NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Controladores de tráfego aéreo do CGNA se preparam para a CRUZEX com exercício em Natal


Juliano Gianotto | Publicada em 31/10/2024 00:01

Os controladores de tráfego aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), participam até o dia 30 de outubro, em Natal (RN), do Exercício COMAO FLIGHT, que visa a preparação das diversas aviações e unidades participantes para a CRUZEX, maior exercício multinacional da Força Aérea Brasileira (FAB), que ocorrerá no período de 04 a 15 de novembro.

O Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, destacou a importância da atuação dos militares no treinamento, envolvendo a gestão do espaço aéreo em situações que requerem a interação entre operações militares e civis. “A finalidade é otimizar o uso do espaço aéreo destinado ao exercício, buscando diminuir o impacto para a aviação civil que possui rotas planejadas naquela região”, destacou o Oficial.

O DECEA adotou diversas medidas para mitigar os impactos no tráfego aéreo civil, como a criação de mais de 90 rotas preferenciais, que incluem desviar o fluxo da aviação civil dos espaços aéreos restritos quando eles estiverem ativados, visando garantir a segurança e a eficiência do espaço aéreo.

Durante o treinamento, foi ativada uma Célula de Gerenciamento de Fluxo (FMC) no Controle de Aproximação de Natal (APP-NT) composta pelos Gerentes de Fluxo do CGNA, militares da Divisão de Operações Militares do DECEA e da Célula FMC do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) para assegurar a implementação do Uso Flexível do Espaço Aéreo.

“Os Gerentes de Fluxo de Tráfego Aéreo estavam plenamente informados sobre os deslocamentos das aeronaves de defesa aérea para as áreas de treinamento, bem como sobre seus retornos para pouso. Isso possibilitou ações mais assertivas no gerenciamento do fluxo, antecipação nas ações de gerenciamento de tráfego aéreo e diversos encurtamentos táticos nas rotas planejadas para a aviação regular, resultando na diminuição das emissões de CO? e na melhoria na eficiência das operações”, afirmou o Coordenador da Célula de Gerenciamento de Fluxo do CGNA no APP-NT, Tenente Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos.

Para a Sargento Thais Alves, o exercício representou um marco na preparação da Força Aérea Brasileira para a CRUZEX. “Demonstra a importância de um planejamento estratégico e da colaboração entre diferentes setores da aviação. A gestão eficaz do espaço aéreo, aliada à implementação de rotas preferenciais e à coordenação em tempo real, garantiu a segurança e a eficiência das operações”.

Preparação dos Controladores de Tráfego Aéreo do CGNA para a CRUZEX

Durante o treinamento, que acontece de 23/09 a 01/11, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), os Gerentes de Fluxo do CGNA estão recebendo instruções teóricas e práticas nos simuladores, visando a preparação para as mudanças previstas no espaço aéreo durante a CRUZEX.

“O foco está no gerenciamento de fluxo aéreo e na preparação operacional alinhada com práticas de planejamento que se associam aos conceitos do Programa de Atividades e Emprego dos Laboratórios de Simulação (PAELS)”, afirmou o Gerente de Simulação do CGNA, Tenente Ricardo do Sul Milholi da Silva.

PORTAL DEFESANET


Com cibersegurança e criptografia aeroembarcadas, Link-BR2 entra em fase final de integração


Ricardo Fan | Publicada em 31/10/2024 14:20

Kryptus é responsável por garantir a comunicação sigilosa e autenticada entre aeronaves e estações de solo da Força Aérea Brasileira

O Link-BR2, projeto de datalink da Força Aérea Brasileira (FAB) executado pela AEL Sistemas, concluiu com sucesso mais uma etapa de testes para demonstrar a robustez e estabilidade do sistema de enlace de dados táticos nacional. Em operação desde 2020, o Link-BR2 atualmente é integrado aos caças do modelo F-5M, e nesta nova fase as aeronaves contaram, pela primeira vez, com as soluções embarcadas de cibersegurança e criptografia desenvolvidas pela Kryptus.

A criptografia ativa no rádio para os voos de teste é uma etapa crucial para a certificação final do sistema, responsável por fornecer comunicação sigilosa e autenticada em tempo real entre as aeronaves e estações de solo da Aeronáutica.

“Desde o início do projeto, a Kryptus é encarregada por todo o desenvolvimento dos protocolos de comunicação e da camada de segurança da informação, que envolve desde a proteção dos computadores e terminais em solo até a criptografia embarcada no rádio, assegurando a transmissão segura das informações”, explica Fernando Farias, Gerente de Projeto da empresa.

