NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


PAMA-SP abre portões com atrações aéreas, Esquadrilha da Fumaça e passagem de Hércules com F-5


Por Juliano Gianotto | Publicada em 29/09/2023 16:00

No próximo final de semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) abre os portões de mais uma de suas unidades militares para um dos eventos mais aguardados do ano. O Domingo Aéreo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) acontece no dia 1º de outubro, mantendo sua tradição desde 1988.

Assim como no ano passado, o evento, que acontece em no Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, deve reunir milhares de pessoas, que poderão acompanhar diversas atrações aéreas e estáticas, além de atividades socioeducativas voltadas para todas as idades.

O evento é uma oportunidade para estreitar os laços entre a Organização Militar e os cidadãos da região. Com entrada gratuita e estrutura para receber mais de 100 mil pessoas, a diversão será garantida aos visitantes de todas as idades. Vale destacar que, diferentemente do ano passado, nesta edição não será necessário a reserva de ingressos, tendo o acesso liberado diretamente.

Entre os destaques da programação, está a apresentação do renomado Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, às 15h00. O grupo fará um display de apresentação diferente devido ao espaço aéreo restrito.

Além disso, haverá demonstrações de Rapel e Técnica McGuire no helicóptero H-50 e sobrevoo de diversas aeronaves da FAB, incluindo os caças F-5M e A-1, KC-130, T-25 e T-27 e também exibições aéreas acrobáticas com a ACRO Brasil.

Os entusiastas da história militar também terão a oportunidade de apreciar uma exposição estática de aviões, motores e helicópteros, proporcionando uma visão detalhada da evolução tecnológica dessas máquinas ao longo dos anos. Para aqueles interessados em outras vertentes das atividades militares, serão realizadas apresentações dos Motociclistas Batedores da Polícia do Exército, além de uma exibição especial dos cachorros do Canil da Guarda Civil Metropolitana.

A programação também reserva espaço para a cultura e a música, com a participação da Banda de Música da Base Aérea de São Paul. E para os apaixonados por história, a exposição de viaturas históricas proporcionará uma viagem no tempo, revelando veículos que desempenharam papéis fundamentais em momentos marcantes.

Além das atividades voltadas para o entretenimento, o Domingo Aéreo também prioriza o cuidado com a saúde dos visitantes. Estandes de orientação médica e odontológica estarão disponíveis, fornecendo informações valiosas para a promoção do bem-estar.

Programação

Abaixo está a programação completa do evento, com destaques para o sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça com o lendário T-6 e a passagem do reabastecedor KC-130 junto com o caça F-5M. Vale salientar que a programação está sujeita a mudanças e pode ser mudada de acordo com restrições climáticas e operacionais.

Data: 01/10/2023 – Das 9h às 17h

Local: Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) – Av. Santos Dumont, 2.241 – Santana

Neste sábado, poderá ser assistido ao vivo o “Portões Abertos” da Escola de Especialistas de Aeronáutica


Por Murilo Basseto | Publicada em 30/09/2023 04:00

Neste sábado, dia 30 de setembro, mais um dos tradicionais eventos “Portões Abertos” das unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) será realizado em celebração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

A tradicional festividade, realizada pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), terá lugar no Aeroporto Edu Chaves, em Guaratinguetá (SP), das 9h às 16h30.

A Prefeitura de Guaratinguetá destaca que a entrada, apesar de gratuita, será permitida mediante apresentação do QRCode dos ingressos, que estiveram disponíveis de forma gratuita por meio do site Sympla, mas que já se esgotaram. Entretanto, haverá transmissão ao vivo pela internet, como indicado abaixo nesta matéria.

Os organizadores incentivam os visitantes a contribuírem, se possível, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, uma ação que visa auxiliar instituições beneficentes. Cada doador concorrerá a um sorteio exclusivo e poderá ser contemplado com um voo panorâmico sobre Guaratinguetá e seus arredores.

O evento reserva uma programação rica e diversificada, composta por exposições de aeronaves e aeromodelos, acrobacias aéreas, apresentações teatrais, uma zona destinada às crianças, atividades odontológicas voltadas para os mais jovens, sessões educativas direcionadas aos idosos, uma área de alimentação, além de sorteios de brindes para os participantes.

O Esquadrão de Demonstração Aérea, tradicionalmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também se apresentará no evento. A demonstração está programada para 15h30.

Quem não puder estar presente e quiser assistir a todas as atrações, o canal “Golf Oscar Romeo” transmitirá o Portões Abertos 2023 da EEAR ao vivo. A live poderá ser assistida no canal no YouTube.

