NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Caça F-39 é apresentado em Anápolis


Da Redação | Publicada em 22/10/2021 19:30

AGÊNCIA BRASIL


Bolsonaro participa do dia da Força Aérea Brasileira


Sayonara Moreno | Publicada em 22/10/2021 14:55

Em referência ao primeiro voo a bordo do avião 14 bis, em 1906, por Alberto Santos Dumont, o presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira, da cerimônia que também celebra o dia da FAB, Força Aérea Brasileira, comemorado neste sábado.

Ao lado de autoridades militares e membros dos três poderes da república, o presidente Bolsonaro acompanhou todo o evento, que contou com a distribuição de condecorações. No pátio da Base Aérea de Brasília, foi lida a ordem do dia do Comandante da FAB, Carlos de Almeida Baptista Junior. Em seguida, foi cantado o hino do aviador, acompanhado do desfile aéreo de aeronaves.

Santos Dumont realizou o primeiro voo a bordo do 14 BIS, em 23 de outubro de 1906. O feito foi no campo de Bagatelle, na França, e marcou o início da evolução nos meios de transporte. Por isso a data também comemora o dia da Força Aérea Brasileira.

Para se tornar piloto da FAB, é preciso ingressar na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo, onde acontecem os voos iniciais da carreira. Depois disso, os pilotos da FAB podem atuar nas aviações de caça, de transporte, de asas rotativas e de inteligência, vigilância e reconhecimento.

AGÊNCIA SENADO


Dedo de Prosa: Dia do Aviador e Novo Código Brasileiro de Aeronáutica


Jeziel Carvalho | Publicada em 22/10/2021 08:54

Este sábado, 23 de outubro, marca os 115 anos que o céu do Campo de Jogos de Bagatelle, em Paris, foi o palco de uma façanha inédita e extraordinária: o primeiro voo de um objeto autoimpulsionado mais pesado que o ar, fabricado por mãos humanas. Era a criação de Alberto Santos Dumont, o brasileiro que inventou e pilotou o 14-Bis. A data foi escolhida como o “Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira”. Nesta edição do bate-papo com Jeziel Carvalho, confira  também outro importante assunto: o novo Código Brasileiro de Aeronáutica, projeto pronto para ser votado no Senado, aprovado no final de 2018 por uma comissão especial de senadores.

JORNAL O POPULAR (GO)


Novo caça brasileiro visita Anápolis pela primeira vez

F-39 Gripen voou junto com cargueiro multimissão KC-390 Millennium pela primeira vez em homenagem ao Dia do Aviador

Mariana Carneiro | Publicada em 22/10/2021 10:47

O F-39 Gripen, novo caça brasileiro, esteve na Base Aérea de Anápolis pela primeira vez. A aeronave chegou a cidade na quarta-feira (20) e na manhã desta sexta-feira (22) voou pela junto com o cargueiro KC-390 Millenium. As aeronaves sobrevoaram Brasília e a cerimônia na base aérea da capital em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O caça foi pilotado por um piloto da Saab, grupo sueco de armamento e aeronáutica do qual, em 2014, o Brasil adquiriu 36 unidades do Gripen. No início de 2021, a Ala 2, em Anápolis, irá receber as quatro primeiras unidades da aeronave. 

O caça que voou em Anápolis está no Brasil desde setembro de 2020 e é utilizado em uma campanha de ensaios de voo.  Inicialmente, todos os 36 virão para Anápolis. Serão 28 Gripen E monopostos (um piloto) e oito Gripen F bipostos (dois pilotos). 

A aquisição faz parte do projeto de renovação da frota de caças brasileiros. Eless devem operar por cerca de 30 anos. O Mirrage, caça francês, já foi aposentado e os F-5, caças americanos, foram reformados e ainda operam normalmente.