“Trabalhamos lado a lado no design, montagem e validação das placas criptográficas e na implementação dessas soluções em nossos rádios e sistemas de solo, que requerem uma infraestrutura robusta para garantir seu funcionamento eficaz. Como parceira estratégica, a Kryptus nos oferece tecnologia de ponta que agora é aplicada nos testes em voo”, completa Ismail Rodrigo Müller, gerente de programas da AEL Sistemas.

Reconhecida pelo Ministério da Defesa com o selo EED (Empresa Estratégica de Defesa) e responsável por iniciativas como o desenvolvimento do Typhon, primeiro sistema autônomo inteligente de defesa cibernética brasileiro, a Kryptus traz para o Link-BR2 toda sua expertise no setor, fornecendo soluções avançadas que incluem:

Criptocomputador: parte da fase 2 do Projeto IFF Modo 4 Nacional (IFFM4BR), é crucial para a interoperabilidade entre diferentes plataformas (aéreas, terrestres e marítimas), permitindo a classificação rápida e segura dos vetores em combate;

Sistema de credenciamento, autenticação e autorização: visa garantir que apenas usuários e terminais autorizados tenham acesso à rede Link-BR2, protegendo a integridade e a segurança das comunicações;

Segurança do sistema operacional, rede e logs: implementa medidas robustas para proteger o sistema contra possíveis ameaças cibernéticas, mantendo a segurança das operações;

Sistema de distribuição segura de chaves e arquivos: garante que todas as chaves criptográficas e arquivos sejam distribuídos de forma segura, mantendo a confidencialidade e a integridade dos dados;

kNET HSM: equipamento que centraliza e protege as autoridades certificadoras do sistema, garantindo a segurança das operações criptográficas;

KeyGuardian: dispositivo portátil equipado com Gerador de Números Aleatórios Verdadeiros (TRNG) para criar chaves criptográficas impossíveis de quebrar, protegendo comunicações, cifrando documentos e armazenando credenciais de forma segura;

Tokens de segurança: fornecem uma camada adicional de proteção, garantindo a autenticação segura dos usuários nos subsistemas do projeto.

Os próximos estágios do projeto Link-BR2 incluem a integração com os caças F-39 Gripen e também sua expansão para as plataformas das demais forças da Defesa. “Há conversas avançadas com a Marinha para integrar o sistema em seus teleports, e o Exército também demonstrou interesse em adotar o Link-BR2 como o padrão de datalink tático do Brasil”, observa Müller.

“Quando atingir sua maturidade, o Link-BR2 será um dos datalinks mais avançados e seguros do mundo, com capacidade de comando e controle que colocará o Brasil na vanguarda da tecnologia de guerra centrada em redes, com desenvolvimento 100% nacional, o que reitera o compromisso de todos os envolvidos com a soberania do país”, conclui Farias.

OUTRAS MÍDIAS


MOSSORÓ NOTÍCIAS - Aeronave da Força Aérea Brasileira realiza pouso inédito em Mossoró


Redação | Publicada em 31/10/2024 09:51

O modelo Embraer KC-390, um dos principais aviões de guerra da FAB, aterrissou no Aeroporto Dix-sept Rosado nesta quinta-feira (31).


Utilizado para transporte de carga, logística e missões humanitárias, o pouso inédito atraiu a curiosidade dos mossoroenses e fãs da aviação.


De acordo com a TCM, a aeronave decolou de Natal com o objetivo de transportar equipamentos para Mossoró, que será uma das bases da operação Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex).

 

 

PATRULHA DA CIDADE - CRUZEX 2024

Exercício de combate aéreo reunirá militares de 16 países no RN

Da Redação | Publicada em 31/10/2024 11:50

DIÁRIO DO RN - Natal recebe o maior treinamento de guerra aérea da América Latina

Evento gigantesco acontece pela sexta vez em Natal e reúne participantes de 16 países, com 100 aeronaves de guerra

Da Redação | Publicada em 01/11/2024 04:57

Mais de 2.000 mil militares, 100 aeronaves de guerra e a participação efetiva de 16 países. Este é o Exercício Cruzeiro do Sul, o CRUZEX 2024, que pela sexta vez acontece na capital potiguar.

Ainda em fase de preparação, o treinamento vai de 3 a 15 de novembro, na Base Aérea de Natal.

Além de aviões brasileiros, participam também caças da Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.

