NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


Saab F-39E Gripen contrapõe as forças aliadas na CRUZEX 2024

Além de integrar as missões aéreas compostas, o F-39E Gripen atua como Força Oponente no cenário do exercício

Da Redação | Publicada em 07/11/2024 12:15

Uma das principais características da Cruzex é seu dinamismo. As aeronaves de combate dos países participantes assumem tanto o papel de Força Aliada quanto de Força Oponente ao longo deste exercício de alta complexidade. Nesse tipo de treinamento, em que o F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) também está presente, os caças executam operações de contraposição aérea defensiva (Defensive Counter Air, DCA).

No contexto do exercício, a DCA é geralmente realizada pela aviação da Força Oponente, que, alertada pelos radares de defesa aérea, aciona os caças em prontidão, seja no solo ou no ar, para reagir e impedir um ataque, bloqueando a missão da Força Aliada. Durante essas ações, os pilotos utilizam, de forma simulada, sistemas táticos e armamentos disponíveis para alcançar seus objetivos.

Na Cruzex, atuamos de ambos os lados, como Força Aliada e Oponente. Para nós, é essencial treinar o F-39E Gripen em variadas situações, enfrentando aeronaves de diferentes nacionalidades, cada uma com tecnologias e doutrinas próprias”, comentou o Major Aviador Vitor Cabral Bombonato, Oficial de Operações do 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB.

Mais uma vez, as tecnologias embarcadas no F-39E Gripen, como sistemas táticos, autoproteção, guerra eletrônica e armamentos simulados, são fundamentais para aumentar o nível de dificuldade das missões, tornando-o uma ameaça desafiadora no ambiente de treinamento.

“Nós sempre voaremos em formações mistas de aviões de caça e que irão revezar o lado do conflito simulado ao longo do exercício. Isso quer dizer que em uma missão, por exemplo, o F-39E Gripen vai voar com o F-5M ao seu lado, mas na seguinte vai combater o F-5M. A mesma coisa acontece para os demais aviões como o F-16 e o F-15”, concluiu o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

PORTAL AEROFLAP


ANAC e DECEA firmam acordo para o projeto Anacpédia


Da Redação | Publicada em 07/11/2024 18:27

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou, no dia 6 de novembro, o Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea Brasileira para viabilizar ações do projeto Anacpédia. O acordo tem o objetivo de promover um maior diálogo entre as instituições, trazendo, assim, benefícios para todos. 

Desenvolvida pela Anac com a colaboração do Decea, o Anacpédia é uma plataforma online que funciona como um dicionário de terminologias utilizadas na aviação. A explicação desses termos na plataforma auxilia em treinamentos e ações educativas realizadas em português, inglês e espanhol, além de conter mais de 10 mil termos e siglas. 

O objetivo central da plataforma é unificar e harmonizar as terminologias usadas na aviação para preparar profissionais, técnicos e estudantes que falam português a compreenderem as definições em diferentes linguagens, pois os termos usados na aviação são raros na língua portuguesa, possibilitando uma maior abrangência de conhecimento na área. 

A parceria estabelecida entre os órgãos impulsiona e ajuda a desenvolver a plataforma, que tem o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações e integrar as linguagens para fortalecer o conhecimento de quem quer se aprimorar nos assuntos relacionados à aviação, além de ser uma base de conhecimento para a sociedade em geral. A plataforma já foi acessada em mais de 60 países e, atualmente, contabiliza mais de 9 mil acessos. 

OUTRAS MÍDIAS


CLICK PETRÓLEO E GÁS - F-39 Gripen E da FAB surpreendeu ao ‘abater’ dois F-15 C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos, deixando pilotos norte-americanos impressionados


Bruno Teles | Publicada em 07/11/2024 15:14

Desde o dia 3 de novembro, a Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, é palco do maior exercício militar aéreo da América Latina em 2024, o Cruzeiro do Sul, mais conhecido como CRUZEX. Este treinamento conta com a participação de 16 países, cerca de 100 aeronaves e 3.500 militares, em uma série de combates simulados que visam fortalecer as relações de defesa e aprimorar as capacidades das forças aéreas envolvidas. Entre os destaques do evento, o embate entre o F-39 Gripen E, da Força Aérea Brasileira (FAB), e o poderoso F-15 C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) tem sido um dos momentos mais comentados, com o caça brasileiro surpreendendo ao “abater” duas aeronaves americanas em combate simulado.

