NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 090/2023 - 31/03/2023
LAAD: Delegações oficiais de países de todos os continentes confirmam presença no maior evento sul-americano de defesa e segurança
Guilherme Wiltgen | Publicada em 30/03/2023 10:42
Com expectativa de receber 160 delegações oficiais de todos os continentes, a LAAD Defence & Security realiza sua 13ª edição no período de 11 a 14 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo as principais empresas brasileiras e estrangeiras fornecedoras de produtos e serviços para as forças armadas e de segurança.
Até o momento, diversos países, como Alemanha, Argentina, Bahrein, Barbados, Belize, Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guatemala, Guiana Francesa, Guiné Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Itália, Jordânia, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal e Reino Unido, entre outros, já credenciaram suas comitivas para conhecer os lançamentos de 250 expositores que representam 400 marcas.
Com previsão de 45 mil visitantes, a LAAD Security & Defence 2023 apresentará as principais novidades para os segmentos de engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munição e armamentos, ópticos e optrônicos, consultoria, treinamentos e serviços, cyber defense e cyber security, contraterrorismo, transmissão, comunicação e posicionamentos, emergência, salvamento e resgate, controle de acesso e vigilância, perícia criminal e forense e veículos.
“O número recorde de delegações oficiais internacionais reforça a importância e representatividade do mercado latino-americano. Será uma oportunidade para atualização e intercâmbio sobre as últimas tendências e tecnologias para o setor de defesa e segurança”, afirma Sergio Jardim, diretor-geral da Creative Events, organizadora da LAAD Defence & Security.
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, “a participação da Força Aérea Brasileira na LAAD 2023 representa uma importante retomada dos encontros, debates e exposições sobre os temas defesa e aeroespacial”. O retorno da feira, portanto, é uma oportunidade única para abordar o avanço da nossa capacidade de desenvolver e conduzir projetos de alta tecnologia que contribuem para o fortalecimento da defesa nacional por meio do incremento da Base Industrial de Defesa”.
Para o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, “é importante registrar que as feiras de defesa e segurança promovem, no mundo inteiro, uma oportunidade ímpar de fomentar discussões e de estreitar relacionamentos entre as Forças Armadas, permitindo o estabelecimento de um saudável ambiente de negócios. E isso não seria diferente com a LAAD, a maior da América Latina, que contribui diretamente para o fortalecimento da indústria nacional de defesa e para o estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes”.
“A LAAD se tornou, ao longo dos anos, em um evento de classe mundial, atraindo forças armadas e de segurança de todo o mundo. Para a Embraer, o evento é uma oportunidade ímpar para estimular novos negócios e parcerias, além de poder exibir nosso portfólio completo de produtos e soluções, os quais já estão presentes em mais de 60 países”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, patrocinadora master da LAAD 2023.
LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança
Data: 11 a 14 de abril.
Local: RioCentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.
Horário da Exposição: De terça-feira (11) a quinta-feira (13), das 10h às 18h. Sexta-feira (14), das 10h às 17h.
FAB: Base Aérea de Santa Maria realiza Exercício Operacional de IVR
Com objetivo adestrar as equipagens dos Esquadrões Aéreos que cumprem as Ações de Força Aérea de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque.
Fernando Valduga | Publicada em 30/03/2023 21:02
A Base Aérea de Santa Maria (BASM) coordena, desde o dia 20/03 até o dia 04/04, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), cujo objetivo é adestrar as equipagens dos Esquadrões Aéreos que cumprem as Ações de Força Aérea de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque.
O treinamento envolve cerca de 160 militares, aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas: o A-1, o R-99, o P-3AM, o P-95BM e as ARP RQ-450 e RQ-900, além de meios de Defesa Antiaérea IGLA-S, da Força Aérea Brasileira (FAB), e blindados M-113 e Gepard, do Exército Brasileiro (EB).
Ao todo, 10 Unidades participam do Exercício, que envolve Esquadrões das Aviações de Caça, Reconhecimento e Patrulha, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo De Comunicações E Controle (4º/1º GCC), Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1.º GDAEE) e o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea.
O Exército Brasileiro participa do treinamento com meios do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) de Santa Maria (RS) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6º Bia AAAe Ap).
“O Exercício Operacional IVR 2023 destaca-se por ser um dos mais importantes do Comando de Preparo (COMPREP), devido ao foco em capacitações e adestramentos relativamente novos na FAB que precisam ser desenvolvidos. O desafio de explorarmos os limites dos sensores que equipam nossas aeronaves depende do conhecimento e experiência dos nossos tripulantes e analistas, mas também dos cenários que oferecemos durante o EXOP IVR. Este Exercício é a melhor oportunidade para aprimorarmos e sedimentarmos táticas, técnicas e procedimentos essenciais para garantir a eficiência no cumprimento das ações de inteligência, vigilância e reconhecimento”, explica o Comandante da BASM e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.
Para viabilizar o controle e as comunicações durante o Exercício, bem como propiciar emissões de sinais, o treinamento conta, ainda, com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4.º/1° GCC) — Esquadrão Mangrulho, que possibilita o Comando e Controle em regiões remotas.
“Outro aspecto importante deste exercício são os relatórios: Relatórios de Missão de Reconhecimento (REMIR) e de Vigilância (REVIG), que são também aprimorados ao final das análises de imagens, no intuito de tornar mais objetiva a relação entre o que se treina e o produto que se espera em missões de emprego” acrescentou o Coronel Marchiorato.
O EXOP IVR 2023 permitirá conhecer de forma mais profunda as capacidades dos sensores e analistas da FAB e, consequentemente, subsidiar a disseminação da doutrina e a programação de equipamentos de Guerra Eletrônica embarcados.
ECEMAR comemora 77º aniversário
Marcelo Barros | Publicada em 30/03/2023 06:03
A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) completou 77 anos em 19/03, e para celebrar a ocasião, ocorreram diversas atividades, incluindo premiações a militares que servem na Organização Militar (OM).
No dia 20/03, foi realizada cerimônia que homenageou Graduados, Praças e Civis com o prêmio Destaque ECEMAR 2022. Essa premiação visa reconhecer membros do efetivo por sua dedicação ao trabalho, profissionalismo, assiduidade e elevado grau de companheirismo e criatividade no desempenho de suas funções.
A Sargento Especialista em Desenho Ana Beatriz Daudt e o Soldado Especialista em Administração Michel Rocha de Souza foram premiados. O Sargento Taifeiro Reiverton Jhonata de Sá Vieira foi agraciado com a Medalha Militar de Bronze.
Em suas palavras, o Comandante da ECEMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, agradeceu o esforço dos homenageados e do efetivo. “Todos os êxitos dos cursos e estágios realizados ao longo desse ano foram possíveis graças ao incansável empenho do corpo docente, instrutores e professores da ECEMAR, apoiados por todos os demais membros de seu efetivo,” afirmou.
Em 22/03, ocorreu o tradicional Encontro de Instrutores, que reuniu professores e instrutores, da ativa e veteranos, que participaram como integrantes do Corpo Docente da ECEMAR ao longo de sua história. Nessa cerimônia, que contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, foram apresentados os novos Instrutores da ECEMAR, que receberam das mãos do Tenente-Brigadeiro Baptista o distintivo da nova função.
O Tenente-Brigadeiro Reis e o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos foram homenageados pela ECEMAR com a admissão na Ordem de Athena, na condição de Athenas Honorários, pela contribuição em prol das melhorias estruturais da ECEMAR, especialmente no tocante aos recursos humanos e materiais, o que proporcionou para a instituição o aprimoramento dos seus cursos, com a orientação especializada para o aperfeiçoamento dos processos e práticas acadêmicas.
Os Ex-Comandantes da ECEMAR presentes ao evento, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Rodrigues Dias, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e o Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, receberam das mãos do Comandante da Organização Militar (OM) e do futuro Comandante já designado, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, uma homenagem em reconhecimento à dedicação que tiveram durante seus comandos na Escola.
O Comandante da ECEMAR ainda proferiu uma palestra sobre as atividades atuais da Escola, seus desafios para cumprir a missão e as demandas da Força Aérea Brasileira (FAB) para capacitar os Oficiais Superiores ao preparo e ao emprego do Componente Militar do Poder Aeroespacial, por meio de cursos e estágios de altos estudos militares. Ao final, foi apresentado um vídeo homenageando o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, instrutor mais longevo presente, com uma mensagem de incentivo aos instrutores.
Sobre a ECEMAR
A ECEMAR é a escola de pós-formação do Comando da Aeronáutica destinada a aperfeiçoar e preparar os Oficiais Superiores para a condução da Força Aérea Brasileira. Estabelecida, inicialmente, em 1946, começou a funcionar com os seus cursos ainda na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1947 mudou-se para a sede própria na Rua das Laranjeiras e, posteriormente, em 1953, passou a funcionar na Ilha do Governador, até que, em 1985, foi inaugurada a atual sede, no lendário Campo dos Afonsos. Desde a sua criação, até o ano de 2022, inclusive, a Escola formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 10.107 Oficiais Superiores, sendo 389 Oficiais de Nações Amigas.
ÁREA MILITAR - Comandante da Aeronáutica é agraciado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar
Da Redação | Publicada em 30/03/2023
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, nesta quarta-feira (29/03), a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) no Grau Grã-Cruz, durante a solenidade comemorativa ao 215° aniversário da Justiça Militar da União. A condecoração, que ocorreu no Clube do Exército, em Brasília (DF), foi entregue pelo Chanceler da OMJM, Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo.
“Hoje, como Presidente Chanceler da Ordem do Mérito Judiciário Militar, cumprimento as instituições e os ilustres agraciados que, a partir desta data, terão seus nomes inseridos no nosso livro de honra, no qual todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento da nossa Justiça Militar estão registrados”, declarou o Tenente-Brigadeiro Joseli em seu discurso de abertura da cerimônia.
O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire e Oficiais-Generais da FAB também foram condecorados nos Graus Grã-Cruz e Alta Distinção. Demais militares da FAB receberam a OMJM no Grau Bons Serviços.
O Tenente-Brigadeiro Damasceno comentou sobre a homenagem: “sinto-me profundamente honrado e orgulhoso ao receber essa deferência da Justiça Militar da União, que, ao comemorar 215 anos de existência, destaca-se por sua solidez, reforçando os valores que constituem nossa República e nossa democracia, promovendo o fortalecimento contínuo da sociedade brasileira”.
O Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, recebeu a comenda no Grau Alta Distinção. “É uma honra receber a homenagem. Desde o ano passado que a UNIFA se envolve com essa parte de justiça militar, inclusive organizamos um curso para o STM. Então, é uma honra estar aqui em reconhecimento a essa labuta do dia a dia em prol da Justiça Militar”, disse.
A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) estava entre as instituições condecoradas com a OMJM. “Particularmente, sinto-me muito honrada por receber esta comenda em nome de todos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, de ontem e de hoje, e principalmente, por representar a Força Aérea Brasileira”, declarou a Comandante da EAOAR, Coronel Intendente Alessandra Maruyama Sinzato.
Ordem do Mérito Judiciário Militar
A Ordem do Mérito Judiciário Militar foi instituída pelo Superior Tribunal Militar em Sessão realizada no dia 12 de junho de 1957, e criada pelo Decreto-lei nº 43.195, de 20 de fevereiro de 1958. Destina-se a agraciar integrantes da Justiça Militar da União (JMU), instituições e personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras, que tenham se destacado no desempenho de suas atribuições ou demonstrando excepcional apreço à JMU, tornando-se merecedores dessa homenagem nos Graus Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços prestados.
AÉREA MILITAR – COMARA proporciona cursos de qualificação profissional para soldados
Da Redação | Publicada em 30/03/2023
Integrar e desenvolver têm sido os grandes focos da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), tanto na área de recursos humanos, quanto nas atividades operacionais de projetar, construir e recuperar aeroportos por todo o país.
Para que essas ações se concretizem, faz-se necessário um investimento a curto, médio e longo prazo. A COMARA compreende que seu ativo mais precioso são as pessoas, isso porque são elas que movem a organização, realizam atividades, desenvolvem estratégias e são as principais responsáveis pelo sucesso.
Dentro dessa perspectiva, desde 2021, a Unidade tem oferecido diversos cursos de capacitação para seus soldados. A Organização Militar (OM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 2023, conseguiu disponibilizar mais dois cursos com alta empregabilidade no mercado de trabalho.
Os cursos de mecânico de motor a diesel e de eletricista de automóveis ocorreram no primeiro trimestre de 2023. As capacitações fazem parte do Projeto Social “Soldado-Cidadão”, já tradicional Programa do Ministério da Defesa. Para esses dois cursos, a COMARA contemplou 40 soldados, buscando repetir ou superar o maior quantitativo possível de militares habilitados nos anos anteriores.
Para o Soldado Marcos Vinícius Corrêa Santos, aluno do curso de eletricista de automóveis, a capacitação é muito importante. “O curso agregou um novo conhecimento que pode me ajudar tanto dentro da FAB quanto fora da caserna. A didática do professor me ajudou muito nas aulas teóricas e práticas”, afirmou.
Grande parcela da juventude é confiada às Forças Armadas no que diz respeito à formação militar. Para a COMARA, o projeto é de suma relevância, pois além de aproveitar os novos conhecimentos para o cumprimento da missão da OM, o desenvolvimento profissional do seu efetivo dignifica e colabora com a integração social e com o desenvolvimento da nação.
EDIÇÕES ANTERIORES
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025