NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 034/2025 - 03/02/2025
FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro, no Amazonas
Polícia Federal acredita que 500 kg de drogas foram destruídos no incêndio.
Da Redação | Publicada em 02/02/2025 19:32
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram, neste domingo (2), uma aeronave vinda do Peru que transportava drogas no espaço aéreo brasileiro. A operação ocorreu no Amazonas, a cerca de 80 km de Manaus, em uma pista de terra.
A aeronave, um modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) e imediatamente interceptada com o uso de aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além de plataformas orbitais para a obtenção de informações de inteligência.
A interceptação ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília) e seguiu os protocolos estabelecidos pelas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).
Após ser ordenado o pouso obrigatório, o piloto realizou um pouso forçado, colidindo com árvores na área de terra. Logo depois, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram, sendo que a PF acredita que os 500 kg de drogas foram destruídos no incêndio.
A ação fez parte da Operação Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater atividades criminosas na fronteira.
FAB e PF frustram tráfico e incineram 500 Kg de Drogas na Amazônia
Após interceptação bem-sucedida, órgãos impedem que a droga chegue ao destino nacional, com vigilância 24 horas via radares, satélites e tecnologia de ponta
Luiz Fara Monteiro | Publicada em 02/02/2025 20:28
A Força Aérea Brasileira (FAB), em mais uma operação interagências de sucesso com a Polícia Federal (PF), interceptou, neste domingo (02/02), no Amazonas, uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru. A ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de drogas (maconha e haxixe).
A aeronave, modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) ao ingressar no espaço aéreo nacional. Imediatamente, a FAB acionou seus meios aéreos para interceptação. Para a ação, foram empregadas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além do uso de plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência.
A interceptação ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília), seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). De forma progressiva, foram realizados os procedimentos previstos para averiguação e mudança de rota. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM), colidindo com algumas árvores.
Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. A Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.
Essa ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira. A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.
AM: avião vindo do Peru com 500 kg de drogas é interceptado pela FAB
Ação ocorreu junto da Polícia Federal (PF); piloto realizou um pouso forçado em uma pista de terra a cerca de 80 km de Manaus (AM)
Thomaz Coelho | Publicada em 02/02/2025 22:04
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram, neste domingo (2), uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru.
A ação ocorreu no Amazonas, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), e resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de skunk.
A “supermaconha”, como é conhecida a droga apreendida, produz efeitos mais potentes e nocivos ao cérebro que a maconha tradicional.
O avião, modelo EMB-810 Seneca, foi detectado pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) e acompanhado por aeronaves da FAB.
O piloto, no entanto, realizou um pouso forçado em uma pista de terra a cerca de 80 km de Manaus, colidindo com árvores.
Após a aterrissagem, os ocupantes incendiaram a aeronave e fugiram. A ação faz parte da Operação Ostium, que busca reforçar o combate ao tráfico na fronteira.
FAB celebrou os 115 anos de nascimento do Patrono da Aviação de Caça Brasileira, Brigadeiro do Ar Nero Moura
Murilo Basseto | Publicada em 02/02/2025 09:37
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que celebrou, na última quinta-feira, 30 de janeiro, os 115 anos de nascimento do Brigadeiro do Ar Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça Brasileira.
Nascido em 1910, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), Nero Moura iniciou sua trajetória acadêmica no município natal e seguiu para o Colégio Militar de Porto Alegre.
Em 1927, ingressou como Cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, optou pela Arma de Aviação, transferindo-se para a Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos, onde concluiu sua formação como Oficial Aviador do Exército.
Foi declarado Aspirante em novembro de 1930 e promovido a Segundo-Tenente em janeiro de 1931, iniciando suas primeiras missões no Correio Aéreo Militar.
Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, comandou o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) na campanha da Força Aérea Brasileira na Itália, entre 1944 e 1945. Em setembro de 1945, já como Tenente-Coronel, assumiu o comando do Primeiro Regimento de Aviação, em Santa Cruz (RJ), unidade de grande importância operacional à época.
No dia 31 de janeiro de 1951, foi empossado Ministro da Aeronáutica, sendo promovido a Brigadeiro do Ar em agosto do mesmo ano.
Faleceu em 17 de dezembro de 1994, no Rio de Janeiro, e, em 17 de janeiro de 1995, recebeu oficialmente o título de Patrono da Aviação de Caça Brasileira. Seu legado segue inspirando gerações de aviadores e combatentes da Força Aérea.
