NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
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KC-390 da FAB dobrará capacidade de combate a incêndios com novo sistema
Marcelo Barros | Publicada em 26/12/2024 16:00
A Força Aérea Brasileira (FAB) ampliará significativamente sua capacidade de combate a incêndios com a aquisição de uma segunda unidade do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II) para equipar seus KC-390 Millennium. O sistema, que permite despejar 12 mil litros de água em poucos segundos, foi fundamental em missões críticas durante os incêndios no Pantanal e na Amazônia em 2024. A nova aquisição representa mais um passo estratégico no fortalecimento das operações de emergência da FAB.
O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II), desenvolvido para ser rapidamente instalado nas aeronaves KC-390 Millennium, representa um avanço significativo na capacidade de resposta a incêndios florestais no Brasil.
Com uma capacidade de lançamento de 12 mil litros de água em apenas sete segundos, o MAFFS II pode ser operado em locais de difícil acesso, garantindo que áreas críticas recebam intervenção rápida e precisa. Além disso, o sistema utiliza uma tecnologia que permite maior controle sobre o padrão de dispersão da água, otimizando sua eficácia no combate às chamas.
Em 2024, o KC-390 equipado com o MAFFS II realizou mais de 100 voos de combate a incêndios, despejando mais de 1 milhão de litros de água em regiões devastadas pelas chamas, como o Pantanal, a Amazônia e áreas florestais do estado de São Paulo.
A aquisição de uma segunda unidade do MAFFS II ampliará a capacidade da FAB de realizar múltiplas operações simultâneas, proporcionando mais agilidade e eficiência nas respostas a emergências ambientais.
O papel do KC-390 Millennium nas missões de combate a incêndios
O KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer, tem se consolidado como uma das aeronaves multimissão mais versáteis do mundo. Capaz de operar em diferentes cenários, desde missões de transporte logístico até operações de evacuação aeromédica e combate a incêndios, o KC-390 tornou-se um ativo estratégico para a FAB.
Durante as operações de combate aos incêndios florestais em 2024, o KC-390 demonstrou não apenas sua eficiência na instalação e uso do sistema MAFFS II, mas também sua capacidade de operar sob condições extremas, realizando voos em baixa altitude e com alta precisão no despejo de água.
Além disso, a rapidez no preparo e instalação do sistema MAFFS II nas aeronaves KC-390 permite que a FAB responda de forma ágil às demandas emergenciais. Em menos de 24 horas, o equipamento pode ser montado e estar pronto para operação, o que é crucial em cenários onde cada minuto conta para evitar que incêndios se alastrem.
A nova unidade MAFFS II, aliada à robustez e eficiência do KC-390, dobrará a capacidade operacional da FAB no enfrentamento a desastres ambientais, fortalecendo ainda mais a atuação da aviação militar brasileira.
Expansão internacional do KC-390: um sucesso global
Desde sua entrada em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019, o KC-390 Millennium tem se destacado no cenário internacional. A aeronave já é operada por países como Portugal (2023) e Hungria (2024), além de ter sido adquirida por Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul. Mais recentemente, a Suécia confirmou a seleção do modelo, e a Eslováquia indicou o KC-390 como a melhor opção para renovar sua frota de transporte aéreo.
Com uma disponibilidade operacional de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, o KC-390 tem se consolidado como referência mundial em sua categoria. Esses números refletem não apenas a qualidade técnica da aeronave, mas também sua confiabilidade em missões críticas.
O sucesso internacional do KC-390 reforça sua posição como uma solução robusta e eficiente para operações multimissão, incluindo transporte logístico, evacuação médica e combate a incêndios. A crescente adesão de forças aéreas estrangeiras ao modelo atesta seu desempenho e adaptabilidade a diferentes cenários operacionais.
Para o Brasil, a expansão global do KC-390 representa não apenas uma vitória comercial para a Embraer, mas também uma garantia de que as aeronaves operadas pela FAB estão alinhadas com os mais altos padrões internacionais de desempenho e segurança.
SÃO PAULO SECRETO - Museu com mais de 80 aeronaves será criado na zona norte de SP. Conheça o projeto!
O novo museu trará um acervo histórico com diversas aeronaves icônicas e itens que narram a evolução da aviação
Esther Miranda | Publicada em 26/12/2024 16:32
Os apaixonados por aviação já podem comemorar! Previsto para ser inaugurado em até três anos, o Museu Aeroespacial Paulista, também chamado de MAPA, promete se tornar um dos maiores polos de preservação e celebração da história aeronáutica no Brasil.
O local surge de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Museu Asas de um Sonho (MAS), fundado pela família Amaro, criadora da TAM Linhas Aéreas e promete ser um projeto robusto e repleto de significados históricos para a aviação.
O que o Museu Aeroespacial Paulista vai expor?
O acervo do MAPA será composto por 80 aeronaves, divididas entre o acervo da FAB e o do MAS. Entre os destaques estão modelos históricos como o Lockheed Constellation, um ícone da aviação comercial brasileira, além de réplicas das invenções de Santos Dumont, como o 14 Bis e o Demoiselle. Além disso, o museu contará com:
Itens históricos que narram o desenvolvimento da aviação no Brasil e no mundo;
Exposições temáticas, que explorarão desde os primórdios da aviação até hoje;
Contexto educativo, reforçando o papel do museu como ferramenta de aprendizado.
Informações adicionais sobre o MAPA:
O Museu Aeroespacial Paulista será instalado no espaço do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), ao lado do Campo de Marte. A escolha não é por acaso: o local é um marco histórico da aviação brasileira, sendo o primeiro aeroporto civil do país.
Embora a inauguração esteja prevista para os próximos três anos, o estudo de viabilidade será concluído até março de 2025. Enquanto isso, parte do acervo do Museu Asas de um Sonho continuará exposto em Itu. Então, se você está ansioso por essa novidade, vale a pena fazer um bate e volta no MAS enquanto o Museu Aeroespacial Paulista é construído aqui na capital.
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