NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Avião `espião` da FAB atua no combate ao garimpo ilegal
Operação Ágata Uiara combates a crimes na fronteira norte do Brasil e FAB usa avião de inteligência no combate ao garimpo ilegal
Da Redação | Publicada em 05/06/2023
A Força Aérea Brasileira está atuando no combate ao garimpo ilegal no estado do Amazonas, usando os aviões R-99, produzidos pela Embraer, nas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), na Operação Ágata Uiara, em conjunto com as demais forças armadas.
A área de atuação é sobre o Rio Japurá para combater a exploração mineral ilegal, que se tornou muito comum na região.
"Sem os dados de inteligência nenhuma ação pode ser executada”, afirmou Tadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, vice-almirante e comandante da operação.
A Operação Ágata Uiara também reúne outras aeronaves da FAB, como o C-105 Amazonas, SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha e caça leve A-29 Super Tucano.
Além do combate a extração de minério ilegal, também são feitas operações para combater outros crimes da região de fronteira, como contrabando, descaminho e narcotráfico.
FIESC - Escola de aviação do SENAI de SC recebe cinco motores doados pela FAB
Novos equipamentos serão utilizados nas aulas práticas de manutenção de aeronaves oferecidos pela unidade, localizada em Palhoça, na Grande Florianópolis
Da Redação | Publicada em 06/06/2023
A Escola de Aviação Civil do SENAI/SC em Palhoça recebeu nesta sexta-feira (2 de junho) cinco motores aeronáuticos doados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para utilização nas aulas práticas. A instituição oferece cursos técnicos em Manutenção de Aeronaves, com habilitações em Aviônicos, Célula e Grupo Motopropulsor, além de treinamentos pós-formação de mecânicos para manutenção de aeronaves e inglês técnico EaD.
“Com esses equipamentos, nossos alunos terão uma visão de aprendizado ainda melhor, pois viverão situações mais próximas da realidade do mercado, o que vai ao encontro da metodologia SENAI, que prima por conectar o ambiente da sala de aula com o mundo do trabalho”, afirmou o gerente executivo do SENAI para a Grande Florianópolis, Luciano Mattiazzi Baumgartner. Ele destacou que a Escola já possui três aviões e um helicóptero Esquilo também doados pela FAB e, além dos motores, recebeu outras peças que aumentam as oportunidades de formação técnica de alta qualidade da escola que já é referência nacional e internacional.
Já o presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), Cesar Augusto Olsen, salientou o diferencial da Escola em termos de acervo e capacidade técnica. “Não existe nada no Brasil e posso dizer na América Latina que supere o que temos aqui no SENAI de Palhoça em se tratando de Escola de Aviação Civil. Somos superados apenas pelas escolas das Forças Armadas, mas, certamente, este hangar e este acervo nos colocam em destaque no cenário nacional, como a Escola número um do país!”, comemorou.
O comandante da Base Aérea de Florianópolis, tenente-coronel aviador Jaques da Silva Valle, enfatizou a importância da formação técnica em manutenção para a segurança do espaço aéreo brasileiro e o desenvolvimento da aeronáutica como um todo. “Ter esse centro de formação e de especialização de tão alto nível acaba impactando na capacidade da aviação em geral, pois a manutenção das aeronaves resulta diretamente na prevenção de acidentes”, disse.
Conforme o professor do curso de Manutenção de Aeronaves, Luiz Fernando Mibach, os modelos dos motores recebidos ainda estão em operação em diversas aeronaves utilizadas pela aviação agrícola e de transporte de pequeno até médio porte. Desta forma, os profissionais egressos dos cursos terão ainda maior receptividade no mercado de trabalho.
O presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Hamilton Nilo Junkes, já prospecta projetos futuros em parceria com a Escola Senai. “Já somos parceiros da Escola com o simulador de voos instalado no Aeroclube, mas temos a intenção de instalar uma oficina de grande porte para viabilizar a manutenção das aeronaves da região e, certamente, iremos contar com a mão de obra especializada formada pela Escola Senai”, salientou.
De acordo com o coordenador do curso, Thiago Carvalho, a unidade do SENAI em Palhoça é a única instituição brasileira de serviços educacionais classificada pelo Ministério da Defesa como Estratégica de Defesa. “Desta forma, a Escola integra um seleto grupo de 18 empresas catarinenses que compõem a Base Industrial de Defesa (BID)”, salienta.
Na ocasião, também foi apresentado resumo das atividades da Escola criada em 2009 e que já formou mais de 500 profissionais na área de manutenção de aeronaves, além de formatar treinamentos específicos para diversos seguimentos e empresas como Azul Linhas Aéreas, Gol, Henrimar, Helistar, além das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Sem esquecer de países como Inglaterra, Rússia, Emirados Árabes, Finlândia, Paraguai e Coreia do Sul.
EDIÇÕES ANTERIORES
275 de 01/10/2024
274 de 30/09/2024
273 de 29/09/2024
272 de 28/09/2024
271 de 27/09/2024
270 de 26/09/2024
269 de 25/09/2024
268 de 24/09/2024
267 de 23/09/2024
266 de 22/09/2024
265 de 21/09/2024
264 de 20/09/2024
263 de 19/09/2024
262 de 18/09/2024