Avião Embraer 810 vindo do Peru é interceptado pela Força Aérea no Amazonas
Murilo Basseto | Publicada em 02/02/2025 19:40
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que interceptou, neste domingo (02/02), no Amazonas, em mais uma operação interagências de sucesso com a Polícia Federal (PF), uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru.
A ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de drogas (maconha e haxixe).
A aeronave, modelo Embraer EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) ao ingressar no espaço aéreo nacional. Imediatamente, a FAB acionou seus meios aéreos para interceptação.
Para a ação, foram empregadas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além do uso de plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência.
A interceptação ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília), seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). De forma progressiva, foram realizados os procedimentos previstos para averiguação e mudança de rota.
Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM), colidindo com algumas árvores. Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local.
A Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.
Essa ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira. A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.
Avião com 500 kg de drogas é interceptado no Amazonas
Um EMB-810 Seneca entrou irregularmente no espaço aéreo brasileiro e foi interceptado no Amazonas
Da Redação | Publicada em 02/02/2025 19:09
Um Embraer EMB-810 Seneca com cerca de 500 kg de drogas foi interceptado pela Força Aérea Brasileira, na manhã deste neste domingo (2), após entrar clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, pelo estado do Amazonas.
A ação faz parte da Operação Ostium, iniciativa integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é combater atividades ilícitas nas regiões de fronteira, em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP).
A aeronave de matrícula PT-RFU era procedente do Peru e foi identificada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdab). Em resposta, a FAB acionou um A-29 Super Tucano, um E-99 e um H-60 Black Hawk para a interceptação. Além dos meios aéreos, foram utilizadas plataformas orbitais (satélites) para inteligência e monitoramento.
Os procedimentos para averiguação e mudança de rota foram executados progressivamente. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra a cerca de 80 km de Manaus, colidindo com árvores na área. Após a aterrissagem, os ocupantes incendiaram o avião e fugiram. A carga foi incinerada juntamente com os destroços.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o PT-RFU pertencia a uma empresa de serviços de agronomia e consultoria às atividades agrícolas e pecuárias com sede em Brasília. Sua situação de aeronavegabilidade era regular.
Avião do Peru com 500 kg de droga invade Brasil e FAB intercepta
O avião estava carregado de drogas (maconha e haxixe) quando foi interceptado, na manhã deste domingo (2/2), no Amazonas
Deivid Souza | Publicada em 02/02/2025 20:57
Um avião com 500 kg de drogas foi interceptado, na manhã deste domingo (2/2) , no Amazonas pela Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a FAB, a aeronave vinha do Peru, mas entrou no espaço aéreo do Brasil clandestinamente.
O avião interceptado é do modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, que não consta registrada no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
Conforme a FAB, a identificação do avião intruso aconteceu por meio dos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). Para a ação foram destacadas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk.
Após os avisos “progressivos” da FAB, o avião intruso realizou um pouso forçado a cerca de 80 quilômetros de Manaus. Na descida, a aeronave acabou se chocando com algumas árvores e foi danificada. Os pilotos conseguiram fugir pela mata.
“Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. A Polícia Federal (PF) avalia que aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião”, diz trecho da nota.
AM: PF e FAB interceptam avião vindo do Peru com 500 kg de drogas
De acordo com órgãos, autoridades realizaram vigilância 24 horas via radares satélites. Droga foi incinerada
Da Redação | Publicada em 02/02/2025 20:06
A Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Polícia Federal (PF), interceptou um avião com 500 kg de maconha e haxixe, no Amazonas. De acordo com as autoridades, a aeronave foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro assim que entrou no espaço aéreo nacional.
A interceptação, que ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), aconteceu por volta das 10h deste domingo, 2. Segundo a FAB, o avião entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vindo do Peru. Para a ação, foram acionadas as aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além do uso de satélites para obter informações de inteligência.
Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM), colidindo contra algumas árvores. Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.
EDIÇÕES ANTERIORES
080 de 21/03/2025
079 de 20/03/2025
078 de 19/03/2025
077 de 18/03/2025
076 de 17/03/2025
075 de 16/03/2025
074 de 15/03/2025
073 de 14/03/2025
072 de 13/03/2025
071 de 12/03/2025
070 de 11/03/2025
069 de 10/03/2025
068 de 09/03/2025
067 de 08/03/2025