NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Veteranos da Marinha, Exército e Força Aérea fizeram marcha e interação com moradores em São José dos Campos


Luiz Padilha | Publicada em 27/11/2021 18:35

Uma ação cívico-social de 40 veteranos das Forças Armadas e civis apoiadores foi realizada, no dia 21 de novembro de 2021, em São José dos Campos (SP). O evento constou de uma marcha e distribuição de alimentos para moradores do bairro Beira Rio. A ação foi proposta pelo núcleo da futura Seção Regional Vale do Paraíba Paulista da AVCFN – Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e contou com a adesão de veteranos integrantes da Marinha, dos corpos da Armada e de Fuzileiros Navais e do Exército e da Força Aérea, provenientes do Vale do Paraíba Paulista, Grande São Paulo e Baixada Santista.

A marcha de oito quilômetros, em cinco horas, denominada Travessia do Banhado, ocorreu em terreno plano, porém dificultada pela transposição de cursos d’água, demandando tempo para o lançamento de pontes com emprego de toras de madeira. A seguir, o contingente foi embarcado em antigas viaturas desativadas de uso militar, ora operadas por civis, e prosseguiu até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Beira Rio, onde entregou alimentos para moradores, distribuiu doces para as crianças e fez interação com a população, franqueando o acesso aos veículos, para alegria da garotada. O Beira Rio é um povoado antigo de pescadores, onde moram cerca de 35 famílias. Foi formado por volta dos anos 1950. Além da pesca, os ribeirinhos dedicam-se ao trabalho na construção civil e serviços autônomos.

Banhado

O chamado banhado em São José dos Campos é uma planície aluvial do rio Paraíba do Sul, caracterizada por solo turfoso, resultado de inundações ao longo de milhares de anos, com deposição de material orgânico. Este tipo de solo é suscetível a incêndios motivados por combustão espontânea, o que foi observado durante a marcha, em vários pontos do trajeto.

Com o controle das inundações, após as construções das represas de Paraibuna e Santa Branca, nos anos 1970, a área de várzea é drenada por canais chamados de valetões, diques ou pôlderes que levam a água para o rio Paraíba do Sul. Este tipo de obstáculo adicionou grau de dificuldade para a marcha dos veteranos das FFAA, ocorrida na porção Oeste do banhado, entre o bairro Limoeiro e o clube Thermas do Vale. O local comporta atividades econômicas de horticultura e criação de gado. A flora local é composta por vegetação rasteira, arbustos e árvores de pequeno porte, compatíveis com a floresta estacional semidecidual aluvial.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Afinal, o Gripen da FAB terá MFS-EW?


João Paulo Moralez | Publicada em 27/11/2021

Em setembro de 2020 lançamos uma matéria aqui no site para esclarecer uma dúvida dos leitores, se o sensor passivo de busca de alvos por infravermelho, o IRST, equiparia os caças Gripen E/F da Força Aérea Brasileira (FAB). Menos de um ano depois, a nossa análise provou-se correta com a divulgação das primeiras imagens do Gripen E de série da FAB, visto na Suécia antes da sua entrega formal para o Brasil.

Agora, com a divulgação de uma série de fotos inéditas relativas à entrega dos quatro primeiros exemplares de produção da FAB, outra dúvida dos leitores paira no ar. Afinal, o Gripen da FAB é equipado com o Multi Function System – Electronic Warfare (MFS-EW)?

O questionamento surgiu pelas diferenças de forma e tamanho do wing tip unit (WTU) dos exemplares da Suécia e do Brasil. O WTU é o pilone de ponta de asa que, além de ser um ponto de fixação de um míssil ar-ar de curto alcance guiado por infravermelho, incorpora parte dos sistemas de guerra eletrônica da aeronave.

Antes de responder à dúvida, é preciso destacar que o Gripen possui algumas características que fazem parte da essência e, dessa forma, são indissociáveis: a elevada capacidade de fusão de dados, o avançado sistema de armas, a arquitetura modular, a guerra eletrônica e a guerra centrada em rede, citando alguns exemplos. Em resumo, não é possível retirar essas capacidades da aeronave a pedido de um cliente.

O MFS-EW é o conjunto de soluções de guerra eletrônica do Gripen. A T&D já explorou, neste artigo, cada uma delas com profundidade. Mas resumidamente, trata-se dos lançadores de chaff/flare para despistar mísseis guiados por radar e por infravermelho, respectivamente; o radar warning receiver; missile approach warning system; laser warning system; decoys; e mais uma série de recursos que têm o objetivo de confundir, saturar e interferir nos sistemas eletrônicos inimigos para que o Gripen possa se defender de ameaças e ter liberdade de operação em ambiente hostil permeado por interferências e defendido por sistemas de defesa antiaérea. Os equipamentos instalados no WTU são uma parte do MFS-EW.

Assim, o MFS-EW é uma suíte, algo complexo que está espalhado por todo o avião, e não em um único local, como no WTU.

Voltando à dúvida, o Gripen E da FAB possui ou não o MFS-EW? A resposta é simples: sim, possui.

Mas afinal, por qual razão o formato e o tamanho dos WTU do Brasil e da Suécia são diferentes?

Por se tratar de um sistema sofisticado e de elevada importância no campo tático, as características e capacidades dessa suíte são revestidas de grande sigilo e confidencialidade.

Entretanto, é preciso ressaltar que o cenário tático, operacional, geopolítico e as ameaças vivenciadas pela Suécia e pelo Brasil são distintos. Felizmente, o Brasil dispõe de superioridade numérica e de modernidade se comparado à muitos dos países com os quais faz fronteira. Deve-se levar em conta, ainda, a qualidade do material humano. A FAB investe muito em treinamento, preparo, emprego, intercâmbio, exercícios, operações e se mantém atualizada com as mais modernas táticas e doutrinas utilizadas por países da Europa e Estados Unidos, por exemplo.

Naturalmente, o nível de ameaça no nosso contexto é muito menor se comparado com aquele vivenciado pela Suécia, que está muito próxima da Rússia, uma hipótese de emprego numericamente superior.

Dessa forma, não significa que o Brasil está comprando um sistema mais simples e de menor capacidade, ou um downgrade da versão sueca. Mas é possível que cada um deles esteja dimensionado às demandas e necessidades particulares. É possível que a Suécia tenha solicitado um sistema específico para contrapor às ameaças ao seu redor.

A chegada do Gripen para a FAB, com os sistemas e armamentos associados, coloca o Brasil no nível das mais modernas forças aéreas do mundo, criando um abismo em relação aos demais países da América Latina pelas próximas décadas.

 

PORTAL AEROFLAP


Veja mais imagens dos novos Gripen da FAB


Gabriel Centeno | Publicada em 27/11/2021

Na última quarta-feira (24), a Saab revelou os seis primeiros caças Gripen E de série. A fabricante sueca entrou de vez na fase de entrega de quatro caças para a Força Aérea Brasileira e dois para a Força Aérea Sueca. 

No dia 26, a Saab publicou um vídeo com mais imagens dos Gripens de série. Quatro aeronaves voaram em uma formação liderada pelo F-39E FAB 4101, o primeiro Gripen brasileiro de produção seriada. Em outro vídeo, o Comandante da FAB, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou: “Muitos foram aqueles que, com seu trabalho e seu esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que iniciou em 2014 após um processo de desenvolvimento de sete anos, e aqui está.”

Neste sábado, a Saab também publicou mais imagens dos novos caças voando juntos nos céus da Suécia. “É assim que a Colaboração Real se parece no ar. Aqui, alguns dos primeiros caças Gripen E de produção em série para a Suécia e o Brasil voando lado a lado.”

A FAB adquiriu 36 Gripens, sendo 28 do modelo F-39E de um assento e oito F-39F de dois assentos. Já a Suécia comprou 60 caças, todos JAS-39E monoposto. O Gripen E também concorre com outras aeronaves no Canadá, Finlândia e Filipinas.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota de Pesar - Militares da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá


Da Redação | Publicada em 27/11/2021 09:49 | Atualizado em 27/11/2021 09:58

É com profundo sentimento de tristeza e pesar que a Defesa e as Forças Armadas manifestam pêsames pelo falecimento, em 26 de novembro de 2021, do Cabo Eremar Lima de Freitas e do Soldado Luiz Guilherme Correia Pedroso, ambos da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, em São Paulo.

A viatura em que os militares estavam deslocava-se a serviço quando sofreu um acidente na Rodovia Presidente Dutra, próximo ao município de Lavrinhas, São Paulo. O terceiro militar ocupante do veículo foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em hospital da região.

A Força Aérea presta todo o apoio às famílias dos militares nesse momento de dor e acompanha a apuração dos fatos do acidente, colaborando com as autoridades policiais.

O Ministério da Defesa rende as condolências, pela irreparável perda, aos familiares e amigos dos militares vitimados no cumprimento do dever de servir à Pátria.

 

 

 

 

 

PORTAL DEFESANET


Os bastidores do Exercício Conjunto Tínia 2021

Para que o maior treinamento do ano realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) atingisse o seu objetivo final, foi crucial a integração das equipes no solo, pilotos e controladores, além do apoio dos profissionais da saúde

Da Redação | Publicada em 27/11/2021 11:00

Uma infraestrutura de alto padrão com tecnologia de ponta foi montada no Exercício Conjunto Tínia 2021, que aconteceu de 8 a 26 de novembro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para que o maior treinamento do ano realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) atingisse o seu objetivo final, foi crucial a integração das equipes no solo, pilotos e controladores, além do apoio dos profissionais da saúde da FAB.

Na coordenação para que as aeronaves decolassem nos horários corretos, com segurança e eficiência, todo o conhecimento dos militares foi colocado à prova durante o adestramento. Conheça, a seguir, um pouco do trabalho de apoio durante o Exercício.

Hospital de Campanha (HCAMP)

Uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem se revezou no Hospital de Campanha (HCAMP) montado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Segundo o Chefe da Unidade Celular de Saúde (UCS), Capitão Médico Fábio de Queiroz Teixeira, esta é a primeira vez que uma UCS foi ativada para participar do EXCON Tínia.

“Para nós da Saúde Operacional, é uma oportunidade única treinar o atendimento dos militares envolvidos na missão em campanha. Com isso, conseguimos dar o apoio à atividade operacional da Força e também fazer o treinamento dos militares envolvidos na missão”, salientou.

Já a Especialista em Enfermagem Sargento Michelle Lima Soares contou que a interação dos profissionais do HCAMP na missão aproximou a saúde operacional da aviação. “Isso é uma condição sine qua non na Força Aérea. Nós somos a saúde que estamos cobrindo, prontos para quando os participantes precisarem. E estar em campanha, estar em curso junto com todos os militares do Exercício, fez toda a diferença para a nossa equipe”, disse.

1º GCC

Nos bastidores do Teatro de Operações, também esteve o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), responsável pela montagem de uma infraestrutura técnica e operacional capaz de otimizar o controle aéreo e prover diversos serviços, como o acesso à internet, intraer e telefonia. Com equipamentos montados em Santa Maria, os Esquadrões do 1º GCC apoiaram o Exercício Conjunto Tínia para garantir a integração entre as equipes e o controle das operações aéreas militares.

“O Exercício foi muito importante, pois a parte operacional incluiu nossos controladores de voo treinados para cumprirem o treinamento de missões de combate BVR (do inglês, Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual)”, explicou o Chefe Controlador do GCC, Capitão Fábio Nunes de Oliveira.

Além dessa estrutura, o 1º GCC dispõe do Radar de Defesa Aérea TPS-B34, que tem como principal diferencial ser tridimensional, transportável e com uma enorme capacidade de guerra eletrônica. “O nosso TPS-B34 pode ser alocado em qualquer situação. Onde houver necessidade em um treinamento ou em um emprego real, o Brasil pode contar com o GCC”, ressaltou o Capitão F. Nunes.

DTCEA-SM

Na ponta da linha da sincronização dos elos do Exercício Tínia, estiveram os profissionais do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

De acordo com o Comandante do DTCEA-SM, Major Hugo Slavez Filho, no EXCON Tínia foi crucial a coordenação para que as aeronaves decolassem no horário correto, e essa sincronização envolveu todos os elos de defesa aérea.

Além dos militares na Torre de Controle de Aeródromo de Santa Maria, ainda tivemos um controlador aeroembarcado dentro da aeronave E-99, ambos atuando de forma integrada com o Quarto Esquadrão Mangrulho - Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC). “Nesse contexto, a missão do DTCEA-SM foi de prover todo o suporte necessário relacionado ao serviço de tráfego aéreo para que as tripulações pudessem focar inteiramente na atividade operacional, sempre prezando pela eficiência e segurança”, complementou.

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL CAVOK


Esquadrilha da Fumaça inaugura monumento do T-24 Fouga Magister na AFA


Fernando Valduga | Publicada em 27/11/2021 10:46

No dia 25 de novembro, foi inaugurado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) o Monumento T-24 Fouga Magister, jato francês que voou na Fumaça de 1969 a 1972.