O CRUZEX reúne anualmente diferentes forças aéreas para treinamentos e missões simuladas, e nesta edição o evento ganhou um destaque extra com a participação dos caças F-39 Gripen E e F-15 C Eagle, ambos estreantes na simulação. Inicialmente, a USAF pretendia enviar caças F-16, mas, ao perceberem que o F-39 Gripen E contava com tecnologia superior, os americanos optaram pelo envio do F-15 C Eagle, um dos caças mais respeitados no arsenal aéreo dos Estados Unidos, com histórico de invencibilidade em combates reais.

O confronto simulado entre o F-39 Gripen E e o F-15 C Eagle

No dia 5 de novembro, ocorreu o primeiro combate simulado entre o F-39 Gripen E e o F-15 C Eagle, uma batalha muito aguardada dentro do CRUZEX. Ambos os modelos estavam equipados com mísseis de longo alcance – enquanto os caças norte-americanos usavam os mísseis AMRAAM-120, os F-39 Gripen E brasileiros contavam com os modernos mísseis MBDA Meteor.

No cenário simulado, o F-39 Gripen E venceu o confronto contra os F-15 C Eagle, resultando em um “placar” de 2 a 0, que impressionou tanto os especialistas presentes quanto os pilotos norte-americanos.

Tecnologia e robustez do F-39 Gripen E: o diferencial brasileiro

O desempenho do F-39 Gripen E durante o CRUZEX não apenas garantiu a vitória sobre os F-15 C Eagle, mas também evidenciou o avanço tecnológico que o Brasil alcançou com a aquisição desses caças. Embora o F-39 Gripen E ainda esteja em fase inicial de operações e longe de sua capacidade total, ele já demonstra uma robustez excepcional e uma eficiência eletrônica que chamou a atenção dos demais países.

Equipado com sistemas de sensores avançados, radares de última geração e tecnologia de guerra cibernética, o Gripen é capaz de detectar e responder a ameaças com rapidez e precisão, características inéditas na Força Aérea Brasileira.

Repercussão e expectativas

O sucesso do F-39 Gripen E contra o F-15 C Eagle repercutiu entre os participantes do exercício CRUZEX, elevando o moral da FAB e reforçando o status do Brasil no cenário de defesa aérea da América Latina. Representantes de outros países observaram com interesse o desempenho do caça brasileiro, que agora é visto como uma referência de tecnologia e poder de combate na região.

Com mais operações e confrontos simulados previstos para os próximos dias, o F-39 Gripen E promete continuar atraindo a atenção no CRUZEX 2024, consolidando-se como um dos caças mais avançados em operação na América Latina. A participação do F-15 C Eagle trouxe um desafio à altura, mas o desempenho impressionante do caça brasileiro mostra que a FAB está preparada para enfrentar grandes potências, com tecnologia de ponta e pilotos qualificados.

CEARÁ GOV -Complexo do Pecém recebe visita de comitiva liderada por reitor do ITA


Da Redação | Publicada em 08/11/2024 10:51

O Complexo do Pecém recebeu nesta quarta-feira (6) a visita de uma comitiva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). O grupo foi formado pelo reitor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, pela vice-reitora Emilia Villani; e pelo brigadeiro do ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), vinculado à Força Aérea Brasileira. Eles conheceram as instalações do terminal portuário e tiveram reunião com o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

“Foi uma visita muito importante para o Pecém e para o Estado como um todo. O ITA tem um grande projeto para o Ceará, totalmente alinhado com a estratégia de desenvolvimento do Estado, e será uma parceria muito importante no desenvolvimento dos projetos aqui do Complexo, especialmente do Hub de Hidrogênio Verde e da cadeia produtiva ligada a ele. Nessa cadeia, podemos destacar os combustíveis sintéticos renováveis e-metanol e SAF, da sigla em inglês para Combustível Sustentável de Aviação”, destacou o presidente.

Hugo ressalta ainda que a presença da comitiva no Complexo fortalece o diálogo sobre inovação e desenvolvimento, explorando novas possibilidades de colaboração entre o Complexo e uma das principais instituições de ensino e tecnologia do Brasil, que deve ter em breve um campus no Ceará. “Agradecemos ao reitor e à vice-reitora pela visita e pela oportunidade de compartilhar nossas operações e visões para o futuro. Nossa expectativa é que essa parceria contribua para projetos ainda mais impactantes e transformadores para ambas as instituições”, finaliza. Após a visita ao Porto do Pecém, a comitiva visitou e se reuniu com algumas empresas do Complexo do Pecém, como ArcelorMittal e EDP.

Também estiveram na reunião o vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, Fabio Grandchamp; e o gerente de Inovação, Felipe Guimarães.

O ITA

O ITA é uma instituição de ensino superior pública reconhecida nacionalmente pela excelência em formação na área da engenharia, especialmente voltada para o setor aeroespacial. A instituição terá uma sede no Ceará, que está em fase de implantação na Base Aérea.