo de missão, incluindo o lendário Boeing KC-137, versão militar do Boeing 707. A aeronave contava com adaptações para reabastecimento em voo e transporte de carga e suprimentos, funções no qual ficará a encargo do KC-30 nos próximos anos. 

 

Além do Airbus A330-200 (KC-30), a FAB também chegou a operar outro Widebody: o Boeing 767-300 (C-767) em um contrato de leasing com a Colt Transportes Aéreos S/A, porém, este avião serviu apenas para o transporte aerologístico. A aeronave incorporou a FAB no final do ano de 2016 e ganhou destaque por dar apoio em missões humanitárias, mas foi aposentada em 2019.