O CRUZEX é um exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira desde 2002. O objetivo, além do intercâmbio e a troca de experiência entre os países participantes, é o conhecimento de novas tecnologias e a preparação das nações para o combate aéreo. Para isso, exercícios simulados são realizados de forma mais realista possível.

Esta é a oitava edição do treinamento, que já aconteceu em 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2013 e 2018. Em 2004, Natal e Mossoró sediaram parte dos exercícios pela primeira vez, que também ocorreram simultaneamente em outros estados do país. Isso se repetiu em 2008 e em 2010. Na edição de 2013, apenas as bases aéreas de Natal e do Recife sediaram os treinamentos. Já em 2018, última vez que o exercício foi realizado, apenas Natal foi a anfitriã. Este ano, o céu dos potiguares é mais uma vez utilizado para a capacitação.

A Base Aérea de Natal fica em um local estratégico, sendo permanentemente usada para treinamentos e operações da Aeronáutica. Fica localizada a poucos quilômetros do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), base da FAB para lançamentos de foguetes.

Treinamento multinacional com domínios cibernético e espacial

O CRUZEX é considerado o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina. Liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Para a edição deste ano, estão previstas mais de 1.500 horas de voos, com vários tipos de missões, incluindo ataques ao solo, superioridade aérea, escolta e também reabastecimento em voo.

Para o sucesso da missão, a FAB introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial. O primeiro contará com exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações cibernéticas e aéreas, testando a segurança de sistemas críticos que dão suporte às atividades aeroespaciais. O segundo incluirá simulações realistas de eventos relacionados ao espaço que influenciam diretamente a tomada de decisões e, consequentemente, o curso de um conflito.

Países participantes
Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.

Radar de controle de tráfego e defesa aérea é instalado em Caicó

O primeiro Grupo de Comunicação e Controle (1º GCC) realizou uma grande operação para realocar o radar de defesa aérea TPS-B34M, por meio de esquadrões. Anteriormente instalado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul — em apoio ao Sistema Brasileiro de Defesa Aeroespacial (SISDABRA) — o equipamento foi transportado para Caicó, na região Seridó potiguar, onde dará suporte ao CRUZEX 2024.

O objetivo da presença do radar em solo potiguar é aumentar a cobertura em áreas onde a detecção de tráfego em baixa altitude apresenta desafios significativos, garantindo um controle de tráfego aéreo seguro e ordenado durante o exercício.

A realocação do radar aconteceu no início de setembro, saindo de Santa Maria até Caicó. Cerca de 50 militares foram envolvidos na operação, que incluiu apoio terrestre e aéreo para o transporte de todos os equipamentos.

A manobra foi considerada complexa, envolvendo a expertise de vários especialistas, incluindo técnicos em radar e telecomunicações, especialistas em eletricidade e eletromecânica, especialistas em fornecimento e enlace de dados e profissionais de tecnologia da informação.

O TPS-B34M

O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira para missões de defesa aérea. Notável por sua capacidade de aprimoramento a detecção de aeronaves em rota a partir de seu local de instalação, uma de suas principais vantagens é sua portabilidade, permitindo a implantação em qualquer região do país.

Parnamirim e Assú também estão nas operações

Ainda durante o CRUZEX 2024, equipes do 1º Grupo de Comunicação e Controle (1º GCC) estarão distribuídas em seis cidades: Caicó, Parnamirim e Assú (RN), Recife e Santa Terezinha (PE) e Sousa (PB).

Em Caicó, Assú, Santa Terezinha e Sousa foram montadas infraestruturas de comunicação necessárias para dar suporte às operações, com frequências dedicadas de VHF e UHF. Em Recife, ficaram baseados controladores de voo e técnicos responsáveis pelo gerenciamento das operações.

Já Parnamirim, servirá como hub central para operações aéreas, onde aeronaves e pilotos ficarão estacionados. O 1º GCC fornece infraestrutura tecnológica para videoconferência em tempo real entre controladores em Recife e pilotos baseados em terra, em Parnamirim.

Caças em ação

Umas das missões do CRUZEX 2024 é simular cenários de conflito realistas, onde aeronaves de diferentes modelos, velocidades e tecnologias irão atuar de forma coordenada. Durante o exercício, tripulações de caças, aeronaves de transporte, asas rotativas e unidades de inteligência, vigilância e reconhecimento participarão de missões coordenadas, simulando operações aéreas de grande escala. Também haverá formações de Mission Commanders (MC), Líderes Táticos (LT) e Air Defense Package Leaders (ADPL).

Com a estreia do F-39E Gripen, esta será a primeira vez que a FAB terá as aeronaves de combate mais avançadas entre todos os participantes. Os F-39E brasileiros também estrearão em um exercício internacional, sendo acompanhados pelos F-5EM, A-1AM AMX, A-29 Super Tucano e A-4 Skyhawk, estes últimos da Marinha do Brasil.

Outro destaque aguardado é a presença de caças F-15 Eagle da United States Air Force. Não são aeronaves novas, porém já representam um salto em relação aos F-16 norte-americanos enviados nas edições anteriores. Os EUA também contarão com um dos seus novos reabastecedores KC-46 Pegasus, substitutos dos KC-135. O Chile trará um desses reabastecedores clássicos, junto com caças F-16.

Também estreantes serão os IA-63 Pampa da Argentina, os AT-27 Tucano do Paraguai e os KT-1 do Peru. O CRUZEX 2024 também será a oportunidade de jatos KC-390 Millenium de dois países, Brasil e Portugal, voarem juntos. Já a Colômbia retorna com seu KC-767 Jupiter, enquanto o Paraguai voará um CASA C-212 e a Argentina dará aos brasileiros a chance de rever um KC-130 Hercules em voo.

A FAB terá, ainda, aviões-radar E-99M, helicópteros H-36 Caracal e cargueiros C-105 Amazonas e C-99.

Investigações sobre queda de caça em Parnamirim continuam

Ainda não foram divulgadas informações finais sobre as investigações que apuram a queda de um caça modelo F-5M da Força Aérea Brasileira, acidente ocorrido no dia 22, em Parnamirim, na Grande Natal.

A aeronave participava de treinamentos antes de atuar efetivamente no CRUZEX 2024. O piloto conseguiu escapar ao se ejetar da cabine antes de a aeronave se chovar com o solo.

Segundo a FAB, o acidente é investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O objetivo é identificar os possíveis fatores que contribuíram para a queda e evitar que novas ocorrências semelhantes aconteçam.

VERTENTES DAS GERAIS - Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena completa 75 anos


Publicada em 31/10/2024 05:42

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), completa 75 anos de atuação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A solenidade militar alusiva ao septuagésimo quinto aniversário de criação da Organização Militar (OM) aconteceu, na última sexta-feira (25/10), no hangar de aeronaves do Aeroporto Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.

Estiveram presentes o Subcomandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), Coronel Aviador Felipe Moreira Faulhaber, o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Lagoa Santa, Tenente Especialista em Comunicações Hélcio de Oliveira Carvalhal, além de autoridades militares e civis da região, e militares do efetivo da GUARNAE-BQ.

Durante o evento, ocorreu o canto do Hino Nacional Brasileiro e foram realizadas homenagens aos Ex-Comandantes do DTCEA-BQ. Logo após, foram premiados o “Destaque Profissional” e o “Militar Padrão” do ano de 2024, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram no desempenho de suas funções e que contribuíram sobremaneira para o cumprimento da missão, demonstrando profissionalismo, ética, eficiência, conduta irrepreensível e camaradagem, sendo por estes aspectos reconhecidos dentre seus pares. “Agradeço a todos deste Destacamento que sempre fizeram toda a diferença no meu crescimento como profissional. Gratidão por tantos ensinamentos, pelo reconhecimento e valorização do trabalho”, ressaltou o Sargento Tiago Paulo de Oliveira Silva, considerado o Militar Padrão em 2024.

Em seu discurso, o Comandante do DTCEA-BQ, Tenente Especialista em Serviços de Engenharia Leonardo José Copati, destacou que ao longo desses 75 anos o Destacamento de Barbacena tem sido um pilar fundamental na segurança e na eficácia da aviação nacional. “O comprometimento incansável dos homens e mulheres que integraram essa instituição militar ao longo das décadas é digno de nosso mais profundo reconhecimento. Que este jubileu seja um tributo à coragem, ao esforço e ao espírito de equipe que marcaram a trajetória de sucesso deste Destacamento”, afirmou.

No encerramento da cerimônia militar, o Comandante da GUARNAE-BQ, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, parabenizou a todos pelo trabalho realizado nesses 75 anos de história, e agradeceu por todo o apoio prestado aos demais setores da Guarnição.

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena

O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação operacional vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília (DF).

O Destacamento desenvolve, dentre outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR).