NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça inicia agenda de julho com apresentações em cinco estados; confira locais e datas


Juliano Gianotto | Publicada em 05/07/2025 06:38

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, inicia neste final de semana sua agenda de apresentações para julho.

Durante o mês, a equipe realizará acrobacias com as sete aeronaves A-29 Super Tucano em cinco estados, com nove apresentações confirmadas até o momento. A agenda contempla o Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Iniciando pela região Norte, a Esquadrilha retorna neste sábado, dia 5, a Porto Nacional, Tocantins. A apresentação está marcada para as 16h30, na orla do município, próximo ao Centro Histórico, em comemoração aos 164 anos da cidade. A equipe esteve no município pela última vez em 2018.

Dias depois, em 10 de julho, o grupo chega pela primeira vez a São Félix do Araguaia, Mato Grosso, onde fará sua apresentação às 16h, em frente ao aeroporto local, durante o II Encontro de Aviadores. Ainda na região do Araguaia, em Barra do Garças, também em Mato Grosso, a demonstração acontece às 16h do dia 12, no Porto do Baé, às margens do Rio Araguaia, também no II Encontro de Aviadores. Este é o retorno das aeronaves após 8 anos.

No dia 13, a Esquadrilha segue para Rio Verde, Goiás, apresentando-se às 16h30 no Aeroporto Municipal, em evento que integra as comemorações dos 177 anos da cidade.

Em Minas Gerais, as acrobacias começarão no dia 17 de julho, em Patrocínio, no Parque de Exposição Brumado dos Pavões, e no dia seguinte, 18 de julho, em Araguari, no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco. Ambas as apresentações, organizadas pelos municípios, estão previstas para as 16h.

Finalizando a série de demonstrações e antes de retornar à sua sede, a Esquadrilha participa da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela com uma apresentação no dia 20 de julho, às 11h20, no Pier da Vila, no centro da cidade. Está será a primeira vez que Ilhabela recebe a Fumaça.

Na semana seguinte, após um breve intervalo, a equipe segue para o interior paulista no dia 26, apresentando-se em Jaboticabal às 16h, no Aeroporto Municipal, ao lado da Unesp. No dia seguinte, 27 de julho, as aeronaves sobrevoam São José dos Campos, também às 16h, no Mirante do Banhado, em comemoração ao aniversário do município e aos 75 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Todas as apresentações têm duração aproximada de 30 minutos e envolvem cerca de 50 manobras, com formações variadas utilizando sete, quatro, dois ou um avião em voo simultâneo. Um oitavo piloto permanece no solo para realizar a locução do das manobras realizadas.

Segundo a Força Aérea Brasileira, todas as demonstrações são gratuitas para o público e para os organizadores, com o objetivo institucional de promover a aviação e divulgar a cultura da FAB.

A Esquadrilha pode incluir mais cidades na agenda de apresentações em julho. Caso isso ocorra, o leitor do AEROIN será informado.

Agenda oficial

05/07 – Porto Nacional – TO
Horário: 16h30
Local: Orla do município, próximo ao Centro Histórico

10/07 – São Félix do Araguaia – MT
Horário: 16h00
Local: Em frente ao Aeroporto de São Félix do Araguaia

12/07 – Barra do Garças – MT
Horário: 16h00
Local: Porto do Baé, às margens do Rio Araguaia

13/07 – Rio Verde – GO
Horário: 16h30
Local: Aeroporto Municipal

17/07 – Patrocínio – MG
Horário: 16h00
Local: Parque de Exposição Brumado dos Pavões

18/07 – Araguari – MG
Horário: 16h00
Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

20/07 – Ilhabela – SP
Horário: 11h20
Local: Pier da Vila – Centro Histórico

26/07 – Jaboticabal – SP
Horário: 16h00
Local: Aeroporto Municipal, ao lado da Unesp

27/07 – São José dos Campos – SP
Horário: 16h00
Local: Mirante do Banhado

 

 

 

 

FAB testa reação de ataque com caças A-29 e defesa antiaérea antes da chegada de líderes do BRICS no Rio


Juliano Gianotto | Publicada em 05/07/2025 10:04

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na tarde desta quinta-feira, 3 de julho, um exercício de defesa aérea na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, como parte da preparação para a Cúpula do BRICS. O evento internacional reúne chefes de Estado de países como China, Índia, Rússia e África do Sul, e ocorrerá entre os dias 4 e 7 de julho.

