NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


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Voamos com precisão, graças à inspeção

Atividade de Inspeção em Voo completa 64 anos no País, realizando cerca de mil missões anuais, em prol da segurança dos voos no espaço aéreo brasileiro

Ricardo Fan | Publicada em 21/02/2023 15:24

A segurança de cerca de dois milhões de voos que cruzam os céus do país todos os anos depende de uma série de tarefas complexas desenvolvidas pelas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma delas é a Inspeção em Voo, atividade que completa 64 anos dia 21 de fevereiro e que tem a importante missão de fiscalizar, periodicamente, os procedimentos e equipamentos de navegação aérea do Brasil.

Os instrumentos de auxílio à navegação aérea são aqueles que emitem sinais aos receptores de bordo das aeronaves. Durante a falta de contato visual dos pilotos com as pistas, especialmente em condições meteorológicas adversas, esses equipamentos fornecem informações para que as aeronaves possam voar na direção planejada e aterrissar com segurança. Proporcionam, assim, o apoio necessário para a navegação em rota nas proximidades de aeroportos e em manobras de pousos e decolagens, o que demonstra a importância da atividade de Inspeção em Voo.

A primeira Inspeção em Voo realizada em território nacional, com aeronave e tripulação brasileiras, ocorreu em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro, para instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VHF Omnidirectional Range (VOR).  Naquele período histórico, era intenso o crescimento da aviação comercial no Brasil e, consequentemente, aumentava também o número de aferições dos instrumentos de aproximação, tornando necessário um setor que planejasse e interpretasse os resultados obtidos durante essas missões.

Em 1960, foi criada a então Seção de Registro e Controle de Voo, subordinada à Diretoria de Rotas Aéreas. Já em maio de 1972, as atividades de Proteção ao Voo foram novamente reestruturadas, com a criação da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV). Em abril do ano seguinte, foi ativado o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e até hoje responsável por essa atividade no Brasil.   

Sediado no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o GEIV conta com um efetivo formado por pilotos-inspetores, mecânicos de aeronaves, operadores de painel e aqueles empenhados nas atividades de apoio. A unidade realiza diversos cursos de capacitação e atualização dos profissionais.

A modernização da frota do Grupo, realizada pela Força Aérea Brasileira a partir de 2016, aumentou expressivamente a capacidade operacional da unidade. Atualmente, o GEIV conta com oito modernas aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Legacy Embraer IU-50 e quatro jatos Hawker IU-93M. A frota é equipada com um moderno Sistema de Inspeção em Voo embarcado, que avalia os sinais eletrônicos provenientes dos auxílios à navegação aérea, em conformidade com o que há de mais atual na atividade de Inspeção em todo o mundo. As consoles instaladas nessas aeronaves são frequentemente calibradas para que possam avaliar, com alto grau de precisão, os sinais emitidos pelos instrumentos de solo.

“Os constantes investimentos do Comando da Aeronáutica e os esforços do DECEA em manter a capacitação dos integrantes do GEIV, traduzem-se em constantes resultados positivos, permitindo o excelente aprimoramento do nosso pessoal e a elevada disponibilidade dos instrumentos de navegação aérea em todos os aeroportos do território nacional. O dia 21 de fevereiro é uma homenagem a todos aqueles envolvidos nessa missão de colaborar para a garantia da navegação aérea no Brasil”, destaca o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

O GEIV realiza, por ano, mais de mil inspeções e homologações dos equipamentos e procedimentos de navegação aérea, que são divididas em etapas. O trabalho começa mesmo antes da instalação dos auxílios, nas chamadas Inspeções de Avaliação de Local. Em seguida, é feita a Inspeção de Homologação, quando o equipamento ou radar já está pronto para entrar em operação.

Já para garantir a manutenção dos equipamentos em condições adequadas, são feitas as Inspeções Periódicas e, em situações fora da normalidade, como na efetivação de novos procedimentos de navegação aérea ou durante manutenções de grande porte, podem ser realizadas, ainda, as Inspeções Especiais. O calendário de missões é planejado de maneira a abranger todo o território nacional.

Por vezes, as missões de Inspeção em Voo chamam a atenção dos moradores das regiões onde são realizadas. Isso porque os aviões do GEIV executam diversas manobras, aproximações de pouso e passagens sobre a pista, procedimentos que duram algumas horas. O voo de inspeção é realizado com o aeroporto em operação, o que demanda intenso treinamento e alta habilidade da tripulação envolvida.

“O GEIV é um Grupo realmente especial, composto por militares extremamente capacitados. É o resultado de um trabalho que começou com a primeira Inspeção em Voo do Brasil, há 64 anos, e de todos aqueles que contribuíram para que o Grupo chegasse à capacidade operacional da qual dispõe nos dias de hoje e com um nível de excelência reconhecido internacionalmente. Isso denota a capacidade da Força Aérea Brasileira”, afirma o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Antonio Carlos Marins Pedroso Filho.

A Força Aérea Brasileira parabeniza a todos os que trabalham em prol da atividade de Inspeção em Voo no Brasil. “Voar com precisão, inspeção é a missão! Índia Victor!”.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


SÓNOTÍCIABOA - Mulher recebe coração doado que estava a 700 km de distância, com jato da FAB


Renata Giraldi | Publicada em 21/02/2023 11:17

Imagine aguardar “seu” coração chegar de uma distância de 700 km. Foi exatamente o que se passou com uma mulher, de 61 anos, que estava em Botucatu (SP) e recebeu o órgão de Goiânia (GO). A operação mobilizou diversos profissionais e contou até com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

O cardiologista Flávio Brito, coordenador clínico do serviço de transplante cardíaco do HC de Botucatu,  disse que a cirurgia foi um sucesso. Segundo ele, a paciente estava na fila nacional de transplantes e havia sofrido um infarto foi realizada com sucesso. “Este ano trará grandes desafios para a equipe. O serviço está em crescimento, mantendo o foco em custo-efetividade e captação à distância. Nosso objetivo é aumentar a abrangência nacional do serviço”, explica Flávio Brito.

Transplante cardíaco no Brasil

A equipe do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é a segunda em transplante cardíaco no estado, com meta de 24 procedimentos até dezembro. Em 1º de janeiro, o serviço de transplante cardíaco do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu (SP) realizou o primeiro transplante de coração de 2023 na unidade.

O programa de transplante cardíaco do HC de Botucatu é atualmente o primeiro centro transplantador do interior paulista e considerado o segundo maior centro transplantador do Estado, atrás apenas do Instituto do Coração (Incor), na capital. Foram realizados 53 transplantes cardíacos pela equipe do HC de Botucatu. A meta do serviço em seu quinto ano de funcionamento é a realização de 24 transplantes até dezembro de 2023.

Doação de órgãos

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. As informações são do Ministério da Saúde.

RONDONIAAOVIVO - FORÇA AÉREA: Comando da Aeronáutica está com inscrições abertas para Exame de Admissão

Os interessados devem se inscrever no período de 23 de fevereiro de 2023 a 15 março de 2023

Da Redação | Publicada em 21/02/2023 11:14

O Comando da Aeronáutica divulgou a realização de um novo Exame de Admissão, que visa preencher 242 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o primeiro semestre de 2024.Confira os cargos disponíveis de acordo com as especialidades: Mecânico de Aeronaves (60); Material Bélico (15); Eletricidade e Instrumentos (16); Estrutura e Pintura (10); Equipamento de Voo (12); Suprimento (14); Guarda e Segurança (30); Controle de Tráfego Aéreo (85).

Para participar, os candidatos devem: ter escolaridade de nível médio; não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula, estar em dia com suas obrigações militares; não ter filhos ou dependentes, não ser casado ou haver constituído união estável, entre outras exigências. Para os candidatos que optarem por certas especialidades, após a Concentração Final na EEAR, haverá um período de adaptação e acompanhamento, durante o qual serão realizadas atividades voltadas para orientação profissional. Inscrição e etapas de avaliação. Os interessados devem se inscrever no período de 23 de fevereiro de 2023 a 15 março de 2023, até às 15h, através do preenchimento do formulário pelo site da Escola de Especialistas de Aeronáutica, com taxa no valor de R$ 80,00.Os inscritos serão classificados mediante a prova escrita prevista para o dia 4 junho de 2023, concentração intermediária, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de hetero identificação complementar, concentração final e validação documental. O conteúdo da avaliação escrita será baseado nas seguintes disciplinas: língua portuguesa; língua inglesa; matemática e física. Vigência, o prazo de validade do EA CFS 1/2024 expirar-se-á em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula e início do Curso.