NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Dia Internacional dos Peacekeepers: Em cerimônia, Ministro destaca os esforços do Brasil para a paz mundial e a participação das mulheres


Carlos Borges E Raquel Alves | Publicada em 30/05/2023 12:10

"Contribuir para a estabilidade regional e para a paz e a segurança internacionais". Esse é um dos oito objetivos previstos na Política Nacional de Defesa (PND), que orienta os esforços de toda a sociedade para garantir a soberania do Brasil. Nesta terça-feira (30), foi realizada a cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, na capital federal. O evento, em homenagem aos homens e mulheres conhecidos como boinas azuis, que contribuem para a manutenção da paz ao redor do mundo, foi presidido pelo Ministro da Defesa, José Múcio, e contou com a participação do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Em 75 anos de atuação, cerca de 55 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica já foram enviados ao exterior para cumprir 50 missões.

Em Ordem do Dia assinada pelo ministro e pelos comandantes das Forças Armadas, as autoridades destacaram a origem do dia 29 de maio. "Hoje, o mundo comemora o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, também conhecidos como peacekeepers. Esta data rememora o dia 29 de maio de 1948, quando os boinas-azuis, sob a bandeira da ONU, foram enviados para monitorar o acordo de cessar-fogo árabe-israelense. Reconhecer o valor dos soldados da paz transcende a simples celebração de uma data especial. Devotamos a eles admiração e orgulho, convictos de que, graças aos seus esforços, temos a esperança de habitar um mundo mais fraterno e seguro", afirmaram.

Ressaltaram, também, a presença do país e a participação das mulheres nos dias de hoje. "Atualmente, entre as operações de paz em curso, no Chipre, no Iêmen, no Líbano, no Mali, na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, no Saara Ocidental, na Somália, no Sudão, no Sudão do Sul e em Abyei, o Brasil emprega 88 militares que desempenham missões individuais ou integrando tropas multinacionais, sendo 70 homens e 18 mulheres. A crescente participação feminina brasileira nas missões de paz reflete o alinhamento com a agenda 'Mulher, Paz e Segurança' e com a 'Estratégia de Paridade de Gênero da ONU'. As militares brasileiras têm se destacado por sua valorosa contribuição", pontuaram.

As festividades no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília tiveram início com o canto do Hino Nacional e contaram com uma homenagem aos mortos em missão. Na ocasião, foi depositada uma coroa de flores no monumento dedicado àqueles que faleceram no cumprimento de missões de paz. Ao final, um grupamento especial formado por peacekeepers desfilou junto com as tropas e realizou a foto oficial do ano.

O Brasil nas missões de peacekeeping - Em 1956, o Brasil marcou a sua primeira participação com tropa em operações de manutenção de paz, no conflito árabe-israelense na Faixa de Gaza, em Suez. Anos depois, contingentes brasileiros estiveram em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti (por treze anos) e Líbano (por dez anos).

Mulheres em operações de paz – Por dois anos consecutivos, em 2019 e 2020, as capacetes azuis brasileiras foram vencedoras do prêmio "Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU", pelos trabalhos realizados na República Centro-Africana.

Centros de capacitação - As Forças Armadas possuem dois institutos de capacitação para missões de paz, que somam esforços para atender tanto militares quanto civis. Eles são o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), do Exército; e o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), da Marinha; ambos localizados no Rio de Janeiro (RJ). Desde 2005, as instituições já capacitaram, juntas, cerca de 23 mil pessoas, que desempenham papéis em prol da paz e da segurança de nações em conflito.

PORTAL PODER AÉREO


Brasil sediará o Exercício Combinado COOPERACIÓN XI

A edição real da COOPERACIÓN XI ocorrerá em 2026, na cidade de Campo Grande (MS)

Da Redação | Publicada em 30/05/2023 17:43

Após 12 dias de treinamento operacional, a Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu sua participação no Exercício COOPERACIÓN IX, realizado em Lima, no Peru, entre 8 e 19/05. Foram deslocados um KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus), e um SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano), além de militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), visando à composição das células de planejamento, execução e controle do exercício (manning).

A cerimônia de encerramento do Exercício foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Peru (FAP), Tenente-General Carlos Enrique Chávez Cateriano, na Base Aérea de Callao, em 19/05. Ao final da solenidade, o Diretor-Geral do Exercício, Major-General Javier Tryon Carbone, entregou a bandeira do SICOFAA ao Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro, chefe da delegação da FAB, por ser o Brasil o país a sediar a edição real da COOPERACIÓN XI, a ser sediada na cidade de Campo Grande (MS), em 2026.

As Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Honduras, Panamá, República Dominicana e Uruguai, além do próprio Peru, tiveram a oportunidade de não apenas treinar o pessoal envolvido, mas também de participar da avaliação do emprego do Manual de Operações Aéreas Combinadas para Ajuda Humanitária (MOAC-AH). Tal atividade, desenvolvida por meio da célula de Lições Aprendidas, analisava e discutia as observações dos militares participantes, que poderiam ser enviadas diretamente através de seus aparelhos celulares. Suas conclusões eram apresentadas a todos, diariamente, no briefing ao fim do dia.

Na primeira semana do Exercício, o cenário simulava a ocorrência de um movimento sísmico de terremoto de 8.5 na Escala Richter, com epicentro 60MN a noroeste da cidade de Ica, com uma influência em um raio de 350 milhas náuticas (cerca de 700 Km), afetando as localidades de Ica e Pisco na costa, Ayacucho e Jauja na serra e, na selva, a localidade de Puerto Esperanza.

Na segunda semana, simulou-se um cenário de inundações em diversas cidades causadas pelo fenômeno “El Niño”, afetando as regiões de Lambayeque, la Liberdad, Cajamarca e Ancash, principalmente nas localidades costeiras desta região, onde o aumento das precipitações trouxe, como consequência chuvas torrenciais e tempestades elétricas, ocasionando enchentes, inundações e deslizamentos de terra.

Foram executadas missões de Evacuação Aermoédica (CASEVAC e MEDEVAC), Busca e Resgate (SAR), Transporte Aéreo Logístico (TAL) e operações de Combate a Incêndio (CDS). Entidades nacionais e civis do Peru, que estão diretamente envolvidas em casos de desastres no país, também se integraram à operação multinacional combinada, como o Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), o Corpo Geral de Bombeiro do Peru (CGBP), Telefônica do Peru, bem como governos regionais e locais.

Durante o evento, várias missões de treinamento foram executadas em proveito para a Campanha “ALAS DE ESPERANZA X” (Asas de Esperança), coordenada pela FAP e que transportou 16 toneladas de ajuda humanitária para a cidade de Cajamarca, além de 12 toneladas para a cidade de Lambayeque.

PORTAL AEROFLAP


Arraiá Aéreo de Bauru tem presença confirmada da Esquadrilha da Fumaça


Da Redação | Publicada em 30/05/2023

A Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) promove nos dias 10 e 11 de junho, o tradicional Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações, que neste ano, chega na sua 8ª edição, no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros (SBBU), o Aeroclube.

O evento, que é um dos maiores do Brasil, vai contar com shows aéreos, exposições com diversas atividades ligadas à aviação, educação, ciência e tecnologia, a presença do próprio Astronauta Marcos Pontes e a Festa Junina, com as tradicionais barracas de comidas típicas, brincadeiras e atrações artísticas culturais. A programação completa ainda será divulgada.

A cada edição, o Arraiá Aéreo tem batido recorde de público, chegando a mais de 100 mil pessoas. Para o presidente da AstroPontes, Edson Mitsuya, a expectativa para este ano é ainda maior. “É um evento tradicional. A região toda fica ansiosa e estamos empenhados e preparando o Arraiá Aéreo com muito carinho, com todos os cuidados e com uma infraestrutura que consiga proporcionar um conforto para as famílias e visitantes que estarão aqui”, conta.

A entrada para o Arraiá Aéreo 2023 é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível, 1kg de ração para pet ou doação de R$10,00. Cerca de 45 instituições filantrópicas serão beneficiadas com os donativos que forem arrecadados. Só no ano passado, foram doadas 48 toneladas de alimentos.

Fumaça Já

Uma das atrações mais aguardadas pelo público, é a Esquadrilha da Fumaça, que confirmou participação este ano. No dia 16 de maio, Bauru recebeu a visita precursora da aeronave A-29 Super Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), que integra a Esquadrilha. A aeronave teve como piloto na visita técnica, o capitão João Neves. Na visita foi avaliada condições de segurança aérea e do aeródromo, um protocolo recorrente da FAB.

