NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Festival vai celebrar reabertura do Museu do Ipiranga

Programação cultural vai do dia 7 a 11 de setembro

Elaine Patricia Cruz | Publicada em 04/09/2022 11:29

Fechado desde 2013 para restauro, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, vai reabrir ao público no próximo dia 8 de setembro como parte das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Para celebrar a reabertura, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e a prefeitura paulistana vão apresentar uma programação cultural especial, entre os dias 7 e 11 de setembro. As atrações incluem música, dança, teatro e circo e terão transmissão pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #Culturaemcasa.

Entre os destaques está um show dos cantores Almir Sater e seu filho, Gabriel Sater, que recentemente participaram da novela Pantanal.

Os festejos se iniciam hoje (4) com uma projeção na fachada do Museu do Ipiranga, que será acompanhada por trilha sonora de André Abujamra. A projeção será dividida em oito atos de um minuto de duração cada. Cada minuto vai contar uma parte da história cultural e artística dos últimos dois séculos. Entre eles, episódios relacionados à arte indígena, à presença dos negros no país e à Semana de Arte Moderna. Essa projeção será realizada entre os dias 4 e 11 de setembro, das 18h30 às 22h. Já no dia 7 de setembro, a projeção será feita entre as 21h e 22h.

O museu

Com 11 novas exposições, o Museu do Ipiranga será reaberto exclusivamente para autoridades no dia 6 de setembro, entre as 18h30 e 21h30. No dia seguinte, feriado de 7 de setembro, o museu vai abrir apenas para escolas e para os trabalhadores que ajudaram nas obras do restauro e seus familiares. Já o público poderá visitá-lo a partir do dia 8 de setembro.

7 de setembro

No feriado de 7 de setembro, haverá uma programação especial que terá início com o tradicional desfile de 7 de setembro que, neste ano, será realizado na Avenida D. Pedro I. O desfile tem início às 9h e contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça.

Além do desfile, uma encenação sobre o Grito da Independência será realizada a partir das 15h, com a participação do ator Caco Ciocler como D. Pedro I.

À noite, haverá um espetáculo de música, dança e artes visuais. Um dos destaques é a apresentação de um espetáculo com 200 drones, que está marcada para as 21h.

Programação musical

Entre os dias 8 de setembro e 11 de setembro, o festival promove também shows musicais, em parceria com a prefeitura paulistana. Na noite do dia 8, haverá apresentação da SP Companhia de Dança, SP Big Band e da Orquestra Jazz Sinfônica, a partir das 18h. Já no dia 9 de setembro, a partir das 19h, se apresentam Almir e Gabriel Sater. No dia 10 de setembro, a Orquestra Funmilayo se apresenta com Xênia França e Luedji Luna. E, no dia 11 de setembro será a vez de Geraldo Azevedo.

PORTAL AEROIN


Direção de aviação civil do Uruguai visita o DECEA e unidades subordinadas no Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 04/09/2022 07:00

Uma comitiva da Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica (DINACIA), órgão regulador e provedor de serviços de navegação aérea uruguaio – veio ao Brasil para visitar, de 29 de agosto a 2 de setembro, as instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e suas unidades subordinadas do Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Ao longo da semana, o diretor-geral e o diretor de Circulação Aérea da DINACIA, Brigadeiro General Gaetano Battagliese e Coronel Gabriel Falco, respectivamente, foram recebidos por autoridades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Na ocasião, os militares uruguaios tiveram a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e o provimento dos serviços de navegação aérea brasileiros.

Na segunda, dia 29, a comitiva foi recebida pelo vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, e pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

Encaminhados ao auditório do SDOP, assistiram a palestras proferidas pelos militares do Subdepartamento, pela manhã, e às explanações do chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, à tarde.

Entre outros assuntos, conheceram a missão, a estrutura funcional e os serviços prestados pelo DECEA, bem como a missão das unidades subordinadas ao órgão central que compõem o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Também conheceram novas tecnologias em processo de implementação no SISCEAB, como o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto (R-AFIS – Remote Aerodrome Flight Information Service), a Torre Remota e as Estações Meteorológicas de Altitude e de Superfície Automáticas.

