NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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SBT


Piloto acenou ao ser localizado, diz tenente da FAB que atuou em resgate em Santa Catarina

Homem de 60 anos sobreviveu a acidente aéreo na serra catarinense e, ao ser salvo, falou da filha

Por Carolina Freitas | Publicada em 04/04/2024 20:24

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) resgataram com vida na tarde desta quinta-feira (4) um piloto de 60 anos que sofreu um acidente aéreo na região serrana de Santa Catarina. Mauro Ribeiro estava desaparecido desde quarta. Ele tinha decolado do Aeroclube de Santa Catarina, em São José (SC), com destino ao aeródromo de Videira (SC) e pilotava uma aeronave de matrícula PU-VRB.

Aeronaves da FAB voaram por 12 horas em busca de Mauro Ribeiro, por uma área de mais 1.500 quilômetros quadrados. O tenente aviador Vitor Lucas de Mello, comandante do helicóptero que resgatou o piloto, relatou como foi o momento do salvamento.

“Tivemos a grata satisfação de sermos recebidos com um aceno de mão do piloto. Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz", disse o tenente. "Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida.”

O avião de pequeno porte foi encontrado na área rural da cidade de Ponte Alta do Norte (SC). O piloto foi levado para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Samu para o Hospital Celso Ramos.

A aeronave em que estava Mauro Ribeiro foi localizado pelo SC-105 Amazonas, da FAB, que levava uma equipe de 25 militares especializados. O tenente aviador Anderson de Oliveira Kosloski, que pilotava o avião militar, contou: "Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse.”

Assim que a aeronave foi localizada, foram lançados paraquedistas para prestar os primeiros socorros à vítima.

Acidente está sob investigação

As investigações sobre as causas do acidente aérea estão a cargo do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Seripa V fica em Canoas, no Rio Grande do Sul.

PORTAL G1


Vídeo mostra resgate de piloto de avião que estava desaparecido em SC

Segundo boletim médico, ele não corre risco de morrer. Aeronave saiu de São José, na Grande Florianópolis, na quarta-feira, mas não chegou ao destino.

Por Joana Caldas | Publicada em 05/04/2024 04:00

 Um vídeo divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostra o resgate do piloto Mauro Ribeiro, que ocorreu na quinta-feira (4), na área rural de Ponte Alta do Norte, no Oeste de Santa Catarina. Nas imagens, é possível ver o avião da vítima em meio à mata e o helicóptero da FAB.

A aeronave de Ribeiro estava desaparecida desde quarta (3) após decolar do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, na Grande Florianópolis, com destino ao aeródromo de Videira, no Oeste do estado. O salvamento ocorreu às 13h50 de quinta.

O vídeo mostra os militares saltando do helicóptero para fazer o resgate e aproximando a aeronave do avião na mata de Ponte Alta do Norte. Em seguida, é possível ver a maca usada para retirar o piloto do local.

O piloto tem 60 anos. Após o resgate, ele foi levado ao aeroporto de Florianópolis. Depois, foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Celso Ramos, na capital catarinense, onde chegou por volta das 16h.

Segundo boletim médico, ele estava com nariz cortado, escoriações e uma fratura na perna esquerda. Ele não corre risco de morrer.

Resgate

Segundo a FAB, as aeronaves da corporação voaram um total aproximado de 12 horas e cobriram uma área de mais de 1,5 mil km². As buscas começaram durante o período da madrugada de quinta, sem iluminação natural, por meio de equipamento de visão noturna.

Assim que o avião desaparecido foi localizado, foram lançados paraquedistas para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros à vítima.

Investigação

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) foi chamado para realizar o levantamento de informações necessárias à investigação.

Inicialmente, são utilizadas técnicas específicas para a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

CNN BRASIL


Piloto desaparecido em Santa Catarina é resgatado com vida pela FAB

Helicóptero e uma equipe de paraquedistas realizaram o resgate do piloto de 60 anos

Por Thomaz Coelho | Publicada em 04/04/2024 19:40

  A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou e resgatou com vida o piloto da aeronave desaparecida desde a tarde de quarta-feira (3). Ele havia decolado do Aeroclube de Santa Catarina, em São José (SC), com destino ao aeródromo de Videira (SC).

