NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Com nova pista e após 10 anos, C-130 Hércules volta a pousar em fronteira amazônica

Uma das cenas mais clássicas da aviação amazônica deverá acontecer com mais frequência, com o avião C-130 Hércules voltando a pousar no meio da floresta, ao lado da fronteira com o Peru.

Carlos Martins | Publicada em 30/09/2021

Uma das cenas mais clássicas da aviação amazônica deverá acontecer com mais frequência, com o avião C-130 Hércules voltando a pousar no meio da floresta, ao lado da fronteira com o Peru.

O Força Aérea Brasileira (FAB), através da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), anunciou que está concluindo a obra de reforma e ampliação da pista de Estirão do Equador, parte da localidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, na fronteira com o Peru.

A pista tinha anteriormente 1.200 metros e estava com o terreno em situação degradada, impedindo a operação do avião militar C-130 Hércules, que deixou a voar à localidade há mais de 10 anos.

Agora, com a obra, a pista chega a 1.500 metros de comprimento e refeita, tirando todo o asfalto e colocando concreto no lugar. Tal obra, por si só, já foi um desafio, já que a localidade, que é sede do 4º Pelotão Especial de Fronteira, fica a vários dias de barco de Manaus, e a logística por terra é impraticável.

PORTAL AEROFLAP


Parlamentares visitam COPE e aeronaves da FAB em Brasília


Agência Força Aérea | Publicada em 01/10/2021

Uma comitiva composta por deputados e uma senadora federais visitou, nesta quinta-feira (30), as instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE) e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Brasília (DF). A visita buscou estreitar as relações entre o Poder Legislativo e o Comando da Aeronáutica (COMAER). 

A comitiva participou de uma palestra do Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, realizada no Auditório do Grupo de Transporte Especial (GTE), onde foram apresentados os principais projetos estratégicos da FAB. 

Os parlamentares conheceram de perto as aeronaves KC-390 Millennium e a réplica do F-39 Gripen, que ficaram expostas no Pátio Operacional.

A Senadora Soraya Vieira Thronicke (PSL-RO), que em 2021 foi relatora na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, destacou a importância da aproximação do Legislativo com a FAB.

“A Força Aérea Brasileira é um orgulho. A nossa tecnologia é impressionante. Os parlamentares que representam o povo precisam conhecer a força que tem o nosso País”, disse.

Do mesmo modo, o Deputado Federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) destacou o orgulho da atuação da FAB para o País.  

“Nós vemos aqui o KC-390 como uma conquista nacional que está dando muito orgulho, contratos internacionais com perspectiva de serem celebrados. É uma honra pra mim enquanto brasileiro saber que o meu País tem a terceira indústria aeronáutica do mundo”, declarou.

Na visita ao COPE, Organização Militar da FAB que é responsável pela operação dos mais de treze mil pontos de conexão de internet instalados no País, conectando unidades de saúde, postos de fronteira, telecentros e comunidades indígenas e quilombolas.

Na ocasião, o Chefe do COPE, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, falou sobre as atribuições da Unidade, que também realiza o monitoramento e o controle dos satélites brasileiros.

“Hoje, o principal satélite brasileiro é o Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cuja atribuição principal é distribuir internet banda larga para o Brasil inteiro e também controlar a transmissão de dados via satélite”, explicou.

O Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, classificou a visita dos parlamentares como positiva.

“Nosso objetivo é que eles conheçam o resultado do orçamento que é investido na Força Aérea. Foi muito positivo todo o feedback que eu recebi, inclusive os questionamentos sobre a parte orçamentária. Esse momento ajudou a sanar dúvidas e a fortificar nossas relações institucionais”, concluiu.

 

 

 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Substituição da Bandeira Nacional ocorre no domingo (03) sem presença do público

Símbolo de reverência e admiração à Pátria, a tradicional solenidade de substituição da Bandeira Nacional ocorrerá, mais uma vez, sem a presença do público. A troca do estandarte será realizada no próximo domingo (03), na Praça dos Três Poderes

Ascom Ministério Da Defesa | Publicada em 30/09/2021 16:57 | Atualizado em 30/09/2021 18:06

Símbolo de reverência e admiração à Pátria, a tradicional solenidade de substituição da Bandeira Nacional ocorrerá, mais uma vez, sem a presença do público. A troca do estandarte será realizada no próximo domingo (03), na Praça dos Três Poderes.

A medida segue determinação do Ministério da Defesa para atender às recomendações de distanciamento social, em decorrência da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

A troca está a cargo da Aeronáutica e comparecerá ao local apenas o pessoal necessário para realizar a substituição.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


ITA realiza Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa


Da Redação | Publicada em 30/09/2021 17:25

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) promoveu, nos dias 28 e 29 de setembro, a XXIII edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), com apoio do Ministério da Defesa (MD), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando de Preparo (COMPREP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação dos Pós-Graduandos do ITA, além da colaboração da Keysight, Anritsu, Rohde& Scwarz, Atech, Tektronix, e Visiona, empresas de Tecnologia e Defesa.

Realizado anualmente, sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o SIGE tem a participação dos alunos de mestrado e doutorado do ITA e busca possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os setores operacionais das Forças Armadas, acadêmicos e industriais, em conformidade com as orientações estratégicas do EMAER e do DCTA.

Para este ano, em virtude da pandemia e reafirmando a capacidade de inovação do Instituto, um ambiente totalmente digital, sem paralelo em eventos virtuais na área de simpósios acadêmicos, foi desenvolvido pelos alunos do PPGAO, a fim de garantir a transmissão em tempo real de todas as palestras, a visualização das apresentações em vídeos dos artigos selecionados, o acesso aos artigos e aos pôsteres e a participação das sessões técnicas temáticas do evento. O Simpósio apresentou público presencial no primeiro dia, respeitadas todas as medidas sanitárias, e contou com participações a distância nos dois dias de evento.

Segundo o Coordenador Geral do SIGE, Tenente-Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan Imbassahy, “o SIGE foi um sucesso tanto nos números relativos às participações quanto à qualidade dos trabalhos apresentados. É uma grande satisfação podermos realizar um evento desta magnitude e de significativa relevância para a Defesa nacional.”

Nesta edição, o Simpósio focou nas áreas de Guerra Eletrônica e Sensoriamento Remoto, Análise Operacional e Engenharia Logística, Comando e Controle e Defesa Cibernética, Sistemas de Armas e Aplicações Espaciais e Defesa QBRN e Bioengenharia. Durante os dois dias, o evento registrou cerca de 1200 inscritos, número recorde para todas as edições, com participantes de empresas, de universidades e das Forças Armadas. Também foram submetidos mais de 100 trabalhos, apreciados pelo corpo técnico de revisores, dos quais 36 foram selecionados para apresentação oral e 20 para apresentação em pôster, contemplando as áreas de interesse trabalhadas nesta edição.

A abertura do primeiro dia de evento foi realizada pelo Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, momento prestigiado pelo Deputado Federal Eduardo Cury e pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e outras autoridades convidadas. Em seguida, o Diretor-Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), General de Divisão Waldemar Barroso Magno Neto, discorreu sobre o tema “A Ciência, Tecnologia & Inovação como Fatores de Desenvolvimento do Brasil”, palestra inicial do SIGE. Na sequência, o representante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Coronel Aviador Anderson Gomes do Rosário Werneck, apresentou palestra intitulada “SIGEA (Sistema de Guerra Eletrônica da Aeronáutica) 25 anos”. Conforme programação proposta para a tarde, o Professor Doutor do Air Force Institute of Technology (AFIT), Mark A. Gallagher, proferiu uma apresentação sobre a “Influência Acadêmica nas Análises Militares”.

No segundo dia (29), todas as apresentações ocorreram no formato online, com exposições dos trabalhos selecionados previamente pelo corpo técnico.

Ao encerrar a edição, Professor Anderson agradeceu o envolvimento e a participação de todos e destacou o recorde de inscritos na edição de 2021. Frisou, ainda, o elevado número de visualizações dos artigos apresentados, o que demonstra a ampla repercussão dos trabalhos e o consequente benefício para empresas e para toda a tecnologia de Defesa do Brasil. “Estamos na vigésima terceira edição do SIGE. É uma longa trajetória de sucesso. A realização do simpósio é uma grande oportunidade de interação entre os agentes das atividades de Defesa em busca de troca de experiências, conhecimento e soluções”, afirmou o Reitor do ITA.

Projeto Ampliando Horizontes da FAB recebe jornalista Leonardo Coutinho


Agência Força Aérea | Publicada em 01/10/2021 02:21

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (29), no Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), mais uma edição do Projeto Ampliando Horizontes. Desta vez, a apresentação ficou por conta do jornalista Leonardo Coutinho, que palestrou sobre “O Brasil, a América Latina e os interesses transregionais”. Participaram do evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, membros do Alto-Comando da Aeronáutica e Oficiais-Generais convidados.

O jornalista é especialista em ameças transnacionais com pesquisas direcionadas às inteirações entre corrupção, tráfico de drogas e terrorismo. Desde 2018, é pesquisador no Center for a Secure Free Society (SFS) com sede em Washington, nos Estados Unidos.

O objetivo do Ampliando Horizontes é promover a interação e o diálogo dos Oficiais de mais alto nível de decisão da Força Aérea com profissionais liberais e do meio acadêmico, executivos, líderes, empreendedores, formadores de opinião e personalidades dos diversos setores da sociedade brasileira.

Para o Jornalista Leonardo Coutinho foi uma honra participar do Projeto Ampliando Horizontes. “Uma oportunidade singular de discutir com os Oficiais-Generais da FAB temas relacionados à Segurança, Defesa e Geopolítica, considerando a relação do Brasil com atores extrarregionais”, relatou.

Ao final, o Comandante da Aeronáutica agradeceu a participação do palestrante e entregou uma miniatura de aeronave Gripen.

Projeto Ampliando Horizontes

O Projeto, iniciado em julho de 2017, prevê a realização de encontros com a finalidade de proporcionar a exposição e o debate de temas atuais, dentro da área de atuação de cada personalidade ou da Instituição representada, além da contextualização da atuação da FAB no âmbito da sua missão constitucional.

A análise do cenário nacional e internacional, a atuação das instituições, as transformações da sociedade brasileira, ética, cidadania, valores e visão prospectiva, são alguns dos temas abordados durante os encontros.

OUTRAS MÍDIAS


REVISTA DIALOGO - Aeronaves dos Estados Unidos participam de exercício operacional no Brasil


Taciana Moury | Publicada em 30/10/2021 09:00

Militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, em inglês) estiveram no Brasil para participar do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade, que simulou um cenário de guerra, foi realizada a partir da Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, de 16 de agosto a 3 de setembro de 2021.

A quarta edição do EXCON Tápio teve como destaque a interoperabilidade entre as forças armadas participantes e as missões compartilhadas com aeronaves e militares da USAF. Os militares norte-americanos e dois helicópteros HH-60 Pave Hawk desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande, no dia 21 de agosto de 2021.

O exercício foi uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário, segundo um comunicado da FAB. “A atividade contribuiu para possíveis participações do país em missões previstas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas”, disse o comunicado.

A interoperabilidade entre os militares brasileiros e norte-americanos foi testada durante a simulação de uma evacuação aeromédica de feridos em terreno hostil. (Foto: Força Aérea Brasileira)

Uma das missões realizadas durante o treinamento foi a de Evacuação por Acidentes, onde foram colocados em prática técnicas de Evacuação Aeromédica. A atividade consiste na remoção inicial dos feridos do local da ocorrência para outro onde possam receber os cuidados médicos iniciais.

No exercício, os HH-60 Pave Hawk da USAF transportaram equipes compostas por militares norte-americanos e brasileiros responsáveis por realizar o resgate dos militares gravemente feridos, de acordo com a simulação, sob a presença de paramilitares hostis.

A Brigadeiro Denise M. Donnell, comandante da 105ª Ala de Transporte Aéreo da Base Nacional Aérea de Stewart, representando a USAF durante o EXCON Tápio, ressaltou a importância do exercício: “Integramo-nos como uma equipe, aprendemos uns com os outros e tivemos uma frutífera troca de informações e expertise para fortalecer as duas equipes e, mais uma vez, construir essas relações entre Brasil e Estados Unidos”.

EXCON Tápio 2021

Segundo informações da FAB, na quarta edição do EXCON Tápio foram empregadas cerca de 30 aeronaves que realizaram mais de 800 horas de voo. Participaram das atividades 16 esquadrões e unidades de Infantaria, e mais de 900 militares. “O treinamento simulou um cenário de guerra irregular, com a composição de forças-tarefas e alertas focados na Busca e Salvamento em Combate”, disse a nota da FAB.

O Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, diretor do exercício e comandante da Base Aérea de Campo Grande, salientou a interoperabilidade entre as três forças armadas e a USAF como um dos grandes desafios do EXCON Tápio 2021. “O resultado final foi positivo no sentido de conhecermos novas técnicas, táticas e procedimentos dentro da máxima operacionalidade e segurança”, declarou no site da FAB.