NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA FORÇA AÉREA


Enchente no RS: Marinha e FAB realizam missão de EVAM conjunta


Da Redação | Publicada em 03/06/2024 09:51

Enchente no RS: Marinha e FAB realizam missão de EVAM conjunta. Uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou em um helicóptero UH-15A Super Cougar da Marinha do Brasil (MB) para realizar uma missão conjunta de Evacuação Aeromédica (EVAM) entre as cidades de Bagé e Pelotas, no Rio Grande do Sul. A ação ocorreu no dia 30/05 sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação Taquari 2.

A vítima, um bebê de quatro meses apresentando um quadro de infecção do cordão umbilical, estava internado em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) em Bagé, e necessitou de uma cirurgia em uma unidade hospitalar de referência localizada em Pelotas.

“Esta operação permitiu salientar a relevância da interoperabilidade entre as Forças para o cumprimento seguro e eficiente de missões operacionais em saúde”, reforçou o Tenente Médico Gustavo Moura de Almeida, médico responsável pela EVAM.

Para o deslocamento de aproximadamente 175 km de distância entre Bagé e Pelotas, a Marinha empregou o helicóptero UH-15A, matrícula N-7201, operado pelo Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) “Esquadrão Pegasus”, sediado em São Pedro da aldeia (RJ). Esta aeronave é uma das tantas que a MB enviou ao Rio Grande do Sul em apoio às ações de ajuda humanitária às vítimas da grande enchente que assola o estado.

“A operação que conduzimos hoje demonstra claramente a importância da interoperabilidade para o sucesso das missões humanitárias. A integração entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira permitiu que cumpríssemos nossa missão de forma segura e eficiente, garantindo o transporte de um paciente crítico com a devida assistência médica. A tripulação do Marinha 7201, juntamente com a equipe médica da FAB, demonstrou um elevado nível de profissionalismo e coordenação. Tal sinergia não só ressalta a capacidade das nossas Forças Armadas em atuar em conjunto, mas também reforça nosso compromisso com a proteção e cuidado de nossos cidadãos em emergências”, destacou o Comandante da Aeronave, Capitão de Corveta Douglas Paiva Aguiar.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras. Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

DEFESA EM FOCO


Força Aérea Brasileira realiza primeira evacuação aeromédica de bebê com incubadora babypod


Da Redação | Publicada em 03/06/2024

Pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma Evacuação Aeromédica de um bebê de cinco dias de vida, utilizando a inovadora incubadora Babypod. Este equipamento de última geração é projetado para transportar recém-nascidos de 2 a 8 kg, mantendo-os em um ambiente aquecido, seguro e protegido. A tecnologia e os materiais empregados na Babypod são os mesmos que protegem os pilotos de Fórmula 1, assegurando máxima segurança e eficiência.

Missão do Esquadrão Falcão

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão foi acionado para essa missão crucial na cidade de Candelária (RS). O recém-nascido necessitava de tratamento urgente no sangue e foi prontamente direcionado para uma unidade de saúde em São Leopoldo (RS).

A Situação do Paciente

“Era um paciente recém-nascido de cinco dias de vida que começou a ficar amarelinho, o que chamamos de icterícia. Daí os níveis foram subindo, até que chegou num ponto que só fazer o tratamento com luz, não seria suficiente para diminuir. Será necessário fazer um outro procedimento chamado exsanguineotransfusão. Esse tratamento consiste em tirar o sangue e, junto do sangue, sair a bilirrubina, colocando soro fisiológico no lugar“, explicou o Aspirante Erasmo Assumpção, médico pediatra.

Tecnologia da Incubadora Babypod

A incubadora Babypod utilizada nesta operação representa um avanço significativo na evacuação aeromédica. O dispositivo oferece um ambiente controlado, seguro e confortável para os recém-nascidos durante o transporte aéreo, fundamental para missões que envolvem pacientes tão delicados.

Força Aérea Brasileira: Sempre Presente

Esta missão reafirma o compromisso da Força Aérea Brasileira de estar sempre presente onde o Brasil precisar, utilizando tecnologias de ponta para salvar vidas e garantir a segurança e o bem-estar da população.