O piloto de 60 anos foi levado nesta quinta-feira (4) para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Governador Celso Ramos.

O avião foi encontrado na área rural da cidade de Ponte Alta do Norte (SC), a cerca de 18km de Curitibanos, a maior cidade próxima à região.

“A aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – encontrou, nesta quinta (4), a aeronave desaparecida. paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), foram lançados para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros na vítima. Por volta das 14:00 helicóptero H-60 Black Hawk realizou o resgate”, informou a FAB.

O comandante do helicóptero utilizado na missão, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida no resgate. “Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão”, expressou.

A FAB diz que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

 

 

 

PORTAL AEROIN


FAB resgata com vida piloto de ultraleve que caiu em Santa Catarina


Por Carlos Martins | Publicada em 04/04/2024 20:19

A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou e resgatou com vida o piloto da aeronave de Tecnam P92 Echo MkII, matrícula PU-VRB, desaparecida, desde a tarde de quarta-feira (03/04), após decolar do Aeroclube de Santa Catarina, em São José (SC) com destino ao aeródromo de Videira (SC).

O salvamento aconteceu às 13h50 desta quinta-feira (04/04), por meio do helicóptero UH-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8°GAV) – Esquadrão Pantera.

O avião foi encontrado na área rural da cidade de Ponte Alta do Norte (SC), situada a cerca de dezoito quilômetros de Curitibanos (SC). O piloto de 60 anos foi levado para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Celso Ramos.

Missão Coordenada

A aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano – encontrou a aeronave desaparecida, e o helicóptero UH-60L Black Hawk realizou o resgate. As aeronaves da FAB voaram um total aproximado de 12 horas e cobriram uma área de mais de 1.500 Km2 em mais uma missão coordenada pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SALVAERO), cujo órgão central é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O Comandante do UH-60L Black Hawk na missão, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida no resgate. “Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão. A gente treina para isso! Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida”, expressou.

O piloto da aeronave SC-105 Amazonas, Tenente Aviador Anderson de Oliveira Kosloski, também expressou a sua satisfação na missão de busca. “Treinamos padrões de busca, seja de dia, seja de noite, e quando a gente vê esse nosso esforço dando frutos, é uma coisa que não tem como descrever. Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse”, destacou.

A aeronave SC-105 Amazonas foi acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para realizar as buscas envolvendo a aeronave de matrícula PU-VRB, no município Ponte Alta do Norte (SC). Assim, decolou às 03h05 de Campo Grande (MS), com uma tripulação composta por 25 militares especializados. As buscas iniciaram durante o período da madrugada do dia 04, sem iluminação natural, por meio de equipamento de visão noturna. Coordenador da missão pelo Esquadrão Pelicano, o Major Aviador Bruno Fernandes Vela também comentou sobre o resgate. “Posso afirmar que foi um marco significativo na minha carreira. A gente trabalha, estuda e treina diariamente. Todo esse nosso preparo é recompensado pela sensação inigualável de poder avistar um sobrevivente. Isso corrobora a razão e o nosso lema do Esquadrão ‘para que outros possam viver”, disse.

Assim que a aeronave foi localizada pelo Esquadrão Pelicano, foram lançados paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros na vítima. Imediatamente, o SALVAERO de Curitiba acionou o helicóptero UH-60L Black Hawk para resgatar o piloto ferido.

Investigações

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Canoas (RS), foi acionado para realizar o levantamento de informações necessárias à investigação.

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

PORTAL PODER AÉREO


Colaboração Real 5 – Episódio 6: Planejamento de Missão Integrada no 1º GDA


Da Redação | Publicada em 04/04/2024 16:21

O processo de implantação operacional do F-39 Gripen na FAB, a Força Aérea Brasileira, vai muito além dos pilotos.

O sexto episódio da 5ª temporada da web série “Colaboração Real – O Caça no Brasil” destaca a importância do trabalho realizado pelos especialistas de suporte à missão para o planejamento e execução de missões com os caças no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da FAB.

PORTAL METROPÓLES (DF)


FAB resgata piloto desaparecido em Santa Catarina

O avião saiu do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira, no estado

Por Maria Eduarda Portela E Francisco Dutra | Publicada em 04/04/2024 19:37

A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou, na tarde desta quinta-feira (4/4), com vida, o piloto, de 60 anos, da aeronave desaparecida após decolar, na noite dessa quarta-feira (3/4), do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira.

O piloto foi encaminhado para o aeroporto de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Celso Ramos. O avião foi localizado na área rural de Ponte Alta do Norte.

Segundo o tenente aviador Vitor Lucas de Mello, comandante do helicóptero H-60 Black Hawk utilizado no resgate, o piloto, aparentemente, estava apenas com o pé quebrado e pediu aos militares que informassem à família dele que ele estava vivo.

“Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão. A gente treina para isso! Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida”, relatou o tenente aviador Mello.

Para auxiliar nas buscas, a FAB também acionou a aeronave SC-105 Amazonas, que saiu de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, na madrugada desta quinta com destino a Ponte Alta do Norte, com uma tripulação composta por 25 militares.

“Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse”, afirmou o piloto da aeronave C-105 Amazonas, tenente aviador Anderson de Oliveira Kosloski.

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ficará responsável por investigar as causas da queda da aeronave.

DEFESA EM FOCO


Aspirante Kleyber e a emblemática jornada solo no A-29 Super Tucano: um marco na aviação de Caça da FAB

No coração da Aviação de Caça da FAB, Aspirante Kleyber realiza voo solo histórico, preparando-se para defender os céus do Brasil

Por Marcelo Barros | Publicada em 04/04/2024 08:00

Em uma demonstração clara de dedicação, habilidade e coragem, o Aspirante Kleyber marcou seu nome na história da Força Aérea Brasileira (FAB) ao completar seu primeiro voo solo na aeronave A-29 Super Tucano. Este feito, realizado no dia 02 de abril, no âmbito do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) – Esquadrão Joker, não é apenas um rito de passagem na carreira de um aviador militar, mas um momento de significado profundo para a aviação de caça brasileira.

O Esquadrão Joker, sediado em Parnamirim/RN, desempenha um papel crucial na formação dos futuros pilotos de caça da FAB. Ao pilotar o A-29 Super Tucano, uma aeronave reconhecida por sua versatilidade e capacidade operacional, o Aspirante Kleyber enfrentou o desafio que todo aviador militar almeja: dominar os céus com competência e autonomia. Este marco na carreira do Aspirante reflete o rigoroso treinamento, a disciplina e o espírito de excelência inculcados pelo Esquadrão Joker, consolidando seu papel fundamental na preparação de pilotos aptos a defender a soberania do espaço aéreo brasileiro.

A IMPORTÂNCIA DO A-29 SUPER TUCANO

O A-29 Super Tucano é mais do que uma aeronave; é um símbolo de tecnologia, força e versatilidade na FAB. Desenvolvido para operações de baixa intensidade e suporte aéreo próximo, seu papel vai além do treinamento avançado, incluindo vigilância das fronteiras e combate ao narcotráfico. O voo solo do Aspirante Kleyber no A-29 destaca a importância dessa aeronave na estratégia de defesa e no fortalecimento da capacidade operacional da FAB.

DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

A celebração do Dia da Aviação de Caça, em 22 de abril, é uma homenagem aos heróis da FAB que serviram na II Guerra Mundial. Este dia não apenas rememora os feitos históricos de bravura e sacrifício, mas também reitera o compromisso da aviação de caça brasileira em manter viva a memória de seus antecessores, inspirando as novas gerações de pilotos. O voo solo do Aspirante Kleyber se insere nesse contexto de tradição e renovação, simbolizando a continuidade do legado de excelência e dedicação dos aviadores da FAB.

