NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 273/2023 - 29/09/2023
FAB celebra os 40 anos do primeiro pouso do C-130 na Antártica
Operações da FAB na Antártica são realizadas pelos C-130 e em breve serão função exclusiva dos KC-390
André Magalhães | Publicada em 28/09/2023 12:30
A Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou no último dia 14 de setembro os 40 anos do início das operações com o seus C-130 Hercules na Antártica. A missão pioneira de 1983 foi fundamental para o estabelecimento da missão antártica brasileira.
Uma cerimônia especial foi realizada na base aérea do Galeão e contou com a presença do chefe do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), o major-brigadeiro José Madureira Júnior e demais autoridades.
As operações no continente gelado são realizadas pelo Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro. A unidade cumpre um papel de grande destaque em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), realizado sob o comando da Marinha do Brasil.
A Marinha do Brasil é reponsável também pela estação brasileira Comandante Ferraz, localizada na Ilha Rei George, na Antártica, e que reúne diversos cientistas que realizam uma infinidade de pesquisas. A base brasileira não tem pista para as aeronaves, obrigando a FAB utilizar a base chilena Eduardo Frei.
Atualmente a FAB realiza, em média, dez missões anuais na Antártica e enfrenta as mais diversas condições climáticas.
No período chamado verão antártico, são feitos o transporte pessoal, equipamentos e suprimentos a parir da base chilena. Já no inverno são procedidos os lançamentos de cargas direto na estação brasileira.
Novo emprego
No ano passado, o KC-390 realizou sua primeira missão na Antártica e substituirá o C-130 Hercules nas missões do Proantar.
Atualmente, a FAB emprega seis unidades do KC-390 que estão dividios entre dois esquadrões, o Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro, e Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis, Goiás.
Domingo aéreo: FAB abre duas bases aéreas ao público neste final de semana; saiba mais
Gabriel Centeno | Publicada em 28/09/2023 13:00
Duas bases da Força Aérea Brasileira (FAB) recebem o público no próximo domingo (01/10), seguindo a temporada de portões abertos deste ano. Os tradicionais domingos aéreos acontecem na Base Aérea de Manaus (AM) e no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, no Campo de Marte. O público poderá ver de perto aviões civis e militares e vibrar com apresentações da Esquadrilha da Fumaça e Esquadrilha Fox.
No norte do país, a BAMN recebe o público a partir das 09:00, encerrando o evento às 18:00 (horário local). O Domingo Aéreo de Manaus terá exposição de aeronaves do Exército, Marinha e da própria Aeronáutica, incluindo modelos como o A-29 Super Tucano, HM-1 Pantera, UH-12 Esquilo, C-130 Hércules e KC-390 Millennium.
Carros antigos, aeronaves privadas e da Azul Conecta também serão expostas na base manauara, bem como a demonstração de paraquedistas, aeromodelos e apresentação da Esquadrilha Fox.
A entrada é grátis, mas quem for ao Domingo Aéreo na Base Aérea de Manaus também poderá doar 1 kg de alimento não-perecível e participar de sorteios no evento. Todo material arrecadado será doado à instituições locais. Confira mais informações e orientações no site oficial do evento.
Já em São Paulo capital, quem abre suas portas é o PAMA-SP no Campo de Marte, das 09:00 às 17:00. Também haverá exposição de automóveis clássicos, aviões civis e militares e atividades com as forças armadas e de segurança pública, mas os pontos altos serão as acrobacias dos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, às 15:00, e as passagens baixas do caça F-5M Tiger II.
A entrada é gratuita. Ao contrário das edições anteriores, não será necessário retirar ingressos gratuitos no evento desse ano.
Mais eventos
Ainda neste final de semana, no sábado (30), acontece os portões abertos na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá. No entanto, as inscrições gratuitas para o evento já se encerraram. A atividade também contará com apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 15:30.
Nas semanas seguintes, haverão outros seis portões abertos nas seguintes localidades:
12/10- Base Aérea de Canoas (BACO), RS
14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM), RS
15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL), SC
28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL), RJ
29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), CE
19/11- Base Aérea de Campo Grande (BACG), MS.
PREFEITURA DE GUARATINGUETÁ - Ações recreativas e socioeducativas: Escola de Especialistas da Aeronáutica realiza o programa “Forças no Esporte (PROFESP)” aos alunos rede pública
Da Redação | Publicada em 28/09/2023 14:23
A Prefeitura de Guaratinguetá juntamente com a Secretaria de Esportes e Educação em parceria com a Escola de Especialistas da Aeronáutica realiza o Programa ‘’Forças no Esporte (PROFESP)’’ aos alunos da Rede Pública de Ensino. O programa possui a finalidade de incluir crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e proporcionar a eles a prática de esporte e de atividades que visam à educação integral, à disciplina e à consolidação de valores.
Durante o período matutino, tempo que ficam na EEAR, são realizadas aulas de futebol, atletismo, basquete, capoeira, corrida, aulas comportamentais (disciplina e higienização), reforço escolar, artes, música, civismo, saúde e bem-estar, entre outras várias atividades.
Dessa forma, a Aeronáutica atendeu 4000 alunos durante os 10 anos de projeto. O programa acontece 4 vezes por semana, onde a Secretaria da Educação faz o transporte até o local, onde os alunos realizam as atividades, almoçam e, depois, no período vespertino, retornam para o espaço escolar.
Essa parceria entre a Escola de Especialistas da Aeronáutica e as instituições locais é um exemplo de como o esporte e a educação podem transformar vidas e criar oportunidades para jovens!
ÁREA MILITAR – DCTA realiza instrumentação de ensaios de Reabastecimento em Voo com KC-390 Millennium
Agência Força Aérea | Publicada em 28/09/2023 17:30
Articulada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e coordenada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Operação Tererê teve início no dia 11 de setembro e deve seguir até 6 de outubro, na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é realizar ensaios do sistema de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave KC-390 Millennium para a aeronave SC-105 Amazonas. A fim de obter esta qualificação, a missão implica compreender profundamente o comportamento do SC-105 quando exposto à esteira de turbulência de um jato. Para tanto, será adotada a técnica de “aproximação gradual”, iniciando os ensaios com a aeronave turboélice KC-130 Hércules, com menos efeito de esteira.
Instrumentação
A instrumentação é uma atividade preparatória para a operação de ensaio em voo e visa a instalação de sistemas para coleta de informações de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB). A preparação (deslocamento, verificação de compatibilidade, instalação e teste dos equipamentos) totalizou uma jornada de seis semanas, por ser um trabalho de extremo cuidado e detalhe. Os módulos instalados se interligam com a aeronave, a fim de coletar informações elétricas de relevância que afetem os sistemas de comando.
O processo demanda uma meticulosa coleta de dados, com a instalação de sensores nas aeronaves envolvidas para registrar informações técnicas vitais. Aproveitando-se da missão, diversas inovações estão sendo implementadas pelo IPEV em sua Instrumentação de Ensaios, entre elas a derivação de parâmetros de barramento Arinc 429, que representa um avanço significativo na manipulação e análise de dados cruciais de aviação, e a instalação de extensômetros para registrar esforços estruturais em pontos diversos da aeronave recebedora. A coordenação e supervisão dessa implementação ficaram a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Além disso, está sendo introduzida a arquitetura Master-Slave, que coordena e controla a comunicação entre múltiplos Sistemas de Aquisição de Dados, marcando a trajetória do IPEV rumo à excelência técnica.
Inovações
Duas inovações históricas destacam-se, ainda, na Operação: a estreia da medição das forças aplicadas pelos pilotos em comandos do tipo yoke (coluna semicircular que o piloto deve mover para controlar a aeronave, manche específico para aeronaves de transporte), prometendo dados valiosos para toda a indústria aeronáutica nacional, e o lançamento de um aplicativo para visualização de dados em tempo real.
“O aplicativo promete revolucionar a forma como os dados são visualizados e interpretados, melhorando significativamente a consciência situacional e a segurança de voo durante a operação”, comenta o Sargento Especialista em Eletrônica André Lourenço da Silva, da Seção de Operações de Instrumentação.
O Chefe da Engenharia de Instrumentação e da Seção de Operações de Instrumentação, Capitão Engenheiro Túlio Araújo de Medeiros Brito, enfatizou a destacada atuação do IPEV na instalação independente dos extensômetros, evidenciando o investimento da Força Aérea Brasileira (FAB) na capacitação de seus técnicos militares e civis. “Este progresso denota uma era de mais autonomia tecnológica, beneficiando diretamente o Brasil. O compromisso contínuo do IPEV com a vanguarda da inovação e a busca pela excelência e rigor científico são reafirmados por meio desses avanços, com uma perspectiva otimista para futuros desenvolvimentos revolucionários baseados na rica experiência e expertise técnica acumulada nos Ensaios em Voo”, concluiu o Capitão.
ÁREA MILITAR – Equipe de Paraquedismo da FAB se prepara para Campeonato Nacional das Forças Armadas
Agência Força Aérea | Publicada em 28/09/2023 18:30
A equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira (FAB) – Falcões está em treinamento na cidade de Guaratinguetá (SP), visando o Campeonato Nacional das Forças Armadas, que acontecerá entre os dias 12 e 19/10, no Aeroclube de Guaratinguetá (SP).
Nos dias 18 e 20/09, a equipe participou do Campeonato Brasileiro de Paraquedismo Clássico, no Aeroclube de Resende (RJ). A participação rendeu medalhas em diversas categorias.
O Chefe da modalidade de Paraquedismo e integrante da Federação Carioca de Salto Livre, Tenente Especialista em Fotografia Rodrigo Gonçalves, agradeceu a todos pelo desempenho na organização geral do evento. “Agradeço também aos árbitros e atletas por cumprirem a missão com seriedade e lealdade. Sabemos que não foi fácil o processo, mas, no final, concluímos com sucesso o campeonato”, disse.
Ainda, no dia 17/09, os Falcões estiveram no Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga (SP). O evento celebrou os 150 anos do nascimento do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. O grupo de militares da FAB realizou a demonstração de salto livre para um público com mais de 50 mil pessoas.
Saiba mais
A equipe de Paraquedismo da FAB surgiu no ano de 1969 na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), situada em Guaratinguetá (SP), e levava o nome de “Boinas Azuis”. O Primeiro Campeonato das Forças Armadas foi no ano de 1977, na cidade de Casa Branca (SP). Em 1981, militares da FAB participaram pela primeira vez de uma competição do Conselho Internacional de Desporto Militar na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. A equipe passou a ser chamada de Falcões a partir de 2007 e sua sede foi transferida para a Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ).
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025