NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Equipes de resgate, cães e kits de emergência vão para a Turquia em apoio às vítimas do terremoto

Aeronave sai de SP e transporta 6 toneladas de donativos e 42 integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil

Letícia Assis E Edilson Muniz | Publicada em 09/02/2023 13:23

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com equipes de resgate, cães farejadores e itens emergenciais saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na madrugada desta quinta-feira (9), em direção à Turquia, para prestar apoio às vítimas do terremoto, que provocou mais de 17 mil mortes desde segunda-feira (6).

A aeronovave transporta 6 toneladas de donativos, 42 integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e médicos militares, além de cinco cães farejadores.

O Ministério da Saúde ainda doou três "kits calamidade", com 250 kg de medicamentos e itens emergenciais em cada. Os kits têm capacidade para atender até 500 pessoas por três meses e 1.500 pessoas pelo período de dois meses.

O avião (KC-30) é a maior aeronave já operada pela FAB, com 59 metros de comprimento. O avião pode transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de carga e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros.

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB transporta para Boa Vista cerca de 100 homens da Força Nacional


Luiz Padilha | Publicada em 09/02/2023 12:12

Na noite da terça-feira (07/02), as aeronaves KC-30, KC-390 Millennium e C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram cerca de 100 homens da Força Nacional para a Base Aérea de Boa Vista (BABV). Com isso, eles passam a integrar a Operação Yanomami.

Na capital de Roraima (RR), a Força Nacional será usada para as ações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na proteção de indígenas isolados, com o intuito de fortalecer especialmente a segurança das bases da Funai e também dos povos Yanomami. Nesta missão, a Polícia Federal (PF) também irá atuar em apoio logístico juntamente com as Forças Armadas para o restabelecimento não apenas da saúde como também da segurança indígena.

Força Nacional

Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública constitui um programa de cooperação entre os estados brasileiros e o Governo Federal, tendo como propósito a iniciativa de auxiliar os entes federativos em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio. Dessa forma, atua também em situações de emergência e calamidades públicas.

A Força Nacional não integra o efetivo das Forças Armadas, visto que é composta por Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis e profissionais de perícia dos Estados. Os agentes de segurança dos estados são selecionados pela União e passam por cursos de instrução. Assim, ficam à disposição do Estado e podem ser cedidos por até dois anos.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Comitiva interministerial chega a RR para acompanhar trabalho de apoio aos povos indígenas

Representantes de diversos ministérios passaram pela Casa de Saúde Indígena (Casai) em Boa Vista (RR) e visitam a região de Surucucu na quinta-feira (9/2)

Da Redação | Publicada em 09/02/2023 09:46

Nesta quarta-feira (8/2), uma comitiva interministerial desembarcou em Boa Vista (RR) para acompanhar a ação emergencial que o Governo Federal tem realizado para reverter a crise de desassistência sanitária e nutricional que vive o povo Yanomami. O grupo foi integrado pelos ministros da Defesa, José Múcio; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, entre outros representantes da frente de apoio aos indígenas.

"É muito importante esta visita à Roraima. Demonstra a importância que o Estado brasileiro atribui à situação Yanomami. O fato de ministros de Estado estarem aqui, juntos, é sinal que há um ímpeto na resolução do problema. Vamos encontrar soluções para esta questão tão grave", ressaltou Silvio Almeida. José Múcio destacou o trabalho interministerial que tem sido feito para dar assistência aos povos indígenas na região. "Estamos aqui para reunir esforços para superar essa crise. O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, por exemplo, já realizou cerca de mil atendimentos, a maioria em pediatria. Também já foram realizadas mais de 30 cirurgias", reforçou o ministro da Defesa.

Durante o dia, a comitiva visitou a Casa de Saúde Indígena Yanomami (Casai). Nesta quinta-feira (9), está prevista a chegada de novos da comitiva do Governo Federal e uma visita à região de Surucucu, que fica dentro da Terra Indígena Yanomami, será realizada. A presidente da Funai reforçou o papel do órgão na garantia dos direitos dos indígenas. "É muito importante nossa atuação aqui. A missão tem o papel institucional de promover os direitos sociais, o direito à proteção territorial e, principalmente, fazer com que os povos indígenas sejam ouvidos em suas demandas", frisou Joenia Wapichana.

Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, detalhou o trabalho que está sendo feito para garantir a qualidade da alimentação: "vimos verificar, principalmente, as condições de alimentação das famílias indígenas. Também estamos avaliando a situação dos alimentos para distribuição. Amanhã vamos visitar o polo base de Surucucu para verificar as condições de logística, além da implementação de tecnologias para fornecimento de água limpa", explicou.