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Comandante da Aeronáutica participa da LAAD Security e Defence 2024


Da Redação | Publicada em 04/04/2024 16:56

Nessa quarta-feira (02/04), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Chefe de Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e do Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, realizou visita à LAAD Security & Defence 2024, em São Paulo (SP).

O evento está na sua quinta edição e reúne empresas e profissionais da área de defesa e segurança da América Latina. Os expositores apresentam novas tecnologias e equipamentos para Segurança Pública, Forças Armadas e Policiais.

Durante a visita, o Comandante participou de reunião bilateral com representantes do Ministério da Defesa e Comandantes das Forças Armadas da Bolívia. Na oportunidade, também interagiu com expositores e conheceu de perto as mais recentes tecnologias e produtos relacionados à aviação militar, reforçando o papel estratégico da FAB na proteção e na segurança do país.

O Comandante falou sobre a importância da FAB participar desse tipo de exposição. “Participamos da LAAD ano passado e pude ver que não só as empresas brasileiras, mas as estrangeiras estão incentivadas por este incremento da indústria espacial. Esse tipo de evento é importante, pois demonstra o compromisso do Brasil com a segurança e a defesa nacional, além de promover a integração com outras nações e a indústria de defesa, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico”, explicou.

A LAAD Security & Defence 2024 é um ponto de encontro para networking e atualização de profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa na América Latina. A exposição reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Órgãos de Segurança, “Law Enforcement”, Gestores de Segurança de grandes Corporações, empresas Concessionárias de Serviços e Infraestrutura Crítica no Brasil e na América Latina.

 

 

 

 

TERRA BRASIL NOTICIAS - Piloto é resgatado pela FAB após desaparecimento em Santa Catarina; VEJA VÍDEO


Publicada em 04/04/2024 20:49

O piloto de 60 anos, que estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira (3) após decolar do Aeroclube de Santa Catarina em São José (SC) com destino a Videira (SC), foi encontrado e resgatado vivo pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Na quinta-feira (4), ele foi transportado para o aeroporto de Florianópolis e, em seguida, encaminhado ao Hospital Governador Celso Ramos pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A aeronave foi localizada na zona rural de Ponte Alta do Norte (SC), aproximadamente 18km distante de Curitibanos, a cidade mais próxima do local.

“A aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – encontrou, nesta quinta (4), a aeronave desaparecida. paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), foram lançados para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros na vítima. Por volta das 14:00 helicóptero H-60 Black Hawk realizou o resgate”, informou a FAB.

O comandante do helicóptero utilizado na missão, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida no resgate. “Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão”, expressou. 

A FAB assegura que a finalização da investigação será feita no menor tempo viável, levando em consideração a complexidade do incidente e a importância de identificar possíveis elementos que possam ter contribuído para o ocorrido.

AGÊNCIA 5 JORNAL FLORIPA - FAB resgata piloto desaparecido em Santa Catarina


Da Redação | Publicada em 04/04/2024 19:39

A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou, na tarde desta quinta-feira (4/4), com vida, o piloto, de 60 anos, da aeronave desaparecida após decolar, na noite dessa quarta-feira (3/4), do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira.

O piloto foi encaminhado para o aeroporto de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Celso Ramos. O avião foi localizado na área rural de Ponte Alta do Norte.

Segundo o tenente aviador Vitor Lucas de Mello, comandante do helicóptero H-60 Black Hawk utilizado no resgate, o piloto, aparentemente, estava apenas com o pé quebrado e pediu aos militares que informassem à família dele que ele estava vivo.

“Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão. A gente treina para isso! Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida”, relatou o tenente aviador Mello.

Para auxiliar nas buscas, a FAB também acionou a aeronave SC-105 Amazonas, que saiu de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, na madrugada desta quinta com destino a Ponte Alta do Norte, com uma tripulação composta por 25 militares.

“Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse”, afirmou o piloto da aeronave C-105 Amazonas, tenente aviador Anderson de Oliveira Kosloski.

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ficará responsável por investigar as causas da queda da aeronave.