NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Jovem escolhe carreira militar para seguir os passos da mãe na Força Aérea: ‘Sonho trabalhar com ela’

Inspirada na mãe, que é militar pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Maria Luiza Silva de Lima decidiu estudar mecânica de aeronave na EEAR, em Guaratinguetá (SP).

Léo Nicolini | Publicada em 11/05/2025 04:00

Inspirada na mãe, que é militar pela Força Aérea Brasileira (FAB), a jovem Maria Luiza Silva de Lima, de 23 anos, escolheu seguir a mesma carreira com o sonho de trabalhar junto com a matriarca.

A jovem cursa mecânica de aeronaves na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP) - o mesmo local em que a mãe, Eliete Francisca da Silva, se tornou Suboficial Especialista em Enfermagem da FAB. Atualmente, Eliete integra o efetivo do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro (RJ).

Em entrevista ao g1 para uma reportagem especial de Dia das Mães, data celebrada neste domingo (11), Maria Luiza explicou que a admiração pela profissão militar iniciou ainda quando era criança, ao ver a mãe conseguir cuidar e pagar as contas da família com o trabalho na FAB.

“Sempre a via acordando cedinho, colocando a farda e indo trabalhar, e achava a coisa mais admirável do mundo. Todas as vezes que estive doente ou ia apenas visitá-la no trabalho, andava pelos corredores dos hospitais da Aeronáutica e também admirava aqueles que cuidavam de mim”, lembrou Maria Luiza.

Assim que ela se formou no ensino médio, portanto, ela não teve dúvidas de que gostaria de seguir os mesmos passos da mãe. “Se tornou comum na minha rotina ter pessoas fardadas ao meu redor. Então, assim que me formei e tive que decidir qual profissão seguir, lembrei de todos os anos cercada por militares pontuais, regrados, disciplinados, respeitosos às ordens, que levam a profissão com seriedade e honra.”

“Lembrei de toda a trajetória da minha mãe, como ela me criou para ser forte e como ela conseguiu se tornar forte através das experiências vividas na Escola de Especialistas de Aeronáutica e na vida militar em si. Desejei isso para mim”, completou a jovem.

A mãe, Eliete Francisca da Silva, conta que não imaginava que a filha escolhesse seguir o mesmo caminho, mas que sente orgulho e honra por ter incentivado ela. “Vejo que a minha história foi um exemplo positivo e inspirador na vida da minha filha. Sinto orgulho e honra por conseguir incentivá-la”, disse.

 

 

 

Apoio e sonho de trabalhar com a mãe

Atualmente, Maria Luiza está na 1ª série da EEAR e, quando se formar, vai se tornar especialista em mecânica de aeronaves. Mesmo que a área seja diferente à da mãe, a jovem sonha em participar de uma missão com ela. “Ela é da área da saúde e eu estou estudando para trabalhar com aeronaves, profissão que exige sempre estar voando, então acredito que possamos futuramente nos encontrar em alguma missão. É um dos meus sonhos trabalhar com a minha mãe. Ela é uma excelente profissional”, afirmou.

Até lá, Maria Luiza conta com o apoio da mãe na formação e recebe orientações e dicas sobre a carreira militar. “Com toda certeza dou dicas e passo algumas experiências, mesmo contando com inúmeras mudanças e atualizações pertinentes à diferença de ingresso e formação”, explicou Eliete. “Ela prepara muito o meu emocional e me ensina a estar no padrão”, disse Maria Luiza.

Desafios da carreira militar

Além dos diversos desafios claros que fazem parte da carreira militar, como por exemplo a responsabilidade de representar e defender o país, a profissão requer disposição para integrar missões inesperadas, a qualquer momento, o que pode interferir no convívio familiar.

A jovem lembra que, em 2013, aproveitava as férias ao lado da mãe, quando ela foi convocada às pressas para ir até Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde aconteceu o incêndio na Boate Kiss, que deixou mais de 240 mortos. “Eu não entendia o porquê até pouco tempo, mas agora sei que é sobre isso a vida do militar. E todos os dias tenho um amor ainda maior por essa missão divina que é cuidar da pátria", finalizou a jovem.

Eliete afirma que é sempre difícil estar longe de casa, mas que o desafio faz parte da profissão.

“Sempre foi desafiador estar longe de casa, das filhas, da família. Por isso é tão importante fazer a escolha profissional de forma esclarecedora e consciente tendo conhecimento de todas as atribuições, riscos e responsabilidades que possam surgir”, concluiu a mãe.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL VOCÊ - Base Aérea de Manaus sedia Exercício Operacional EVAM DBNQR

O Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica com foco em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (EXOP EVAM DBNQR) ocorrerá até o dia 16 de maio.

Da Redação | Publicada em 11/05/2025 07:19

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início nesta semana na Base Aérea de Manaus (BAMN), ao Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica com foco em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (EXOP EVAM DBNQR).

A atividade marca o início de uma série de treinamentos voltados ao adestramento do efetivo e à prontidão da FAB em ações de Evacuação Aeromédica e resposta a incidentes envolvendo agentes DBNQR.

O Exercício ocorrerá até o dia 16 de maio e é coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP), em colaboração com a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), tendo como Diretor do Exercício Operacional o Comandante da BAMN. A proposta é capacitar tripulações, equipes médicas e operadores de defesa química, biológica, radiológica e nuclear em operações conjuntas de Evacuação Aeromédica, com pousos de máximo esforço e emprego de protocolos específicos de descontaminação.

Estão envolvidas na atividade as seguintes aeronaves: C-105 Amazonas, KC-390 Millennium, C-97 Brasília, C-98 Caravan e H-60 Black Hawk, empregadas em missões simuladas de resgate, estabilização e transporte de pacientes em ambientes hostis, com foco em regiões de difícil acesso e cenários de calamidade pública. Entre os objetivos do EXOP EVAM DBNQR estão: promover o entendimento mútuo entre os participantes; maximizar o uso dos recursos disponíveis para o aprimoramento das equipes envolvidas, e adestrar os militares em missões conjuntas, com ênfase na integração entre saúde operacional e aviação militar.

O Comandante da BAMN, Coronel Aviador Wankley Lima de Oliveira, destacou a importância do Exercício para a Força Aérea e para o país. “Trata-se de uma atividade essencial para o fortalecimento da capacidade de pronta resposta da FAB em situações críticas, sempre com foco na preservação da vida e na eficiência operacional. Esse é um assunto de extrema importância e a FAB desenvolve esses exercícios para que estejamos o mais preparados possível. Quando a situação exige uma atuação integrada, a comunidade, juntamente com os civis de todo o Brasil, espera que as Forças Armadas estejam no mais alto nível de preparo — e é assim que deve ser. Se o Brasil precisar, estaremos em condições de atuar”, afirmou.

A Sargento Técnica em Enfermagem Juliana Pereira de Sousa, do Grupo de Saúde da Base Aérea de Porto Velho (GSAU-PV), compartilhou sua motivação em relação à capacitação proporcionada pela atividade. Além da FAB, o Exercício conta com a participação da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB), fortalecendo a interoperabilidade entre as Forças Armadas e promovendo o desenvolvimento de capacidades conjuntas em ações de Defesa Química, Biológica, Nuclear e Radiológica, além da atuação integrada em situações de emergência e missões humanitárias.

PORTAL ITABORAÍ - Itaboraí 192 anos: Esquadrilha da Fumaça faz apresentação histórica para mais de 20 mil pessoas


Da Redação | Publicada em 10/05/2025 17:23

O céu de Itaboraí foi tomado por emoção, orgulho e aplausos na tarde deste sábado (10/05), durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça — o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) — que encantou mais de 20 mil pessoas na Avenida 22 de Maio, altura do bairro Outeiro das Pedras. O evento marcou um dos pontos altos das comemorações pelos 192 anos de emancipação político-administrativa do município.

A celebração contou com a presença do prefeito Marcelo Delaroli, da primeira-dama Pâmela Delaroli, do vice-prefeito Elber Corrêa, do deputado estadual Guilherme Delaroli, do presidente da Câmara, João Delaroli, do subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna, além de vereadores e secretários municipais.

“Me deixa muito feliz ver o povo de Itaboraí saindo de suas casas com suas famílias para aproveitar esse evento que foi preparado com tanto carinho para comemorar o aniversário da nossa cidade. E vamos continuar trabalhando para trazer muito mais eventos como esse e muito mais alegria para o nosso povo”, declarou o prefeito Marcelo Delaroli durante o evento.

Com manobras ousadas, técnica apurada e sincronia impecável, os pilotos da FAB levaram o público ao delírio com suas acrobacias aéreas a bordo dos modernos A-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer. A apresentação reforçou o lema do grupo — “Fumaça, já!” — e emocionou moradores e visitantes, que lotaram a região para prestigiar o espetáculo.

“Não tem uma forma mais legal de comemorar o aniversário de 192 da cidade de Itaboraí. Essa é uma iniciativa inédita e fantástica da Prefeitura, porque esse é um evento gratuito para pessoas de todas as idades. É uma forma de reunir diferentes gerações em prol de ver a FAB em ação. A mensagem que queremos passar com essas demonstrações é que a aviação é um caminho possível!”, declarou o Oficial da FAB, Capitão Bezerra.

Além do show aéreo, o evento contou com uma programação diversificada e serviços gratuitos oferecidos à população. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes com postos de vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial, orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e conscientização sobre os serviços de saúde disponíveis na cidade. A Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia também marcou presença com um posto para esclarecimentos sobre o Imposto de Renda.

As atividades começaram às 14h com atrações para toda a família: apresentação de bike do projeto Geração Wheeling (GW), aula de funcional kids, fit dance, power hit, além de shows musicais no fim do dia com Bruninho do Cavaco, Kelly Valadares, Dedey e DJ MK.

A estrutura do evento foi garantida por uma grande força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Turismo e Eventos (SEMTUR), Saúde (SEMSA), Esporte e Lazer (SEMEL), Comunicação (SEMCOM), Segurança (SEMSEG), Transporte (SEMTRANS), Desenvolvimento Social (SEMDS), além da Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Corpo de Bombeiros e o 35º Batalhão da Polícia Militar.

“Em nome da população de Itaboraí, só tenho a agradecer. Foi a primeira vez que vi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, e a emoção foi imensa — estou arrepiada até agora. Agradeço ao nosso prefeito por proporcionar esse momento tão especial. Foi um verdadeiro presente para o povo de Itaboraí, que estava precisando dessa alegria”, contou Raquel dos Santos, guia turística de 47 anos e moradora do bairro Joaquim de Oliveira. A festa de 192 anos de Itaboraí segue com mais atrações ao longo do mês. E neste sábado, o que se viu foi mais do que aviões no céu: foi o brilho de uma cidade que segue vivendo a transformação.