Durante o treinamento, foi simulado um cenário de alerta em base, com a decolagem imediata de um caça A-29 Super Tucano para interceptação de uma potencial ameaça ao espaço aéreo nacional. Também integram a frota de prontidão os jatos F-5M, capazes de responder rapidamente a violações de áreas aéreas restritas durante o evento. De acordo com o coronel aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), esse tipo de adestramento é parte da rotina operacional da FAB. “Mantemos esse preparo durante todo o ano, com foco na pronta resposta a qualquer incursão não autorizada no espaço aéreo”, afirmou o oficial.

A operação envolveu ainda equipamentos de guerra eletrônica e defesa antiaérea, como os mísseis RBS 70 e radares de vigilância. Essas tecnologias têm como função detectar e neutralizar aeronaves ou drones que ameacem a segurança do evento. As ações foram coordenadas com unidades do Exército, da Marinha e com órgãos de segurança pública.

A Base Aérea do Galeão também será ponto estratégico para o desembarque das delegações internacionais. Ao todo, cerca de 15 comitivas oficiais devem ser recebidas no local, com apoio de mais de 600 militares. A chegada de líderes estrangeiros acontecerá no mesmo perímetro onde o exercício foi realizado. O esquema de segurança envolve uma série de ações coordenadas pelo Comando Operacional Conjunto Redentor, estrutura composta pelas três Forças Armadas e coordenada pelo Ministério da Defesa. Entre as frentes de atuação estão contraterrorismo, guerra eletrônica, defesa cibernética, proteção de vias públicas e resposta a ameaças biológicas, nucleares, químicas e radiológicas. Na parte terrestre, militares da Aeronáutica também terão papel ativo. O Pelotão de Motociclistas da FAB participará da escolta das autoridades, com a missão de garantir fluidez no tráfego e segurança nos deslocamentos das comitivas. Os batedores monitoram o trajeto em tempo real, atentos à sinalização, pedestres e possíveis riscos.

Outro reforço é a presença do Esquadrão de Salvamento Aeroterrestre (PARA-SAR), unidade de elite da FAB especializada em missões de alto risco. A equipe atuará no Museu de Arte Moderna (MAM), sede da reunião de cúpula, pronta para realizar evacuações em caso de emergência.

Na área de defesa química e biológica, o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) terá equipes de prontidão para atendimento médico especializado. Caso haja contaminação por agentes tóxicos, a FAB poderá realizar a evacuação aeromédica das vítimas para hospitais com capacidade de tratamento. A atuação integrada das Forças Armadas, com suporte da Polícia Federal, Polícia Militar e demais órgãos civis, visa assegurar a realização da Cúpula do BRICS sem incidentes, reforçando o compromisso do Brasil com a segurança nacional e internacional.

REVISTA FORÇA AÉREA


FAB reativa a Base Aérea do Recife


Da Redação | Publicada em 05/07/2025 13:00

FAB reativa a Base Aérea do Recife. A Força Aérea Brasileira está reativando a Base Aérea do Recife (BARF), em Pernambuco, pouco menos de um ano após ela ter sido desativada, em virtude de não ter mais unidades aéreas sediadas.

A BARF foi desativada oficialmente em pela portaria do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) GC3 n°1475 de 11 de julho de 2024. Em 24 de julho de 2024, no exato dia em que completava 83 anos, foi realizada a cerimônia de desativação. A decisão foi tomada devido à redução significativa nas atividades desenvolvidas na base e visa otimizar recursos e eficiência administrativa. A BARF deixou de ter unidades sediadas desde janeiro de 2018, quando o 2º ETA foi transferido para Natal.

As atividades da BARF foram distribuídas entre o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) e o Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).  No dia 2 de julho de 2025, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe uma portaria do GABAER GC3 n°1010, informando que a BARF estava sendo reativada, com a finalidade de apoiar as Organizações Militares lá sediadas e apoiar as unidades em trânsito.

Ela será subordinada ao CINDACTA III, que por sua vez é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). BARF segue os mesmos passos da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sendo subordinada ao CINDACTA II. A BAFL estava sem unidades aéreas sediadas desde que o 2º/7º GAV foi transferido para Canoas (BACO) em fevereiro de 2017.

No caso de Florianópolis, a incorporação ao DECEA visa o projeto de concentração dos Centros de Controles de Aproximações (APP) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre (AAP Sul), objetivando aprimorar a segurança da navegação aérea, a eficiência operacional e a integração tecnológica (saiba mais sobre esse projeto aqui). A expectativa é que a mudança permita um gerenciamento mais eficiente de mais de 200 mil tráfegos aéreos por ano. A incorporação da BARF pelo DECEA, evidencia que ela seguirá o mesmo caminho da BAFL, condensando APPs da região nordeste (APP Nordeste). É provável que ela seja reativada em uma cerimônia militar em 24 de julho, data dos 84 anos de criação.