NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 123/2025 - 03/05/2025
Radar meteorológico em Belém é inspecionado pela FAB em preparação para a COP30
Juliano Gianotto | Publicada em 02/05/2025 15:13
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, nesta terça-feira (29/04), a aferição do radar meteorológico que está sendo implementado na Terminal Belém. A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) — organização da Força Aérea Brasileira — para otimizar o espaço aéreo da Região Amazônica, tendo em vista a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, na cidade de Belém (PA).
A missão de aceitação operacional teve início no dia 23 de abril, em um trabalho conjunto entre militares do DECEA, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), no qual foram avaliados os produtos gerados pelo radar. Após parecer satisfatório, o GEIV realizou o voo para inspecionar os alvos meteorológicos, a precisão da localização e a intensidade.
“Nas missões de inspeção de radar, temos um Oficial Especialista em Meteorologia a bordo para identificar o tipo de formação meteorológica e repassar as informações à equipe de solo”, explicou o Chefe da Seção de Operações do GEIV, Major Aviador Alexandre Gonçalves Carvalho.
O radar meteorológico é hoje uma das principais ferramentas de vigilância atmosférica disponíveis para a aviação e para a gestão do risco climático.
Com alta precisão, ele permite detectar, acompanhar e analisar a evolução tridimensional de formações meteorológicas potencialmente perigosas, contribuindo de forma decisiva para a segurança das operações aéreas e para a resposta a eventos extremos.
“Em preparação para a COP30, cresce o reconhecimento internacional de que tecnologias como essa são fundamentais para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Na Região Amazônica, em especial, a aplicação de um radar pode apoiar ações de defesa civil, agricultura e proteção ambiental, tornando-se uma ferramenta estratégica para o Brasil apresentar soluções concretas e operacionais em uma das conferências climáticas mais importantes da década”, declarou o Chefe da Subdivisão de Coordenação e Controle de Meteorologia do DECEA, Major Especialista em Meteorologia Fabrício Magalhães Cordeiro.
FOLHA DE BARBACENA - Alunos da EPCAR realizam Atividade de Campanha
O exercício faz parte da capacitação dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB)
Da Redação | Publicada em 02/05/2025
No mês de abril, os Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, participaram da Atividade de Campanha (ATC), com instruções teóricas e práticas envolvendo sobrevivência, segurança e primeiros socorros. Esse tipo de exercício faz parte da capacitação dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e integra a grade curricular do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Divididos por esquadrão, os alunos das turmas Black Hawk, Xavante e Thunderbolt concluíram as atividades com êxito.
No caso da Turma Black Hawk, o 1º Esquadrão da EPCAR, a ATC, realizada entre os dias 31/03 e 02/04, foi o primeiro contato dos alunos com esse tipo de treinamento. “Os Alunos enfrentaram com coragem e determinação os desafios do terreno, demonstrando bom domínio das técnicas Gerenciar o consentimento ensinadas e disposição para superar o desgaste físico e psicológico natural do exercício. O comprometimento, a coesão da tropa e a evolução foram visíveis ao longo das fases do treinamento. A ATC cumpriu seu papel de incitar o espírito de corpo, o valor mais importante, e fortalecer os pilares da formação militar, deixando uma impressão muito positiva do Esquadrão”, explicou o comandante do 1º Esquadrão, Capitão Aviador Daniel Carlos Cavalcanti de Lima.
Os Alunos da Turma Black Hawk ingressaram na “Nascente do Poder Aéreo” no início do ano, quando realizaram o Estágio de Adaptação Militar. Para a Aluna Dara de Macêdo Carvalho, de 16 anos, o sentimento após a primeira ATC do CPCAR foi de superação dos limites físicos e emocionais. “Podemos ir muito além do que imaginamos, e isso fica muito evidente no acampamento. Sempre há alguém melhor em alguma atividade, mas, com o nosso espírito de corpo, conseguimos finalizar mais uma etapa na EPCAR”, descreveu.
A ATC na EPCAR é realizada anualmente e funciona como uma preparação para os futuros Cadetes do Ar. Os alunos recebem instruções sobre segurança em acampamento, primeiros socorros, nós e amarrações, higiene em campanha, AVOT (Acuidade Auditiva, Visual, Olfativa e Tátil), navegação terrestre e muitas outras. “Essas atividades de campanha têm como objetivo principal preparar o militar para situações adversas, abordando uma gama de conhecimentos voltados para o combate. O desenvolvimento no campo atitudinal garante que sejam trabalhados valores como o espírito de corpo, a resiliência, a coragem e a liderança”, explicou o chefe da Seção de Instrução Militar do Corpo de Alunos (CA), Capitão Celso Marques Junior.
