NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CNN BRASIL


Relatório preliminar da FAB deve mostrar dinâmica que resultou na queda do avião da Voepass

Primeira etapa da investigação, no entanto, não deve apontar as causas do acidente que matou 62 pessoas

Jussara Soares E Leonardo Ribbeiro | Publicada em 05/09/2024 16:58

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai divulgar, nesta sexta-feira (6), um relatório preliminar com informações da investigação sobre o acidente aeronáutico que deixou 62 mortos, no dia 9 de agosto, em Vinhedo (SP).

A CNN apurou que o documento elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve revelar o que aconteceu durante o voo. Os fatores que levaram à queda da aeronave, no entanto, ficam para uma segunda etapa.

Esta primeira divulgação de dados é importante para a segurança da aviação, pois pode conter itens que sejam relevantes para a operação futura do modelo da aeronave, sendo possível fazer uma mitigação de riscos, se necessário.

A segunda fase vai apontar os chamados “fatores contribuintes” que resultaram na queda do avião. O relatório final pode demorar até um ano.

Paralela a investigação da FAB, a Polícia Civil de Vinhedo e a Polícia Federal também apuram o caso. O inquérito aberto na Polícia Civil investiga as causas da queda do avião.

A possível responsabilidade criminal é também investigada pela PF. São dois laudos considerados fundamentais na investigação.

A previsão é que o primeiro, com conjunto de fotos que ajuda a compreender o contexto do acidente e como a aeronave parou no terreno, deve ficar pronto em até 90 dias pós acidente. Este laudo é feito em parceria com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O segundo documento deve ter todos os exames e testes realizados no Cenipa, além das análises dos destroços, motores e caixas-pretas, que iniciaram na semana do acidente. Ambas as investigações, seguem em segredo de justiça.

O voo 2283, da empresa Voepass, saiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A aeronave caiu em uma área de condomínio.

PORTAL AEROIN


Para garantir a segurança do tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro, DECEA recebe auditoria da OACI


Juliano Gianotto | Publicada em 05/09/2024 13:07

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu, entre 30 de agosto e 2 de setembro, a comitiva da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a Auditoria de 2024. A visita teve como objetivo garantir a segurança do tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro e verificar a qualidade dos serviços prestados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo informações do DECEA, formada por profissionais do Escritório Regional da América do Norte, América Central e Caribe, a comitiva aproveitou suas palavras iniciais para apresentar os objetivos, que envolvem a observação da aplicação das medidas de segurança recomendadas em prol da segurança da aviação.

Tendo sempre o foco nos resultados, a avaliação dos planos de medidas corretivas e a aferição do desempenho das organizações se deu também por meio de revisão de documentos e conversas com as equipes das unidades auditadas.

Dentre as áreas avaliadas, estão o cumprimento da legislação e regulamentos; qualificação profissional; certificações; e controle de qualidade.

Os trabalhos começaram na manhã do dia 30 de agosto, no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), onde os auditores foram recebidos pelo Comandante, Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, e visitaram o Centro de Controle de Área de Brasília e o Primeiro Centro de Operações Militares.

Já no dia 02 de setembro, a comitiva chegou no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, onde foram recebidos pelo Comandante, Major Aviador Douglas Luna Lopes, que apresentou a unidade. Depois da recepção, auditaram o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro e a Torre de Controle.

Até o final da semana, será apresentado o relatório final, que informará o grau de conformidade do DECEA com as diretrizes que regulam a aviação mundial.

PORTAL METROPÓLES (DF)


VoePass: parentes de vítimas têm acesso a relatório parcial do Cenipa

Relatório preliminar sobre a causa da queda do avião da Voepass que matou 62 será divulgado primeiro para familiares, nesta sexta (6/9)

Bruna Sales | Publicada em 06/09/2024 02:14

Por volta de 50 familiares das vítimas da queda do avião da VoePass se inscreveram para assistir à apresentação do relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) nesta sexta-feira (6/9), sobre a causa da queda da aeronave em 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando 62 pessoas.