Ainda integram a comitiva interministerial os comandantes do Exército, general Tomás Miguel Paiva; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. A equipe também foi à Base de Operação Acolhida, em Boa Vista (RR), ao Centro de Coordenação de Interiorização, que recebem imigrantes, ao Abrigo Rondon 5 e ao Abrigo Indígena Waraotuma a Tuaranoko.

MEDIDAS – Até o momento, o Governo Federal entregou mais de 78,7 toneladas de mantimentos e medicamentos à população Yanomami. O número é referente a 3.939 cestas básicas. O trabalho é coordenado pelo Ministério da Defesa e executado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que transporta suprimentos desde 21 de janeiro. Neste período, a FAB viabilizou cerca de 74 evacuações aeromédicas com indígenas em situação grave de saúde.

INFRAESTRUTURA – A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, confirmou a retomada, na última segunda-feira (6), da reforma da pista de pouso na região de Surucucu. Com as obras, será possível iniciar a montagem de um hospital de campanha dentro da região e uma abordagem mais próxima da comunidade. A previsão é de que as ações sejam finalizadas em até três semanas.

SEGURANÇA – O ministro José Múcio pediu reforço no policiamento aéreo para ampliar o combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami. Posteriormente, foram criados três corredores aéreos para a saída voluntária de garimpeiros da região. A decisão libera voos privados para buscar os garimpeiros. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, detalhou em entrevista coletiva, na segunda-feira (6), o plano para retirada dos garimpeiros ilegais. A ação será realizada em duas fases: a primeira, já em andamento, fecha o espaço aéreo e limita o transporte fluvial na região para interromper o abastecimento de grupos criminosos; a segunda, coercitiva, começa ainda nesta semana, de acordo com o ministro.

Envio de ajuda humanitária ao Chile


Da Redação | Publicada em 09/02/2023 09:44

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silvia decidiu enviar ao Chile missão humanitária brasileira em resposta ao apelo por auxílio do governo chileno frente aos incêndios florestais que atingem a região centro-sul daquele país.

No momento, estima-se que há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados, e registro de 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas.

O primeiro componente da missão, constituído pela aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) adaptada para a luta contra incêndios florestais, tem partida para o Chile prevista para a tarde de hoje.

A missão humanitária é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação humanitária do Governo Federal, em articulação com os Ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e com os demais órgãos federais que trabalham, de forma coordenada, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional.

Outros componentes da missão humanitária brasileira seguirão para o Chile nos próximos dias.

PORTAL AEROIN


Primeiro avião da Embraer completa 50 anos em operação


Carlos Martins | Publicada em 09/02/2023 17:43

Neste 9 de fevereiro, a Embraer e a Força Aérea Brasileira celebram 50 anos da operação do EMB 110 Bandeirante, o primeiro avião brasileiro.

O avião, que se tornou um ícone da aviação regional e precursor da moderna indústria aeronáutica brasileira, provou ser um modelo versátil, seguro e capaz de operar em todas as regiões do país. Durante meio século de serviço, o Bandeirante manteve-se como um símbolo de sucesso e parceria entre a Embraer e a FAB, motivo de orgulho para todos os brasileiros.

O Projeto

Em 1965, o Ministério da Aeronáutica autorizou o projeto aeronáutico IPD/PAR 6504, idealizado no Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo. O primeiro voo ocorreu em 22 de outubro de 1968, com a aeronave batizada de Bandeirante.

Para atingir o elevado grau de qualidade exigido para o seu desenvolvimento, o projeto contou com a colaboração de 170 empresas nacionais. Foi então criada a Embraer em 1969, com o objetivo de produzir em escala e aperfeiçoar o projeto inicial.

Com o seu tamanho adequado para o segmento, o Bandeirante foi concebido para conectar os mais diversos pontos do território brasileiro, como Amazônia, Nordeste ou Centro-Oeste, prestando serviços tanto para a Força Aérea Brasileira (FAB) quanto para companhias aéreas nacionais, como a Transbrasil VASP.

Em 1975, ocorreu a primeira exportação do modelo militar para o Uruguai e, dois anos depois, a Air Littoral, companhia aérea francesa, foi o primeiro cliente internacional da versão civil. Nos anos seguintes, o Bandeirante também se tornou referência no mercado regional norte-americano. Na FAB, a aeronave desempenhou diversas missões, como transporte de pessoas, cargas e paraquedistas, além de ser utilizada para treinamento e ensaios em voo.