Adaptações 

Para  receber os novos caças, a Base Aérea de Anápolis está passando por diversas reformas. Além de adaptações na estrutura onde os caças ficaram guardados, um complexo onde as aeronaves irão passar por manutenção, bem como as instalações do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA), onde ficarão os pilotos e toda a parte de tecnologia de informação, também estão sendo reformadas.

 

PORTAL AEROIN


Há 45 anos, decolava o Embraer Xingu, o 1º avião pressurizado do Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 22/10/2021 14:40

Antes da década de 1970, o mercado internacional parecia preferir os aviões a jato, mas a crise do petróleo tornou os jatos pouco atraentes devido ao maior consumo de combustível, especialmente nas rotas regionais. Como alternativa, a Embraer estudou o desenvolvimento de aeronaves turboélice pressurizadas, que combinavam economia de combustível com capacidade de operar em altitudes mais elevadas e obter melhor desempenho.

Assim, a fabricante brasileira iniciou o desenvolvimento de uma família de turboélices pressurizados, denominada Projeto 12X. Cada aeronave da família teria uma fuselagem comum em termos de cabine, leme e seção de asa, e uma asa com boa aerodinâmica. Os fatores de diferenciação seriam o empuxo do motor e as diferentes seções da cabine, permitindo diferentes capacidades de passageiros.

O EMB 121 foi batizado de Xingu em homenagem ao rio que nasce no Mato Grosso e deságua no rio Amazonas, passando pela primeira reserva indígena do Brasil – o Parque Indígena do Xingu. Destinada a atender o mercado de transporte executivo, tinha capacidade para até oito passageiros e seria a primeira aeronave pressurizada construída e projetada no Brasil.

Esse recurso de pressurização permitiu que ele voasse a uma altura de 28.000 pés (8,5 km) em relação ao nível do mar, acima das formações de nuvens e distúrbios atmosféricos, mantendo uma altitude de cabine (sensação percebida a bordo) de 8.000 pés (2,4 km), o que garantiu mais conforto aos passageiros.

Além da pressurização da cabine, o Xingu anunciou outros importantes avanços tecnológicos para a indústria aeronáutica no Brasil, como a instalação da cauda em “T”, onde o conjunto do estabilizador horizontal é montado em cima do estabilizador vertical. Esta configuração garante que o fluxo de ar da hélice não alcance o estabilizador horizontal, resultando em um menor nível de vibração e ruído.

Com uma variante com um nariz alongado, o projeto lembrava um jato. O baixo consumo de combustível, equivalente a um quarto do necessário para um jato semelhante, também é uma marca registrada da aeronave. Além disso, podia operar em pistas curtas, com características semelhantes ao Embraer 110 Bandeirante. Foi configurado para as pistas pequenas, mas apresentava velocidade de cruzeiro superior ao seu antecessor.

O primeiro protótipo do Xingu entrou em produção em 1976. Seu primeiro voo de teste, sem pressurização, ocorreu há exatos 45 anos da data de hoje, 22 de outubro daquele ano. A apresentação oficial do protótipo ocorreu na Embraer semanas depois, em 4 de dezembro. Em maio de 1977, o Xingu completou com sucesso seu primeiro voo-teste totalmente pressurizado.

O primeiro comprador foi a Força Aérea Brasileira (FAB), para atender o Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede em Brasília. No entanto, a Embraer estava fortemente focada no mercado internacional. Das 32 aeronaves produzidas naquele ano, 28 seriam comercializadas pela norte-americana Piper Aircraft Corporation, o que garantiria a manutenção técnica em qualquer parte do mundo, ampliando o escopo comercial da aeronave.

O primeiro protótipo do Xingu foi pintado com as cores da Copersucar-Fittipaldi, já que a aeronave foi emprestada à equipe de Fórmula 1 para uso na Europa, Estados Unidos e Canadá para promoção comercial. Esse protótipo foi o primeiro avião de fabricação nacional a cruzar o Atlântico, ao lado de um Bandeirante nas cores do Air Littoral, no dia 26 de maio de 1977.

