NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 243/2023 - 30/08/2023
Base Aérea de Brasília abre portões para visitantes conhecerem atividades da Aeronáutica; veja programação
Evento está marcado para domingo (3), das 8h às 17h; entrada é gratuita, mas pessoas podem contribuir com 1 kg de alimento não perecível. Entre as atrações, apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Redação | Publicada em 29/08/2023 06:30
A Base Aérea de Brasília abre seus portões no próximo domingo (3), em um evento para aproximar a população das atividades da Aeronáutica. O "Portões Abertos 2023" vai das 8h às 17h, com entrada gratuita, no entanto, as pessoas podem contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A programação conta com: Apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como "Esquadrilha da Fumaça"; Atrações terrestres e aéreas; E exposições.
"A atividade institucional, sem fins lucrativos, é uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade local com a Base Aérea de Brasília e a com a Força Aérea Brasileira (FAB)", diz a FAB.
Neste ano, o evento também homenageia os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação e o patrono da aeronáutica brasileira. Ele realizou o voo do aparelho mais pesado do que o ar em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, na França. O modelo chamado de 14 Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo.
Programe-se
- Evento: Portões Abertos 2023
- Onde: Base Aérea de Brasília (Área Militar do Aeroporto Internacional JK)
- Quando: domingo (3)
- Horário: das 8h às 17 horas
- Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Comandante da Aeronáutica recebe título de professor Honoris Causa na FMU
Marcelo Kanitz Damasceno foi homenageado por sua contribuição no desenvolvimento da pesquisa científica para defesa do espaço aéreo e uso da tecnologia para o progresso do Brasil
Da Redação | Publicada em 29/08/2023 09:53
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu na manhã desta segunda-feira, 28/08, o título de Professor Honoris Causa, do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
A justificativa para a honraria é sua substancial contribuição e atuação determinante no desenvolvimento da pesquisa científica para defesa do espaço aéreo e utilização da tecnologia para o progresso do Brasil.
A cerimônia realizada no bairro da Liberdade, região central da capital reuniu autoridades civis e militares, professores e alunos da Instituição.
O comandante Damasceno agradeceu o título e fez uma explanação do trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo território nacional em defesa de nosso espaço aéreo e combate ao narcotráfico com interceptações e aeronaves a serviço do crime organizado nacional e internacional.
Ele destacou a importância da Educação e Ciência no País: “A Educação é mais que preparação para a vida, ela é a própria vida”, finalizou.
Democracia será tema do Desfile de 7 de Setembro em Brasília
Palácio do Planalto espera reunir 30 mil na Esplanada dos Ministérios
Pedro Rafael Vilela | Publicada em 29/08/2023 20:47
O Desfile Cívico de 7 de Setembro, data que celebra o Dia da Independência do Brasil, deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, de acordo com a previsão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que organiza o evento deste ano ao lado do Ministério da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Previsto para iniciar às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desfile terá como como slogan Democracia, Soberania e União.
Mais enxuto do que em anos anteriores, o desfile tem previsão de durar cerca de duas horas. Entre outras atrações, terá execução do Hino Nacional, passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves, apresentação de escolas públicas do Distrito Federal, profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições. O ponto alto fica por conta do tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da FAB.
Cerca de 200 autoridades e convidados são esperados na tribuna de honra do presidente, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. Não há previsão de discurso do presidente da República durante o desfile. Mas na noite anterior, do dia 6 de setembro, está prevista a veiculação em rede nacional de rádio e televisão de um pronunciamento de Lula alusivo ao Dia da Independência. No pronunciamento, ele deve reforçar a defesa da democracia e pedir união nacional.
Após o desfile, Lula vai direto para a Base Aérea de Brasília, onde embarca para participar da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta, em Nova Délhi, na Índia.
Em 2023, de acordo com o titular da Secom, Paulo Pimenta, haverá também quatro eixos temáticos durante o desfile: “Paz e Soberania”, “Ciência e Tecnologia”, “Saúde e Vacinação” e “Defesa da Amazônia”. Segundo o ministro, "são temas que se mostram, a cada ano, mais caros ao povo brasileiro e que voltam a ser muito valorizados pela gestão do presidente Lula”.
Exposição
Uma exposição em homenagem às Forças Armadas será montada na área externa do Museu Nacional da República e será aberta ao público imediatamente após o término do desfile. O ensaio geral com a participação de todos os envolvidos no evento e também a imprensa está marcado para o próximo dia 2 de setembro.
Acesso
A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios estará bloqueada a partir do dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à região contarão com revista de segurança.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento nas vias de acesso. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com grades e policiamento. As vias N1 e N2 terão acesso de veículos credenciados. Já a via S2 terá trânsito liberado.
Itens proibidos
A lista de itens proibidos inclui fogos de artifício e similares; armas em geral; apontador a laser ou similares; artefatos explosivo; sprays e aerossóis; mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc.; garrafas de vidro e latas; armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo; drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira; substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo; armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo de tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas.
Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada. Além das intervenções no trânsito e das revistas, estão previstas ações de policiamento e reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências.
Apoio e emergência
Haverá pontos de atendimento médico conjunto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), além de equipes espalhadas pela área do desfile. Serão 17 pontos de hidratação ao longo do evento. Ambulantes credenciados ficarão posicionados na via de ligação do Museu da República. Não haverá venda dentro da área de segurança do desfile.
FAB conta a rotina de seus militares que trabalham no ponto mais alto e gelado do Sul do Brasil
Juliano Gianotto | Publicada em 29/08/2023 13:46
Na madrugada do último domingo (27/08), os termômetros registraram uma temperatura de -2°C em Urubici, localizada na região serrana de Santa Catarina. Essa região abriga o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), uma instituição subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).
“Tivemos sensação térmica de 7°C negativos. Devido as baixas temperaturas, temos que usar o abrigo polar protegendo contra o frio. A manutenção dos equipamentos é extremamente difícil com temperaturas abaixo de zero e ventos que superam facilmente os 100 km por hora”, relatou o Sargento William Rafael Vieira, militar do efetivo do DTCEA-MDI.
A unidade conta com radares de vigilância e de meteorologia e sistemas de telecomunicações. Cerca de 40 militares têm a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo no sul do Brasil. A equipe técnica trabalha em sistema de plantão 24 horas para garantir o funcionamento desses equipamentos. No inverno, as condições climáticas severas e adversas tornam o trabalho desses militares um grande desafio.
Para evitar o congelamento, a velocidade dos ventos e proteger do frio os militares que precisam realizar a manutenção dos radares de vigilância aérea, esses equipamentos possuem uma estrutura de proteção, conhecida como radome. A complexidade da estrutura se justifica pela importância estratégica da região: além de ser rota do tráfego aéreo de voos internacionais da América do Sul, no trecho entre as cidades de Buenos Aires, na Argentina, e São Paulo, no Brasil, atende a um grande fluxo de aeronaves menores, como táxis aéreos. “As informações coletadas pelo DTCEA-MDI são enviadas para várias Organizações Militares para realizar o controle do tráfego aéreo e permitir que se faça o acompanhamento das diversas aeronaves que voam nessas regiões”, afirmou o comandante do DTCEA-MDI, Tenente Márcio Souza Machado.
Informações do DECEA
Aeronaves C-98 da FAB realizam Exercício Técnico em pista crítica a partir da Base de Boa Vista
Juliano Gianotto | Publicada em 29/08/2023
O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) – Esquadrão Tracajá e o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, sediados respectivamente em Belém (PA) e Manaus (AM), realizaram o Exercício Técnico (EXTEC) Pista Crítica Fase I, a partir da Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima.
Sob a coordenação da Base Aérea de Belém (BABE), o EXTEC foi realizado de 3 a 18/08 e teve como objetivo aplicar o adestramento das tripulações no planejamento e execução de ações de Transporte Aéreo Logístico, operações em pistas semi-preparadas, cumprimento de missões de formação básica e manutenção operacional, utilizando as aeronaves C-98A Grand Caravan.
Na atividade, foram realizadas surtidas para as pistas de Surucucu (RR), Normandia (RR) e Bonfim (RR), locais onde o transporte terrestre para os Pelotões de Fronteira (PEFs) do Exército Brasileiro é restrito ou inviável, exceto por meio aéreo, como o caso da localidade de Surucucu. Os treinamentos em pistas não pavimentadas ou semi-preparadas são de essencial importância aos Esquadrões que operam na região amazônica, a fim de que o apoio aos Pelotões de Fronteira e comunidades de difícil acesso seja efetuado de forma eficaz e segura.
O Comandante do 1º ETA, Tenente-Coronel Aviador Moises Franklin da Costa, reforça a importância do treinamento para os militares que atuam na região de selva. “Manter nossas equipagens preparadas da melhor forma possível é um fator primordial, a fim de que a missão seja cumprida de forma segura.
O exemplo desse bom preparo de nossos tripulantes foi demonstrado durante as Operações Yanomami e Ágata”, concluiu.
Apoio às Operações Ágata e Yanomami
Também em 2023, a partir de fevereiro, aeronaves do Esquadrão Tracajá foram deslocadas para a localidade de Boa Vista, a fim de cumprir as missões no âmbito do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em apoio às Operações Yanomami e Ágata Fronteira Norte. Durante seis meses, foram transportadas pelo Esquadrão mais de 400 cestas de alimentos para as comunidades indígenas e 30.000 litros de combustível para os helicópteros que atuam no entorno de Surucucu. Além disso, inúmeros militares e autoridades que prestavam apoio à região foram transportados.
Confira o calendário de Portões Abertos da FAB pelo país
Em diversas Organizações Militares pertencentes à Instituição acontecem atividades com o objetivo de aproximar o público
Redação | Publicada em 29/08/2023 11:00
Exposição de aeronaves militares e civis, demonstrações aéreas, shows musicais, espaços infantis, ações cívico-sociais e muitas outras atrações: os Portões Abertos são grandes eventos para os admiradores da aviação. Assim, a Força Aérea Brasileira (FAB), anualmente, convida a sociedade para conhecer suas principais ações com o objetivo de demonstrar suas capacidades, desenvolver vocações e estreitar laços com a comunidade. Os eventos são realizados em diversas Organizações Militares pelo país.
Na Base Aérea de Brasília (BABR), o evento acontece no domingo (03/09) com demonstração da Esquadrilha da Fumaça, Esquadrilha Fox, acrobacias aéreas, aeromodelismo, entre outras atrações no ar e na terra. Na capital federal, o Portões Abertos reuniu mais de 90 mil pessoas na sua última edição. Mas se você é de outra região do país também pode aproveitar o evento na Organização Militar (OM) mais próxima.
Confira o calendário dos Portões Abertos nas diversas OM da FAB pelo país:
- 03/09 – Base Aérea de Brasília (BABR)
- 09/09 – Base Aérea de Anápolis (BAAN)
- 17/09 – Academia da Força Aérea (AFA)
- 30/09 – Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
- 01/10 – Base Aérea de Manaus (BAMN)
- 01/10 – Parque de Material Aeronáutica de São Paulo – (PAMA-SP)
- 08/10- Base Aérea de Campo Grande (BACG)
- 12/10- Base Aérea de Canoas (BACO)
- 14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM)
- 15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
- 28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL)
- 29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)
FONTE: Força Aérea Brasileira
FAB anuncia datas de portões abertos em bases do país
Portões abertos visam aproximar e demonstrar o trabalho da FAB para com a sociedade civil
Da Redação | Publicada em 29/08/2023 07:24
A Força Aérea Brasileira divulgou o calendário com as datas dos eventos "portões abertos", onde algumas organizações militares da FAB abrem suas portas para o público ciivl conhecer de perto o trabalho e as aeronaves da força aérea. Os eventos acontecerão entre os meses de setembro e outubro, em bases aéreas de diferentes estados do Brasil. Neste ano, a realização dos portões-abertos tem como destaque os 150 anos de Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação".
A programação conta com demonstrações aéreas, exposição estáticas de aeronaves e veículos militares, além da presença da aviação civil, shows musicais e programação infantil. A entrada nos shows aéreos organizados pela FAB é gratuita. A base aérea de Brasília abre o calendário. O local, que abriga esquadrões de transporte, receberá no próximo domingo (3), o público da capital federal e região. A programação contará com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça de demais atrações aéreas civis e militares. Veja mais detalhes no site oficial. Em seguida, no dia 9 de setembro, a base aérea de Anápolis, em Goiás, lar dos novos caças F-39 Gripen e KC-390 Millennium receberá de volta o evento, depois de dois anos. Ele também contará com a apresentação da Esquadilha da Fumaça e demais atividades aéreas e exposição estática de aeronaves. Fechando o mês de setembro, no dia 17, acontecerá o tradicional Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), a casa de formação dos oficiais aviadores e intendentes da FAB e da Esquadrilha da Fumaça. Seu show aéreo é considerado um dos principais do Brasil e renúne milhares de pessoas. No entanto, para acessar o evento é necessário a retirada a gratuita de ingressos, por meio do site oficial. Outras bases do Brasil em regiões do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste também estão no calendário, confiram a lista completa abaixo.
- 3/09 - Base Aérea de Brasília (BABR)
- 09/09 – Base Aérea de Anápolis (BAAN)
- 17/09 – Academia da Força Aérea (AFA)
- 30/09 – Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
- 01/10 – Base Aérea de Manaus (BAMN)
- 01/10 - Parque de Material Aeronáutica de São Paulo – (PAMA-SP)
- 08/10- Base Aérea de Campo Grande (BACG)
- 12/10- Base Aérea de Canoas (BACO)
- 14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM)
- 15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
- 28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL)
- 29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)
FAB: Operação Zeus testa missões de Assalto Aeroterrestre no KC-390 Millennium
A operação examina as capacidades do KC-390 Millennium em Assalto Aeroterrestre e atividades associadas
Fernando Valduga | Publicada em 29/08/2023 11:00
Em Pirassununga (SP), no dia 18/08, teve início a Operação Zeus, atividade de Ensaio em Voo prevista no Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) que examina as capacidades do Cargueiro Tático Multimissão KC-390 Millennium em Assalto Aeroterrestre e atividades associadas, como Infiltração e Exfiltração de tropas.
Sob a supervisão do DCTA, representado pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), a operação visa validar os objetivos da Avaliação Operacional (AVOP) que compreendem assegurar a conformidade do KC-390 Millennium, seus sistemas e equipamentos com as exigências operacionais de Assalto Aeroterrestre, Infiltração e Exfiltração, conforme preconizado contratualmente. Ainda, visa verificar a adequação dos procedimentos e das publicações técnicas fornecidas para tais operações e determinar qualquer necessidade de ajustes ou melhorias no cargueiro. O Assalto Aeroterrestre é uma função estratégica que permite inserir forças paraquedistas e equipamentos em áreas de interesse. Quando se tratando de transporte de tropas, a missão pode se tornar uma Infiltração Aérea (inserção de tropas) ou Exfiltração Aérea (retirada de tropas).
O Engenheiro de ensaio em voo da Marinha do Brasil e coordenador técnico da atividade, Capitão-Tenente Cássio Bezerra de Oliveira explica a importância da atividade. “Os ensaios em voo são os momentos em que a teoria é posta à prova. Eles nos permitem validar se o KC-390 atende às necessidades das missões de Assalto Aeroterrestre e suas associações, ou seja, Infiltração e Exfiltração de tropas, em comparação às necessidades doutrinárias e às capacidades de Força Aérea almejadas, garantindo segurança e eficácia nas operações”.
A colaboração entre várias unidades da Força Aérea torna a abordagem multidisciplinar e sinérgica, aproveitando a experiência operacional e técnica dos participantes. Também estiveram envolvidos militares do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Comando de Preparo (COMPREP), Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), por meio de diversas unidades subordinadas.
O Capitão Aviador Andrey Franklin de Lima, do efetivo do IPEV, comentou sobre a relevância do ensaio adequado. “Em missões tão críticas quanto a de Assalto Aeroterrestre, não há espaço para erros. Os ensaios nos proporcionam a confiança de que, independentemente do cenário, a aeronave irá entregar e trazer nossas tropas de volta com segurança”, disse. As capacidades testadas na Operação Zeus não se restringem ao atendimento de necessidades militares. Equipamentos, habilidades e treinamentos desenvolvidos para estas operações podem ser aplicados em missões humanitárias, respostas a emergências e outras situações em apoio à sociedade civil, demonstrando a multifacetada capacidade da Força Aérea Brasileira.
A Operação Zeus é mais um marco no desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro, demonstrando sua evolução constante e reafirmando seu compromisso com a inovação e excelência operacional.
JORNAL DA RECORD - Encontro entre Hospital das Clínicas e Aeronáutica busca ampliar apoio na doação de órgãos
Da Redação | Publicada em 29/08/2023 11:46
Em casos graves que exigem transplante de fígado, cada segundo pode representar a diferença entre a vida e a morte. Por isso, o comando da Aeronáutica e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, de São Paulo, se reuniram para buscar formas de ampliar a parceria e passar a transportar, além de órgãos, doadores e pacientes.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025