“Um dos objetivos de nossa vinda aqui é justamente para conhecer as soluções e novas tecnologias empregadas pelos senhores, as experiências positivas implementadas aqui no Brasil, para levá-las conosco e estudar sua viabilidade em nossa realidade”, afirmou o Brigadeiro Battagliese, diretor da DINACIA.

No segundo dia, os uruguaios puderam conhecer melhor o trabalho realizado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA). Recebido pelo diretor da unidade, Coronel Aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro, assistiram ao vídeo institucional e, após a apresentação do diretor sobre as atividades do ICA, visitaram as instalações, onde puderam observar in locco as seções operacionais do instituto.

À tarde visitaram o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Assistiram à palestra do comandante, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, visitaram o Laboratório de Calibração de Equipamentos de Inspeção em Voo e a aeronave-laboratório Legacy 500 (IU-50) do GEIV.

Na quinta-feira, foram ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Assistiram ao vídeo institucional da organização e à apresentação do comandante da unidade, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, que esclareceu os benefícios e os ganhos em eficiência na harmonização dos fluxos de tráfego aéreo obtidos nos últimos anos, devido aos esforços do CGNA.

Visitaram também as seções internas do Centro, onde obtiveram explanações dos especialistas a respeito da atuação do CGNA nas etapas estratégica, pré-tática, tática e pós-operacional e, por fim, visitaram o Salão Operacional da unidade.

No último dia, as autoridades uruguaias foram recebidas pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e demais oficiais-generais do Departamento, ocasião em que tiveram a oportunidade de despachar sobre a possibilidade de futuras parcerias.

“Nós temos todo o interesse em apoiar os nossos vizinhos. Somos, acima de tudo, parceiros. Em tudo que pudermos colaborar, iremos colaborar. É importante para todos nós”, destacou o Brigadeiro Fiorentini aos militares uruguaios.

A Dirección Nacinoal de Aviación Civíl e Infraestructura Aeronáutica é a organização responsável por executar a política de aviação civil uruguaia de acordo com as normas e recomendações vigentes emitidas pelos organismos internacionais competentes, supervisionando continuamente a segurança operacional e dirigindo e controlando as atividades da aviação civil.

A organização também atua no provimento da infraestrutura e dos serviços de navegação aérea em todo o território e espaço aéreo sob jurisdição do Uruguai de modo a garantir a segurança, regularidade e eficiência das operações aeronáuticas e a prestação de serviços de acordo com os regulamentos e requisitos internacionais sobre a matéria.

Caças F-5 fazem rasante na cerimônia da Força Aérea pelos 40 anos da Mulher Militar


Agência Força Aérea | Publicada em 04/09/2022

Para comemorar os 40 anos da mulher na Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou na sexta-feira, dia 2 de setembro, uma cerimônia militar, que foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e contou com a presença de outras autoridades civis e militares.

Desde que a FAB abriu as portas para as primeiras mulheres incorporarem seu efetivo, em 1982, novos capítulos dessa história continuam a ser escritos, dia após dia, com a competência e o empenho necessário para superar os desafios.

O Ingresso da Mulher Militar na FAB ocorreu em virtude da criação do Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica, formado pelo Quadro Feminino de Oficiais (QFO) e pelo Quadro Feminino de Graduados (QFG), este último composto por Sargentos e Cabos. Ao longo do tempo, a competência e o profissionalismo demonstrados por essas pioneiras serviram para consolidar a importância da incorporação das mulheres na FAB. 

Na ocasião o Hino Nacional foi regido pela primeira mulher musicista a ingressar na Força Aérea, a Suboficial Ana Elisa, que falou sobre a importância e a surpresa de estar à frente da Banda de Música como a primeira militar:

“É uma emoção muito grande fazer parte desses 40 anos. Foi um acidente ser a primeira mulher da história porque eu passei sozinha no concurso e eu queria ter outras companheiras naquele momento. Junto comigo eu tive grandes companheiros com isso tudo, me sinto honrada neste momento, tive muita força dos meus colegas de trabalho e do meu chefe, é uma honra muito grande”, lembra.