A aeronave decolou de São José dos Campos com destino a Paris. No caminho, parou em Fernando de Noronha, e no dia seguinte partiu para Dakar (Senegal), depois seguiu para Sevilha (Espanha) e por fim para Paris. O Xingu, pilotado por Luiz Carlos Miguez Urbano e Túlio Silviano Brandão, completou o percurso final dezenove minutos mais rápido que o Bandeirante.

Ambas as aeronaves foram expostas no Le Bourget International Air Show, do qual a Embraer participou pela primeira vez.

Cerca de dois anos depois, em 30 de agosto de 1979, ocorreu o rollout (apresentação oficial) do Xingu. A aeronave foi adquirida por várias empresas, incluindo a britânica CSE Aviation. O modelo fez tanto sucesso que um selo do Xingu comemorou o décimo aniversário da Embraer em 1979, mesmo ano em que a aeronave foi certificada para uso civil e em que o sistema anti-gelo foi aprovado nos Estados Unidos.

Após a certificação, o Xingu foi lançado no mercado internacional, obtendo grande aceitação.

Na França, a aeronave é usada para treinamento de pilotos desde 1983, e a Força Aérea Francesa decidiu estender sua vida operacional até 2025 com a modernização de seus sistemas elétricos. Isso manterá as aeronaves Xingu em operação por 42 anos consecutivos, uma raridade no setor.

Bonito vídeo mostra o caça Gripen voando ao lado do KC-390 pela primeira vez


Juliano Gianotto | Publicada em 22/10/2021

Duas das principais aeronaves da Força Aérea Brasileira, o novo caça F-39 Gripen e o cargueiro multimissão KC-390 Millennium realizam, pela primeira vez, na manhã de hoje, 22 de outubro, um voo em ala. O motivo do voo sobre a Base Aérea de Brasília foi para abrilhantar a cerimônia em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, comemorado amanhã, 23 de outubro.

Além das duas aeronaves, outros quatro caças F-5 também se juntaram à formação para realizar as passagens baixas sobre a cerimônia. Todas as aeronaves decolaram da Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Um vídeo publicado no YouTube mostra diversas cenas gravadas pela Força Aérea Brasileira, das aeronaves juntas em formação, realizando passagens na cerimônia.

Veja as bonitas imagens abaixo:

Dados da plataforma de rastreio de voo FlightRadar24 mostram toda a trajetória do KC-390 que estava junto aos caças nesta manhã. Todo o voo durou cerca de quase duas horas.

Além das passagens dos caças, o Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também realizou passagens sobre a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Presidente da República Jair Bolsonaro.

A data de 23 de outubro marca no Brasil o Dia do Aviador, em referência ao voo mais longo realizado Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont a bordo de seu 14 Bis em 1906. A data também marca um ano da apresentação do F-39 Gripen à FAB.

A solenidade completa transmitida ao vivo pela Força Aérea Brasileira pode ser assistida clicando no vídeo abaixo:

 

PORTAL AEROFLAP


IMAGENS: FAB sobrevoa Brasília com Gripen, F-5 e KC-390


Da Redação | Publicada em 22/10/2021

A Força Aérea Brasileira realizou sobrevoos sobre Brasília (DF) na manhã desta sexta-feira (22) em virtude das comemorações do Dia do Aviador, celebrado em 23/10. Em formação, aeronaves KC-390 Millennium, F-5EM Tiger II e F-39E Gripen fizeram diversas passagens sobre a Base Aérea de Brasília (Ala 1), onde foi realizada a solenidade que contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico. 

Além dos caças e do jato cargueiro, a Esquadrilha da Fumaça (Esquadrão de Demonstração Aérea) também se apresentou na Capital Federal com seus turboélices A-29 Super Tucano. A cerimônia completa foi transmitida ao vivo pela própria FAB em seu canal do YouTube. 