Essas atividades de campanha na Escola Preparatória também passam por adaptações constantes, e o nível de dificuldade aumenta de acordo com o ano letivo. A gradação foi sentida pela Aluna Maria Eduarda de Paula Basílio, de 16 anos, da Turma Xavante, o 2º Esquadrão da EPCAR. “Na hora foi muito difícil superar o cansaço físico, a cobrança foi maior em relação ao nosso primeiro ano. Mas, quando eu cheguei do acampamento e olhei para trás, vi o que eu tinha feito e me senti incrível. Quantas meninas de 16 anos fazem isso?”, disse
O comandante do 2º Esquadrão, Major Luiz Angelo Galvão Candian, acredita que a ATC da Turma Xavante, realizada entre os dias 07 e 10/04, contribuiu significativamente para a formação acadêmica e cidadã dos alunos. “Eles enfrentam desafios físicos e psicológicos que fortalecem seu preparo emocional e a capacidade de tomar decisões sob pressão, características essenciais para a profissão militar. Esses valores, como disciplina, resiliência, trabalho em equipe e liderança, não só ajudam no desempenho militar, como também desenvolvem competências pessoais que serão levadas para toda a vida, dentro e fora da caserna”, explicou.
Última ATC da Thunderbolt na EPCAR
Para a Turma Thunderbolt, a ATC realizada entre os dias 14 e 16/04 teve um gosto de despedida, pois foi a última deles enquanto Alunos da EPCAR. No terceiro ano do curso, eles aprendem táticas mais avançadas em acampamento e fazem a marcha a pé com o transporte de equipamentos e de um companheiro ferido de forma simulada. “Essa situação foi nova para os Alunos, levando-os a superar seus limites de esforço físico para o cumprimento da missão, além de aprimorar o espírito de corpo da tropa. Ao final da atividade, o semblante dos alunos já era outro. Esses combatentes estão prontos para os desafios operacionais de campo que enfrentarão na Academia da Força Aérea”, avaliou o Capitão Wesley Martins Paz, comandante do 3º Esquadrão.
As missões de patrulhas, com simulações de diversos contextos de conflito, foram a parte preferida do Aluno Guilherme Paes Barreto de Oliveira, da Turma Thunderbolt. “Conseguimos explorar mais nossos limites. Inicialmente, achávamos que só fazer a marcha mochilada com fuzil era difícil, mas depois vem a dificuldade de levar a caixa de munição e a maca simulando um ferido em combate. Sempre subimos de nível, é uma cobrança física grande, mas superamos com nosso aprimoramento mental”, disse.
PORTO FERREIRA HOJE - Confira onde será as próximas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no interior de SP neste mês
Da Redação | Publicada em 02/05/2025 15:00
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, retorna aos céus do interior paulista neste mês de maio com seis apresentações abertas ao público. As demonstrações ocorrem nas cidades de Iracemápolis, Brotas, Garça, Regente Feijó, Santa Rita do Passa Quatro e Tupã em celebrações que marcam datas festivas locais.
As apresentações contam com sete aeronaves Embraer A-29 Super Tucano em formação, realizando cerca de 50 manobras ao longo de 30 minutos de voo. Um oitavo integrante da equipe permanece em solo, sendo o responsável pela locução e explicação das acrobacias.
Realizadas de forma gratuita, as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça têm caráter institucional e visam promover a aviação e difundir os valores da Força Aérea Brasileira junto à população.
Agenda do Esquadrão para maio
03/05 – Iracemápolis–SP
- Horário: 16h00
- Local: Estádio Municipal Alpino Pedro Carneiro – Rua Duque de Caxias
04/05 – Brotas–SP
- Horário: 10h30
- Local: Avenida José da Silva Braga, em frente ao Residencial Safira
22/05 – Santa Rita do Passa Quatro–SP
- Horário: 16h00
- Local: Centro Olímpico – R. Aurora de Carvalho Osório, 198 – 13670-000
24/05 – Garça–SP
- Horário: 10h00
- Local: Aeroporto Municipal de Garça – R88V+CR – Garça, SP, 17400-000
24/05 – Tupã–SP
- Horário: 15h30
- Local: Aeroporto Estadual de Tupã – José Vicente de Faria Lima
25/05 – Regente Feijó–SP
- Horário: 16h00
- Local: Aeropark Clube de Voo Desportivo – SDYJ, Rodovia SP-270, km 555 Margem Leste Distrito Industrial – Espigão
EDIÇÕES ANTERIORES
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025
111 de 21/04/2025
110 de 20/04/2025
109 de 19/04/2025
108 de 18/04/2025