NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Operação de combate ao fogo no Pantanal une Forças Armadas e bombeiros de dois estados

Os bombeiros precisaram de apoio de militares de fora de Mato Grosso para combater as chamas. De acordo com o Ibama, área destruída é equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo.

Por Jornal Nacional | Publicada em 06/08/2020 21:01

No Centro-oeste, começou a operação com soldados das Forças Armadas e bombeiros de dois estados para tentar combater o fogo no Pantanal.

O avião da Força Aérea Brasileira leva para Pocomé brigadistas e militares navais de Mato Grosso do Sul. A Marinha mandou um helicóptero para ajudar na operação em locais de difícil acesso. Um helicóptero consegue pousar em pontos estratégicos onde as equipes demorariam horas para chegar por terra. Em cada viagem, dá para levar até 24 bombeiros, além do material usado para apagar o fogo.

Dois aviões do Corpo de Bombeiros jogam água nos pontos onde as chamadas atingiram a vegetação que está mais seca. Cada um leva cinco mil litros de água.

“Na realidade, a gente possibilita com que as equipes terrestres possam se aproximar do fogo, da linha de fogo, e possam finalizar, apagar, extinguir os incêndios. Então, combate aéreo é o trabalho combinado com a equipe terrestre”, explica Flávio Vieira Bezerra, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais.

De acordo com o Ibama, o fogo já consumiu 1,1 milhão de hectares de vegetação em todo o Pantanal, uma área equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo. Em Corumbá, Mato Grosso do Sul, ribeirinhos lamentam a vegetação destruída.

"Todas essas plantas nativas da gente aqui ela queimou tudo. Não sobrou nada. Agora vamos ter que replantar, buscar em algum lugar para replantar, porque aqui não tem mais”, diz Júlia Gonsalez, moradora.

PORTAL AEROFLAP


Gripen NG- SAAB posta o sexto episódio da série Colaboração Real 3


Por André Magalhães | Publicada em 06/08/2020 11:08

A SAAB postou o sexto episódio da série Colaboração Real 3. Nesse episódio é explicado as capacidades tecnológicas do Gripen, entre elas a possibilidade de conversar com outra aeronave e com todo um sistema integrado de defesa, seja em terra, ar, ou mar.

O Brasil comprou 36 unidades deste caça, sendo que nosso país terá uma grande participação na construção do Gripen NG.

O caça virá ao Brasil esse ano para testes e para um voo especial no dia 23 de outubro em Brasília-DF.

Contudo, a entrega oficial do caça para a FAB acontecerá no ano que vem, n ALA-2, em Anápolis-GO.

No entanto a base de Anápolis também será o lar de outra importante aeronave para a FAB, trata-se do KC-390, que atualmente são três unidades em operação, mas no futuro serão 28 unidades operada pela força aérea.

PORTAL DEFESANET


Força Aérea Brasileira realiza formatura de mais de 800 novos soldados

Organizações Militares em todo Brasil realizaram as cerimônias seguindo os protocolos de segurança em combate a COVID-19

Tenente Letícia Faria E Major Monteiro | Publicada em 06/08/2020 11:11

Organizações Militares (OMs) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram, no dia 31 de julho, a Cerimônia Militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional e a Conclusão do Curso de Formação de Soldados.

Mais de 800 novos soldados foram formados e, a partir de agora, estão à disposição da Força para servir ao Brasil. Todas as solenidades seguiram os protocolos de segurança em combate à COVID-19.

Ala 11 forma 238 recrutas

Os 238 recrutas, instruídos pelo Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL), no Rio de Janeiro (RJ), desfilaram em cerimônia militar no pátio de formatura da Ala 11 – Base Aérea do Galeão. E os 149 novos soldados do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GDS-RJ), desfilaram no pátio de formatura do Complexo Santos Dumont.

O curso de formação teve início em março e teve duração de 21 semanas. As duas cerimônias contaram com a presença do Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto e do Comandante Interino da Ala 11, Coronel Aviador Regis Augusto de Azevedo Peroba.

Academia da Força Aérea (AFA)

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), reuniu os recrutas da Turma Kratos para a solenidade de compromisso à Bandeira Nacional. A cerimônia aconteceu no pátio do Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD-YS) e foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.

O Comandante do Grupamento de novos soldados, Tenente Infante Adriano Nunes Flores, comentou sobre a formação dos novos soldados. “Durante o período de formação tomamos todos os cuidados relativos à prevenção ao contágio pela COVID-19. E, mesmo com essa adversidade, oferecemos instruções de alto nível”, disse.

Solenidade na Ala 1 

Com o objetivo de formar novos soldados para o cumprimento do serviço militar obrigatório na Força Aérea Brasileira, o Curso de Formação de Soldados da Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF), teve duração de 127 dias.

A formação da primeira turma de 2020 foi composta de instruções de Conduta Social, Segurança de Voo e do Trabalho, Higiene e Primeiros Socorros, Ética Profissional Militar, Legislação Militar, Defesa Pessoal, Ordem Unida, Armamento, Segurança das Instalações, Contra Incêndio, dentre outras.

A solenidade, realizada no pátio do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília (GSD-BR), contou com a presença de 183 militares da Turma Jambock. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha.

“A partir de agora, o cenário muda, no lugar de serem recrutas, em fase de formação, os senhores passam a assumir uma série de responsabilidades e passam a integrar o seleto grupo de militares cuja missão, à luz da Doutrina Básica da Força Aérea, está voltada para as ações de Autodefesa de Superfície, Polícia de Aeronáutica e Seguranças das Instalações", destacou o Oficial-General.

Cerimônia na Ala 5 

O compromisso à Bandeira Nacional dos recrutas da primeira turma do ano de 2020 da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (GUARNAE-CG), aconteceu em cerimônia presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, e contou com a presença do antigo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro Máximo Ballatore Holand.

Para o atual Comandante, “o compromisso firmado representa a aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares, manifestação da firme disposição de bem cumprí-los”, frisou.

Formatura na Ala 7

Na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da OM, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho. Para o Oficial, durante a formação, os novos militares foram preparados para exercerem diversas funções dentro das Organizações Militares da Aeronáutica.

“Tiveram a oportunidade de receber instruções no campo geral e militar para assegurar uma formação moral, propiciando desenvolvimento de aptidões físicas e estimular o espírito de corpo dos novos soldados”, declarou o Comandante, ao parabenizar os novos soldados.

Formatura na Ala 12 

Trinta e sete soldados celebraram a formatura no Hangar do Zeppelin, na Ala 12 – Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ).  A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes e também teve a presença de um efetivo mínimo de militares, em cumprimento aos protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde quanto ao distanciamento social em razão da COVID-19.

O Comandante da Ala parabenizou a todos os formandos e ressaltou a importância da formação militar: “Busquem ser, diuturnamente, a melhor turma que já foi formada na Força Aérea Brasileira, sobretudo, nessas construções históricas da Guarnição Aeronáutica de Santa Cruz. Desejo a todos muitas felicidades!”, finalizou.

BASP incorpora 150 soldados

A solenidade na Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) formou 150 novos soldados. O Comandante da Base Aérea de São Paulo (BASP), Coronel Aviador Jailson Oliveira da Silva, reconheceu o esforço dos novos militares, diante do novo cenário de 2020 com os cuidados e mudanças decorrentes do enfrentamento ao novo Coronavírus.

“Todo esforço tem sua consequência. A caminhada foi árdua e exigiu muito de cada um de vocês para torná-los capazes de realizar as diversas missões que estão por vir. Que vossa conduta contribua para que a Força Aérea Brasileira contiue mantendo a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria”, falou.

BAFZ

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) também realizou a formatura de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD). Ao todo, 15 novos militares passam a integrar a Força Aérea Brasileira.

CIAAR forma 50 novos soldados 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), formou  50 recrutas da 1ª turma do Curso de Formação de Soldados de 2020, Turma Lobos.

Durante o curso de formação, destacaram-se o recruta João Igor Silva, 1º colocado da turma e o recruta Lucas de Abreu Batista, soldado que foi destaque militar, eleito pelos instrutores e companheiros como o recruta-padrão, pela sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo demonstrados durante todo o curso.

 

BAFL transmite cerimônia via internet

A solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da primeira turma de 2020 – Turma Pégaso – da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) aconteceu no hangar operacional e foi presidida pelo Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Felzcky.

Por conta das restrições da pandemia da COVID-19, a cerimônia foi transmitida via internet para que os familiares dos formandos tivessem a oportunidade de acompanhar. “Tenho certeza de que entregamos à sociedade não somente combatentes, mas cidadãos brasileiros forjados em uma instituição onde os valores morais e éticos, conjugados com disciplina e hierarquia continuam nos balizando para a construção de um Brasil melhor”, declarou o Comandante.

Aeronaves da FAB mantêm apoio no combate ao incêndio no Pantanal

C-130 Hércules realizou oito saídas entre o sábado (01) e o domingo (02)

Tenente Raquel Alves E Major Monteiro | Publicada em 06/08/2020 10:55

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) continuam prestando apoio no combate ao incêndio que atinge o Pantanal no Mato Grosso do Sul (MS), desde o dia 27 de julho. Por conta das queimadas na região e, atendendo ao pedido do Governo do Estado, o Ministério da Defesa deflagrou a Operação Pantanal. As Forças Armadas estão empregando aeronaves no combate a incêndios e atuam em parceria com agências federais e estaduais.

A aeronave C-130 Hércules, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) - Esquadrão Gordo, e o H-60L Black Hawk, operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) - Esquadrão Pantera, realizam missões de Combate a Incêndio em Voo e Transporte Aéreo Logístico na região do Pantanal.

O C-130 Hércules realizou, entre o sábado (01) e o domingo (02), oito saídas. A aeronave está operando a partir da Ala 5 - Base Aérea de Campo Grande e utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).

O Comandante do avião, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa, esclarece como o sistema MAFFS está contribuindo nas ações. “O combate a incêndio com a aeronave C-130 é muito eficiente devido à sua capacidade de transportar 12 mil litros de água, que podem ser lançados em até três passagens sobre o local. O lançamento de água auxilia, também, o trabalho das equipes de terra que combatem diretamente os focos de incêndio. A água possui papel de resfriar o solo, permitindo a aproximação dos brigadistas que atuam na abertura de aceiros, que são escavações que bloqueiam o avanço do fogo”, explica.

Já o H-60L Black Hawk está engajado nas missões a partir do Aeroporto de Corumbá. Entre o sábado e o domingo, o helicóptero permaneceu em alerta. O H-60L tem atuado no transporte de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) até os locais das chamas. 

Operação Pantanal

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação do Governo do Mato Grosso do Sul. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.