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB terá portões-abertos em São Paulo e Amazonas

Portões-abertos acontecerá no final de semana em bases aéreas da FAB em São Paulo, Guaratinguetá e Manaus

Por André Magalhães | Publicada em 29/09/2023 10:30

A Força Aérea Brasileira realizará neste final de semana três eventos aeronáuticos gratuitos voltados ao público. Os chamados "Portões-Abertos" irão acontecer nos estados de São Paulo e no Amazonas.

As edições de 2023 se tornaram ainda mais especiais devido as comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont. A FAB tem realizado diversas celebrações em alusão ao aniversáio do "Pai da Aviação".

No dia 30 de setembro os portões-abertos serão na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no aeroporto Edu Chaves, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. O evento ocorrerá das 9h às 16h30 e tem entrada gratuita, mas é necessário a retirada do ingresso para acesso, o último lote encerra hoje às 15h30.

Na programação está inclusa a exposição de aeronaves, espaço infantil,  apresentações artísticas, aeromodelismo e apresentações aéreas, incluindo da Esquadrilha da Fumaça, que comerará pontualmente às 15h30.

No dia 1 de outubro, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo no aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, receberá o público entre 9h e 17h. A programação contará com exposição de carros e aeronaves, sobrevoos do caça F-5M e também a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, às 15h.

Também no dia 1 de outubro a base aérea de Manaus, no estado do Amazonas, abrirá suas portas das 9h às 18h. O evento contará com exposição de aeronaves, espaço infantil, atrações culturais, paraquedismo e demonstrações aéreas. O destaque do dia será a Esquadrilha FOX, formada por três pilotos da reserva da FAB que comandaram caças de F-5 Tiger II.

Outras regiões do Brasil também terão os "Portões-Abertos", confira a lista abaixo com o local e data:

12/10- Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul.

14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul.

15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina.

28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro.

29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), em Fortaleza.

19/11- Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul.

Helicóptero da Marinha passa por avaliações na FAB

UH-17 da Marinha do Brasil que cumpre missões na Antártida passou por avaliações em centro de pesquisa da FAB

Por André Magalhães | Publicada em 29/09/2023 09:45

Um helicóptero UH-17 da Marinha do Brasil (MB) passou por ensaios em voo no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em São José dos Campos (SP).

A operação foi coodernada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira, com objetivo avaliar e coletar dados para análises do desempenho e estabilidade do helicóptero em baixas velocidades. A justificativa do ensaio é a operação extrema existente nas missões na Antártida, exigindo assim a maior margem de segurança.

O UH-17 é a designação da Marinha para o helicóptero civil H135 T3 produzido pela Airbus Helicopters. Em 2019 foram adquiridos três unidades diretamente da fábrica, visando substituir os biturbina AS355 F2 Esquilo, que voavam em suporte as missões na Antártida. As aeronaves são operadas pelo esquadrão HU-1 da MB.

"Os pilotos poderão identificar as condições mais favoráveis e as mais desfavoráveis de vento para aproximação das aeronaves, tanto em terra, quanto nas aproximações para pouso embarcado, aumentando assim a segurança da operação", detalhou Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, tenente-coronel aviador.

PORTAL AEROFLAP


Aeroporto de Pelotas recebeu avião da FAB em missão do Programa Antártico Brasileiro


Gabriel Benevides | Publicada em 29/09/2023 16:00

O Aeroporto Internacional de Pelotas (PET), no Rio Grande do Sul, administrado pela CCR Aeroportos, recebeu nesta sexta-feira (29) a aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, que integra o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O pouso ocorreu por volta das 13h e o avião ficará em solo pelotense até o sábado (30), antes de seguir para a base brasileira na Antártica.

Pelotas faz parte das rotas da missão por estar localizada em um local estratégico e oferecer o apoio logístico necessário aos órgãos militares. No aeroporto, a aeronave é reabastecida com materiais para a pesquisa científica, vestimentas, mantimentos e outros produtos necessários para os profissionais brasileiros no Continente Antártico. A tripulação será composta por cerca de 20 militares.

O Programa Antártico Brasileiro também possui uma Estação de Apoio Logístico localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As instalações são utilizadas em apoio aos navios polares que aportam em Rio Grande – município que fica a pouco mais de 60km de Pelotas – e possui o último porto brasileiro no caminho para o continente branco.

Conforme destaca Anilson Gonçalves, gerente do Aeroporto de Pelotas, o terminal também é responsável por realizar os trâmites aduaneiros de nacionalização e internacionalização das aeronaves. Deste modo, o KC-390 retornará ao Brasil por Pelotas, no dia 2 de outubro.

Proantar

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) completou 40 anos em 2022, sempre com o Aeroporto de Pelotas como referência logística. Desde 1982 o Proantar é o responsável pela promoção da pesquisa científica brasileira na região antártica, com estudos para compreender fenômenos ambientais com repercussão global e nacional.

“Nossas equipes irão para a missão de apoio logístico que darão o suporte aos membros que realizam este trabalho necessário para a nossa nação. Este ponto de apoio é muito importante para nós”, afirmou Marcelo Gomes, capitão de Mar e Guerra da Marinha e assessor para o Programa Antártico Brasileiro.

Participam da subcomissão do Proantar os órgãos da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, entre eles: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Relações Exteriores e Marinha do Brasil.

FOLHA DE VITÓRIA


Transplante: Guarda muda trânsito para ambulância levar coração até o Aeroporto de Vitória

Uma operação especial foi montada na quinta-feira (28) para que o órgão doado fosse entregue à avião da FAB, que seguiu para São Paulo

Redação | Publicada em 29/09/2023 14:48

Sete veículos da Guarda Municipal de Vitória realizaram uma operação pelas ruas da capital na tarde desta quinta-feira (28) que chamou a atenção e tinha uma causa muito especial: fazer um coração doado chegar o mais rápido possível ao Aeroporto de Vitória, com destino a São Paulo.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi quem levou o ´órgão para o paciente que aguardava o transplante.

A operação começou no Hospital São Lucas, localizado no Forte São João, de onde partiu uma ambulância carregando o órgão. Cinco motos e duas viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) foram acionadas para acompanhá-la e ajudar na liberação do trânsito.

No percurso, as viaturas abriram caminho entre carros, enquanto as motos fechavam ruas adjacentes. Giroflex e sirenes alertavam aos motoristas que havia urgência.

A ambulância percorreu 11 quilômetros, furando semáforos, passando por pontes e excedendo a velocidade permitida. Sempre com o apoio de outras equipes.

Percurso durou apenas 7 minutos

A operação mais do que especial fez com que a ambulância com o coração chegasse ao aeroporto em apenas sete minutos. 

No aeroporto, um avião da FAB aguardava para levar o coração para a cidade de Campinas, em São Paulo. Lá, ele foi transportado para um hospital, onde um paciente seria submetido ao transplante.

Esse tipo de operação é uma das atuações da qual o Grupamento Tático Operacional (GTO), da Guarda Municipal de Vitória, é treinado a realizar.

"São operações que, planejadas ou não, os agentes do GTO estão preparados para realizar. O objetivo é resguardar não somente o veículo que precisa se deslocar em urgência, mas também manter toda a segurança viária do percurso", destaca Brunno Xavier, gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito.

O GTO é responsável por ações de fiscalizações, por exemplo de transporte escolar, veículos de cargas, blitzes em geral, e de ações de batedores para deslocamento de autoridades. E também ajuda um coração a chegar em segurança. 

DEFESA EM FOCO


Forças Armadas em Ação: “Operação Taquari” e sua mobilização estratégica contra as fortes chuvas no RS


Pormarcelo Barros | Publicada em 29/09/2023 17:05

No cenário adverso causado pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, emergiu a necessidade de uma resposta rápida e eficiente. Nesse contexto, o Comando Conjunto para a “Operação Taquari” foi instituído com o objetivo singular de coordenar as ações estratégicas das Forças Armadas em parceria com a Defesa Civil. Este Comando, apelidado de “Comando Conjunto Sul”, uniu esforços de militares provenientes de três grandes pilares: a Marinha, o Exército e a Força Aérea. Eles estabeleceram como base um Centro de Operações no Comando Militar Sul, demonstrando a seriedade e organização da operação.

Abrangência e Expansão da Operação

Originalmente, a “Operação Taquari” focou seus esforços no Vale do Taquari. Entretanto, observando a magnitude das necessidades, a operação estendeu seu alcance para outras zonas significativas: Fronteira Sul, Fronteira Oeste, região central do estado e, mais recentemente, para a região das Ilhas, situada em Porto Alegre. Esta expansão evidencia a flexibilidade e capacidade de resposta das Forças Armadas diante de situações dinâmicas e desafiadoras.

Atividades em Andamento e Resultados Alcançados

A resposta não se limitou apenas a resgates, mas abrangeu uma série de atividades vitais para apoiar as vítimas das chuvas. Dentre as ações realizadas, destaca-se a evacuação aeromédica, distribuição de água potável, fornecimento de alimentação para equipes de resgate, instalação de sistemas de comunicação e desobstrução de vias. Além disso, os números expressivos demonstram o comprometimento e a amplitude da operação: mais de mil militares mobilizados, dezenas de viaturas e equipamentos de engenharia em ação, milhares de atendimentos médicos realizados e grandes quantidades de entulho removido e donativos transportados.

Presença Fortificada em 36 Municípios

A vastidão geográfica da “Operação Taquari” pode ser percebida pelo número de municípios atendidos. Desde cidades como Alegrete e Canoas até Sapucaia do Sul e Venâncio Aires, a presença das Forças Armadas é um testemunho do compromisso inabalável destes profissionais com a população brasileira.

Em tempos de adversidade, a “Operação Taquari” serve como um lembrete do poder da união, estratégia e comprometimento das Forças Armadas. Estas operações refletem não apenas a habilidade técnica, mas também o coração e a dedicação daqueles que servem ao país.

OUTRAS MÍDIAS


AVIAÇÃO EM FLORIPA - Base Aérea de Florianópolis detalha como será o Portões Abertos 2023


Da Redação | Publicada em 29/09/2023 10:00

Na tarde desta quinta-feira (28/9), a Base Aérea de Florianópolis reuniu os órgãos de Imprensa para fornecer informações e detalhes sobre o "Portões Abertos" deste ano, a ser realizado no dia 15 de outubro. Sem acontecer desde 2019, por conta da pandemia, o tradicional evento é bastante aguardado por todos, sendo uma excelente oportunidade para que a população de Florianópolis e região possa ter um contato mais próximo com as aeronaves e conhecer um pouco do trabalho e das ações desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira, estreitando dessa forma, os laços com a sociedade. Além disso, este ano marca os 150 anos do aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira. Todos os eventos aeronáuticos organizados pela FAB em 2023, também tem o objetivo de comemorar e divulgar esta importante data.

Quem comparecer à Base Aérea de Florianópolis, além de conhecer algumas das aeronaves utilizadas pela Força Aérea Brasileira e pelos Aeroclubes da região, terá à disposição uma série de atrações programadas para diferentes públicos e idades durante todo o dia, como exposição de veículos militares, apresentação de cães da Polícia Militar, estandes de venda de produtos de aviação, praça de alimentação e muito mais. Quem quiser praticar a solidariedade e ajudar o próximo, poderá trazer 1 kg de alimento não perecível, que será doado às Instituições e Entidades apoiadas pela BAFL.

Com relação às estrelas da festa, que são as aeronaves, está confirmada a presença, pela primeira vez em um evento aeronáutico em Florianópolis, do KC-390 Millennium, a maior aeronave militar projetada e construída no Brasil e um dos principais aviões da Força Aérea Brasileira na atualidade. Diversas outras aeronaves civis e militares, estarão em exposição estática no pátio da Base Aérea. Além disso, haverá ao longo do dia, sobrevoo de aeronaves de caça F-5M Tiger II e A-1M. Abrilhantando o evento, a Esquadrilha da Fumaça também confirmou sua participação. Ainda a confirmar, está o caça AF-1 Falcão da Marinha do Brasil. Conforme novas aeronaves forem sendo anunciadas, o site Aviação em Floripa irá atualizar seus leitores pelas redes sociais.

A expectativa é de um grande público, principalmente pela presença do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, atracão que por si só, costuma chamar um grande número de pessoas. Durante a Coletiva de Imprensa, ficou nítida a preocupação em propiciar a todos, um programa de domingo diferente e uma experiência agradável, principalmente com as questões ligadas ao trânsito, um dos principais pontos que em edições anteriores, causaram bastante transtornos, não apenas para quem se dirigia ao evento, como para quem precisava se deslocar para o sul da Ilha. Para minimizar as questões de acesso (chegada e saída da Base Aérea) e estacionamento, uma série de medidas foram e estão sendo planejadas, juntamente com o poder público e com outros organismos, as quais detalhamos no infográfico a seguir: Em uma iniciativa inédita em eventos aeronáuticos na capital catarinense, a Base Aérea de Florianópolis criou uma página para medir o grau de interesse da população em comparecer ao evento e assim, poder dimensionar com mais precisão a expectativa de público, de forma a planejar ações e oferecer um conforto maior a todos. Quem acessar o site, deverá informar a quantidade de pessoas que estarão presentes, através da reserva gratuita de ingressos. Para a aquisição dos mesmos, orientações e demais informações, basta escanear o QR Code ou clicar sobre o link.

DOURADOS AGORA - Força Aérea Brasileira transportou 69 órgãos para transplantes no 1º semestre


Força Aérea Brasileira | Publicada em 29/09/2023 12:04

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado no último dia 27 de setembro e é uma data marcante para a Força Aérea Brasileira (FAB), que já transportou, apenas no primeiro semestre desse ano, 69 órgãos em todo o território nacional. O trabalho é realizado por equipes de prontidão 24 horas por dia para auxiliar o Centro Nacional de Transplantes (CNT), na missão de levar esperança às famílias que aguardam por um órgão.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 65 mil brasileiros estão à espera por um transplante de órgão no país. Para quem está na fila, a vida é como uma corrida contra o tempo. Além da ordem do cadastro, critérios como a compatibilidade com o doador do órgão e a gravidade do paciente são avaliados.

Fora do corpo, o órgão possui um período de viabilidade limitado, chamado tempo de isquemia. Um coração, por exemplo, tem menos de seis horas para chegar até o 

seu receptor. E é exatamente neste momento que a Força Aérea Brasileira atua.

A pequena Valentina Ribeiro nasceu no dia 08 de abril de 2022 com uma doença que afeta a função e o tamanho do coração, a Miocardiopatia Dilatada. Ela entrou na fila de transplante aos dois meses de vida e, aos nove meses, sua mãe, Laiane de Souza, recebeu a notícia de que havia um órgão compatível. Ela conta que do momento em que recebeu a notícia do órgão compatível até a chegada do coração doado o processo foi muito rápido.

“Estava com muito medo, mas quando vi o helicóptero tive muita esperança pois era o coração da minha filha chegando! Agradeço a Deus pela oportunidade e a todos os envolvidos, especialmente a Aeronáutica, por ter transportado o órgão com agilidade e segurança”, emocionou-se Laiane.

Acionamento

A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é 

iniciada quando o Centro Nacional de Transplantes é informado por alguma Central Estadual sobre a existência de órgão ou tecido em condições clínicas para o transplante. O CNT aciona as companhias aéreas para verificar a disponibilidade logística. Se houver voo compatível, os aviões comerciais recebem o órgão e levam ao destino. Quando não há, a coordenação logística do translado de órgão e tecido fica a cargo do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Nestes casos, as aeronaves têm prioridade para pousos e decolagens. O transporte realizado pela FAB facilita o processo, tornando mais viável e ágil, devido às aeronaves terem condições para pousar em pistas e aeroportos menores, o que possibilita maior mobilidade fora das capitais. É importante ressaltar que o tempo de preservação dos materiais orgânicos é um fator contribuinte para o sucesso dos transplantes.

Os pedidos chegam à Força Aérea por meio de uma estrutura montada no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). De lá, avalia-se qual esquadrão será acionado. A Tenente Aviadora Dativa Vitória Da Silva fala sobre a importância da missão de transportar órgãos.

“É uma missão extremamente gratificante porque envolve um grande senso de responsabilidade, tanto dos pilotos como de todo o Esquadrão envolvido, em virtude da seriedade que exige desde o planejamento até a execução de uma missão de Transporte de Órgãos e, acima de tudo, um sentimento de gratidão por poder ajudar o próximo”, afirmou a Oficial.

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, situado em Brasília (DF), é dotado de quatro tipos diferentes de aeronaves operacionais e é atualmente o Esquadrão que mais realiza esse tipo de missão no Brasil pela FAB. O Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Luiz Cornélio Maia, destacou o comprometimento do efetivo.

“É uma satisfação muito grande comandar o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo, uma Unidade reconhecida pela prontidão! Nossas tripulações estão a postos, 24h por dia, para cumprir qualquer missão. As de TOTEQ têm uma importância especial pois sabemos que a decolagem de um Guará (código de chamada dos nossos aviões) na escuridão da madrugada é a certeza de dias melhores na vida de quem está numa fila de espera, aguardando um transplante. Isso aumenta nosso comprometimento, nossa dedicação e a nossa vibração. É o voo da vida nas asas da Força Aérea Brasileira!”, destacou o Comandante.

Dia Nacional da Doação de Órgãos

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto.