NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Captado no ES, coração é levado por avião da FAB para paciente de São Paulo

Além do coração, os rins também foram doados. Eles foram transplantados em pacientes do Espírito Santo

Da Folha Vitória | Publicada em 23/11/2021 18:28

O coração e os rins de um paciente de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vão ajudar a salvar vidas. O coração, por exemplo, foi transportado por um avião da Força Área Brasileira (FAB) para um paciente de São Paulo, que estava na fila de transplante.

O doador, Leonel Gomes Barboza, teve um aneurisma cerebral e estava internado há 15 dias. A captação dos órgãos foi realizada, na tarde desta segunda-feira (22), na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.

Os rins do homem foram transplantados em pacientes do Espírito Santo. A irmã de Leonel, Alcione Gomes Barboza, contou que ele já havia comentado sobre o desejo de que os órgãos dele fossem doados, caso algo acontecesse.

Essa é a segunda capitação de órgão feita no hospital em 15 dias. No último dia 02 de novembro, uma outra família também autorizou a doação de órgãos de um paciente vítima de um assalto. Na ocasião, foram captados os rins, as córneas e o fígado.

Os órgãos doados ajudaram a dar esperança de uma vida melhor para outras cinco pessoas que esperavam na fila de transplante.

PORTAL AEROFLAP


Esquadrão VF-1 recebe pilotos de ensaios da FAB


Gabriel Centeno | Publicada em 23/11/2021

O 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (Esqd VF-1) recebeu alunos do Curso de Ensaios em Voo (CEV), modalidade asa fixa, da Força Aérea Brasileira (FAB), no período de 04 a 11 de novembro, para realizar a fase final do curso nas aeronaves modelo AF-1B e AF-C.

A finalidade do CEV é formar pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados.

Durante o estágio no EsqdVF-1, pode-se observar a capacidades dos alunos, pilotos e engenheiros, em avaliar uma aeronave de alta performance para Ataque e Interceptação.

A avaliação da aeronave, feita pelos alunos pilotos e engenheiros, é baseada numa Solicitação de Ensaio de Instrução, da Divisão de Formação em Ensaios em Voo, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), Unidade da FAB localizada em São José dos Campos (SP). Tal avaliação reúne os principais requisitos operacionais e de certificação da aeronave.

Os alunos, por sua vez, devem demonstrar ser capazes de planejar as missões que permitam conhecer as capacidades da aeronave, cumprindo os requisitos com a aplicação das técnicas de ensaio em voo necessárias para adquirir as informações para a avaliação.

Eles devem, também, mostrar rápida adaptação à aeronave para pilotá-la, conduzir os voos com segurança e compilar os resultados num relatório de ensaio.

Após a conclusão do CEV, os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas de outras aeronaves, como do KC-390 e do Gripen E/F, entre outros que o IPEV participa atualmente, além de poder contribuir com projetos da Marinha do Brasil como foi o caso da certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval para o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

PORTAL DEFESANET


Militares participam de Estágio de Preparação para Adidos de Defesa 2021


Da Redação | Publicada em 23/11/2021 10:10

O Estágio de Preparação para Adidos de Defesa 2021 iniciou nesta segunda-feira (22) e ocorrerá até a sexta-feira (26), no Ministério da Defesa. O evento é realizado pela Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) da Pasta, para descrever as principais atividades das adidâncias e sua colaboração nos assuntos referentes às relações internacionais. Participaram do aprendizado militares das Forças Armadas.

O Vice-Chefe de Assuntos Estratégicos, Vice-Almirante Alan Guimarães Azevedo, parabenizou os adidos pela conquista e enfatizou que esse momento é uma grande oportunidade de networking. “É importante vocês se relacionarem com outros adidos e embaixadores. Essa comunicação fará a diferença na tomada de decisões, em resposta aos acontecimentos sobre a Defesa. Essa missão é prazerosa e exige muita sensibilidade”, acrescentou.

Na ocasião, o Coronel de Infantaria Lídio, Gerente da Seção de Adidos de Defesa (SAD), discorreu sobre “Aditâncias Militares de Defesa”. Em sua apresentação, explanou acerca da estrutura organizacional do Ministério da Defesa, do regulamento de adidos, dos procedimentos administrativos e das instruções normativas de relacionamento com o MD.

Durante o Estágio, serão realizadas palestras a respeito de Cooperação Internacional, Produtos de Defesa, Política e Estratégia, Relacionamento Internacional, Operações Conjuntas, Indústria de Defesa Nacional, entre outras.

Participaram do encontro nove militares da Marinha, 16 do Exército e 12 da Aeronáutica. Os futuros adidos serão distribuídos por 32 países: Alemanha, Angola, Argentina, Benin, Bolívia, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Emirado Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Líbano, Namíbia, Paraguai, Portugal, República Tcheca, Senegal, Togo e Uruguai.

OUTRAS MÍDIAS


A GAZETA - Coração captado em Cachoeiro é levado para SP em avião da FAB

Além do coração, rins de paciente que faleceu de aneurisma cerebral foram doados. Captação aconteceu na tarde desta segunda-feira (22)

Beatriz Caliman | Publicada em 23/11/2021 12:43

O coração e os rins de um paciente, vítima de aneurisma cerebral, que faleceu nesta segunda-feira (22) na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram doados. A captação contou com o apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo informações da assessoria do hospital, os órgãos doados são do paciente Leonel Gomes Barboza, de 45 anos, que estava internado há 15 dias e não resistiu. A cirurgia de captação foi feita durante a tarde. O irmão, Alcione Gomes Barboza, contou que Leonel já tinha conversado com a família sobre o desejo de ser doador, caso acontecesse algo com ele.

Os rins ficaram no Espírito Santo, mas o município de destino não foi informado pela assessoria do hospital. Já o coração foi enviado para um paciente de São Paulo que estava na fila de transplante. A aeronave da FAB foi responsável por transportar o coração e a equipe médica.

A doação foi a segunda captação feita na Santa Casa em pouco mais de 15 dias. No dia 2 de novembro uma outra família também autorizou a doação de órgãos de um paciente vítima de assalto.

Na ocasião, foram captados os rins, as córneas e o fígado. Os órgãos doados por Marone Lopes Bicalho ajudaram a dar esperança a cinco pessoas que esperam na fila de transplante.

AQUI NOTÍCIAS - FAB realiza transporte de órgão captado na Santa Casa de Cachoeiro


Da Redação | Publicada em 23/11/2021

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) teve uma importante missão na tarde desta segunda-feira (22). A aeronave pousou no Aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, para realizar o transporte de órgão captado na Santa Casa de Cachoeiro. Ele foi levado para São Paulo, onde será transplantado em um paciente compatível.

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo doação e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e partes retiradas do corpo humano para fins terapêuticos.

Para atingir esse objetivo, o SNT realiza ações de gestão política, promoção da doação, logística, autorização e renovação das equipes e hospitais para a realização de transplantes, definição do financiamento e elaboração de portarias que regulamentam todo o processo, desde a captação de órgãos até o acompanhamento dos pacientes transplantados.