Em sua leitura da Ordem do dia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, falou sobre o momento de celebrar mais uma página da história da instituição, os 40 anos do ingresso da mulher militar na Força Aérea Brasileira:

“Nobres mulheres de azul! A história está repleta de registros acerca de seus grandiosos feitos, marcados pela superação, no entanto, sabemos que, muito ainda, haverão de conquistar. Saibam que cada vitória individual contribui, substancialmente, para a evolução da NOSSA FAB, a qual se torna, a cada dia, mais coesa e firme em seus propósitos constitucionais”, declarou.

“Por fim, gostaria de citar um trecho do poema “O homem e a mulher” do escritor francês Victor Hugo, o qual é capaz de sintetizar o respeito às características diferentes, porém complementares. […] o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu!’ Parabéns às mulheres da Força Aérea Brasileira, exemplos de Amor, Coragem e Dever!”, finalizou o Oficial-General.

Na oportunidade foram feitas homenagens às Pioneiras do Corpo Feminino da Aeronáutica, da Primeira Turma do Quadro Feminino de Oficiais, Turma Demoiselle, a Major Marli Perilo; da Primeira Turma do Quadro Feminino de Graduados, Turma Anésia Pinheiro Machado, a Tenente-Coronel Rita de Cássia Zambom Gagno e a Suboficial Ivanilda da Silva Valente, respectivamente dos Cursos de Formação de Cabos e Sargentos.

A Suboficial Ivanilda falou sobre a emoção em fazer parte da história da mulher na FAB:

“É mais do que um orgulho estar aqui. É a realização de um sonho que passa para as próximas gerações. Certamente daqui a muitos anos vão contar que alguém teve coragem de entrar na FAB e que isso produziu um mercado novo para as mulheres, um mercado em expansão”, declarou.

Já a Tenente-Coronel Rita falou sobre a emoção em vestir a farda a azul:

“Esse momento para mim, eu vou falar a vocês com meu coração, é uma emoção porque em 1982 nós estávamos chegando aqui eu tinha só 18 anos então sair de casa para uma vida nova e colocar essa farda azul modificou totalmente a minha vida e eu não me arrependo de absolutamente nada, eu sou muito grata a todas as mulheres que vieram depois que começamos a desbravar caminho”, finalizou.

Ainda em homenagem ao Corpo Feminino de Graduados da Força Aérea Brasileira, a Graduado-Master na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Suboficial Especialista em Enfermagem Renata da Silva Marinho, foi homenageada por ser a segunda mulher a ocupar o cargo. Na oportunidade a Suboficial falou sobre a importância do momento:

“Vejo a importância das mulheres na FAB como um sinal de igualdade, de mostrar que nós também podemos fazer as mesmas atividades, as mesmas ações dos homens, prova disso é militarismo, onde nos alcançamos comando a minha função de Graduado-Master, que sou a segunda, a função de enfermagem que é uma atividade de apoio e que não é tão visível assim. Isso mostra que é um processo isento que realmente é um mérito, não importa se você é homem ou mulher.  Na minha função foi uma oportunidade de conhecer todas as atividades da Força Aérea”, concluiu.

Finalizando as homenagens com o Corpo Feminino de Oficiais da Força Aérea Brasileiro, o Comandante da Aeronáutica entregou uma lembrança à Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, representando as mulheres que alçam os mais altos postos de uma instituição, enquanto os caças F-5 faziam o rasante à cerimônia.

A Brigadeiro falou a importância em ser mulher na FAB:

“A presença feminina na FAB é um reflexo natural da evolução social. Entrei há 32 anos e fui incluída nas fileiras da FAB, percebo que os valores organizacionais eles facilitaram muito a acolhida da mulher no meio militar, portanto uma vez a gente inserida, incluída todas as oportunidades são iguais. A prova disso sou eu Oficial-General tendo calcado tantos postos. A maior parte da minha trajetória é dedicada saúde operacional e existencial e em 2015 na área gerencial, é fundamental que a mulher se predisponha a também participar do poder militar do nosso Brasil”, finalizou.