A cerimônia realizada no hangar do EDA contou com a presença do Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Gobett e dos veteranos do Fouga Magister, Brigadeiro do Ar Soares Filho e Suboficial Tiguen Sinzato.

A Esquadrilha da Fumaça, oficialmente denominada Esquadrão de Demostração Aérea – EDA, foi formada em 1952, com aeronaves North American T-6. Essas aeronaves, fabricadas em meados dos anos 40, estavam desgastadas e envelhecidas no final dos anos 60, e o Governo Brasileiro resolveu substituí-las no EDA por pequenos jatos de treinamento de fabricação francesa, os Fouga 170-2 Super Magister.

A Força Aérea Brasileira adquiriu, em 1968, 7 exemplares do modelo aperfeiçoado CM-170-2 Super Magister, dos quais 137 foram fabricados. Essas aeronaves possuiam motores Marboré IV, um pouco mais potentes. A FAB denominou o modelo como T-24.

Os T-24 Fouga Magister, infelizmente, não fizeram sucesso na Esquadrilha da Fumaça, embora pudessem oferecer um espetáculo interessante por produzirem fumaça colorida, uma exclusividade dos jatos. Um dos problemas era o altíssimo consumo de combustível, o que também limitava muito a autonomia da aeronave. Outro problema sério da aeronave era a sua restrição para operar somente em pistas pavimentadas.

A esquadrilha dos jatos realizou apenas 46 demonstrações, a partir de 1969, sendo desativada definitivamente em 1972. O EDA voltou a utilizar os velhos T-6, que permaneceram ativos ate 1977, quando a Esquadrilha foi desativada, voltando a operar somente em 1982 com aeronaves Embraer T-27 Tucano.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL GAZETA MT - Ciopaer homenageia personalidades que contribuem para o crescimento da unidade

Estão entre os agraciados membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal entre outros

Da Redação | Publicada em 27/11/2021 08:21

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu a 45 pessoas, entre militares e civis, a medalha Mérito Águia Uno, que é a maior honraria da aviação de segurança pública. Os agraciados foram reconhecidos pelos importantes serviços prestados à unidade que colabora com o salvamento de vidas e proteção ao meio ambiente. A entrega das comendas foi realizada nesta sexta-feira (26.11) no hangar do Ciopaer, em Várzea Grande.

O secretário Adjunto de Integração Operacional (SAIOP), coronel Juliano Chiroli, disse que cada um dos homenageados contribuiu de alguma forma para o crescimento do Ciopaer. “Todos eles contribuíram de forma direta ou indiretamente dentro de suas possibilidades e fizeram o crescimento do Ciopaer, por isso a nossa homenagem é igual a todos”, destacou.

O secretário também destacou o crescimento do Ciopaer nos últimos anos e agradeceu a dedicação das equipes, mas também lembrou da importância da integração da unidade com diferentes instituições. “A maior marca hoje do Ciopaer é a integração com os demais órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Então parte desse crescimento é fruto dessa integração com esses órgãos e com a sociedade civil organizada”, lembrou.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima, também reconheceu a importância dos homenageados para o crescimento da unidade, que conta com sete aeronaves e quatro helicópteros em dois municípios. “A estrutura que temos também se deve ao apoio de vários parceiros, governamentais ou não. Então, hoje, é uma data que a gente homenageia essas pessoas com a medalha Mérito Águia 1 do Ciopaer”, ponderou.

O diretor Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Agnaldo Pereira, reconheceu o Ciopaer como uma instituição essencial no apoio ao atendimento à sociedade. “O Ciopaer é uma unidade parceira em todas as áreas de atuação, seja no salvamento de vidas, no combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. Então, é um braço forte do Corpo de Bombeiros e tem nos apoiado diretamente”, reconheceu.

Em 2021 o Ciopaer completou 15 anos de prestação de serviços à sociedade e esta é a quinta vez desde sua inauguração que a unidade concede esse tipo de homenagem aos cidadãos que contribuem para seu crescimento. Até o momento 150 pessoas que prestaram relevantes serviços para o Ciopaer foram agraciadas com a medalha Mérito Águia Uno, conhecida como a maior honraria da Aviação de Segurança Pública. 

Dessa vez os homenageados foram militares e civis de diversas instituições como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa, prefeitura de Sorriso. Também estão entre os agraciados membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Aviação (ANAC), Força Aérea Brasileira, além de empresários.