NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


JORNAL GRANDE BAHIA - ALBA aprova Comenda 2 de Julho em homenagem ao tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica


Por Redação | Publicada em 02/02/2020 12:00

O tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez vai receber a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) por proposição do deputado José de Arimateia (Republicanos). Gaúcho, o militar ingressou na Força Aérea Brasileira em 1975. Ele foi promovido ao atual posto em 2014. Ele é piloto e instrutor de caça.

A data da solenidade de entrega da Comenda 2 de Julho será agendada.

Perfil

Exerceu, entre outros cargos e funções, os de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior, Chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, Comandante do 1º/16º Grupo de Aviação, Comandante da Base Aérea de Brasília, Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na França e na Bélgica, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Comandante da Ill Força Aérea, Comandante do Sexto Comando Aérea Regional – COMAR VI.

Foi chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Operações Aéreas, Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica, Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa e Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica.

Realizou os seguintes Cursos Acadêmicos:  Formação de Oficiais Aviadores; Curso de Tática Aérea; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Comando e Estado-Maior; Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais; Curso de Especialização em Comunicação Social (Pós-Graduação “Latu Sensu”); e MBA Executivo em Gestão Administrativa, Nível Estratégico.

Concluiu, também, os seguintes cursos operacionais: Caça (Líder de Grupo), Piloto Operacional em Defesa Aérea, Piloto Operacional em Asas Rotativas e Piloto Operacional em Transporte Aéreo.

Em 16 de dezembro de 2019, o tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica participou de solenidade na ALBA de outorga da Comenda 2 de Julho ao secretário-geral do Ministério da Defesa, almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos; ao Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, major brigadeiro Pedro Luís Farcic; e ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

JORNAL GGN - A mensagem atualíssima de um juiz de direito ao filho que se tornou um militar digno

Rui Moreira Lima é uma das glórias da Aeronáutica. Serviu na campanha da Itália, sempre se destacou por uma lealdade e um legalismo que lhe garantiram o respeito até de adversários.

Luis Nassif | Publicada em 02/02/2020 12:00

Rui Moreira Lima é uma das glórias da Aeronáutica. Serviu na campanha da Itália, sempre se destacou por uma lealdade e um legalismo que lhe garantiram o respeito até de adversários.

Fui honrado pelo convite de seu filho, Pedro Luiz Moreira, para escrever o prefácio de sua biografia, “Adelphi! Voando por Justiça e Liberdade”, dele e da pesquisadora Elisa Colepicolo.

O início do livro menciona figura fundamental na formação de Rui: seu pai, o desembargador Bento Moreira Lima.

Quando Rui comunicou sua decisão de se tornar militar, recebeu a seguinte carta do pai:

 

“Caxias, 31 de março de 1939

Rui,

És cadete, amanhã, depois, mais tarde… general. Agora deves dobrar os teus esforços, estudar muito… Obediência aos teus superiores, lealdade aos teus companheiros, dignidade no desempenho do que te for confiado, atitudes justas e nunca arbitrárias.

Sê um patriota verdadeiro e não te esqueças de que a força somente deve ser empregada ao serviço do Direito. O povo desarmado merece o respeito das forças armadas. Estas não devem esquecer que é este povo que deve inspirá-las nos momentos graves e decisivos.

Nos momentos de loucura coletiva deves ser prudente, não atentando contra a vida dos teus concidadãos. O soldado não pode ser covarde e nem fanfarrão. A honra é para ele um imperativo e nunca deve ser mal compreendida.

O soldado não conspira contra as instituições pelas quais jurou fidelidade. Se o fizer, trai os seus companheiros e pode desgraçar a nação.

O soldado nunca deve ser delator, se não quando isso importar em salvação da Pátria. Espionar os companheiros, denunciá-los, visando interesses próprios, é infâmia, e o soldado dever ser digno.

Aí estão os meus pontos de vista. Deus te abençoe.

Bento Moreira Lima