NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Manauara é a primeira mulher a comandar unidade da Força Aérea Brasileira

Nomeação histórica serve de referência para mais de 13 mil mulheres da FAB

Da Redação | Publicada em 20/01/2025 16:38

Uma manauara é a primeira mulher na história a comandar uma unidade na Força Aérea Brasileira. A major Joyce de Souza Conceição assumiu o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte da FAB. Com a nomeação, Joyce se tornou referência para mais de 13 mil mulheres que pertencem ao quadro de militares das Forças Aéreas Armadas.

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB celebra os 84 anos de criação do Ministério da Aeronáutica


Guilherme Wiltgen | Publicada em 20/01/2025 12:12

No início do século XX, o mundo estava fascinado pelos avanços da aviação, e o Brasil não ficou para trás, especialmente sendo o berço de Santos Dumont, o “Pai da Aviação”. Inspirado por essas asas do progresso, nasceu em 20 de janeiro de 1941, o Ministério da Aeronáutica, com a assinatura do presidente Getúlio Vargas, que unificou as aviações naval e militar e a infraestrutura aeronáutica existente até então.

O documento que criava a nova pasta também incorporou o Departamento de Aeronáutica Civil (DAC) e o Ministério da Viação e Obras Públicas. Estava estabelecido então, pelo Decreto-Lei 2.961, o Ministério da Aeronáutica e seu braço militar, as Forças Aéreas Nacionais, que passaram a se chamar Força Aérea Brasileira (FAB) naquele mesmo ano, pelo Decreto-Lei 3.302, de 22 de maio. O primeiro Ministro da Aeronáutica foi Joaquim Salgado Filho. Seu desafio foi desenvolver a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional do setor, as escolas de formação e o braço-armado da Aeronáutica, a Força Aérea Brasileira. Começou ali a edificação do poder aéreo brasileiro e todas as transformações que a aviação proporcionou à Nação.

Há 84 anos, a criação do Ministério trouxe consigo a promessa de que o país não apenas sonharia com as alturas, mas as alcançaria. A exemplo disso, diversos feitos foram alcançados a partir desse marco histórico, sendo alguns deles a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial; o desenvolvimento de tecnologias que resultaram no lançamento de satélites; a aquisição de novos caças e a modernização de tantas outras aeronaves que elevaram nosso Poder Aéreo. Em 1999, o Ministério da Aeronáutica foi extinto e suas atribuições foram transferidas para o Comando da Aeronáutica. Desde então, a FAB é uma das Forças Armadas subordinadas ao Ministério da Defesa.

PORTAL AEROIN


Com inspeção em voo do GEIV, Aeroporto de Ilhéus tem 100% de aproveitamento em aferição do PAPI


Murilo Basseto | Publicada em 20/01/2025 10:00

A concessionária Socicam informa que o Aeroporto de Ilhéus, na Bahia, reafirmou seu compromisso com a segurança operacional após atingir, na sexta-feira (17), a marca de 100% de aproveitamento em inspeção do PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator) na cabeceira 11 do aeroporto. O equipamento, também disponível na cabeceira 29, funciona como um auxílio visual de precisão que orienta o piloto a obter e a manter a aproximação correta para pouso, garantindo que as aeronaves se aproximem com mais segurança e eficiência. A vistoria foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o período de aproximadamente duas horas, a aeronave Hawker IU-93A realizou diversas aproximações e passagens baixas na pista de pouso e decolagem do terminal para a aferição e regulagem dos instrumentos.

De acordo com Marcos Mariano, gerente do Aeroporto de Ilhéus, os resultados refletem o compromisso da concessionária em proporcionar experiências de viagens mais seguras, ágeis e confortáveis aos usuários do empreendimento. “Sempre é um prazer receber as equipes do GEIV em nosso terminal. Com a inspeção realizada nesta tarde, temos a certeza de que o Aeroporto de Ilhéus está cada vez mais preparado para receber, operações da aviação comercial e geral em total segurança no principal terminal aéreo da Costa do Cacau”, avalia.

O PAPI, cuja tradução literal consiste em “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão”, é um equipamento que permite que o piloto saiba se está fazendo uma descida correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal. É composto por quatro caixas que produzem feixes de luz nas cores vermelha e branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da aeronave na aproximação até o pouso:

  • – 2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
  • – 3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
  • – 3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo.