NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Avião da FAB vem ao TO para fazer o transporte de órgãos doados por família de vítima de AVC

Esta é a primeira vez que uma captação múltipla de órgãos é feita em Araguaína. Doadora é mulher de 44 anos que teve morte cerebral.

Tv Anhanguera | Publicada em 25/11/2019 10:37 | Atualizado em 25/11/2019 10:51

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado ao Tocantins para fazer o transporte de três órgãos doados pela família de uma mulher que morreu após sofrer AVC, em Araguaína. Uma equipe da Central de Transplantes de São Paulo foi até a cidade para realizar a captação de dois rins e um fígado, que beneficiarão pacientes em três estados do país.

Esta é a primeira vez que uma captação múltipla de órgãos é feita em Araguaína. O procedimento foi realizado em um hospital da cidade, que também atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O fígado foi encaminhado para São Paulo, um dos rins foi levado para Porto Alegre e o outro para Maranhão.

"Existe uma complexidade muito grande, que a partir do diagnóstico da morte encefálica, em que a família se disponibiliza para fazer a doação de órgãos, tem que fazer alguns exames de compatibilidade. Esses exames não são feitos no estado, vai para Brasília e vem um pessoal capacitado de outro estado, principalmente de Brasília ou de São Paulo, para fazer a captação dos órgãos para depois ser distribuído conforme a necessidade e compatibilidade com os doentes", explicou o coordenador da UTI, Jorge Oliveira.

A doadora foi uma mulher de 44 anos que estava internada no hospital e teve morte cerebral após sofrer um AVC. Todo o procedimento foi autorizado pela família.

"Eu queria muito agradecer o gesto nobre da família que, mesmo com a perda de um ente querido, com sofrimento, se disponibilizou a fazer essa doação de órgãos", destacou Oliveira.

O cirurgião de transplante hepático, Felipe Borges, reforçou a importância de a cidade ter profissionais capazes para fazer a captação.

"A gente tem um falta muito grande de órgãos no Brasil, a gente tem muito mais pacientes que morrem na fila de espera de transplante de órgãos do que oferta de órgãos. A gente tem muitos potenciais doadores só que não tem a capacidade de fazer. É muito importante a cidade agora conseguir fazer isso, num padrão muito bom do hospital que oferece para a gente", destacou o cirurgião de transplante hepático, Felipe Borges.

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


Escola de Especialistas de Aeronáutica de Guará forma 509 sargentos na sexta


Da Redação | Publicada em 25/11/2019 12:52

Na próxima sexta-feira (29), a EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica) de Guaratinguetá, realizará a formatura da 249ª turma do curso de Formação de Sargentos e da 30ª turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento.

Serão 509 novos sargentos formados no maior centro de ensino técnico da América do Sul, que irão compor o efetivo das diversas organizações militares em todo país, para a FAB (Força Aérea Brasileira).

Presente em outras formaturas da EEAR, o presidente Jair Bolsonaro desta vez não virá à solenidade, conforme informou a assessoria da escola militar.

Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá.

Foto: Rogério Marques

PORTAL AIRWAY


KC-390 completa provas de reabastecimento aéreo com caças da FAB - Airway

Cargueiro multimissão transferiu combustível em voo para caças F-5 e A-1M durante operações diurnas e noturnas

Thiago Vinholes | Publicada em 25/11/2019 16:01

O KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) já está habilitado para realizar missões de reabastecimento em voo (REVO) de caças F-5 e A-1. Os testes com transferência de combustível em voos diurnos e noturnos foram realizados no último trimestre com equipes da FAB das bases aéreas de Canoas (Ala 3) e Santa Maria (Ala 4), ambas no estado do Rio Grande do Sul.

Em 2017, o KC-390 já havia realizado os primeiros testes de “contato seco” com caças da FAB. Nesse tipo de operação as aeronaves se conectam, mas não há a transferência de combustível.

O cargueiro multimissão da Embraer, batizado recentemente como C-390 Millennium, pode reabastecer outras aeronaves em voo através de duas sondas montadas nas asas, fornecendo até 1.500 litros de combustível por minuto. Nesse ritmo é possível completar os tanques internos do F-5 e do A-1M em menos de dois minutos.

Utilizando três tanques extras, o KC-390 pode transportar um total de 35 toneladas de combustível – a capacidade standard da aeronave é de 23 toneladas. Segundo dados da Embraer, o avião é capaz de realizar operações de reabastecimento aéreo em velocidades entre 220 km/h e 560/kh em altitudes variando de 610 metros até 9.750 m.

Em contato com o Airway, a FAB declarou que todos os KC-390 encomendados (28 unidades ao todo) poderão ser equipados com os equipamentos de REVO. Até então, essa função era realizada apenas por dois KC-130, versão do veterano C-130 Hercules para operações de reabastecimento aéreo.

A FAB ainda acrescentou que pretende iniciar as provas de REVO do KC-390 com helicópteros H-36 Caracal a partir do próximo ano. O cargueiro militar da Embraer também é projetado para ser reabastecido em voo, mas a força aérea ainda não estipulou um prazo o início desses testes. Futuramente, a aeronave também poderá reabastecer os caças F-39 Gripen.

Por questões de “caráter estratégico”, a FAB não divulga quantos caças o KC-390 pode reabastecer em uma única surtida.

O primeiro KC-390 foi recebido à FAB em setembro deste ano, em cerimônia realizada na base de Anápolis (GO). Um segundo aparelho deve ser entregue à Aeronáutica até o final deste ano.

FAB recebe segundo SC-105 Amazonas para missões de busca e resgate

Principal novidade na aeronave é o sistema para reabastecimento em voo; encomenda ainda contém mais um avião

Thiago Vinholes | Publicada em 25/11/2019 18:17

Pousou nesse domingo (24) na Ala 5, base da Força Aérea Brasileira (FAB) em Campo Grande (MT), o segundo SC-105 Amazonas da frota nacional equipado com recursos para operações de busca e resgate. A cerimônia de entrega da aeronave foi realizada no dia 14 de novembro em Sevilha, na Espanha, onde fica a sede da CASA, empresa que faz parte do grupo Airbus.

SC-105 é a designação da FAB para o bimotor turbo-hélice C-295, avião que também é operado pela FAB na versão de transporte, que no caso é chamada apenas de C-105.

O novo modelo com matrícula FAB 6551 é a primeira aeronave do projeto CLX-2 a ser entregue com o sistema de reabastecimento em voo, o que aumenta consideravelmente seu alcance operacional.

A inclusão desse vetor no acervo da FAB corrobora com nosso compromisso de Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Dotado de um sistema eletro-óptico, o SC-105 utiliza sensores infravermelho, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave acidentada encoberta pela vegetação ou até mesmo uma pessoa no mar. O pedido da FAB ainda inclui uma terceira unidade da aeronave com equipamentos de busca e resgate.

Outros recursos presentes no avião são o radar EL/M-2022A capaz de vasculhar uma área de 360 km em terra ou mar, e quatro janelas em bolha (duas de cada lado da fuselagem) destinadas aos tripulantes observadores, que monitoram visualmente o perímetro voado.

O primeiro SC-105 foi entregue à FAB em junho de 2017. As aeronaves são destinadas ao 2º/10º Grupo de Aviação, o”Esquadrão Pelicano”, sediado em Campo Grande (MS).

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Força Aérea treina futuros pilotos de combate no Exercício Técnico Especializex


André Magalhães | Publicada em 25/11/2019 13:32

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro, na Ala 10, em Parnamirim (RN), o Exercício Técnico Especializex, em complementação ao Programa de Especialização Operacional (PESOP), que forma os pilotos de combate. A atividade capacita os estagiários no planejamento e execução de Composite Air Operation (COMAO) – traduzida na doutrina brasileira como Missão Aérea Composta –, de forma simulada. Também provê a formação doutrinária dos tripulantes na condição de evasores, por meio de exercício teórico e prático de Busca e Salvamento em Combate. O treinamento foi dividido em duas fases: o Módulo de Missão Aérea Composta (MMAC) e o Módulo de Evasão e Resgate em Combate (MERC).

A simulação do COMAO, desde seu planejamento até a execução, foi realizada no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE). No MMAC é apresentado um conflito simulado entre o país Costa Verde e os países Monxoró e Caatinga, valendo-se de meios, cenários e capacidades fictícias para criar ambientes semelhantes aos dos Exercícios CRUZEX, SALITRE e RED FLAG.

Nesse contexto, são conduzidas missões que visam à interdição do campo de batalha e manutenção da superioridade aérea, que permitem aos estagiários do PESOP colocar em prática toda a doutrina aprendida durante a Especialização. “São conteúdos que complementam a formação do estagiário e tratam de temas de grande importância, os quais serão vivenciados pelos estagiários, a partir do ano que vem, na elevação operacional”, explica o Chefe da Célula de Doutrina da Ala 10, Coronel Aviador Carlos Eduardo Valle Rosa.

“O MMAC introduz o piloto no complexo processo de planejamento e execução de uma missão aérea composta, nas funções de piloto ou mesmo de ala operacional. O estagiário participa de todo o ciclo de planejamento e execução simulada de uma missão aérea composta, integrando o que a gente chama de pacote, que é um conjunto de aeronaves que voa dentro do mesmo cenário tático, para atingir diferentes objetivos, de forma integrada“, continua o Coronel Eduardo Valle.

Evasão e Resgate em Combate

Já o MERC se constitui de oficinas teóricas e práticas e ação no terreno, em que os estagiários atuam na condição de evasores, exigindo a aplicação das táticas de fuga e evasão. O Coronel Eduardo Valle explica a importância do MERC para que o piloto de combate entenda e desenvolva as habilidades necessárias para sobrevier em território inimigo. “O estagiário consegue perceber quão importante é o condicionamento físico, capacitação técnica em navegação terrestre, camuflagem, eliminação de vestígios e até mesmo a própria realização do procedimento previsto para o caso de resgate”, finaliza.

O MERC contou com o apoio do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) e da Academia da Força Aérea (AFA), que enviou instrutores especializados, além do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), do Esquadrão de Segurança e Defesa da Ala 10 e da Esquadrilha SAR do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV).

As instruções teóricas e oficinas foram realizadas de 4 a 6 de novembro, na Ala 10. Já a ação no terreno foi realizada no Estande de Tiro Aéreo de Maxaranguape, a 60 quilômetros de Parnamirim (RN), de 7 a 12 de novembro.

“No caso do módulo evasor de resgate de combate, o estagiário se coloca na figura de um piloto que teve que se ejetar ou pousar forçadamente em território inimigo e nele conduzir diversas técnicas, de forma a realizar uma evasão e, posteriormente, ser resgatado por uma força tarefa de combate SAR. É um exercício muito importante porque relaciona diretamente a especialização operacional com uma das mais importantes Missões dentro do teatro de operações, o Combate SAR”, destaca o Oficial.

Preparação

De acordo com o Coordenador do MERC e Oficial de Operações do Esquadrão Falcão, Major Aviador Átila Miranda Alves de Campos, o Exercício possibilitou não só capacitar os futuros pilotos de combate da FAB para atuarem como evasores, mas também adestrar as equipagens das Unidades envolvidas na operação, para participação em Exercícios Operacionais maiores e também em missões reais. “Nós aproveitamos os meios aéreos disponibilizados pelo Comando de Preparo [COMPREP] – helicóptero, aeronaves de caça e de transporte. Utilizamos todo o conhecimento da AFA e, com a experiência que tivemos na TAPIO e na CRUZEX, montamos esse Exercício Técnico. Isso possibilitou tanto treinar os estagiários, quanto adestrar os Esquadrões Aéreos da Ala 10, que é uma oportunidade única, a de realizar um treinamento local com todos os Esquadrões Aéreos envolvidos”, conta o Major Átila.

Para o Tenente Aviador Gustavo Hungaro Monteiro, do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), a experiência foi importante para testar a capacidade de organização e estratégica dos pilotos. “É uma chance muito boa para colocarmos em prática os aprendizados da fase teórica e, se um dia nos engajarmos em uma situação real de sobrevivência, estaremos mais preparados, tendo em vista a semelhança do Exercício com o real. O início foi o mais difícil, até tomarmos consciência da situação, organizarmos o grupo, saber qual seria nosso objetivo e tomarmos as atitudes iniciais”, pontua o concludente do PESOP, que se prepara para iniciar, no próximo ano, sua elevação operacional.

Fonte: FAB/ Fotos: Tenente Juliana Lopes, Sargento Carlos Eduardo, Sargento Marcella, Cabo Simplício / Ala 10

PODER AÉREO - Saab Inaugura Simulador de Desenvolvimento do Gripen no Brasil - Poder Aéreo - Forças Aéreas, Indústria Aeronáutica e de Defesa


Da Redação | Publicada em 25/11/2019 18:04

A Saab e seus parceiros brasileiros deram outro passo importante no programa de transferência de tecnologia do País. No dia 25 de novembro, o chamado S-Rig, abreviação de Systems-Rig, primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora da Suécia, foi inaugurado no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto no Estado de São Paulo. A implantação faz parte do programa de transferência de tecnologia do novo caça brasileiro, em uma parceria entre Saab, Embraer, Atech, AEL Sistemas e Força Aérea Brasileira (FAB).

A inauguração do S-Rig é um marco importante no Programa Gripen, pois proporciona ao GDDN maior autonomia para conduzir mais projetos de desenvolvimento no Brasil. O simulador será usado para testes de desenvolvimento e verificação dos sistemas, subsistemas e funcionalidades do Gripen no Brasil, especialmente de sistemas desenvolvidos pela Saab, Embraer, Atech e parceiros no GDDN, , mas também poderá ser usado para testar funcionalidades produzidas em outros locais, pelas demais empresas brasileiras parceiras do programa. O S-Rig também dará suporte as atividades do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center) que será instalado no GDDN em 2020.

“O S-Rig é um simulador completo da aeronave que possibilitará que o Brasil tenha total capacidade para testar todos os sistemas do Gripen. O Brasil é o único país com essa capacidade fora da Suécia. Este é um grande diferencial para a indústria de defesa brasileira”, diz Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil da Saab Aeronautics.

O evento de inauguração contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Walter Pinto Junior, diretor dos programas de defesa da Embraer e outras autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB), além de Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil na Saab Aeronautics, representando a empresa sueca.

“Este simulador é uma importante ferramenta de desenvolvimento onde os engenheiros podem testar novos softwares e funcionalidades, além de permitir que pilotos se preparem para os ensaios em voo, realizando testes na plataforma antes de realizar na aeronave real”, completa Franzén.

A plataforma do simulador, que foi construída a partir da parceria entre Saab, Embraer, Atech, AEL Sistemas e Força Aérea Brasileira (FAB), possibilita que as empresas brasileiras adquiram conhecimento em tecnologia e operações avançadas de simuladores, além do desenvolvimento moderno de caças. Depois que os caças forem desenvolvidos e entregues, o simulador de desenvolvimento continuará sendo útil para a FAB e a indústria nacional de defesa, para o desenvolvimento e acesso a novas funcionalidades do caça como, por exemplo, a integração de novas armas.

Programa de transferência de tecnologia:

Mais de 200 engenheiros brasileiros já participaram de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, como parte do programa de transferência de tecnologia do Gripen. Até o fim do programa, terão sido treinados mais de 350 brasileiros.

Principais marcos do Programa Gripen Brasileiro:

Dezembro de 2013: Governo Brasileiro anuncia a escolha do Gripen para reequipar a Força Aérea Brasileira;

Outubro de 2014: Assinatura do contrato entre Saab e Força Aérea Brasileira;

Setembro de 2015: Eficácia do contrato e assinatura do acordo de financiamento entre Brasil e Suécia;

Outubro de 2015: Primeiro grupo de brasileiros chega à Suécia para participar do programa de transferência de tecnologia;

Novembro de 2016: Inauguração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto;

2017: Após dois anos de transferência de tecnologia, primeiro grupo de brasileiros da Embraer e AEL Sistemas retorna ao Brasil. Grande parte deles para trabalhar no desenvolvimento do Gripen F (biposto), em áreas como: sistemas veiculares, engenharia aeronáutica, design de fuselagem e instalação de sistemas, integração de sistemas e armamentos, aviônica, interface homem-máquina e comunicação.

2018: Primeiro Gripen brasileiro entra em produção, em Linköping, com a participação de engenheiros brasileiros e suecos;

Maio de 2018: A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), iniciou a sua implementação e os engenheiros que lá atuarão começaram o programa de transferência de tecnologia, na Suécia, para aprender a desenvolver seis segmentos aeroestruturais que serão produzidos em São Bernardo do Campo;

2018: A AEL Sistemas se tornou um dos fornecedores globais da Saab para a produção do Wide Area Display, do Head up Display e do Helmet Mounted Display não só para o Gripen brasileiro, mas também para as novas aeronaves adquiridas pela Força Aérea Sueca, e como oferta padrão do Gripen E.

26 de agosto de 2019: Primeiro voo do Gripen brasileiro;

10 de setembro de 2019: O primeiro Gripen Brasileiro foi entregue para o início da campanha de ensaios em voo na Suécia.

AEROFLAP - Azul patrocina minissérie sobre Santos Dumont da HBO


Pedro Viana | Publicada em 25/11/2019 04:14

A Azul está patrocinando a nova minissérie da HBO, Santos Dumont. A minissérie de seis episódios conta a história do Pai da Aviação e será transmitida em mais 70 países, sendo um conteúdo exclusivo da HBO e HBO GO.

A produção trará uma reconstrução minuciosa do ambiente do fim do século XIX e início do século XX, e acompanha a trajetória do aviador, desde a infância nos cafezais de sua família no interior de Minas Gerais até os sofisticados salões e aeroclubes de Paris.

Ambientada no Brasil e na França, e com diálogos em português, inglês, espanhol e francês, a minissérie realizada pela HBO em coprodução com a Pindorama Filmes conta a história do brasileiro que personificou grandes transformações da virada do século, e foi aclamado como o primeiro homem a voar em um avião – o 14 Bis.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS (RJ) - Tropa de elite, conheça a elite das Forças Armadas


Da Redação | Publicada em 26/11/2019 00:18

Tropa de elite deve estar altamente preparada para os mais diversos cenários dentro do teatro de operações. Por isso as tropas especiais das Forças Armadas estão prontas para serem empregadas sempre que necessário.

PARA-SAR, a tropa de elite da Força Aérea Brasileira

O nome dado à Elite da Força Aérea Brasileira, PARA-SAR, é a união de PARA, de paraquedismo, e SAR, do termo em inglês Search And Rescue, que em português significa busca e resgate. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido popularmente como PARA-SAR, é a unidade de elite da Aeronáutica e atua a mais de 50 anos em locais de difícil acesso, calamidades, ambientes de acidentes e locais inóspitos.

Dentre as inúmeras missões realizadas pelo PARA-SAR estão a de socorro às vítimas dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro no ano de 2011, nos acidentes aéreos da Air France, em 2009 e da Gol, em 2006. Também atuaram com sucesso no ano de 2008, nas enchentes de Santa Catarina.

O PARA-SAR também atuou em grandes eventos como os Jogos Olímpicos de 2016, Rio+20, Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo de 2014. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento também é especializado em operações especiais, essa especialização lhe permitiu atuar com sucesso nos grandes eventos e em muitas outras missões em defesa do Brasil.

O curso do PARA-SAR

Os militares do PARA-SAR recebem treinamento especializado e avançadas técnicas de aperfeiçoamento. O militar só está capacitado a compor uma das equipes da tropa de elite após passar por cursos de paraquedismo, saltos, busca e resgate, montanha, socorro pré-hospitalar em selva, treinamento em ambiente de água, busca subaquática, salvamento e orientação noturna no mar.

Concluindo o curso, os militares aprendem técnicas de Combat-SAR, depois disso os militares estarão qualificados a realizarem o resgate em ambientes de conflito.

Depois de aprender as técnicas de Combat-SAR o PARA-SAR deixa de ser apenas uma unidade de salvamento e se transforma num grupo de operações especiais.

Durante os diversos cursos, o militar vai sendo avaliado e apenas quem atingir o grau máximo ao final do curso recebe o título de “Pastor”. O termo “Pastor” é utilizado numa referência ao cão de caça da raça pastor alemão. Segundo a tradição, espera-se que o militar detentor deste título seja amigo, vigilante, leal e quando necessário, agressivo.

Tropas de Elite do Exército Brasileiro

No Exército Brasileiro, a Brigada de Operações Especiais é a responsável pelas operações especiais. Controlar, planejar e preparar o emprego das unidades sob sua subordinação são as atribuições da Brigada de Operações Especiais.

Em permanente prontidão, os soldados que fazem partes das Tropas de Elite do EB estão prontos para defender o Brasil sempre que for necessário.

Os militares da Tropa de Elite do Exército Brasileiro tem uma diferenciada capacitação técnico-profissional que permite o emprego da tropa em qualquer missão, em qualquer lugar e em qualquer hora.

Tendo como objetivo atender missões em qualquer parte do país ou no exterior, a Brigada de Infantaria Paraquedista, que está localizada no estado do Rio de Janeiro, tem a capacidade de enviar militares num prazo máximo de 24 horas após seu acionamento.

 

GRUMEC, conheça a Tropa de Elite da Marinha do Brasil

Integrando o Comando da Força de Submarinos desde 1983, o GRUMEC participa de missões:

  • Exercícios de ataques a navios
  • Lançamento de mísseis e torpedos
  • Exercícios de retomada de navios
  • Plataformas de petróleo e resgate de reféns
  • Operações ribeirinhas na Amazônia e no Pantanal.

Formados pelo Curso de Mergulhador de Combate, estes militares são habilitados para operar explosivos, armamentos, equipamentos de mergulho, empregar técnicas e táticas para guerra não convencional e conflitos.

Muito rígido, o Curso de Mergulhador de Combate cria situações específicas para capacitar e testar o nível de habilidade dos militares em suportar situações operacionais de extremo desconforto, em condições psicológicas adversas, avaliando-os com a exposição ao frio, sono escasso, cansaço e a escassez de alimentação e água.

Treinamento constante

Devido à atividade exercida pelos mergulhadores de combate, é necessário que o militar tenha seu treinamento profissional continuamente aperfeiçoado com cursos complementares, realização de missões e adestramentos para ganho de experiência e maturidade.

O GRUMEC pode ser empregado em diversas missões como: desativação de artefatos explosivos, interdição marítima e missões retomada e resgate com foco em ações contra-terroristas.

Na Copa da Confederações, o GRUMEC, a Tropa de Elite da Marinha do Brasil, atuou nos estados do Rio de Janeiro e Bahia. As equipes eram compostas de especialistas em operações aéreas, mergulho, inteligência, comunicações, embarcações e motores, armamento e primeiros socorros em combate.