Sobre a Esquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça conta com mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Space Dinner 3
Vem aí uma noite repleta de conhecimento, inspiração e apoio à educação e desenvolvimento do nosso Brasil, ao lado do Astronauta Marcos Pontes e convidados especiais, como os próprios integrantes da Esquadrilha da Fumaça. O jantar SPACE DINNER será um verdadeiro festival para os sentidos com um delicioso jantar, música ao vivo e palestras cativantes O evento acontece na noite anterior ao Arraiá Aéreo 2023, no Buffet Mantovani. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Manaus terá apresentação gratuita da Esquadrilha da Fumaça para mais de 30 mil pessoas

Evento acontecerá a partir das 16h do dia 8 de julho (quinta-feira), na praia da Ponta Negra. Ação acontece em comemoração ao 150º aniversário de nascimento do brasileiro Santos Dumont, patrono da aviação

Karol Rocha | Publicada em 30/05/2023 14:10

Trinta mil pessoas são esperadas para acompanhar a Esquadrilha da Fumaça que se apresenta no dia 08 de julho, às 16 horas, na Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.O evento, gratuito e realizado pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), contará com demonstração aérea alusiva ao 150º aniversário de nascimento do brasileiro Santos Dumont, patrono da aviação e inventor do avião 14-Bis. O espetáculo será repleto de acrobacias e representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira (FAB). 

O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial da Esquadrilha da Fumaça) já promoveu quase 4.000 demonstrações no Brasil e em 21 países, e a passagem pelo Amazonas faz parte de um circuito de demonstrações que engloba outras cidades da Região Norte.

DEFESA EM FOCO


Esquadrão Pampa celebra os 150 anos de Santos Dumont com sobrevoos especiais em Porto Alegre

As aeronaves F-5M homenageiam o Patrono da Aeronáutica com voos marcantes, reforçando a cultura aeronáutica e a importância de Santos Dumont

Marcelo Barros | Publicada em 30/05/2023 10:00

Na celebração dos 150 anos do nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, o Esquadrão Pampa, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), executou sobrevoos impressionantes em diferentes locais de Porto Alegre nos dias 20 e 21 de maio. As aeronaves F-5M, em voo rasante, deram início a uma série de ações programadas para o ano de 2023 pela Força Aérea Brasileira (FAB), honrando o Patrono da Aeronáutica.

Evento Comemorativo no Aeroclube do Rio Grande do Sul

No primeiro dia, os sobrevoos coincidiram com a comemoração do 90º aniversário do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS). Este evento contou também com apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO), exposição do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), demonstrações dos cães de guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), e uma exposição de Estande Institucional com foco em Santos Dumont. O presidente do ARGS, Hemenegildo Fração Júnior, manifestou sua gratidão pela participação da FAB no aniversário do ARGS, destacando a alegria em receber os voos dos caças F-5M.

As Aeronaves F-5M Deslumbram os Fãs do Futebol

No domingo, as aeronaves F-5M sobrevoaram a Arena do Grêmio, despertando a curiosidade dos cerca de 39.000 espectadores que se preparavam para o clássico Grenal. Acompanhando as apresentações aéreas, a Banda de Música realizou uma performance no gramado do estádio. A vida e a obra de Santos Dumont foram celebradas através de vídeos e imagens exibidas no telão do estádio e discursos emocionantes proferidos pelo locutor e piloto de caça do Esquadrão Pampa.

Promovendo a Cultura Aeronáutica

Esta série de eventos serviu não apenas para homenagear Santos Dumont, um dos grandes ícones da aviação, mas também para disseminar a cultura aeronáutica e expandir o conhecimento sobre a história da aviação e as contribuições significativas de Santos Dumont. O Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, destacou que a Força Aérea teve a oportunidade de homenagear Santos Dumont, unindo duas paixões do povo gaúcho: a aviação e o futebol. Enquanto isso, Juliane Souza, uma espectadora do evento, expressou seu desejo de aprender mais sobre o Patrono da Aeronáutica.

OUTRAS MÍDIAS


A GAZETA - Órgãos doados em Cachoeiro ajudam a salvar vidas de 4 pessoas em outros Estados

Os pacientes beneficiados aguardavam na fila de transplantes pelo país; coração, fígado e os dois rins foram transportadas por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

Da Redação | Publicada em 30/05/2023 15:14

Órgãos doados pela família de um jovem que deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, mas não resistiu, foram captados no último domingo (28) e vão ajudar quatro pessoas de outros a Estados, a terem a chance de uma vida melhor. Essa foi a primeira captação de órgãos no hospital em 2023. 

Foram captados coração, fígado e os dois rins. O fígado ficará no Espírito Santo, o coração segue para o Distrito Federal, o rim esquerdo para Pernambuco, e o direito para o Rio Grande do Sul. 

Os pacientes beneficiados aguardavam na fila de transplantes. Os órgãos foram transportadas por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ação rápida

A partir da autorização da família, deu-se início a uma corrida contra o tempo. A equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Cachoeiro acionou a Central de Transplante para iniciar a cirurgia. Equipes de Vitória e de Brasília chegaram ao hospital na manhã de domingo. A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência em captação de órgãos no Espírito Santo. Só em 2022, foram captados 33 órgãos no hospital, sendo dois corações, 12 rins, sete fígados e 12 córneas.