NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


Corpo de alunos da EPCAR tem novo comandante


Da Redação | Publicada em 30/11/2019 14:54

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou na manhã de ontem (29/11), no pátio de formaturas da escola, a passagem de Comando do Corpo de Alunos. A função antes desempenhada pelo Tenente-Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi passará a ser exercida pelo Tenente-Coronel Aviador Joel de Castro Sales.

A solenidade e o ato de passagem foram presididos pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Diversas autoridades, militares da guarnição e familiares dos comandantes estiveram presentes.

O Tenente-Coronel Gleison seguirá para a cidade do Rio de Janeiro, onde realizará o Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM). Durante suas palavras de despedida o oficial destacou o trabalho desenvolvido. “Fazer parte da jornada dos mais jovens militares da nação que se dispuseram ao serviço da Pátria é, sobretudo, um privilégio. Aqui, onde os sonhos começam a se transformar em realidade, tive o privilégio de estar perto a pessoas maravilhosas, alunos que superam barreiras enormes e vivem de forma vibrante e inspiradora”, discursou.

O Brigadeiro Bellintani destacou o trabalho realizado pelo Tenente-Coronel Gleison e desejou sorte ao novo comandante. “Nossos alunos tiveram referência de honestidade, honradez, correção e senso de justiça no comando do Tenente-Coronel Gleison e, ao Tenente-Coronel Joel, desejo às boas-vindas à Nascente do Poder Aéreo e o desejo de um período muito profícuo, juntamente a toda a sua família. Suas credenciais e experiência na área de ensino o conduzirá na nobre tarefa de lidar com a juventude, com os futuros líderes da FAB”, enfatizou.

O Tenente-Coronel Joel possui 23 anos de serviços prestados ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Ingressou na EPCAR no ano de 1996 e, recentemente, atuava na Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), que fica sediada em Brasília (DF). Chega para a Nascente do Poder Aéreo com a expectativa de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado nestes anos, destacando o orgulho em comandar o Corpo de Alunos da Instituição onde iniciou sua carreira militar. “Voltar aqui é uma honra muito grande! Foi aqui que iniciei minha carreira militar e além do meu sentimento e da minha satisfação, é um orgulho poder estar representando muitos profissionais que por aqui passaram e igualmente honram esta Escola que muito representa em nossas vidas, no crescimento moral, profissional e militar, para àqueles que têm o privilégio de ocupar estes bancos escolares”, concluiu.

 

 

ITA aplica provas da 1ª fase do Vestibular 2020

Provas serão aplicadas das 9h às 14h em 24 cidades brasileiras. É necessário chegar com antecedência.

Silvia Tancredi | Publicada em 30/11/2019 12:00

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realiza as provas da primeira fase do Vestibular 2020 neste domingo, 1º de dezembro, das 9h às 14h.

A seleção ocorrerá em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal e Porto Alegre.

Também serão aplicadas provas em Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. 

Provas

Os estudantes terão que responder 70 questões objetivas das seguintes disciplinas:

Matemática (15 questões)

Física (15)

Química (15)

Português (15)

Inglês (10)

Para as provas será preciso levar documento de identidade original com foto, caneta preta de tubo transparente, lápis ou lapiseira e borracha. Em cada local de prova terá um espaço para os candidatos guardarem objetos pessoais, como o celular.

Dicas 

O coordenador da turma ITA do colégio Poliedro de São Paulo, Thiago Costa, recomenda que os estudantes fiquem descansados, afinal, já fizeram um bom trabalho ao longo do ano.

Para os jovens estarem prontos para enfrentar as cinco horas de prova, o coordenador dá algumas dicas. Confira:

Planeje o horário em que sairá de casa, deixe separados os materiais e documentos necessários para a prova e também o que você levará de lanche.

Cuide do seu relógio biológico. Como a prova ocorre das 9h às 14h, já deixe seu corpo e sua mente preparados para serem demandados nesse período;

Hidrate-se bem. Muitas pesquisas mostram que a hidratação facilita na manutenção do foco e da concentração;

Pense na estratégia de prova que você utilizará. A prova é longa e exigente, então é importante que o candidato saiba como encarar as questões, ter um bom controle do tempo e, sobretudo, resiliência.

Confie em você e na sua preparação!

Resultado

Os gabaritos da primeira fase e a relação de classificados para a segunda serão divulgados no dia 5 de dezembro, até as 16h.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para quem for aprovado, o coordenador Thiago aconselha selecionar algumas provas de vestibulares anteriores do ITA e focar na resolução de questões dissertativas, para se ambientar com o modelo e o nível de dificuldade da prova, e ainda corrigir alguns pontos de atenção.

"É importante que o candidato aprovado para a 2ª fase se lembre que a Redação vale 20% da nota final e reserve um tempo para também verificar como aprimorar o seu texto para a prova. Ademais, valem as mesmas dicas já trabalhadas", reforça.

Os candidatos classificados para a segunda fase farão as provas nos dias 12 e 13 de dezembro, das 9h às 13h, nas mesmas cidades. Na segunda etapa as provas são discursivas de Matemática, Química e Física. Também será necessário Redação. 

O resultado do Vestibular 2020 do ITA será divulgado no dia 24 de dezembro, véspera do Natal. Os aprovados deverão se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, no dia 12 de janeiro para a Inspeção de Saúde. As matrículas serão no dia 3 de fevereiro.

Vagas

O Vestibular 2020 do ITA oferece 120 vagas para as graduações em Engenharia, sendo 25 vagas para optantes à carreira militar e 95 para não optantes. A instituição reserva 20% das vagas para candidatos negros.

Saiba mais sobre a carreira militar

O ITA oferece os seguintes cursos de Engenharia: Aeroespacial; Aeronáutica; Civil-Aeronáutica; Computação; Eletrônica; Mecânica-Aeronáutica.

CAVOK - FAB realiza cerimônia alusiva aos 30 anos do Projeto AMX no Brasil


Fernando Valduga | Publicada em 30/11/2019 12:02

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu a cerimônia realizada nesta sexta-feira (29/11), na Ala 4, em Santa Maria (RS), em homenagem aos 30 anos de operação do projeto Binacional Ítalo-Brasileiro AMX, designado na Força Aérea Brasileira (FAB) como A-1.

A solenidade contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Comandante das Escolas da Aeronáutica Militar Italiana, General de Esquadra Aérea Aurelio Colagrande; do Tenente-Brigadeiro Paulo Roberto Rohrig de Britto; de Oficiais-Generais da Aeronáutica, dentre outras autoridades civis e militares. Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica recebeu a homenagem alusiva aos 30 anos de operação do A-1 na FAB das mãos do piloto de A-1 mais moderno. “Em três décadas, o AMX cumpriu uma variada gama de missões para a Força Aérea e hoje parabenizo todos aqueles que colaboraram, direta ou indiretamente, para o sucesso desse projeto, que proporcionou conquistas estratégicas para o Brasil e para a FAB”, disse o Oficial-General.

As homenagens tiveram como objetivo, ainda, simbolizar a atuação de cada Grande Comando e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), durante os 30 anos de história do A-1 na FAB. O Adelphi 01, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, realizou a entrega aos militares. “Sinto muito orgulho em participar deste momento, vendo que o projeto evoluiu e continua operando com sucesso”, declarou o pioneiro da aeronave A-1. O Comandante das Escolas da Aeronáutica Militar Italiana, General de Esquadra Aérea Aurelio Colagrande, também participou da cerimônia e recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica uma distinção que simboliza a união do Brasil com a Itália no projeto AMX.

Os pilotos pioneiros de A-1 na FAB e os Comandantes de ontem dos Esquadrões Poker, Centauro e Adelphi foram agraciados pelos Comandantes de hoje dos respectivos Esquadrões. “É um marco chegar aos 30 anos da atuação do AMX na FAB com tantas missões realizadas. O sentimento que tenho é de orgulho de ser um piloto de A-1”, conta o Tenente-Coronel Aviador Murilo Grassi Salvatti, Comandante do Esquadrão Poker.

Além das homenagens, foi inaugurada uma placa com o registro de todos os pilotos operacionais de A-1 da Força Aérea Brasileira.