NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Em Brasília e no Rio, Museu Aeroespacial levou exposições ao 1º Seminário Conjunto de História Militar da Defesa
Publicada em 27/04/2025 07:51
O Museu Aeroespacial (MUSAL), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que teve participação de destaque no 1º Seminário Conjunto de História Militar da Defesa, promovido pelo Ministério da Defesa, entre os dias 9 e 11 de abril de 2025.
Durante o evento, o Museu apresentou a exposição itinerante “FAB na Guerra” com acervos históricos da FAB na Segunda Guerra Mundial, que permaneceu aberta ao público em Brasília (DF), no dia 9 de abril, e no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 10 e 13 de abril.
Com o tema “A Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial – 80 anos do Dia da Vitória (8 de maio de 1945)”, o seminário, com o claro objetivo de enaltecer tão marcante passagem na história do Brasil e do mundo, foi dividido em duas fases: a primeira, realizada em Brasília, na Escola Superior de Defesa (ESD); e a segunda, no Rio de Janeiro, no Museu Naval, vinculado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).
A exposição do MUSAL, organizada em parceria com o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), contribuiu para a difusão da história da Força Aérea Brasileira, com destaque para peças raras e documentos originais, elementos que atraíram o interesse de militares, autoridades, estudantes e pesquisadores, tendo registrado a presença de 538 visitantes, sendo 296 na Escola Superior de Defesa e 242 no Museu Naval.
Além da mostra, o seminário contou com palestrantes das três Forças Armadas e de Instituições acadêmicas. Os temas abordados exploraram aspectos estratégicos, operacionais e culturais da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com ênfase na atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), da Aviação de Patrulha e da Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO), além de destacar o valor simbólico dos bens culturais preservados pela FAB.
Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF)
A cerimônia de abertura ocorreu em 9 de abril, na Escola Superior de Defesa, em Brasília, e foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, dentre elas, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; o Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; CHEC do EMCFA nomeado, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa; da Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins; e do Diplomata de Ligação do MRE junto à ESD, Embaixador George Torquato Firmeza.
Também participaram da cerimônia os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), integrantes do Corpo Permanente da ESD, representantes das Forças Singulares e convidados da Chefia de Educação e Cultura do EMCFA.
Promovido pela Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC/EMCFA), o evento teve como um de seus destaques a exposição do MUSAL, que apresentou ao público peças históricas, representando a atuação da aviação militar brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Entre os objetos em destaque estavam o kit de costura, capacetes e óculos de voo, lenço de fuga, touca de voo do Aspirante Roberto Tormin Costa, régua de voo, prancheta com mapas, e documentos como o Morning Report e o brevê de piloto da USAF Army (Força Aérea do Exército dos Estados Unidos).
Também foram expostos dog tags (plaquetas de identificação) dos militares Orlando Pinto e Arão Medeiros, além de medalhas “Campanha da Itália”, “Cruz de Aviação” e do 1º GAvCa, o botom “Pardon My English” e uma caixa de medalhas pertencente a Nero Moura.
A ambientação contou com dois manequins fardados, banner institucional e os dioramas (representação tridimensional) “Piper” e “P-47”. O conjunto visual proporcionou aos visitantes uma imersão na história da Força Aérea Brasileira durante o conflito.
Museu Naval, Rio de Janeiro (RJ)
A segunda fase do seminário ocorreu nos dias 10 e 11 de abril, no Museu Naval, sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), no Rio de Janeiro. As atividades foram organizadas por blocos temáticos conduzidos por cada Força: Marinha do Brasil (manhã do dia 10), Exército Brasileiro (tarde do dia 10) e Força Aérea Brasileira (manhã do dia 11).
O MUSAL se fez presente com sua exposição itinerante no Museu Naval, montada nos dois dias do evento, bem como com a brilhante palestra “A Preparação e o Envio do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) para o Teatro de Operações da Itália”, proferida pelo Coronel Intendente (R/1) Alex de Faria Soares, do efetivo do Museu Aeroespacial (MUSAL).
Entre os itens em destaque expostos estavam uma máquina de escrever, uma caderneta de voo do piloto Roberto Tormin Costa e um saco de campanha do então Tenente Coronel Aviador Nero Moura, Comandante do 1º GAvCa na Itália. Também compuseram a cenografia a mesa de campanha com sua cadeira, instrumentos de navegação como um relógio de voo e um relógio de época.
A exposição incluiu ainda modelos detalhados das aeronaves Republic P-47 Thunderbolt, Piper L-4 e Lockheed A-29 Hudson, além de uma maquete representativa e um expositor com itens originais da FAB. Um grande painel cenográfico, em formato de aranha, com o título “FAB na Guerra”, serviu como elemento central da ambientação, reforçando o caráter educativo e histórico da mostra.
Ao longo do seminário, foram discutidos temas como “A Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial”, “A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária em Operações na Itália”, “A Participação da FAB no Conflito”, “Liderança Militar em Combate” e “Os Bens Culturais das Forças Armadas que Preservam a Memória da Guerra”. Participaram historiadores, oficiais da reserva, servidores públicos e especialistas em História Militar.
Palestra do Cel. Int. Alex, Oficial do efetivo do Museu Aeroespacial
Durante a Mesa Temática nº 3, dedicada à Força Aérea e coordenada pelo Brigadeiro do Ar (R/1) Roberto Ferreira Pitrez, o Coronel Intendente (R/1) Alex de Faria Soares, do efetivo do Museu Aeroespacial (MUSAL), proferiu a palestra “A Preparação e o Envio do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) para o Teatro de Operações da Itália”. A exposição destacou os aspectos logísticos, operacionais e simbólicos da missão da Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial.
Na ocasião, o Coronel Alex resgatou os principais fatos que marcaram a mobilização do Brasil no conflito, com ênfase na trajetória do 1º GAvCa. Segundo o palestrante, “foi um tempo de intenso treinamento e de alinhamento com a doutrina americana. Era fundamental que nossos combatentes estivessem preparados para operar com excelência em um ambiente de guerra moderno e altamente tecnológico para os padrões da época”.
Mais do que um relato histórico, esta palestra foi um tributo à memória dos combatentes da FAB. Para o Coronel Alex, a missão brasileira na Itália foi um marco histórico para a FAB: “Não se tratava apenas de enviar aviões, mas de integrar o Brasil a uma estrutura bélica complexa e exigente, com desafios técnicos e humanos”, destacou.
Encerramento das atividades do 1º Seminário Conjunto de História Militar da Defesa
As atividades de encerramento incluíram visitas mediadas ao Navio Museu Bauru e ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNM2GM), no Rio de Janeiro, que reforçaram o caráter simbólico e educativo do evento, oferecendo aos participantes uma experiência de imersão na história militar brasileira.
A iniciativa contou com o apoio das Forças Singulares, destacando a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), além de diversas instituições acadêmicas e culturais, reafirmando o compromisso das Forças Armadas com a preservação da memória histórica do país, além de incentivar o intercâmbio entre militares, civis, estudantes e pesquisadores, consolidando-se como um espaço essencial de valorização do patrimônio histórico-militar nacional.
A presença do Museu Aeroespacial no seminário reforça seu papel como guardião da memória da Força Aérea Brasileira e da história da aviação, mantendo sempre seu foco na missão de preservar e divulgar o patrimônio aeronáutico nacional, bem como promover a educação histórica e cultural da sociedade brasileira.
Aeronaves da FAB ganham reforço para guerra eletrônica
Humberto Leite | Publicada em 27/04/2025 14:28
Aeronaves da Força Aérea Brasileira terão maior capacidade para detectar sinais de radares inimigos e determinar a origem das transmissões. Isso será possível por meio do CalculaDOA, software desenvolvido por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Na prática, mesmo sem mudanças nos equipamentos, haverá ganho tático. O sistema ainda precisará ser incorporado.
O impacto do software foi comprovado em uma avaliação operacional com aeronaves R-99, conduzida pelo Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), que constatou uma maior precisão na localização de alvos. Além de seu uso em operações reais, o CalculaDOA também tem sido fundamental na formação de especialistas, sendo utilizado no Curso Doutrinário de Guerra Eletrônica (COGE), promovido pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE).
O ITA e a FAB já estão trabalhando em melhorias futuras, como rotinas de calibração aprimoradas, uma interface gráfica mais eficiente e integração com sistemas de última geração. O CalculaDOA tam?em possui potencial de aplicação em setores civis que utilizam tecnologias de sensoriamento remoto e localizam sinais com precisão, como telecomunicações, controle de tráfego aéreo e monitoramento ambiental, por exemplo.
EDIÇÕES ANTERIORES
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025
111 de 21/04/2025
110 de 20/04/2025
109 de 19/04/2025
108 de 18/04/2025
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025
105 de 15/04/2025