NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Como funciona a investigação de um acidente aéreo?


Alexandre Saconi | Publicada em 20/07/2019 04:00

Quando ocorre um acidente aéreo, há várias etapas de investigação para tentar saber as causas e evitar repetições. A Aeronáutica tem em sua estrutura um órgão com essa função: o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Criado em 1971, é o setor responsável por apurar e prevenir as ocorrências aeronáuticas, ou seja, acidentes, incidentes e incidentes graves, como quedas, saídas de pistas, falhas em voo etc.

O Cenipa diz que a investigação das ocorrências aéreas, diferentemente de um inquérito criminal, tem como foco descobrir o que levou uma dessas ocorrências a acontecer, e não quem a originou. Isso pode causar confusão, mas as investigações são paralelas e independentes, e podem compartilhar informações entre si. Ao final da investigação do Cenipa, são emitidas recomendações de prevenção.

Veja a seguir o passo a passo de uma investigação de acidente aéreo:

Ação inicial

A ocorrência aeronáutica pode ser notificada por qualquer cidadão diretamente aos órgãos oficiais. Com isso, uma das equipes dos Seripas (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgãos pertencentes ao Cenipa) é designada para ir ao local e iniciar a análise do acidente.

Se todos estiverem seguros e a ação dos bombeiros já tiver sido encerrada, tem início a preservação da área e coleta de dados e indícios, além das entrevistas com testemunhas e sobreviventes. Partes da aeronave podem ser recolhidas para análise em laboratório, assim como a caixa-preta.

Na investigação, costumam estar envolvidos diversos profissionais de áreas como engenharia, psicologia e medicina. Por exemplo, é analisado se o piloto estava enfrentando uma carga de trabalho estressante ou se estava sob efeito de drogas.

A aeronave pode até mesmo ter seus destroços remontados para verificar o que pode ter ocorrido, como uma falha mecânica. Aí entra o trabalho da equipe de engenharia, que, por meio de exames e testes laboratoriais, pode detectar se houve fadiga do material, se um cabo se rompeu ou se foi forçado além do limite.

Relatório final

Com todas as informações em mãos, o investigador encarregado elabora o relatório final, que contém os fatores que contribuíram para o acidente e recomendações de segurança.

Caixa-preta

Existem vários tipos de caixa-preta no mercado, e não é toda a aeronave que é obrigada a ter esse dispositivo. Todos os aviões de linhas aéreas comerciais possuem um desses gravadores, mas pequenos aviões não são obrigados.

Há caixas-pretas que gravam todas as ações realizadas no avião e a voz dos pilotos, enquanto outras apenas gravam os sons da cabine de comando. Todos esses dados ficam em um núcleo, que precisa aguentar às mais diversas condições de temperatura e umidade para manter a integridade dos dados.

Após serem resgatadas dos locais dos acidentes, as caixas-pretas são encaminhadas ao Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), ligado ao Cenipa.

Esse é o único local da América Latina com capacidade para fazer a análise de caixas-pretas. Ali, os dados são extraídos e remontados posteriormente em uma animação computadorizada do voo para auxiliar os investigadores a entender o que aconteceu e causou o acidente.

Curiosidades

Os relatórios finais do Cenipa não possuem nomes das pessoas que estavam no voo. A intenção é reforçar o objetivo de prevenção, e não de incriminação.

A caixa-preta, na verdade, é laranja. Essa cor ajuda os investigadores a encontrar o equipamento em locais de acidente.

A caixa-preta é feita de materiais muito resistentes, como o titânio, e costumam ficar na cauda dos aviões comerciais. Elas têm de resistir a uma temperatura de mais de 1.000º C por, pelo menos, uma hora, além de aguentar ficarem submersas a profundidades de até 6.000 metros.

Existem caixas-pretas denominadas CVR (Cockpit Voice Recorder), que são os gravadores de voz, e FDR (Flight Data Recorder), que são gravadores de dados. Os aviões comerciais são obrigados a possuir o modelo que inclui os dois tipos de gravador.

O Cenipa possui uma área onde estão diversos destroços de acidentes com aviões e helicópteros da Aeronáutica. Ela serve de treinamento para os investigadores compreenderem o que ocorreu em casos reais.

Após o término da investigação, os destroços das aeronaves são devolvidos aos proprietários.

*O repórter viajou a Brasília, onde fica a sede do Cenipa, a convite da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas)

PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça se apresenta na região no fim de semana

Apresentações de balonismo, aeromodelismo e paraquedismo farão parte do Aerofest Sorocaba e do Campeonato de Acrobacias em Tatuí (SP). A entrada é gratuita.

G1 Sorocaba E Jundiaí | Publicada em 19/07/2019 09:02 | Atualizado em 19/07/2019 10:22

O festival 'Aerofest 2019' acontece no próximo domingo (21), das 11h às 17h na Avenida Engenheiro Carlos Reinado Mendes, em Sorocaba (SP).

Idealizado pela Prefeitura de Sorocaba (SP), apresentações de balonismo, aeromodelismo e paraquedismo poderão ser prestigiadas pelo público no local.

O evento ainda contará com a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

O Grupo Taikô (União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba), Banda Etios, Orquestra de Viola Zé Franco e Banda Strip n’Shout ainda se apresentarão durante a programação.

Trânsito

O trânsito será alterado para o evento no domingo. A Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes será interditada entre a rotatória da Avenida 3 de Março e da Avenida Rudolf Dafferner, das 10h às 18h, no sentindo entre bairro e centro.

Já das 14h30 às 17h, o trânsito estará interditado no sentido oposto na avenida. A Urbes ainda ampliará a circulação e horários de ônibus para atender a demanda de visitantes no evento. Confira os horários:

Linha especial “Paço”: os ônibus partem a cada dez minutos da plataforma P5 do Terminal Santo Antônio, com viagens a partir das 10h até o final do evento, previsto para às 17h.

Linha 307, Interbairros VII (que liga a Zona Norte ao Paço Municipal) será reforçada com mais dois carros operando em intervalos de 23 minutos a partir das 10h20 até o fim do evento.

Outras linhas regulares que irão operar próximo ao Paço: 14 (Santa Rosália), 61 (Iporanga e Terminal São Paulo), 7 (Industrial/Vila Rica), 31(Cajuru), 33 (Mato Dentro), 34 (Aparecidinha/via terra), 53 (Éden), 72 (Bairro dos Carvalhos) e 75 (Campininha).

Tatuí

Já em Tatuí (SP), a Esquadrilha da Fumaça se apresenta no 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, que acontece no Aeródromo Municipal Dr. Octávio Guedes de Moraes.

No local, os visitantes poderão prestigiar exposições de aeronaves, shows musicais e as provas acrobáticas valendo o posto de ‘Campeão brasileiro’ da categoria de acrobacias.

A apresentação da esquadrilha será no encerramento do campeonato, no sábado (20) à partir das 15h30. O Aeródromo fica localizado na Via Municipal Karl Heinz Jahmann.

Epcar sedia solenidade alusiva ao aniversário de Santos Dumont

Evento terá entrega das medalhas Mérito Santos-Dumont.

Por G1 Zona Da Mata | Publicada em 19/07/2019 11:32

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) de Barbacena sedia, na manhã desta sexta-feira (19), solenidade alusiva ao aniversário de Santos Dumont, que completaria 146 anos no sábado (20).

Presidida pelo comandante da Epcar, Mauro Bellintani, a solenidade vai entregar medalhas do "Mérito Santos Dumont". Serão 16 agraciados.

A homenagem foi instituída na Aeronáutica em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont. É uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que tenham se destacado no exercício da profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


FAB vai realizar checagem no KC-390 antes de entrega

Força Aérea Brasileira receberá, durante este segundo semestre, dois aviões KC-390 da Embraer; comissão de recebimento do avião realizará um check-list para a conferência

Xandu Alves | Publicada em 19/07/2019 01:40

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai fazer uma checagem técnica completa nos dois primeiros cargueiros multimissão KC-390 que irá receber da Embraer. A entrega ainda não tem data definida, segundo a FAB, mas ocorrerá neste segundo semestre. A 'checagem' será realizada no próximo dia 22 em Gavião Peixoto.

Os aviões ficarão sediados na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO), e serão entregues em condições de cumprir diversas missões.

Segundo a FAB, a comissão de recebimento do avião fará um 'check-list' para a conferência da aeronave, quando serão inspecionados todos os sistemas, equipamentos e funcionalidades.

Ou seja, todo aparato do KC-390 será conferido para posteriormente ser executado o voo de recebimento com tripulação da Embraer e do Ipev (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo), órgão do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). "Essa conferência é muito importante, pois caso seja detectada qualquer não conformidade, a empresa executará a devida correção para que a aeronave possa ser aceita", disse o gerente operacional do projeto KC-390, major aviador Reinaldo Alves da Silva, do Comando de Preparo.

Ao todo, 28 aeronaves adquiridas irão compor a frota da FAB, a primeira força aérea do mundo a comprar o cargueiro. O contrato é de R$ 7,2 bilhões.

Cinco unidades do avião também foram vendidas para Portugal, o primeiro cliente de exportação do cargueiro, o maior avião da Embraer.

MISSÕES.

"Robusto e de alta capacidade técnica, o KC-390 se concretizou a partir do conceito e ideais de pilotos e engenheiros da FAB que almejavam superar demandas acima das já cumpridas pelo C-130 Hércules. O novo avião, considerado a maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no Brasil, tem cumprido todas as fases de testes nas mais diversas situações", informou a FAB.

"Configurados para atuar em variados cenários e com tecnologia de ponta, os aviões cumprirão missões de transporte de cargas e de tropa, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica", diz.

Após a aeronave chegar a Anápolis, segundo a FAB, será iniciada a instrução aérea dos pilotos e tripulantes, que poderão atuar na "operacionalidade e doutrina da aeronave". Os primeiros pilotos foram selecionados conforme competências adquiridas em áreas da aviação, como caça, patrulha, reconhecimento ou transporte. Para tanto, um grupo já foi criado.

Venda de KC-390 para Portugal pode abrir portas do Pentágono para avião

A venda de cinco unidades do KC-390 para o governo de Portugal por 827 milhões de euros pode, indiretamente, favorecer a entrada do cargueiro da Embraer em mercados militares pelo mundo, incluindo o maior cliente militar do mundo, o Pentágono.

A razão é que Portugal é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar da qual os Estados Unidos também fazem parte.

Segundo a agência Sputnik Brasil, derivada da matriz na Rússia, a venda para um membro da Otan "abriu especulações de que outros membros da aliança possam vir ser novos clientes da Embraer".

OUTRAS MÍDIAS


DEFESATV - UNIFA abre inscrições para o Mestrado em Ciências Aeroespaciais – Turma 2020


Marcelo Barros | Publicada em 19/07/2019 12:30

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) oferece 25 vagas no Mestrado em Ciências Aeroespaciais para oficiais das Forças Armadas e civis portadores de diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, cujos projetos de pesquisa sejam do interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O objetivo do curso é capacitar pessoal em áreas do Poder Aeroespacial e fomentar pesquisas para a ampliação do conhecimento filosófico, científico e militar, além de contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Defesa Nacional.

Busca qualificar o profissional a prestar assessoria de alto nível relacionada ao Poder Aeroespacial, nos assuntos político-estratégicos voltados para a Segurança e Defesa Nacional, bem como atuar no planejamento do preparo e emprego da Força Aérea, com competências para aplicar conhecimentos, novas tecnologias e metodologia científica à solução de problemas e otimização dos métodos e processos aplicados no COMAER.

Mestrado Simultâneo

Os oficiais-alunos do Curso de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (CCEM) podem concorrer a vagas preferenciais no Curso de Mestrado Simultâneo. Em 2020, os integrantes do CCEM voluntários a participar do Mestrado em Ciências Aeroespaciais, participarão dos dois cursos simultaneamente, fazendo jus a dupla diplomação, sem incremento da carga horária ou prejuízos em relação aos demais alunos de sua turma de formação.

Processo Seletivo

Inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas no período de 22 de julho a 15 de agosto de 2019 e informações complementares, tais como: edital, documentação, calendário e avisos diversos,podem ser acessadas na página da UNIFA: http://www2.fab.mil.br/unifa/ppgca.