Ainda na quinta-feira (21) a FAB realizou passagens de ensaio para a cerimônia de hoje, com o KC-390 voando acompanhado por dois F-5EM e o F-39. O Gripen chegou à Base Aérea de Anápolis na quarta-feira (20), marcando a primeira vez que o novo caça da FAB pousou na sua futura “casa”. O Esquadrão Jaguar (1º GDA), que atualmente voa com os F-5M, será a primeira unidade da FAB a receber o Gripen.

 

 

 

 

Complexo da Embraer em Gavião Peixoto (SP), que tem maior pista do hemisfério sul, completa 20 anos – AEROFLAP


Da Redação | Publicada em 22/10/2021

Um dos principais complexos industriais da Embraer no Brasil, a Unidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, celebra nesse mês de outubro 20 anos do início das operações.

A data é alusiva às primeiras atividades de ensaio em voo na pista de 5 mil metros de extensão e até 95 metros de largura – a maior do hemisfério sul –, projetada para os testes dos protótipos e aeronaves que seriam fabricadas no local.

A rapidez e eficiência com que passaram a ser realizados os ensaios dos novos produtos da companhia resultam em parte das características específicas das instalações dedicadas para este fim, comprovando o acerto da decisão de implantar a nova planta, estratégica para o futuro da empresa.

Com características como baixo relevo, meteorologia favorável na maior parte do ano e próxima de centros educacionais de excelência para formação de mão-de-obra qualificada, a área de 18 milhões de m2 – equivalente a 2.500 campos de futebol – da “Cidade de Asas” reuniu as melhores condições entre as mais de 300 localidades analisadas para receber o investimento.

“A presença da Embraer em Gavião Peixoto coincide com as importantes transformações sociais que a região passou nas últimas duas décadas, em uma geração contínua de conhecimento que contribui com a formação de qualidade de nossos colaboradores, fortalece parcerias perenes e impacta positivamente a comunidade”, disse Andreza de Souza Alberto, Diretora da Unidade Gavião Peixoto, da Embraer. “É uma satisfação poder liderar o complexo industrial nessa data histórica, que é fruto dos esforços diário de milhares de pessoas que nos ajuda a levar adiante o propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, e nos faz crescer de forma mais sustentável, promovendo a diversidade.”

Desde sua chegada no local, a Embraer tem investido em parcerias com entidades de ensino para promover qualificação profissional, com a participação dos colaboradores que também contribuem diretamente compartilhando seus conhecimentos, com base nas características da indústria aeronáutica e a realidade do mercado local.

Um dos destaques é o Programa Formare, dedicado para jovens em situação de vulnerabilidade, e que transforma a empresa em um ambiente privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento de competências para o trabalho e para a cidadania.

Na Embraer de Gavião Peixoto desenvolve-se também um dos maiores projetos privados de reflorestamento do Estado de São Paulo, que cobre 20% da área da empresa com mata nativa. Para o processo de revitalização foram utilizadas 135 espécies remanescentes da Mata Atlântica.

Atualmente, além da estrutura para ensaio em voo, a planta industrial também reúne atividades de engenharia, produção, modernização e serviços relacionados ao mercado de Defesa & Segurança.

No local é fabricado o avião de transporte multimissão C-390 Millennium, o A-29 Super Tucano e desde 2020 realiza o desenvolvimento e testes do caça Gripen. Encontra-se ainda na unidade a produção de jatos da família Praetor e a fábrica de móveis para aviação executiva.  

Dia do Aviador: ainda vale a pena realizar o sonho de criança?


Da Redação | Publicada em 22/10/2021

Há 85 anos, no dia 23 de outubro é celebrado o Dia do Aviador no Brasil. O decreto assinado em 1936 usa como base a data do primeiro voo de um avião. Na mesma data, em 1906, o brasileiro Alberto Santos-Dumont realizava em Paris, na França, a façanha de levantar do solo um aparelho mais pesado que o ar. Ele pilotava o 14-Bis. De lá para cá, obviamente, houve muita inovação, e até em avião sem piloto já se fala. 

Uma realidade, porém, ainda distante na avaliação de quem atua no segmento há mais de 25 anos. “Esse mundo das aeronaves sem piloto está aí, mas isso não é o fim das aeronaves com piloto no controle. Tem muito futuro para essa profissão”, afirma o piloto de helicópteros e diretor de operações da Helisul Aviação, Robinson Bordin, que atua há duas décadas na companhia de serviços aéreos.   

Bordin tem um pé no passado e outro no futuro da aviação, vivenciando e contribuindo com boa parte da evolução do segmento dentro da Helisul. Desde 2000, teve várias funções, desde office boy, passando a auxiliar de rampa e auxiliar de mecânicos de manutenção. Habilitado para trabalhar como piloto comercial, foi primeiro copiloto e depois comandante em operações de aeronaves do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a serviço da Helisul, e comandante de helicóptero nas Cataratas do Iguaçu, na fronteira Brasil-Argentina e Rio de Janeiro nos voos panorâmicos. 

Nos últimos anos, atuou com operação de serviço aéreo especializado, como no combate a incêndio, inspeção de linhas de transmissão, aerolevantamento, carga externa, etc. Experiente na área, assumiu em 2011 a chefia de carga externa da Helisul. “Fui me aprimorando e essas operações foram crescendo dentro da empresa. As solicitações de treinamentos começaram a crescer e nos tornamos referência no Brasil na área de carga externa de linha longa, o que não se encontra com facilidade no país”, revela Bordin.

Passada toda essa trajetória, Bordin vivenciou grandes evoluções na aviação, especialmente nos últimos cinco anos. “A ANAC trouxe mudanças significativas. O que antes não passavam de regras não oficiais, digamos assim, e que deixavam o setor no limbo, hoje em dia estão muito mais documentadas e temos como nos embasar. Está bem mais regrado e isso melhorou muito nosso trabalho”, avalia o piloto.

A essência do aviador, por sua vez, continua a mesma, diz ele, mas com mais habilidades. “Os pilotos que vêm aí precisam ter um olhar apurado, sempre além, voltado a inovações e novas tecnologias, para estar sempre um passo à frente e não correr o risco de perder boas oportunidades na carreira. O segredo é conhecer o passado da aviação, analisar o presente e projetar o futuro.” 

Presente e futuro

A aviação, que vinha em ritmo de expansão até a chegada da pandemia de coronavírus, em 2019, está em um movimento de retomada das atividades nesta reta final de 2021. O setor passou por alguns meses de pausa em parte da malha viária, ao mesmo tempo que realizou ações importantes contra os impactos da pandemia, como no auxílio à repatriação de brasileiros e permissão do transporte de cargas perigosas, como foram as de cilindros de oxigênio. 

Nesta nova decolagem, um dos principais desafios para o futuro é a igualdade de gênero no setor aéreo, com a quebra definitiva do paradigma de que profissões do setor, como é a de piloto aviador, seja uma carreira masculina, assim como é nas categorias de mecânico e despachante. Na aviação, apenas nas equipes de comissários de bordo há muito mais mulheres do que homens.

A expansão do número de mulheres na aviação foi, inclusive, um dos temas abordados no AirConect 2021, que reúne o ecossistema do transporte aéreo, realizado em setembro. “Na última década, teve um aumento muito grande. Apesar de ainda ser um número baixo, está em expansão”, disse na ocasião a superintendente de Pessoal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Mariana Altoé. 

De acordo com a ANAC, do total de 967 licenças de pilotos comerciais emitidas em 2019, 52 foram para mulheres (5,4%). Um levantamento do ano anterior feito pela Agência aponta que 3% do quadro total de pilotos brasileiros é formado por mulheres: são quase 1,5 mil profissionais do sexo feminino diante de 46,5 mil do sexo masculino.

Por mais mãos femininas no comando

A curitibana Caroline Luane Ferreira, de 27 anos, é uma das personagens prontas para este futuro com mais mulheres no comando das aeronaves. Ela concluiu a graduação na faculdade de Ciências Aeronáuticas em 2012, na capital paranaense, e, em 2020, cumpriu as horas mínimas de voo para conquistar o brevê. Há seis anos e meio é colaboradora da Helisul, atuando na área de operações.

Com as primeiras 200 horas de voo no currículo, ela aguarda a oportunidade de realizar o sonho de menina, de ser piloto comercial. “Desde os 12 anos decidi que queria isso, queria contato com as pessoas da aviação”, afirma. Sendo mulher, porém, Caroline achava que teria oportunidade na aviação somente se fosse no cargo de comissária de bordo. 

Foi a determinação de uma outra mulher – a exemplo de pioneiras como Thereza de Marzo, primeira mulher a tirar brevê como piloto aviador, Anésia Pinheiro Machado, Ada Rogato e Lucy Lúpia Balthazar – que fez com que Caroline não mudasse da ideia de transportar pessoas de um lado a outro a bordo de uma aeronave. 

“Conheci uma mulher que estava fazendo curso de piloto e aquilo me fascinou. Pensei: ‘Ah, eu posso ser piloto! Já que posso, quero ser’.” A jovem aviadora entende que o desafio ainda é imenso, mas percebe a evolução no segmento da aviação, inclusive na área que deseja fazer carreira. 

“Meu objetivo é ser piloto de passageiro no futuro. Nesta área, de piloto comercial, acredito que esse preconceito tenha acabado, assim como no setor de táxi aéreo. Até pouco tempo havia empresas que não contratavam mulheres e hoje contratam. Ainda a área executiva é mais contrária a contratar uma mulher. Vejo que é bem complicado.” 

Caroline garante que está preparada para ajudar a desestigmatizar a profissão – a qual independe de empecilho técnico ou legal, já que os requisitos para obtenção das licenças de piloto não passam pela distinção de sexo. “Posso dizer que a gente consegue fazer mais coisas ao mesmo tempo, este é um fator positivo das mulheres. No mais, não vejo qualquer diferença”, afirma a aviadora.

JORNAL O DIA


Dia do Aviador: Museu Casa Santos Dumont terá meia-entrada neste sábado

Data marca os 115 anos do voo histórico do 14-Bis, criado pelo brasileiro Santos Dumont

Da Redação | Publicada em 22/10/2021 18:59

Petrópolis - Em homenagem ao Dia do Aviador, comemorado neste sábado (23), o Museu Casa de Santos Dumont terá meia-entrada, no valor de R$ 4. Nesta data, há 115 anos, Santos Dumont fez um voo em Paris, com o avião 14-Bis, e tornou-se o primeiro homem a voar com um aparelho mais pesado que o ar e que saiu do chão por meios próprios. Por conta disto, a data foi escolhida para celebrar a classe. Neste dia também é comemorado o Dia da Força Aérea Brasileira.

No fim de agosto, a prefeitura promoveu melhorias no Museu Casa Santos Dumont. Foram realizadas pequenas manutenções na parte administrativa e a pintura da casa chamada de "A Encantada". Outra novidade foi a implementação de uma máquina de cartão de débito e crédito, trazendo mais comodidade aos visitantes.

 

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA ONLINE - Barbacena celebra o Dia do Aviador e da FAB


Da Redação | Publicada em 23/10/2021

Realizada na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). As datas são celebradas no sábado (23), em referência ao dia em 1906 que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França. O Comandante da Escola, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, presidiu a solenidade  que foi acompanhada pelo efetivo da GUARNAEBQ, além de 25 militares que foram agraciados com as Medalhas Bartolomeu de Gusmão, Mérito Santos-Dumont e a Medalha Militar de Tempo de Serviço, nos graus ouro, prata e bronze.