NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


7 de Setembro: desfile tem esquadrilha da fumaça, pirâmide humana e atletas olímpicos, em Brasília; veja FOTOS e VÍDEOS

Comemoração terminou por volta das 11h, com apresentação do grupo de aviões da Força Aérea Brasileira.

Caroline Cintra | Publicada em 07/09/2024 11:14

O desfile de 7 de Setembro, neste sábado, reuniu milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com o tema "Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo", a celebração cívico-militar começou às 8h45 com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desfilou sozinho em carro aberto até o palanque de autoridades.

O desfile oficial começou às 9h15 e teve a participação de alunos de escolas públicas do Distrito Federal, atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e representantes das Forças Armadas. Ao todo, participaram do desfile mais de 8 mil pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas. O evento teve a participação do mascote brasileiro Zé Gotinha, que subiu em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para saudar o público presente nas arquibancadas. Cerca de 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal desfilaram com bandeiras de cada uma das 27 unidades da federação e bandeiras do G20.

Os alunos também desfilaram com vestuários típicos gaúchos, em homenagem aos moradores do Rio Grande do Sul, e com uniformes relacionados aos profissionais e voluntários que ajudaram na reconstrução do estado. A apresentação da pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. , com a participação de dezenas de militares, foi uma das grandes atrações do desfile. As acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB) encerraram o evento.

PORTAL PODER 360 (DF)


Esquadrilha da Fumaça faz manobras no 7 de Setembro; veja fotos

Aviões coloriram o céu com verde, amarelo, e branco, mas maior parte da apresentação foi feita com fumaça branca

Redação | Publicada em 07/09/2024 12:17

Aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB (Força Aérea Brasileira), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fizeram uma apresentação colorida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste sábado (7.set.2024) durante o tradicional desfile da Independência. No início do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro, data que marca os 202 anos da Independência do Brasil em 2024, 7 aeronaves A29 coloriram o céu ao usar as cores verde, amarelo e branco, da bandeira brasileira, na trilha de fumaça

Já quase no fim do desfile, os aviões usaram somente a fumaça branca. Na ocasião, a apresentação começou com uma aeronave fazendo acrobacias no céu, acima do Congresso Nacional. Depois, houve a formação com 6 aeronaves, sendo 3 na posição normal e 3 de cabeça para baixo em determinados momentos.

DEFESA AÉREA & NAVAL


7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil

FAB celebra 7 de Setembro com desfile aéreo e militar

Luiz Padilha | Publicada em 07/09/2024 14:02

Brasília viveu um dia histórico neste 7 de setembro com o tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, marcando as celebrações da Independência do Brasil com patriotismo e orgulho nacional. O evento, que reuniu mais de 30 mil pessoas de todas as partes do país, destacou-se pela participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; dos Comandantes das Forças Armadas do Brasil: o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Além de outras autoridades civis e militares.

Sob o comando do Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, a tropa da FAB, composta por aproximadamente 400 militares, apresentou-se ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno e ao Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, demonstrando a dedicação das Forças Armadas brasileiras.

“Comemorar o Dia da Independência do Brasil é um momento significativo que se reveste de especial importância. A participação da Aeronáutica, junto às demais Forças Armadas, materializa o compromisso uníssono dos militares em prol da manutenção da soberania nacional. Encerrar o desfile cívico-militar com a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a popular ‘Esquadrilha da Fumaça’, é uma oportunidade de demonstrar a capacidade e o treinamento dos nossos tripulantes para a população”, ressaltou o Major-Brigadeiro do Ar Darolt.

Um dos momentos mais aguardados e emocionantes foi o desfile aéreo das aeronaves da FAB: o cargueiro multimissão KC-390 Milllennium e os caças vF-39 Gripen que sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios, e a apresentação espetacular da Esquadrilha da Fumaça com suas acrobacias precisas e fumaça colorida, o que encantou o público presente.

E, neste ano, o evento trouxe também os atletas militares que participaram das Olimpíadas de Paris, dentre eles, o medalhista de prata na marcha atlética, Caio Bomfim. “Representar o Brasil é sempre uma honra, ainda mais pelo esporte. E estar aqui pelo Brasil e pela Marcha Atlética é especial e muito me emociona”, disse.

Emoção do Público

Para os presentes, o momento foi de orgulho e de celebração dos ideais de liberdade, soberania e progresso que moldam a nação brasileira. “Eu adorei a apresentação. A Fumaça foi muito legal! Eu quero voltar ano que vem!” disse o pequeno Henrique Dias, de 12 anos.

PORTAL AEROIN


Com a aeronave Hermes RQ-900 como novidade, Forças Armadas iniciam a Operação Ágata Fronteira Oeste 2024


Murilo Basseto | Publicada em 07/09/2024

Concebida pelo Ministério da Defesa e realizada de maneira conjunta entre Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, agências e órgãos de segurança pública e de fronteira, a Operação Ágata Fronteira Oeste 2024 foi lançada na última segunda-feira, dia 2 de setembro, em Campo Grande (MS).

Com objetivo de intensificar a presença do Estado nos 2.532 quilômetros da faixa de fronteira oeste do Brasil, a operação acontece entre os dias 1º e 20 de setembro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, serão empregados 1.700 militares das Forças Armadas, com o objetivo de coibir a prática dos crimes transfronteiriços. Durante a operação, estão sendo utilizadas 12 aeronaves da Força Aérea Brasileira, 16 embarcações da Marinha do Brasil e 217 viaturas do Exército Brasileiro, além de um satélite do Projeto Lessonia. Entre as novidades da Operação Ágata Fronteira Oeste 2024 está o emprego de uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), o Hermes RQ-900.

