NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Cabrini embarca em avião da FAB para acompanhar envio de mantimentos ao Rio Grande do Sul

327 mil pessoas estão fora de casa no Rio Grande do Sul, segundo boletim da Defesa Civil divulgado agora há pouco

Da Redação | Publicada em 09/05/2024 20:43

327 mil pessoas estão fora de casa no Rio Grande do Sul, segundo boletim da Defesa Civil divulgado agora há pouco. O número de mortos em decorrência das chuvas chega a 107, e 134 estão desaparecidos no estado. O jornalista Roberto Cabrini acompanhou uma missão da FAB que enviou de mantimentos para a cidade de São Jerônimo, no interior do estado.

 

Jornal da Record acompanha as Forças Aéreas Brasileiras em rota de envio de ajuda ao RS


Da Redação | Publicada em 10/05/2024

base aérea de Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, concentra as operações de aeronaves que chegam ao Rio Grande do Sul com equipes e todo tipo de ajuda aos afetados pela enchente.

O Jornal da Record esteve na base aérea de Brasília e embarcou num avião da Força Aérea Brasileira rumo a Canoas, no Rio Grande do Sul. Na aeronave também embarcaram profissionais de agências do governo e de alguns ministérios.

A base aérea de Canoas é o local onde a maior parte dos donativos chega ao Rio Grande do Sul. Companhias áreas e aeronaves particulares ajudam no trabalho feito pelos militares.

PORTAL AEROIN


Airbus A321 pousa pela primeira vez na Base Aérea de Canoas em voo especial


Carlos Martins | Publicada em 09/05/2024

O programa Avião Solidário da LATAM realizou nesta quinta-feira (9/5) um voo especial em parceria com o Ministério da Defesa do Brasil para transportar gratuitamente de Guarulhos (São Paulo) para a Base Aérea de Canoas (RS) mais de 7 toneladas de ajuda humanitária em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Um Airbus A321neo da empresa foi escalado para embarcar cestas básicas, colchões, medicamentos, fraldas descartáveis e água que foram arrecadados por empresas, cidadãos e instituições do terceiro setor. Os Comandantes Glanski e Euler falaram um pouco como foi conduzir essa missão tão importante:

O voo especial da LATAM para a Base Aérea de Canoas decolou de São Paulo/Guarulhos às 12h30 e pousou no destino às 14h. Na comparação com um transporte rodoviário, a operação aérea diminuiu em quase 20 horas o tempo de deslocamento da carga entre as duas cidades. Agora, a ajuda humanitária será transportada via terrestre para Porto Alegre e distribuída às regiões mais prejudicadas, em operação coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A LATAM também está transportando gratuitamente para as Bases Aéreas de Guarulhos (SP) e Brasília (DF) demais doações que o Governo Federal está coletando até 20 de maio nos quarteis das Forças Armadas, unidades dos Bombeiros e agências dos Correios. A partir de Guarulhos e Brasília, o Ministério da Defesa realizará outros voos humanitários para levar as doações à Base Aérea de Canoas. 

Ainda, a LATAM participa de uma campanha conjunta com a CVC na qual as pessoas podem levar suas doações de roupas, calçados e cobertas diretamente até uma das mais de 1 mil lojas da operadora no Brasil. A arrecadação está sendo realizada entre 6 e 19 de maio, e parte das doações será depois transportada pelo programa Avião Solidário da LATAM para o Estado do Rio Grande do Sul.

Com atuação de 24 horas por dia, Meteorologistas do CIMAER prestam apoio à Operação Taquari II


Juliano Gianotto | Publicada em 09/05/2024 18:36

Em apoio ao controle de tráfego aéreo na Operação Taquari II, acionada no Rio Grande do Sul, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) disponibilizou previsores dedicados 24 horas por dia no Salão Operacional da unidade para fornecer as informações meteorológicas aos profissionais alocados na sede do Comando Conjunto, localizada no Terceiro Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RGG), em Porto Alegre (RS).

Diariamente, são enviados dois boletins meteorológicos do estado do Rio Grande do Sul, com ênfase nas cidades mais afetadas pelas enchentes ou com previsão adversa prevista. O foco da vigilância e da previsão meteorológica de apoio à Operação Taquari II concentra-se na área que se estende desde a região de fronteira com o Uruguai, passando pela região central do estado e pela capital, Porto Alegre, até a região serrana. Segundo o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, além da rotina operacional na previsão e vigilância meteorológica em todo o Brasil, parte do efetivo está focado exclusivamente no apoio operacional ao Rio Grande do Sul.

“O CIMAER está presente para atuar na Operação Taquari II nos prognósticos de acumulados de precipitação e na vigilância meteorológica em todo o estado. Os previsores atuam diuturnamente com envio de previsões de rotina, podendo emitir avisos meteorológicos a qualquer tempo. Essa é a nossa missão frente à catástrofe do Rio Grande do Sul, sendo mais uma ferramenta de prestação de serviço da FAB”, explicou o Oficial. Considerado o centro de referência meteorológica no Brasil, o CIMAER, unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), usufrui de ferramentas operacionais que otimizam a análise das informações meteorológicas, promovendo mais agilidade nos atendimentos.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL R3 - Escola de Especialistas de Aeronáutica recebe donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A atividade visa promover condições para que as populações das cidades do Vale do Paraíba, solidárias aos acontecimentos, possam participar das ações de doações

Da Redação | Publicada em 09/05/2024 19:15

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) iniciará na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, uma campanha de recebimento de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A atividade visa promover condições para que as populações das cidades do Vale do Paraíba, solidárias aos acontecimentos, possam participar das ações de doações. Inicialmente os esforços logísticos serão concentrados no Aeroporto de Guaratinguetá – ponto de coleta dos donativos, de onde serão encaminhados até a Base Aérea de São Paulo. De lá, em coordenação com o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari II, a Força Aérea Brasileira realizará o transporte de tais materiais até o Rio Grande do Sul.

ITENS DE MAIOR NECESSIDADE
• Roupas em geral e, em especial, roupas de frio e cobertores, tendo em vista a previsão de baixas temperaturas a partir do final dessa semana; Colchonetes; Água Potável; Gêneros Alimentícios não perecíveis; Materiais de higiene e limpeza; Ração para animais; Vai ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul? Antes de fazer uma contribuição, garanta que os itens enviados estejam em bom estado.

ROUPAS E CALÇADOS
• Separe os itens por gênero e idade (adultos/crianças) e coloque-os em caixas ou sacolas que possam ser fechadas/amarradas; Coloque os itens em pares, como sapatos ou meias, juntos em uma sacola e, quando possível, amarre-os para que nada se perca; Priorize roupas de inverno, a expectativa é que uma onda de frio chegue nos próximos dias; Evite doar peças de roupas íntimas usadas ou itens manchados/ rasgados.

ALIMENTOS
• Verifique a validade de todos os itens. Não doe alimentos vencidos, estragados, abertos ou que possam se deteriorar rapidamente; Coloque em caixas ou sacola com boa vedação, com cuidado para não haver rasgos ou furos;