O modelo de busca, salvamento e reconhecimento, conhecido como Banderulha, foi responsável pelo patrulhamento do território marítimo brasileiro. Hoje em dia, a frota de aviões Bandeirante da FAB desempenha diversas missões no território nacional, incluindo o treinamento de pilotos. Devido à sua robustez, a aeronave também é empregada em regiões remotas e de difícil acesso, como na Amazônia, para missões logísticas e humanitárias.

Com 498 exemplares entregues a 36 países, o Bandeirante se tornou um dos aviões mais vendidos na sua categoria, marcando uma nova era no transporte aéreo regional no Brasil e no mundo.

PORTAL CAVOK


FAB: C-130 Hércules é acionado para combate aos incêndios florestais no Chile

A aeronave tem capacidade para transportar 12 mil litros de água.

Fernando Valduga | Publicada em 09/02/2023 19:16

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, na tarde de hoje (09/02), com destino a Concepción, no Chile, para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem a zona centro-sul do país.

A aeronave operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para transportar 12 mil litros de água. O equipamento, que pesa 770 quilos, conta com dois tubos que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).

A autorização para envio de ajuda humanitária veio da Presidência da República, nessa quarta-feira (08/02) e a operação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira.

No momento, estima-se que há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados. Foram registradas 26 mortes, mais de 1.200 feridos, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas, além de mais de 270 mil hectares comprometidos. Há ainda um novo “alerta meteorológico”, devido ao calor extremo nas regiões Maule e Ñuble.

A operação em campo deve se estender por pelo menos duas semanas.

Histórico

Em janeiro de 2017, a FAB também foi acionada para atuar no combate ao fogo no Chile e os militares do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) realizaram o transporte de água durante os 14 dias de missão no país. Nessa operação, o Esquadrão atingiu a marca de 48 missões em seis dias de trabalho. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados na região de Bío-Bío.

O Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. O C-130 Hércules da FAB foi enviado para combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram daquela missão.

DEFESA EM FOCO


Força Aérea Brasileira participa do IX Gramado in Concert


Marcelo Barros | Publicada em 09/02/2023 18:00

A  Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO) apresentou-se no IX Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, no último domingo (05/02). O festival é um dos principais eventos do calendário artístico do Rio Grande do Sul, que acontece na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

Estiveram presentes no festival o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Riveiro, o Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Canoas, familiares e público externo, entre os quais a Secretária de Cultura de Gramado Rosa Helena Pereira Volk e o Diretor Artístico do evento, Allan John Lino. A apresentação contou com um vasto repertório, desde Gilberto Gil a Michael Jackson e Elton John.

Para Genilson Luiz Júnior, de apenas quatro anos, apresentações de Bandas Militares já estão presentes desde a barriga da mãe, Danielly Costa. Ele estava acompanhando sua mãe e seu pai, o Suboficial Genilson, músico da Banda de Música da Base Aérea de Recife, que também participava do evento. “A música é muito importante para o desenvolvimento infantil porque ela trabalha na questão cognitiva e na questão motora como também na questão do comportamento da criança”, disse o Suboficial Genilson. Durante a apresentação, Genilson Júnior fez questão de levantar a batuta do seu pai em frente a Banda.

Para o Diretor Artístico do IX Gramado In Concert, Alan John Lino, a parceria entre a organização do evento e a Força Aérea evidencia o principal objetivo das bandas, o de integrar e aproximar pessoas. “A apresentação da Banda de Música da BACO mostra a representatividade num conjunto social, e traz ao convívio com a comunidade questões culturais e artísticas próprias e divide isso com a sociedade. Essa importância é muito valorizada por nós do Gramado In Concert”, destacou.

Sobre o evento

O Gramado in Concert é um festival internacional de música, cuja proposta é oferecer o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Além das atrações artísticas, o evento recebe a cada ano, centenas de estudantes brasileiros e estrangeiros para os quais são oferecidos oficinas dos mais variados instrumentos, práticas de orquestra e projetos especiais.

O Gramado In Concert é um evento oficial do município de Gramado e tem um caráter turístico, artístico, cultural e de lazer, além do caráter pedagógico pois oportuniza a jovens músicos de todo o Brasil aulas de instrumentos e práticas coletivas, conduzidas por renomados professores brasileiros e estrangeiros que participarão do evento.

Fotos: V COMAR