NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


ITA abre inscrições para 150 vagas no vestibular para cursos de engenharia

Instituição teve aumento de vagas neste ano, promessa da gestão do novo reitos. As inscrições serão abertas no próximo sábado (1) e vão até 15 de setembro.

Por G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 01/08/2020 08:39

O Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP), abriu neste sábado (1) as inscrições para o vestibular 2021. Os interessados devem se inscrever até 15 de setembro.

Ao todo, serão oferecidas 150 vagas, 25% a mais do que no ano de 2019, em cinco cursos de engenharias - sendo 31 delas voltadas à carreira militar.

Com um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA irá manter o mesmo modelo de provas adotado na última edição. O exame será dividido em duas fases eliminatórias - a primeira será com 60 questões de múltipla escolha e a segunda com 30 questões dissertativa e redação.

A primeira fase da prova será no dia 22 de novembro e os aprovados para a segunda etapa, que será nos dias 8 e 9 de dezembro, serão divulgados cinco dias após o exame. O aluno aprovado ainda será submetido ao exame médico.

Além de São José, outras 23 cidades vão receber o exame. Em 2020, 11,4 mil candidatos de todo país disputaram 120 vagas no vestibular, que é um dos mais concorridos do Brasil. O edital pode ser conferido e as inscrições podem ser feitas no site do ITA.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas transportam 50 toneladas de álcool etílico


Por Tenente Fraga | Publicada em 01/08/2020 18:29

Brasília (DF), 1º/08/2020 - O Comando Conjunto Sudeste entregou, por intermédio do Exército Brasileiro, 50 toneladas de álcool etílico hidratado 70º INPM ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado em Salvador (BA). 

A carga foi transportada em três caminhões-baús, do município de Socorro (SP) até a capital baiana, percorrendo uma distância de dois mil quilômetros em seis dias.

O álcool 70º será empregado na sanitização de hospitais e centros de saúde da capital e do interior da Bahia durante o período da pandemia de Covid-19. Também será destinado às demandas do Comando Conjunto Bahia em ações de desinfecção e profilaxia no Estado.

Desinfecção

Em outra frente, militares dos Comandos Conjuntos realizaram ações de descontaminação de instituições públicas e de outros ambientes por todo o país. O Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, promoveu semana de atividades de desinfecção e capacitação de pessoal nas principais Unidades de Saúde pública do município de Angra dos Reis. Como saldo da operação, foram desinfectadas 16 unidades de saúde, incluindo dois hospitais, pelo Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR), contribuindo com as ações de enfrentamento à Covid-19.

Doação de Sangue 

Já o Comando Militar do Oeste reuniu 40 militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, Organização Militar sediada em Aquidauana (MS), e promoveu a doação de sangue no Hemocentro José Scaff de Campo Grande.

A atividade foi realizada sob coordenação do 3° Grupamento de Engenharia com a finalidade de manter o estoque mínimo de sangue do hemocentro, no contexto da pandemia da Covid-19.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Repreensão a delitos fronteiriços e contra a Covid-19
Brasília (DF), O Comando Conjunto Amazônia (CCjA) prosseguiu, na sexta-feira (31), com as ações de inspeção naval e patrulhamento no Rio Solimões, no Amazonas. A Capitania Fluvial de Tabatinga, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, realizou ação conjunta com a Polícia Federal, a fim de repreender delitos fronteiriços. Tais atividades resultaram na revista de 195 embarcações, das quais seis foram apreendidas e 20 notificadas.

Em outra atividade, o Comando Conjunto Oeste (CCjO) deu continuidade às ações de fiscalização contra crimes ambientais e de levantamento de áreas com queimadas por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na localidade de Querência (MT).

Já o Comando Conjunto Norte (CCjN) combateu, por meio do 52 Batalhão de Infantaria de Selva (52°), focos de incêndio na Floresta Nacional de Carajás, na região de Canaã (PA). Também foram realizadas ações de inspeção naval em diversos rios, abrangendo várias cidades dos Estados do Amapá, Pará e Maranhão, empregando meios do 4º DN (NPa Pampeiro, NHiB Ten Castelo, embarcações das capitanias e das agências). No total, foram revistadas 66 embarcações, sendo que seis delas foram notificadas.

Resultados
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram 18 mil inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, das quais 389 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 174 veículos por irregularidades. Volume superior a 28 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado, bem como apreendidas 551 máquinas de serraria móvel, além de tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Até o momento, mais de R$ 406,9 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

OUTRAS MÍDIAS


RENOVA MIDIA - Black Hawk da FAB auxilia no combate aos incêndios no Pantanal


Por Tarciso Morais | Publicada em 01/08/2020 11:28

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) continuam ajudando no combate aos incêndios florestais que assolam o Pantanal nas últimas semanas.

Um helicóptero H-60L Black Hawk está realizando o transporte de militares da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Ibama, para auxiliarem no combate ao incêndio.

Ainda no Twitter, a FAB divulgou mais imagens da operação contra o fogo.