NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


FAB promove Domingo Aéreo com exposições e atrações em Manaus; veja programação

O evento é gratuito e será das 9h às 18h, na Base Aérea de Manaus, localizada na avenida Rodrigo Otávio, 35, bairro Crespo, Zona Sul da capital.

Da Redação | Publicada em 25/09/2023 22:18

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Manaus, realiza neste domingo (1º) o evento "Domingo Aéreo 2023", para mostrar à população as atividades da Aeronáutica. Entre as atrações, há exposição de aeronaves e demonstração aérea da Esquadrilha Fox.

O evento é gratuito e será das 9h às 18h, na Base Aérea de Manaus, localizada na avenida Rodrigo Otávio, 35, bairro Crespo, Zona Sul da capital.

Também será possível contribuir com 1 kg de alimento não perecível e concorrer a prêmios que serão sorteados no dia. O material arrecadado será doado à instituições de caridade locais.

Este ano o evento traz uma celebração especial em honra ao 150º aniversário de nascimento do inventor Alberto Santos Dumont.

Veja programação

  • Celebração de Santos Dumont
  • Demonstração aérea da Esquadrilha Fox
  • Exposição das aeronaves
  • Além das atrações aéreas, ocorrerá exposição de aeromodelismo, plastimodelismo, atrações culturais, paraquedismo, área kids, praça de alimentação, exposição de carros antigos e aeronaves privadas.
PORTAL AEROIN


Instalações de radares bolivianos recebem visita da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira


Juliano Gianotto | Publicada em 25/09/2023 12:55

O Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Ricardo Antunes Gomes, representante da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia), foi convidado pelas autoridades do Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo da Bolívia (COSDEA) a participar das inspeções aos radares bolivianos localizados em Santa Cruz de La Sierra e Trinidad, entre os dias 13 e 15 de setembro.

A presença do assessor técnico da MTAB integrou a agenda de manutenção dos radares bolivianos, conforme planejado pela equipe do COSDEA. O objetivo era supervisionar o processo de manutenção preventiva e avaliar as condições das instalações dos equipamentos radar. Dessa forma, buscava-se proporcionar o devido suporte técnico e identificar oportunidades de aprimoramento nos procedimentos.

Na ocasião, foram inspecionados os radares secundários autônomos modelos RSM 970S, que fornecem dados para o gerenciamento do tráfego aéreo por meio do envio de interrogações ao equipamento transponder das aeronaves e respondem ao radar com informações de identificação e de posição (vertical e horizontal).

Durante a inspeção, o assessor técnico pôde orientar a equipe técnica do COSDEA sobre diversas questões, considerando as lições aprendidas na manutenção dos radares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como a necessidade de controle dos serviços executados e o uso de equipamentos de proteção individual.

O Tenente-Coronel Gomes falou sobre a importância da visita. “Foi uma experiência muito boa, pois somente conhecendo a realidade da infraestrutura local poderemos apontar as necessidades, identificar as prioridades e as oportunidades de melhorias na manutenção e na operação dos equipamentos radares adquiridos pela Bolívia”, ressaltou o oficial.

A MTAB-Bolívia vem trabalhando na elaboração de documentação técnica para apoiar as equipes do COSDEA no processo de manutenção, na padronização dos procedimentos e nos registros de controle de manutenção, visando otimizar os recursos locais e prolongar a vida útil dos equipamentos radares e de sua infraestrutura associada.

Informações do DECEA

PORTAL PODER AÉREO


DCTA prepara ensaios de REVO entre KC-390 e SC-105

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, da Força Aérea Brasileira, iniciou a “Operação Tererê” com instrumentação de alto nível em aeronave SC-105, de busca e salvamento, dotada de sonda para REVO – reabastecimento em voo

Fernando `nunão` De Martini | Publicada em 25/09/2023 12:00

Na última segunda-feira (18 de setembro) o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) divulgou nota sobre o início da “Operação Tererê”. O objetivo da operação, segundo o DCTA, é “realizar ensaios do sistema de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave KC-390 Millennium para a aeronave de busca e salvamento SC-105.” A atividade é coordenada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e a operação teve início no dia 11 deste mês.

Como se pode ver na foto de abertura desta matéria, a aeronave SC-105 da FAB (Força Aérea Brasileira) é dotada de sonda (probe) de reabastecimento em voo. Segundo a nota, a obtenção da qualificação de REVO com o par KC-390 / SC-105 precisa passar por ensaios para “compreender profundamente o comportamento da SC-105 quando exposta à esteira de turbulência de um jato”, como é o caso do KC-390 da imagem abaixo (fotografado no ano passado, e aqui em caráter meramente ilustrativo).

Primeiro Hercules, depois KC-390

Inicialmente, porém, os ensaios serão feitos com o turboélice KC-130H Hércules, que tem menos efeito de esteira, numa técnica que o departamento chama de “aproximação gradual”. Todo o processo demanda a instalação de sensores nas aeronaves envolvidas, fase que o DCTA ilustrou na sua nota com imagens (abaixo) dos trabalhos em realização, uma das quais identifica a aeronave recebedora com a matrícula 6551.

Trata-se do mesmo avião que aparece na foto de abertura, do Poder Aéreo, e também nas imagem de encerramento desta matéria (todas capturadas em evento aeronáutico realizado em 2022 na Academia da Força Aérea – AFA – em Pirassununga). Para mais detalhes sobre o SC-105 dotado da capacidade de ser reabastecido em voo, acesse link de matéria do ano passado, ao final desta. Com os sensores instalados, o DCTA informa que poderá ser feita uma “meticulosa coleta de dados”, registrando “informações técnicas vitais”. O avião SC-105 Amazonas matrícula 6551 é um dos três exemplares do tipo que equipam o 2º/10º GAV (Esquadrão Pelicano), baseado em Campo Grande (MS), cuja missão principal é Busca e Salvamento (SAR).

Inovações no trabalho de instrumentação

O IPEV, que coordena a atividade, também aproveitou a ocasião para implementar inovações em sua instrumentação de ensaios. No caso, trata-se da “derivação de parâmetros de barramento Arinc 429”. Segundo a nota, isso representa um significativo avanço no trabalho de manipular e analisar os dados cruciais. Também estão sendo instalados  extensômetros na aeronave recebedora, com o objetivo de registrar os esforços estruturais em pontos diversos da mesma.

Há outras inovações nesta operação: introdução da arquitetura Master-Slave, para coordenação e controle da comunicação entre múltiplos sistemas de aquisição de dados, o que implica vencer dificuldades para passar cabos  entre seções pressurizadas e não pressurizadas da aeronave; medição das forças aplicadas pelos pilotos em comandos do tipo yoke (manche específico para aeronaves de transporte);  lançamento de um aplicativo para visualização de dados em tempo real.

Profissionais de destaque

A nota destacou as participações de alguns dos profissionais envolvidos, tanto militares quanto civis:  o chefe da Subdivisão de Análises Estruturais, major engenheiro Daniel Ferreira Vieira de Mattos, e o servidor civil Milton Fernandes Garcia de Mello, cujas experiências “foram cruciais para o sucesso inicial da operação”; o 1S André Lourenço da Silva, desenvolvedor do aplicativo mencionado acima; o servidor civil Wagner de Oliveira Lima. Segundo o 1S André Silva, o aplicativo promete “revolucionar a forma como os dados são visualizados e interpretados”, o que permitirá melhorar a consciência situacional e a segurança de voo na operação Tererê. Ainda segundo o DCTA, o atuação do IPEV na instalação independente dos extensômetros evidencia o investimento da FAB em capacitar técnicos militares e civis.

O chefe da Engenharia de Instrumentação e da Seção de Operações de Instrumentação, capitão engenheiro Túlio Araújo Medeiros de Brito afirmou a esse respeito: “Este progresso denota uma era de mais autonomia tecnológica, beneficiando diretamente o Brasil. O compromisso contínuo do IPEV com a vanguarda da inovação e a busca pela excelência e rigor científico são reafirmados por meio desses avanços, com uma perspectiva otimista para futuros desenvolvimentos revolucionários baseados na rica experiência e expertise técnica acumulada nos Ensaios em Voo”.

PORTAL DEFESANET


Base Aérea de Santa Maria sedia Reunião de Asas Rotativas 2023

O objetivo do evento foi promover interação entre tripulantes e proporcionar troca de experiências e conhecimento

Ricardo Fan | Publicada em 25/09/2023 12:00

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) sediou, nos dias 17 e 18/09, a Reunião da Aviação de Asas Rotativas (RAAR) de 2023. O evento contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e cerca de 120 militares de esquadrões de helicópteros de todo o País. O objetivo do evento foi promover interação entre os militares, proporcionar troca de experiências e conhecimento, com vistas ao aprimoramento operacional dos pilotos e tripulantes da FAB. A solenidade militar de encerramento da RAAR 2023 foi presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, acompanhado do Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de convidados.

Em seu pronunciamento, o Comandante de Preparo destacou a atuação fundamental dos militares das Asas Rotativas no apoio aos desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul recentemente. “Nesse cenário, os tripulantes do Quinto Esquadrão do Oitavo do Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, prontamente, realizaram a exfiltração das vítimas desse fenômeno. Como visto em outras oportunidades, os senhores tripulantes desta aguerrida Aviação mostraram seu valor e merecem todo o reconhecimento. Fatos como esses retratam o motivo do treinamento diário de cada um aqui presente nesta Reunião”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

Na ocasião, o Comandante de Preparo concedeu a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura aos Comandantes das Unidades Aéreas: Tenente-Coronel Aviador Leonardo Bezerra Salim, do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) – Esquadrão Poti;  Tenente-Coronel Aviador Éverson Lousano Galvão, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião; Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia; e Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes, do Esquadrão Pantera. A BASM destaca-se por utilizar, por meio do Esquadrão Pantera, o H-60L Black Hawk, considerado um dos melhores helicópteros em sua categoria na atuação das Forças Armadas de dezenas de países além do Brasil. O Black Hawk desempenha um papel importante nas operações militares, principalmente em missões de transporte, evacuação aeromédica e apoio logístico. Sua presença na frota de helicópteros do Brasil contribui para a capacidade operacional das Forças Armadas e auxilia em amplos cenários de missão.