NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Brasil e Paraguai realizam Seminário Binacional de Gerenciamento de Tráfego Aéreo


Juliano Gianotto | Publicada em 22/09/2021

A Dirección Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) e a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) promovem, desde a manhã de hoje, 22 de setembro, o I Seminário Binacional de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, que pode ser acompanhado ao vivo pela transmissão do canal da DINAC no YouTube:

O objetivo do evento é promover debates e interações entre os profissionais de Gestão e Controle do Tráfego Aéreo do Brasil e do Paraguai, com vistas a aprimorar o conhecimento técnico, gerencial e profissional nas questões relacionadas ao futuro desenvolvimento do Tráfego Aéreo.

O público é formado por autoridades civis e militares e profissionais das áreas gerencial, técnica, operacional e tecnológica, envolvidos na gestão e no controle do tráfego aéreo no Brasil e no Paraguai.

Na programação há discussões sobre o planejamento da arquitetura e do uso do espaço aéreo, infraestrutura aeroportuária e as perspectivas da DINAC para o Paraguai, com vistas a prestar um serviço de excelência ao tráfego aéreo paraguaio.

Os tópicos das conferências são: 

Palestra 1 – Planejamento do Espaço Aéreo – Tenente-Coronel Fernandes Junior (ICA
Palestra 2 – Planejamento Aeroportuário – Major Sena (MTAB Paraguai)
Palestra 3 – Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas – Major França (DECEA)
Palestra 4 – Certificação de Aeroporto – Nancy Escobar
Palestra 5 – Plano Diretor DINAC – Zulma Noemi Roman Medina (INAC)

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministério da Defesa leva qualificação profissional a jovens soldados

Em 17 anos de criação, o projeto atendeu mais 255 mil jovens em todo o país. Só neste ano já foram investidos cerca de R$ 3,8 milhões

Centro De Comunicação Social Da Defesa | Publicada em 22/09/2021 18:03

Concluir o Serviço Militar com uma profissão e pronto para entrar no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Projeto Soldado-Cidadão (PSC), iniciativa que faz parte do Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa.

Militares temporários carentes ou em situação de risco social deixam a corporação com qualificação profissional. São jovens eletricistas, pedreiros, marceneiros, pintores, cozinheiros, mecânicos, motoristas, web designers, entre outros. 

É o caso do soldado do Exército Jhonata Augusto Araújo Moura, do Distrito Federal, que está fazendo o curso de instalações hidráulicas pelo programa no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Depois que deixar a corporação, ele pretende se aprofundar mais no assunto e estudar mecânica. “A gente tem que sempre pensar no futuro. O Exército não é para sempre, assim como nada na vida, então a gente tem que estar pensando lá na frente", diz o soldado.  

Além do Senai, as organizações militares contam com a parceria de outras entidades de ensino profissionalizante do Sistema “S” como Senac, Senat e Senar.

Empregabilidade

Em 17 anos de criação, o Projeto Soldado-Cidadão atendeu mais 255 mil jovens em todo o país. Só neste ano já foram investidos cerca de R$ 3,8 milhões no projeto, o que permitiu capacitar aproximadamente 4 mil militares. “Eu digo que o Projeto Soldado-Cidadão tem um caráter dual. Ganha tanto as Forças Armadas quanto o militar. O caráter principal do Projeto Soldado-Cidadão é dar empregabilidade ao militar quando ele dá baixa após o tempo de serviço”, ressalta o coordenador do Projeto do Ministério da Defesa, Coronel Gustavo Gomes. 

De acordo com o Ministério da Defesa, o índice de empregabilidade dos jovens que fazem os cursos pelo programa chega a 70%. 

Só em Brasília, a Marinha conta com 110 marinheiros recrutas participando do programa. Em parceria com o Senac, eles realizam curso na área administrativa. “A ideia do projeto é que eles passem um período aqui na Força, recebam algum tipo de atividade teórica que vai engrandecer o currículo deles e futuramente eles possam ingressar no mercado de trabalho em melhores condições do que quando chegaram aqui na Força", explica o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Álvaro Moura, Comandante do Centro de Adestramento e Instrução de Brasília. 

Experiência

O chefe de cozinha Pedro Henrique Batista é responsável por dois restaurantes de Brasília. A paixão pela culinária começou com o Projeto Soldado-Cidadão. “Eu servi o Serviço Militar obrigatório e nesse serviço eles deram um curso de gastronomia pelo Senac, na época, e eu comecei a me apaixonar. Comecei a fazer o curso e gostar, e realmente saí daqui com uma profissão”, diz. 

Além de chefe de cozinha, Pedro Henrique é hoje consultor e professor de gastronomia. “Eu digo para todo mundo que a Marinha me deu uma profissão. Além de servir [à Pátria], eu aprendi a servir as outras pessoas através do alimento”, conclui.

PORTAL DEFESANET


Evento promove interação entre o ensino das Forças Armadas e da ESG


Centro De Comunicação Social Da Defesa | Publicada em 22/09/2021 09:09

Temas de interesse do ensino no Setor de Defesa foram discutidos durante a 2ª Reunião Técnica de Interação de Ensino (RTIE). O evento ocorreu em 15 de setembro, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro (RJ).

A reunião esteve a cargo do Departamento de Ensino (DEPENS) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa. Representantes da Escola Superior de Guerra (ESG); das Diretorias e Departamentos de Ensino da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; além de diversas Organizações Militares da área de ensino prestigiaram o evento.

Na ocasião, os participantes abordaram assuntos que serão incluídos na Reunião de Gestores para Interação de Ensino (RGIE), prevista para 18 de novembro, no Campus Rio de Janeiro da ESG.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Nova edição da revista destaca os Exercícios Técnicos, Operacionais e Conjuntos da FAB


Agência Força Aérea | Publicada em 22/09/2021 19:37

A nova edição da revista Aerovisão já está disponível online. Na publicação do terceiro trimestre de 2021, o destaque da capa são os Exercícios Técnicos, Operacionais e Conjuntos da Força Aérea Brasileira (FAB) a fim de capacitar o efetivo para uma pronta-resposta tanto em cenários nacionais quanto internacionais.

Esta edição traz uma reportagem sobre a Estação Radar em Ponta Porã (MS), que se soma a novos projetos para garantir a segurança do espaço aéreo brasileiro. Além disso, a publicação detalha sobre o Projeto TMA-SP Neo, que é desenvolvido pela FAB e objetiva a completa reestruturação da terminal de maior movimento aéreo da América Latina. 

Em entrevista, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, fala sobre o planejamento de alto padrão para o cumprimento da missão da FAB e sobre o papel do EMAER na construção de uma Força Aérea cada vez mais forte.

Para exibir ou baixar a revista, clique aqui. Boa leitura!