NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Ministro da Defesa e Comandante da Aeronáutica visitam instalações do Exercício Tápio


Agência Força Aérea | Publicada em 01/09/2021 20:41

Ao completar 600 horas de voo, o Exercício Conjunto Tápio 2021, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Campo Grande (MS), recebeu, nessa segunda-feira (30/08), a visita de comitiva composta pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; e de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Durante a visita, foram demonstradas algumas das atividades desenvolvidas no Exercício. O Diretor do EXCON Tápio 2021 e Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, apresentou à comitiva um panorama do treinamento, com informações sobre a concepção, o planejamento e os aspectos operacionais. “As palavras-chave são o adestramento e a interoperabilidade, considerando, basicamente, ações militares a serem cumpridas em uma possível participação das Forças Armadas em missões de paz da Organização das Nações Unidas”, disse o Oficial-General, que ressaltou, ainda, o foco operacional do EXCON em missões de Busca e Salvamento em Combate (CSAR, sigla em inglês para Combat Search and Rescue).

A comitiva passou por uma exposição das principais aeronaves empregadas no Exercício e que, juntas, já realizaram cerca de 250 surtidas. Os caças A-29 Super Tucano e A-1 AMX operam em missões de Apoio Aéreo Aproximado, Escolta CSAR e Controle Aéreo Avançado. Já o helicópero H-60 Black Hawk treina missões de Busca e Salvamento, Evacuação Aeromédica, entre outras.  

O grupo pôde conhecer também a atuação do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais (Tonelero) da Marinha do Brasil; do Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro; e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) da FAB. Os militares trabalham de forma conjunta em missões de Guiamento Aéreo Avançado, Infiltração por meio de salto livre operacional, Exfiltração de ambiente hostil e Ação Direta.

Logo após, foram apresentadas células que compõem a Direção do EXCON Tápio 2021, como a de Cenários, responsável por configurar informações, alvos previstos, atividades inimigas, aeronaves a serem utilizadas, entre outras. Por último, a comitiva esteve no terreno de avaliação prática do curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT). No local, foi feita uma demonstração das três etapas do treinamento de resgate de vítimas em áreas de conflito: a primeira, em situações de fogo ativo simulado; a segunda, nos cuidados médicos no Campo Tático; e, por fim, nas práticas de CASEVAC (da sigla, em inglês, para Casualty Evacuation), que consiste na evacuação de uma vítima do local da lesão para uma instalação médica mais próxima.

Interoperabilidade

O Ministro da Defesa disse que o conceito de interoperabilidade entre as Forças tem sido incentivado no âmbito do Ministério e parabenizou a FAB por ter convidado também a Força Aérea Americana (USAF) para participar do EXCON Tápio 2021. “Não existe emprego de forma isolada, temos que trabalhar em conjunto para que todos estejam na mesma frequência”, acrescentou.

O Comandante da Aeronáutica reforçou que o Exercício, em sua quarta edição, representa um dos cenários mais importantes da integração entre as Forças Armadas. “Temos, ao longo desses anos, evoluído na nossa interoperabilidade com as demais Forças. O que nós fazemos aqui é gerar capacidade para o cumprimento da nossa missão fim, que é defender o nosso País”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

EXCON Tápio 2021

A primeira fase do EXCON Tápio ocorreu de 10 a 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo. Já a segunda fase é realizada na capital sul-mato-grossense. As atividades operacionais ocorrem até o dia 3 de setembro e simulam um cenário de guerra.

A FAB emprega no Exercício cerca de 30 aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas, além de quase 900 militares. São treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas, contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária.

Texto: Tenente Jonathan Jayme / CECOMSAER

Fotos: Soldado Maranni / BACG

Vídeo: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

PORTAL AEROIN


SAAB avança nas integrações de sistemas de navegação do Gripen da Força Aérea Brasileira


Juliano Gianotto | Publicada em 31/08/2021 :00

Três engenheiros brasileiros de sistemas e software da Embraer para o Gripen E/F avançam na integração do VOR (do inglês, VHF Omnidirecional Range Equipment) e do TACAN/DME (do inglês, Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment), recurso exclusivo do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira.

O trabalho acontece no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), que fica nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Esse é um importante hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen.

O VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração será concluída ainda em 2021. Já o TACAN/DME mede a distância e o rumo da aeronave a um transmissor de solo ou aerotransportado, e cuja integração deve ser finalizada até o final de 2023.

O projeto é desenvolvido com supervisão da área de Dados de Voo e Navegação da Saab, na Suécia. Em reuniões semanais, o time sueco consegue acompanhar os avanços feitos no País, da mesma forma que os brasileiros têm acesso a todas as informações necessárias com computadores integrados com a Saab em Linköping.

“Os engenheiros brasileiros da Embraer possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de software crítico de voo e segurança. Nós mandamos para eles informações sobre o funcionamento do equipamento, para que possam desenvolver o conceito e testar no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Feito isso, realizamos uma reunião para que possamos avaliar se o trabalho está conforme os requisitos para operação. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia”, comentou Andreas Bergström, head de dados e navegação de voo E/F na Saab.