Inauguração do Monumento alusivo aos 40 anos do Ingresso da Mulher na FAB

Na oportunidade, foi reinaugurado o busto que em 2007 foi inaugurado nas antigas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica na Pampulha (MG), em celebração aos 25 anos do Ingresso da Mulher Militar.

Em 2018, devido à mudança do CIAAR para Lagoa Santa, o monumento havia sido retirado e, posteriormente, seria inaugurado nas novas instalações. Agora, com a comemoração aos 40 anos da Ingresso da Mulher Militar na FAB, o CIAAR reinaugura o Monumento após restauração realizada pelo Parque de Material Aeronáutico de Lago Santa (PAMA-LS).

Com réplica do novo caça Gripen, Força Aérea marca presença na Semana da Pátria


Agência Força Aérea | Publicada em 04/09/2022 21:39

Em comemoração à Independência do Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou, até este domingo, dia 4 de setembro, da Semana da Pátria, no Parque da Cidade, em Brasília (DF), levando à Capital Federal uma réplica, em tamanho real da aeronave de caça F-39 Gripen, feita de fibra de vidro, madeira e metal.

Os visitantes puderam conhecer todos os detalhes da aeronave Gripen. Além disso, um estande foi montado no local e, lá, os visitantes puderam aprender um pouco mais sobre as técnicas de sobrevivência e controle de tráfego aéreo.

A exposição da réplica do Gripen atraiu olhares de todos os presentes, em especial das crianças, como as pequenas Julia – de 6 anos – e Giovana – de 8 anos – que, ao entrarem na cabine da aeronave, não esconderam a felicidade.

“Eu adorei conhecer esse ‘avião’. Quando crescer, quero ser militar como vocês”, disse Giovana. Elas também aproveitaram o espaço kids do estande, onde puderam desenhar, pintar e montar aviões de papel.

Entre os visitantes, estava o Policial Civil do Distrito Federal Alexandre Ribeiro, que declarou ser um entusiasta da aviação e parabenizou a Força Aérea pela ação que estão realizando.

“Meu pai era militar e eu cresci neste meio. É muito bom ver o trabalho desenvolvido pela Força e saber que ele está sempre em evolução”, destacou.

Alunos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) também estiveram presentes no estande da FAB e ficaram felizes por poder ver, tão de perto, uma aeronave da Força Aérea, o que despertou em todos a curiosidade de saber como é o trabalho realizado pelos militares e também o desejo de ser um piloto.

Responsável por explicar aos visitantes sobre a aeronave Gripen, a Tenente Aviadora Dativa Vitória da Silva relatou que a participação na exposição é extremamente gratificante, uma vez que é um momento em que a sociedade pode estar mais próxima da Força Aérea e também de uma aeronave extremamente moderna que é operada pela FAB.

“É muito prazeroso poder ver o brilho nos olhos de uma criança ao ter a oportunidade de entrar na aeronave de caça e poder conhecer e vivenciar a vida de um piloto da Força Aérea Brasileira”, conclui.

Semana da pátria

A Semana da Pátria é um evento idealizado pelo Ministério da Defesa em conjunto com as Forças Armadas do Brasil e demais Forças Auxiliares do Distrito Federal, em comemoração à Independência do Brasil. Neste ano, celebra-se o Bicentenário da Independência, momento de muito orgulho para todos os brasileiros.

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Troca da Bandeira atrai público e reforça comemorações do Bicentenário da Independência


Ascom - Ministério Da Defesa | Publicada em 04/09/2022 16:41

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, realizada neste domingo (4), a partir das 10h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi especial. A presença de muitas pessoas na solenidade reforçou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, também festejado este ano. Na próxima quarta-feira (7), a Esplanada dos Ministérios será palco do maior evento nacional, que é o desfile cívico-militar de Sete de Setembro.