O Hermes 900 é uma ARP de grande porte, com avançado sistema, e com alta confiabilidade e segurança nas operações. Com voo totalmente autônomo, ele possui rápida capacidade de manobras e grande autonomia, além da possibilidade de ser equipado com diferentes configurações.

Drone RQ-900 da FAB voa 24 horas ininterruptas e ajuda a resgatar 36 pessoas na madrugada no Sul

Ao longo da madrugada, foram realizadas três missões apoiadas pelo RQ-900, totalizando 36 resgatados no Rio Grande do Sul.

FAB vai ampliar a frota de aeronaves RQ-900, passando a um esquadrão operacional

A Força Aérea oficializou a parceria com a empresa brasileira AEL Sistemas para a aquisição de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).

PORTAL METROPÓLES (DF)


Desfile de 7 de Setembro reúne pessoas de todo o país na Esplanada

No 7 de Setembro, Esplanada dos Ministérios ficou repleta de famílias, estudantes, militares e crianças de todo país para assistir o desfile

Jonatas Martins | Publicada em 08/09/2024 13:53

Na manhã deste sábado (7/9), a Esplanada dos Ministérios ficou repleta de famílias, estudantes, militares e crianças. Milhares de pessoas de todo o país acordaram cedo para acompanhar os desfiles do 7 de Setembro para comemorar o feriado da Independência do Brasil.

O evento reuniu os chefes dos Três Poderes e outros políticos. A celebração cívico-militar contou com o desfile de membros e veículos militares das Forças Armadas. A celebração começou por volta das 9h, com a passagem do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em carro aberto. O tema oficial deste ano foi “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Presença garantida no 7 de Setembro, a Esquadrilha da Fumaça fez a sua tradicional apresentação e foi o ponto alto do dia. Teve espaço também para o Zé Gotinha, que foi ovacionado pelas crianças. Gisley Rodrigues, de 55 anos, ressalta o valor da vacinação: “A importância do Zé Gotinha, para os adolescentes e para as crianças, é a incentivação da vacinação. Eu tenho duas filhas e todas elas foram vacinadas corretamente. Sempre dei importância para a vacinação das crianças. E, como sou funcionária de educação, também incentivo muito os pais a vacinarem as crianças”.

Ela é professora de um colégio militar em Trindade, Goiás, e veio acompanhar o evento pela segunda vez. A educadora relata que o centro de ensino se pauta pelos respeito às famílias e o patriotismo como um ponto para a valorização da educação. A professora curtiu muito o desfile com a mãe, a filha e outros familiares, prometendo ser presença garantida no ano que vem.

Para Rodrigo Alves de Oliveira, 33, e os dois filhos, esta foi a primeira vez na festa. A família acordou cedo para ver de pertinho a 3º sargento, Adriene Oliveira, esposa de Rodrigo e mãe dos filhos do casal, que desfilou junto aos militares do Exército Brasileiro. “Vai ser uma emoção muito grande para eles [os filhos de Adriene] poderem ver a mãezinha deles desfilar fardada. Ela entrou esse ano [nas forças armadas] e viemos prestigiar minha esposa. É uma memória afetiva que vai ficar para o resto da vida”, contou Rodrigo emocionado.

Os temas do 7 de setembro

A celebração destacou a importância da vacinação e homenageou o povo gaúcho pelo enfrentamento à tragédia climática das enchentes, que deixou quase 200 mortos e 2,1 milhões de pessoas afetadas de alguma forma. O evento contou com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles levaram as bandeiras de todas as 27 unidades da Federação e fizeram alusão aos principais temas do desfile.

Júlia Karine, 11 anos, da Escola Classe 4 do Núcleo Bandeirante, foi uma dessas estudantes. A aluna disse estar honrada em fazer parte desse momento tão importante para o país e de poder homenagear às vítimas dos desastres climáticos que atingiram o estado neste ano “Eu fiquei muito feliz e me senti muito privilegiada quando soube que eu ia desfilar [em homenagem aos gaúchos]”, afirmou a estudante.

Carlos Henrique Sales, 13 anos, sonha em ser policial e veio pela segunda vez de Belo Horizonte à Brasília. Ele garante que ano que vem vai repetir a viagem. “[Ver o desfile] não cansa não. Toda vez é uma coisa diferente. Ainda mais a Esquadrilha da Fumaça. Eu não sei como eles [os pilotos] tem coragem de fazer aquilo [o show de acrobacias]”, disse o jovem maravilhado. Moradores do Paranoá, o casal Leonardo Oliveira, 38, e Mônica da Silva, 44, já são veteranos do desfile de 7 de Setembro, e fazem questão de levar os filhos Maitê Luísa, 4, e Diego, 7. Para a família, a ocasião é uma oportunidade única para exercitar a cidadania e “aprender mais sobre a história do país”.

Sem grandes problemas na segurança, o público conseguiu aproveitar o momento com tranquilidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), houve cinco ocorrências atendidas, porém, todas sem gravidades. Foi uma caso de hipoglicemia, um de hipertensão arterial, uma queda da própria altura, uma ocorrência de corpo estranho no olho e um corte de árvore. Até o início desta tarde, a Polícia Militar do DF (PMDF) não havia registrado nenhuma ocorrência.