Antes da prática, os engenheiros brasileiros fizeram um treinamento on-the-job na Saab, em 2018. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil, fora de um ambiente de treinamento e formação, nos chamados pacotes de trabalho. Ao todo, são mais de 50 destes pacotes, que envolvem áreas de sistemas, estrutura, software e aviônicos, por exemplo.

“O processo de transferência de tecnologia começa com a parte teórica. Depois, no on-the-job training, os brasileiros são treinados em atividades com a observação e o acompanhamento de um mentor sueco da Saab. A partir do momento que o treinamento prático termina, o processo passa para os pacotes de trabalho, e é nesse momento que a gente vê os benefícios da transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais participam ativamente no desenvolvimento da aeronave no GDDN”, explicou o Coronel Leite, gerente do Programa FX-2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate  (COPAC).

Ao retornarem ao Brasil, os engenheiros de sistemas e software começaram a trabalhar no GDDN em 2019. Até o final de 2020, o time brasileiro trabalhou com a integração do sistema RALT (Radar Altimeter Equipment), um radar que mede a distância da aeronave ao solo, auxiliando na determinação de altitude. Essa parte do pacote de trabalho foi concluída e entregue para posterior avaliação de teste de voo, no final de 2020.

“Quando o projeto de desenvolvimento termina e passa pelas simulações no S-Rig, o sistema passa a ser testado na aeronave. A equipe brasileira então passou o RALT para o departamento de ensaios em voo (do inglês, Flight Test Department), para ver como o equipamento se comporta em ação”, contou Bergström.

PORTAL AEROFLAP


FAB participa de exercícios de ajuda humanitária na Colômbia com o KC-390


Gabriel Centeno | Publicada em 31/08/2021 18:25

Iniciaram ontem (30) os exercícios Cooperación VII e Ángel de Los Andes III, na Colômbia. Com a liderança da Força Aérea Colombiana (FAC) e a participação de outros 15 países do continente americano, incluindo o Brasil, os exercícios permitirão o treinamento real das delegações para trabalharem unidas em missões de auxílio humanitário em caso de desastres naturais. A Força Aérea Brasileira enviou militares e o cargueiro KC-390 Millennium matrícula FAB2855 para a operação. 

A aeronave brasileira decolou de Boa Vista (RR) às 10h09 do dia 28/08 e pousou em Medellín por volta de 12h49 do mesmo dia. O 2855 é o terceiro KC-390 entregue à Força Aérea Brasileira, sendo incorporado à frota do Esquadrão Zeus (1º Grupo de Transporte de Tropa) em junho de 2020. 

O General Ramsés Rueda Rueda, Comandante da Força Aérea Colombiana, presidiu a cerimônia oficial de abertura, realizada no Comando Aéreo de Combate n.º 5 (CACOM 5), base que divide seu espaço com o Aeroporto Internacional José María Córdova, na cidade de Rionegro.

Na cerimônia também estiveram presentes líderes das delegações estrangeiras, bem como o Secretário-Geral do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), Coronel da USAF Michael Douglas Ingersoll.

Sob o lema “Unidos para salvar vidas”, tripulações, equipes de resgate e aeronaves dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Brasil, Honduras, México, República Dominicana e outros países começam com dias de padronização dos diversos procedimentos, que serão o ponto de partida para o planejamento de missões de treinamento, em condições de máxima segurança. 

Segundo a FAC, até o próximo dia 10 de setembro de 2021, serão realizados desdobramentos em diferentes regiões do país para simular um terremoto e um tsunami, cenários que exigirão uma resposta oportuna e a integração das capacidades das Forças Aéreas do continente para atender a essas emergências de forma unificada.

Além do KC-390, aeronaves C-130 Hércules, UH-60 Black Hawk, CASA C295, Cessna C208, Bell 212 e outras também devem participar dos eventos. No Twitter, a FAC também “brincou”, desafiando seus seguidores a identificar o jato multimissão brasileiro.

Além dos exercícios de auxílio humanitário, militares da FAB também participaram de um treinamento de operações especiais junto de membros das unidades de segurança e defesa de bases aéreas da FAC. 

Realizado no Comando Aéreo de Combate Nº. 1 (CACOM 1) na última quinta-feira (26), o treinamento viu a prática de manobras e técnicas de resgate, infiltração e exfiltração de tropas em diferentes cenários, a fim de adquirir e realizar uma formação contínua que permita estar preparado e pronto para responder a qualquer tipo de missão.

PORTAL CAVOK


VÍDEO: Embraer C-390 Millennium continua testes em pista não-pavimentada


Fernando Valduga | Publicada em 31/08/2021 12:00

A Embraer continua com os testes do C-390 Millennium para operação em pistas não-pavimentadas, mais uma importante capacidade da aeronave. Assista ao vídeo a seguir e confira o pouso e decolagem desta aeronave multimissão, operada pela Força Aérea Brasileira.