A reunião com os familiares está prevista para às 14h, na sede do Cenipa, em Brasília. A Voepass informou que vai providenciar o transporte até o local para os familiares. As informações são da Rádio CBN. Conforme o Metrópoles já informou, a divulgação para a imprensa deve ocorrer às 17h, também no Cenipa.

Outra investigação em andamento sobre as causas do acidente é a da Polícia Federal (PF). A equipe da PF aguarda laudos do Instituto Nacional de Criminalística e da Força Aérea Brasileira (FAB) para descobrir a causa da tragédia e indiciar eventuais responsáveis.

Pessoas ligadas à investigação, ouvidas pelo Metrópoles, afirmam que ainda é prematuro falar em suspeitos, mas não estão descartadas as hipóteses de crime culposo, por negligência ou imprudência, e até crime doloso com dolo eventual, quando se assume o risco de cometê-lo, mesmo que não tenha tido a intenção.

A PF vai analisar se a aeronave ATR 72 da VoePass, prefixo PS-VPB, estava com manutenção em dia e se todos os equipamentos necessários para o voo estavam funcionando. Ex-funcionários da companhia aérea já relataram uma série de problemas em aeronaves da empresa, como o improviso de um palito de fósforo para resolver um problema no botão que aciona o sistema antigelo.

Gravação da cabine

Técnicos do Cenipa já transcreveram duas horas de áudio do gravador de voz da cabine do avião ATR-72, que registraram o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntando ao piloto Danilo Romano o que estava acontecendo ao perceber que o avião estava perdendo sustentação.

Na gravação, há o registro de que o copiloto disse, em seguida, que era preciso “dar potência”, em uma tentativa de estabilizar a aeronave e impedir a queda, o que não foi possível. As informações foram obtidas com exclusividade pela TV Globo.

Cerca de um minuto se passou entre a constatação da perda de altitude e o choque do avião contra o solo. Nesse intervalo de tempo, segundo os técnicos, o áudio registra que a tripulação tentou reagir. A gravação é finalizada com gritos e com o estrondo do choque da aeronave contra o chão.

De acordo com a FAB, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.

Os últimos registros do voo mostram que, instantes antes da queda, o avião estava a 5.190 metros de altura.

Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro –, a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros. Foi nesse minuto que a conversa registrada pela gravação entre os tripulantes aconteceu.

Segundo os investigadores, a análise preliminar dos dados indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina e que a análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Exposição da Independência contará com programação especial para toda família


Redação | Publicada em 05/09/2024 12:11 | Atualizado em 05/09/2024 14:25

Como parte das celebrações da Semana da Pátria, as Forças Armadas prepararam uma programação para adultos e crianças: a “Exposição da Independência", coordenada pela Marinha do Brasil. A atração acontecerá no Parque da Cidade, em Brasília (DF), nos dias 7 e 8 de setembro. Durante o evento, o público poderá conhecer equipamentos como viaturas, aeronaves, embarcações e interagir com simuladores da Marinha, do Exército e da Força Aérea. A mostra também contará com apresentação de meios operativos das das forças auxiliares, bem como dos órgãos de segurança pública. Haverá, ainda, atividades lúdicas para as crianças e apresentação das bandas das Forças Armadas.

Serviço:
Local:
Estacionamento do Parque Ana Lídia – Parque da Cidade – Brasília-DF
Data: 7 e 8 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Entrada gratuita.

Desfile da Independência ocorre neste sábado (7) na capital federal


Redação | Publicada em 05/09/2024 14:40

Na capital federal, já está quase tudo pronto para o tradicional desfile de 7 de setembro. O evento, que acontece neste sábado (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), contará com diversas atrações, dentre elas, o desfile militar das Forças Armadas e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O evento unirá vários simbolismos, organizados em três eixos. Um deles aborda a importância estratégica da realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com apresentação das 21 bandeiras dos países que integram a cúpula. O desfile também homenageará os envolvidos na reconstrução do Rio Grande do Sul e as campanhas de vacinação. Confira aqui a programação completa do evento.

Serviço:
Local:
Esplanada dos Ministérios
Data: 7 de setembro
Horário: Acesso às arquibancadas será a partir das 6h20
Início do desfile: às 8h45 (gratuito)