NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
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Avião da Embraer é o jato executivo mais usado no Brasil e custa US$ 4,5 mi
Vinícius Casagrande | Publicada em 03/11/2019 04:00
O Phenom 100, feito pela Embraer, é o jato executivo mais usado no Brasil atualmente. Segundo levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) feito a pedido do UOL, o modelo da Embraer tem 86 unidades registradas no país. Seu preço é US$ 4,5 milhões.
O jato da Embraer tem 56% mais unidades do que o segundo colocado, o modelo Cessna CJ1 (com 55 aviões em operação no país). Outro jato da Embraer completa o pódio dos modelos mais usados no Brasil: o modelo Phenom 300 conta com 47 unidades.
Apesar de o Phenom 100 ser o mais usado no Brasil, o jato mais vendido pela Embraer em todo o mundo é o Phenom 300. A maioria das entregas, no entanto, acontece para clientes estrangeiros. Nos nove primeiros meses deste ano, a Embraer entregou 35 aviões do modelo Phenom 300 e apenas sete Phenom 100.
Veja o ranking dos jatos executivos mais usados no Brasil:
Phenom 100: 86 unidades
Cessna CJ1: 55 unidades
Phenom 300: 47 unidades
Cessna CJ2: 23 unidades
Cessna CJ3: 18 unidades
Embraer Legacy 600: 17 unidades
Cessna Citation Sovereign: 14 unidades
Dassault Falcon 7X: 11 unidades
Bombardier Challenger 300/350: 10 unidades
Bombardier Global 6000: 10 unidades
Campeão em popularidade custa US$ 4,5 milhões
Jato executivo Phenom 100 tem capacidade de quatro a sete passageiros
O Phenom 100 realizou seu primeiro voo em 2007. Com preço-base de US$ 4,5 milhões (R$ 18 milhões) e capacidade entre quatro e sete passageiros, o jatinho é voltado para voos de curta e média distância. O alcance máximo é de 2.182 quilômetros. Decolando de São Paulo, o jato é capaz de fazer voos diretos para Recife (PE) ou Buenos Aires (Argentina).
A cabine de passageiros do Phenom 100 é relativamente apertada: 3,35 m de comprimento, 1,55 m de largura e 1,5 m de altura. Porém, o jato conta com um interior sofisticado. Segundo a Embraer, são 11 opções de designs de interior. Um dos projetos foi criado em parceria com a montadora alemã BMW.
Em 2016, o modelo recebeu alterações no projeto, incluindo novos motores que melhoram o desempenho do jatinho em aeroportos de regiões de altitude elevada. A nova versão ganhou a designação Phenom 100EV.
"O Phenom 100 EV é a evolução da aeronave mais espaçosa de sua classe, com melhorias no interior, como novo perfil do corredor para aumentar o espaço e tomadas reposicionadas com carregador USB", afirma a Embraer.
Ficha técnica:
Tripulação mínima: 1 piloto
Capacidade: 4 a 7 passageiros
Envergadura: 12,30 metros
Comprimento: 12,82 metros
Motores: 2 x Pratt&Whitney Canada PW617F1-E
Velocidade máxima de cruzeiro: 752 km/h
Alcance máximo: 2.182 km
Período de produção: Desde 2007
Quatro mil toneladas de óleo já foram retiradas de praias nordestinas
Os dados constam de nota distribuída pela Marinha, ANP e Ibama
Agência Brasil | Publicada em 02/11/2019 20:07
Desde o início do aparecimento de manchas de óleo nas praias nordestinas, mais de 4 mil toneladas de resíduos já foram retirados desses locais, informou neste sábado (2) o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Ageência Nacional de Petroóleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O descarte desse material é feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados.
Em nota, o GAA informou também que "foram detectados e removidos pequenos fragmentos de óleo em Ponta da Baleia, em Caravelas e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos-BA, por equipes e navios da Marinha, juntamente com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade]".
De acordo com o grupo, de maneira a incrementar a prevenção da chegada do óleo a Abrolhos, os seguintes navios da Marinha permanecem atuando e monitorando a regiaão: fragatas Independência e Constituição, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Navio-Tanque Almirante Gasta?o Motta, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.
No dia 31 de outubro, de acordo com a nota, o GAA solicitou à Petrobras a transferência da área monitorada pelo satélite CosmoSkymed, da Bacia de Campos (Rio de Janeiro) para a região de Abrolhos, com objetivo de incrementar o monitoramento.
A notícia positiva, de acordo com o GAA, é que estão limpas as praias do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. As localidades que ainda permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento são as seguintes: Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piacabucu, em Alagoas; Artista, em Sergipe; Arembepe, Berlinque, Barra Grande, Cueira, Pratigi, Alcobac?a, Mar Moreno e Piracanga, na Bahia.
Neste sábado, de acordo com a nota, foram empregados nos trabalhos de limpeza das praias e observação marítima 15 navios, quatro aeronaves, três drones e mais de 2.350 militares e 85 servidores do Ibama e ICMBio.
A nota faz um levantamento dos equipamentos e de pessoas até o momento empregados na prevenção e limpeza do óleo que chega às praias nordestinas: mais de 3.370 militares da Marinha, 26 navios, sendo 22 da Marinha e quatro da Petrobras, 14 aeronaves, sendo três da Marinha, seis da Força Aérea Brasileira (FAB), três do Ibama e dois da Petrobras. Também foram mobilizados 5 mil militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro, 140 servidores do Ibama, 40 do ICMBio e 440 funciona?rios da Petrobras.
De acordo com a nota, a Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, em fase final de planejamento, terá início a partir da próxima semana. A Marinha realizará, em conjunto com o Exército e a FAB, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das águas jurisdicionais brasileiras.
A nota afirma, por último, que a "gravidade, a extensaão e o ineditismo desse crime ambiental exigem constante avaliação da estrutura e dos recursos materiais e humanos empregados, no tempo e na quantitade que for necessária".
Voos de drones irregulares preocupam setor aéreo
Do Jornal Da Band | Publicada em 02/11/2019 20:21
O Brasil tem quase 77 mil drones registrados, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. Um aumento de 150% em relação a 2017, mas na prática o número pode ser muito maior. É que muitos equipamentos não são regularizados, o que preocupa o setor aéreo porque esses aparelhos podem pôr em risco a segurança dos aviões.
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