O Presidente da República, o Ministro da Defesa e diversas autoridades participaram do evento. Estudantes de escolas públicas, militares, famílias de turistas e brasilienses aproveitaram o dia de sol para prestigiar a festividade. A Marinha do Brasil promoveu a substituição, que é realizada uma vez por mês, em rodízio entre as Força Armadas e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Dentre os destaques das apresentações, a Banda Marcial de Fuzileiros Navais tocou Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, uma das canções mais tradicionais do País, que exalta a Pátria e os símbolos da cultura nacional. Ao executarem a obra, os integrantes da banda posicionaram-se de maneira a formar a palavra "Brasil". O público mais distante pode observar tudo por um telão.

No Bicentenário da Independência, Forças Armadas desfilam com a presença do público


Suellen Siqueira | Publicada em 04/09/2022 19:27

Feriado patriótico mais importante do País, o 7 de setembro se aproxima e, desta vez, a população comemora, também, os 200 anos da Independência do Brasil. Após dois anos de pandemia, o público pode retornar à Esplanada dos Ministérios para prestigiar o desfile cívico-militar, que tem início previsto para às 9 horas.

Programação - A programação inclui apresentações das Forças Armadas, das Polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, além da participação dos estudantes dos Colégios Militares e das escolas públicas do Distrito Federal.

Após os atos iniciais do desfile, está prevista a entrada de crianças e atletas atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), do Ministério da Defesa. Em seguida, será a vez do Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os chamados “pracinhas”, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O Grupamento de Veteranos dos Fuzileiros Navais trará membros embarcados em caminhões. Já as Forças de Paz, que atuam desde 1956, apresentarão ex-integrantes, que representam a participação brasileira no esforço mundial em busca da Paz. O desfile militar contará com tropas, equipamentos e veículos terrestres das três Forças, além de desfile de aeronaves.

Destaques - A Marinha do Brasil traz, como destaque em seus grupamentos, entre outros, Aspirantes da Escola Naval, Fuzileiros Navais e integrantes das Tropas de Operações Especiais.

No Exército Brasileiro, são os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, um grupamento composto apenas por mulheres e representantes de Tropas Especiais da Força Terrestre.

Já na Força Aérea Brasileira, são os Cadetes da Academia da Força Aérea (Afa), pilotos e aeronavegantes, além de oficiais e graduadas do corpo feminino.

Atividades aéreas - Paraquedistas militares saltarão no céu de Brasília e entregarão a Bandeira Nacional ao Presidente da República. A Marinha do Brasil participa do desfile aéreo com as aeronaves VF-1, recém modernizadas.

O Exército Brasileiro virá com quatro modelos de helicóptero, enquanto a Força Aérea Brasileira apresentará formações com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento, com exemplares das mais novas aquisições, além de aviões de instrução da Afa.

A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do DF também participam das comemorações com suas aeronaves.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA TOCANTINS - Mega Rally e show de manobras da esquadrilha da fumaça marcam o sábado de Palmas em grande evento

Vila dos Sertões atraiu milhares de palmenses para prestigiar o grande evento.

Alex Paulo Guimarães | Publicada em 04/09/2022 11:54

A passagem dos participantes do 30º Rally Sertões pela capital do Tocantins levou, na tarde deste sábado, 3, milhares de famílias à Vila dos Sertões, instalada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, para dar as boas-vindas a caravana do Sertões e ver de perto os carros e motos do maior rally do mundo, além de prestigiar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que cortou o céu de Palmas dando um show de manobras e acrobacias, arrancando muitos aplausos do público.

Presente no evento, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, falou sobre o orgulho de receber a caravana na capital. “Para todos nós é motivo de muito orgulho e um privilégio ser a única parada obrigatória do rally em todo o Brasil”, afirmou.

Segundo a gestora, eventos como esse fomentam o empreendedorismo e contribuem para a nova fase da cidade. “Esse é um seguimento que movimenta inclusive a rede hoteleira, os bares e restaurantes. A nossa rede hoteleira, inclusive está com 75% da sua capacidade de lotação, superando a melhor fase que é o mês de julho que atingiu 65%”, disse.

“São de grandes empreendimentos como esse que Palmas precisa, principalmente esse turismo de evento, que vem enriquecer cada vez mais o potencial da nossa cidade, prospectando Palmas para todo o Brasil e para todo o mundo”, afirmou a gestora.

Rally

Neste domingo, 04, os competidores da 30ª edição do Rally dos Sertões, iniciaram a 8ª Etapa da competição, Palmas a Mateiros (TO).  O rally, que reúne automóveis e motos, teve início no dia 26 de agosto e segue até o dia 10 de setembro, com um roteiro que cruza as cinco regiões do Brasil, em homenagem ao Bicentenário da Independência, com um percurso total de 7.202 km. A largada ocorreu em Foz do Iguaçu (PR) e a chegada será em Salinópolis (PA), cruzando oito estados brasileiros - Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. Entre competidores, organizadores, imprensa, convidados e apoio, são aproximadamente 2.000 pessoas envolvidas, o que causa um grande impacto nas cidades por onde passa.

AGÊNCIA TOCANTINS - Integrantes da Esquadrilha da Fumaça visitam Vila Sertões antes de apresentação em Palmas

Assim como o Sertões BRB, a esquadrilha está celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil.

Alex Paulo Guimarães | Publicada em 04/09/2022 10:00

Assim como o Sertões BRB, a esquadrilha está celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil. Antes, porém, os pilotos dos Super Tucanos foram conhecer as máquinas do Rally dos Sertões. Apresentação foi no Centro de Convenções Parque do Povo, às 16h30.

Quem esteve na Vila Sertões de Palmas, neste sábado (03) de setembro às 16h30, teve o privilégio de assistir a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que fez parte do Circuito Bicentenário da Independência e das comemorações do 70º aniversário do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, que está percorrendo capitais das regiões Norte e Nordeste.

Nove integrantes da Esquadrilha estiveram na Vila Sertões para conhecer as supermáquinas de rally que levantam poeira. Os organizadores do Sertões, Edgar Fabre, diretor técnico; Leonora Guedes, diretora Executiva, além dos produtores Fernando Garcia e Roney Gregório, apresentaram toda a estrutura do Sertões. O esquadrão visitou também a equipe X Rally Team; os pilotos das motos da categoria Self by Motul, além de conhecerem os UTVs da equipe Luppi Racing. Durante a visita os militares atenderam a diversos pedidos de fotos dos competidores e comunidade local presente.

A Esquadrilha da Fumaça esteve presente em Palmas com uma equipe de 37 militares. A Esquadrilha da Fumaça está realizando diversas apresentações pelo Brasil em homenagem aos 200 anos de Independência do País. Ao todo, serão oito capitais e Palmas é a sexta capital em que a Esquadrilha fez a realização com mais uma apresentação nos céus do Brasil, em um evento que teve os sete A-29 Super Tucanos da FAB, com a bandeira do Brasil na cauda, realizando acrobacias de tirar o fôlego.

Esta foi a quarta apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Palmas, a última foi em 2004, com os, então, Tucanos T-27. “Além dessas datas comemorativas, voamos com os modernos A-29 Super Tucano, aviões que foram implementados na Fumaça em 2013 e o povo tocantinense ainda não havia tido a oportunidade de vê-los voando, foi  um prazer pra todos nós”, destaca o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Comandante do EDA.

O que eles disseram:
Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira

“A missão da força aérea brasileira é proteger o espaço aéreo e fazer a integração do nosso País. Assim como as equipes que correm o Sertões, nós somos uma equipe de alta performance, então entendemos que essa interação aqui é muito interessante. É um ambiente diferente, mas acredito que pilotar esses carros seja a mesma emoção que temos em voar na Força Aérea Brasileira, em especial na Esquadrilha da Fumaça."

Sertões 2022
Uma edição histórica! A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também homenageia o Bicentenário da Independência.  Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! Serão 7.202km, dos quais 4.378km de trechos cronometrados. Um roteiro de 15 dias, que cruza as cinco regiões do País, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA - e 14 cidades.  Largada e chegada em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição e mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA).